segunda-feira, 13 de maio de 2013

MÃE DILMA

Depois de enfrentar seus dois primeiros anos no Palácio do Planalto com a economia andando de lado, a presidente Dilma Rousseff já sabe que 2013 será mais um período de baixo crescimento. As previsões econômicas, que antes convergiam para mais de 3%, hoje se situam ao redor de 2,5%, com viés de baixa. Como disse o ex-ministro Antonio Palocci ao jornal Valor Econômico, num raro depoimento à imprensa desde sua saída do governo, a economia mundial "deu uma congelada", o que trouxe reflexos negativos para o Brasil.

Do ponto de vista econômico, a presidente Dilma deverá encerrar seu primeiro mandato com uma média de crescimento inferior à do ex-presidente Lula e não muito distantes da que foi entregue por FHC em seus oito anos, ao redor de 2,4%. A economia, portanto, que foi um trunfo para o PT nas eleições de 2006 e 2010, já não renderá os mesmos dividendos em 2014.

Por isso mesmo, o marqueteiro João Santana constrói a imagem da presidente em torno de uma outra imagem: a de "mãe Dilma". A mãe zelosa que ataca o chamado Custo Brasil não apenas com o olhar voltado para o setor produtivo, como no caso da Medida Provisória dos Portos, mas também dirigido à população em geral.

Assim, serão exaltadas conquistas de seu governo voltadas para o orçamento doméstico, como a redução das tarifas de luz e das taxas de juros incidentes sobre os financiamentos bancários. Outro ponto importante, a desoneração da cesta básica, também mereceria destaque, não fosse o fato de estar sendo parcialmente anulada pela inflação dos alimentos.

WILL NUNES:

Dilma chegará em 2014 como aquela mãe que, embora não tenha conseguido comprar tudo o que desejava para os filhos, terá feito o máximo para encher a mesa com os recursos que teve a seu alcance. Ao menos, será essa a construção de João Santana.

PESQUISA APONTA ENSINO DE QUALIDADE EM MINAS

Minas Gerais concentra a maioria das escolas brasileiras que conseguem ofertar ensino de qualidade, dentre aquelas que atendem a alunos de baixo nível socioeconômico. Esta é uma das conclusões do estudo "Excelência com Equidade", da Fundação Lemann. A avaliação foi feita com base em dados da última edição da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação.

O estudo selecionou 215 escolas que garantem o aprendizado dos estudantes mesmo em condições adversas - baixa escolaridade dos pais e baixa renda, por exemplo. Todas as instituições selecionadas são públicas e 109 delas – 50,7% do total – estão localizadas em Minas Gerais. De acordo com a pesquisa, estas instituições contribuem para que os alunos de suas regiões atinjam patamares satisfatórios de desempenho educacional.

As instituições de ensino foram escolhidas por atender a uma série de critérios. O aprendizado satisfatório de pelo menos 70% dos alunos em português e matemática, ao fim do primeiro ano do ensino fundamental (5ª série), é um dos mais representativos.
As escolas selecionadas pelo estudo também deveriam apresentar evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do MEC - de 2007 para 2009 e de 2009 para 2011, além de ter alcançado nota mínima de 6,0 na última edição do estudo, em 2011.

EMPRESÁRIO JUNIOR FRIBOI NO PMDB

O evento de filiação do empresário José Batista Júnior ao PMDB nesta quarta-feira, 15, às 15 horas, na Assembleia Legislativa, já ganhou novo componente que pode resultar em mais um atrito entre a nova estrela do partido e o eterno comandante Iris Rezende.

Informação do jornal O Popular, de Goiânia, diz que uma equipe do vice-presidente Michel Temer está em Goiânia nesta segunda-feira para preparar e acertar os detalhes da estrutura do evento. É mais uma prova de que a cúpula nacional do partido está diretamente envolvida na filiação de Júnior Friboi, o que já deixou e ainda tem deixado Iris Rezende apreensivo. Os dois têm interesse em disputar o governo de Goiás em 2014.

O cacique peemedebista não digeriu muito bem a forma como o empresário chegou ao partido (via Temer), tanto que já mandou avisar que não deve ir à festa de filiação. Se aparecer, será uma surpresa, ainda mais agora com a equipe de Temer organizando os preparativos. Comenta-se nos bastidores que Iris Rezende estará em sua fazenda no Xingu, na quarta-feira, bem longe da Assembleia Legislativa.

Num primeiro momento, José Batista Júnior queria organizar uma megafesta para sua filiação. O empresário queria ao menos 30 mil pessoas para recebê-lo como novo peemedebista. Como Iris Rezende avisou logo de cara que não iria a uma festa desta proporção, Júnior Friboi cancelou o megaevento e a filiação se resumiria a um simples ato no diretório da legenda em Goiânia.

Toda esta celeuma de festa e evento de filiação evidencia que Júnior Friboi e Iris Rezende ainda não se encontram na mesma sintonia. O empresário pode até ter as bênçãos da alta cúpula do partido (Michel Temer e Valdir Raupp), mas com Iris a situação ainda é um pouco diferente.

BRASIL O MAIOR CONTRATADOR DO MUNDO

Argumentar contra números não é fácil, mas pode-se tentar. Nos últimos seis meses, a economia brasileira criou cerca de 1,5 milhão de novos empregos formais. Foram 306 mil no primeiro trimestre deste ano. Em março, abriram-se 106 mil postos de trabalho.

Mesmo assim, em seu principal editorial desta segunda-feira 13, o jornal O Estado de S. Paulo ironiza o ministro da Fazenda, Guido Mantega, por ter criado um novo regime econômico, de baixo crescimento com emprego elevado. Dias antes, o jornal O Globo, da família Marinho, pregou a fabricação de desemprego na economia brasileira, sob indução do governo, como melhor forma de combater a inflação. A base teórica para esse raciocínio vem sendo publicada em artigos pelos ex-diretores do Banco Central Ilan Goldfjan e Alexandre Schwartzman.
´
Apesar da torcida contra, a economia brasileira continua a dar sinais de vitalidade no indicador que o mesmo ministro Mantega, titular da condução da política econômica, de fato considera mais importante que o número do crescimento do PIB: o emprego. Pesquisa feita em 42 países, com 65 mil recrutadores de mão de obra, pela consultoria ManPower, apontou o Brasil com o maior contratador do mundo em 2013.

LULA: POLÍTICA SE FAZ COM AMOR

A relação humana você não faz por e-mail. A relação política você não faz por fax ou telefone. Uma relação política é como amor. É uma coisa química. Ou você sente uma interação entre dois seres, entre dois objetos, ou não sente.

Ele se referia à importância do contato pessoal entre chefes de nações. Lula defendeu sua prática de que outros presidentes o vissem "como companheiro e eu os visse como companheiros". Para Lula, o Ministério dos Desenvolvimento e Comércio Exterior trabalhou, em seu governo, como "um mascate":
- Estava tudo acomodado, tudo dependente do que os Estados Unidos iria fazer. Eu tinha em mente que quanto mais heterogênea, quanto mais multilateral fosse o relacionamento do Brasil, melhor.
Os vídeos de Lula são postados na véspera de um seminário organizado pelo PT em Porto Alegre, amanhã, que contará também com a presença da presidente Dilma Rousseff, sobre a política externa dos governos Lula e Dilma. Para os petistas, não poderia ser melhor o momento para esse debate. O embaixador brasileiro

Roberto Azevêdo foi eleito, na semana passada, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, a poderosa OMC, a partir do aumento da amplitude política dos relacionamentos do Brasil com o mundo:
- A visão do multilateralismo é a que está prevalecendo. Valeu a pena fazer uma política externa agressiva.

DILMA VAI CONSOLIDANDO OS APOIOS

A presidente Dilma Rousseff (PT) pode ganhar o apoio a seu projeto de reeleição em 2014 de duas importantes seções estaduais do PMDB no Sul: o Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC). Nas últimas eleições presidenciais, elas estiveram alinhadas com o PSDB por conta da realidade local desses dois estados.

Na semana passada, no RS, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), Eliseu Padilha (PMDB-RS), liderança política muito próxima do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP), defendeu publicamente que o PMDB gaúcho garanta o palanque para Dilma, apesar da histórica rivalidade entre o PT e seu partido no estado.

Em entrevista concedida ao Jornal do Comércio, Padilha afirmou: “Vamos seguir o projeto nacional do PMDB, que, no caso, está sendo no rumo de manter a aliança PMDB-PT na chapa majoritária.
Vale dizer, o PMDB do Rio Grande do Sul vai fazer campanha para Temer e para Dilma, mas nossa mobilização é em função do PMDB, em função do Temer, que escoa então na presidente Dilma”.

GUARDA-MÓR: PREFEITO EM BUSCA DE RECURSOS

O prefeito de Guarda-Mór Edgar José de Lima tem feito todos os esforços para viabilizar projetos capazes de atrair recursos para o município.

UNAÍ-MG: DELVITO PRECISA MOSTRAR COMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA

O Prefeito de Unaí-MG Delvito Alves tem tudo para mostrar que além de ter sido um parlamentar atuante é também um grande administrador. A vitrine é a importante cidade do Noroeste de Minas, Unaí-MG. Caso consiga fazer uma gestão além das expectativas com  certeza terá seu nome fortalecido na região, mantendo acesa a chama da sua liderança regional e a possibilidade de um dia voltar a Assembleia Legislativa.

Agora caso não consiga fazer uma boa administração corre o sério  risco de perder a reeleição, e não  viabilizar seu nome para voltar a atuar como parlamentar estadual.

MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES, PAULO BERNARDO - SALVAÇÃO PARA O RÁDIO AM

A rádio AM, se não tomarmos providências, pode acabar. Por isso, estamos trabalhando com um Projeto de Lei para transferir o rádio AM para os canais 5 e 6 da radiofrequência, que hoje estão com a televisão. Vamos fazer a digitalização da TV e vamos deixar os canais 5 e 6 para o rádio AM. A minuta já está pronta e vamos enviar nos próximos meses para o Congresso Nacional. Acho que mais de 80% das emissoras vão querer migrar para esse canal. Disse o ministro Paulo Bernardo.

AÉCIO QUER INOVAR NA PRESIDÊNCIA DO PSDB

O futuro presidente do PSDB, Aécio Neves (MG), pretende inovar e modernizar a administração do partido. Isso implica em ampliar vagas na Executiva e descentralizar poderes e tarefas. Ele contratou o consultor Caio Marini (Instituto Publix) para esculpir esta reengenharia. Candidato ao Planalto, Aécio quer excluir da direção quem procura cargos honoríficos. Só quer quem trabalha.

MINISTRO DA AGRICULTURA PREVER MAIS RECURSOS PARA A SAFRA 2013/2014

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, garantiu que o próximo Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da safra 2013/2014, que será lançado  pelo Ministério da Agricultura , será mais efetivo, tanto na ampliação dos limites de créditos quanto na redução das taxas de juros. Ele ainda ressaltou o trabalho do Mapa para acelerar a liberação de produtos nos portos brasileiros. A afirmação foi feita durante a abertura da 20ª Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação,  em Ribeirão Preto, São Paulo.
 
O ministro destacou os resultados positivos dos recursos liberados durante a safra atual, entre eles os voltados para a aquisição de máquinas agrícolas, equipamentos de irrigação e estruturas de armazenagem aumentaram 67,6% entre julho de 2012 e março de 2013 sobre o mesmo período da safra anterior. O total liberado de cerca de R$ 8 bilhões em financiamentos pelo Programa de Sustentação de Investimento (PSI-BK) é o maior já registrado por essa modalidade de crédito.
 
Antônio Andrade também falou sobre o início dos testes de um sistema que visa agilizar a liberação de cargas nos portos brasileiros em até quatro dias. “A proposta consiste em um lacre eletrônico que vai no contêiner contendo informações sobre a mercadoria. Quando essa carga chega ao porto, todo o processo burocrático já terá sido realizado e tornará mais rápido o embarque dos produtos”, explicou. O projeto é experimental e foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Mapa e a iniciativa privada.

MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE: CONSUMIDORES PODEM CONSUMIR LEITE TRANQUILAMENTE

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, disse  que os consumidores brasileiros podem consumir leite "tranquilamente" e que as adulterações descobertas no produto fabricado no Rio Grande do Sul foram resultado de uma fiscalização eficiente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 
Segundo Antônio Andrade, um dos pontos que o ministério discutirá com o setor privado prevê que o transporte de leite seja remunerado por quilometragem e não pela quantidade do produto. O ministro ressaltou que as investigações apontaram que as fraudes no Rio Grande do Sul não ocorreram nas fases de produção e industrialização, e sim na de transporte.

VAZANTE-MG: FALTA FAZ DR. MARCIANO NA OPOSIÇÃO

Se no governo passado Dr. Marciano Borges exercia na TV, Rádio , Jornal e Blog  o papel da oposição. Ninguém ainda manifestou a mesma vontade.
 
Que falta faz Dr. Marciano na oposição. Hoje só a voz do grupo da situação que entoa em todos os cantos da cidade seu pansamento, enquanto a oposição continua incolhida, com receio de sair da toca.
 
 

VAZANTE-MG: HORA DE OCUPAR ESPAÇO POLÍTICO

Do jeito que o cenário político de Vazante se encontra é hora dos líderes dos vários segmentos  ocuparem espaço: vereadores, líderes de associação, sindicatos, movimentos religiosos, radialistas, etc...O espaço existe resta saber quem vai saber ocupar lendo o pensamento da população.

VAZANTE-MG: E SE AS ELEIÇÕES FOSSEM HOJE?

Com posturas diferentes para pedir votos e administrar, novamente se abre um novo debate envolvendo o atual prefeito Dr. José Benedito e o ex-prefeito Dr. Jacques Soares Guimarães.
 
Será se a eleição fosse hoje, mesmo com a rejeição da taxa de esgoto, Dr. Jacques perderia novamente para Dr. José?
 
Ou o eleitor estaria preferindo uma nova alternativa para o município de Vazante? As nossas lideranças têm a obrigação de construir novas idéias e propostas para o município, não podemos mais ficar a mercê da falta de idéias.
 
O pior que apesar das obervações diante do vácuo político, nenhum nome novo surge propondo algo diferente. Ou seja, tudo continuará, como sempre tem sido.
 
 
 
-

VAZANTE-MG: POLÍTICA SEM CALOR HUMANO

Os partidos em Vazante são verdadeiros coadjuantes da política local. Uma política que é feita nos bastidores com as lideranças políticas, sem a menor participação do pensamento daqueles que estão no meio popular corre o sério risco de não dá certo.
 
Pesquisa, números, marketing tudo isso é importante num projeto político. Mas sem calor humano e participação popular isso não passa de números e estratégias furadas.

VAZANTE-MG: OPOSIÇÃO - JUNTOS E SEPARADOS

Os partidos de oposição em Vazante estão  juntos e separados.É um jeito de fazer política que nem Freud (o “pai da psicanálise” assim conhecido por ter inventado o termo “psicanálise” para seu método de tratar das doenças mentais) entende. Não existe reuniões, são decisões separadas, estratégias diferentes, diálogo nenhum , uma espécie de   todos por um, e todos sem nenhum.  Depois reclamam quando perdem eleição.
 
Na verdade dos 12 anos que a oposição "hoje" , ficou no poder, só sofreu  mesmo fortes críticas no governo do ex-prefeito Orlando Fialho.
 
Duas coisas, ou uma. O atual grupo oposicionista só consegue administrar sem oposição, ou não tem capacidade de conviver com as críticas? Enquanto isso o tempo passa.....
 
E a política de Vazante vai ficando cada vez mais sem graça , sem emoção. Uma política fria, sem garra, incapaz de entusiasmar alguém por um ideal, de fazer Vazante uma cidade cada vez melhor pra se viver.

LAGOA GRANDE-MG: AVANÇOS IMPORTANTES...

Nesses mais de 100 dias de governo o prefeito de Lagoa Grande-MG, Dr. Márcio Valeriano fez   avanços significativos em todas as áreas da administração. Contenção de despesas para equilibrar as finanças do município, limpeza das ruas e canteiros, normalização do calendário escolar, apoio aos eventos carnaval (Carnalagoa) e o aniversário da cidade (21 anos); elaboração de projetos, e diversas outras ações como combate ao mosquito da dengue (referência na região) tem feito a diferença.

INSCRIÇÕES DO ENEM

Começou nesta segunda-feira (13) as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A expectativa do Ministério da Educação é que até 6,1 milhões de estudantes se inscrevam no exame --o que representaria um crescimento de 5% em relação ao ano passado. A taxa de inscrição é de R$ 35.
 
As inscrições começam às 10h (horário de Brasília) de hoje e ficam abertas até as 23h59 do dia 27 de maio pelo site do MEC (Ministério da Educação). O exame deste ano ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro em 1.632 cidades brasileiras.
 
A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 29 deste mês. A partir deste ano, contudo, ficarão isentos do pagamento da inscrição os participantes que tiverem uma renda familiar per capita mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo. Estudantes no último ano do ensino médio em escolas públicas também terão direito ao benefício.

CONGRESSO NACIONAL: SALÁRIOS E SERVIÇOS VIPS PARA PARLAMENTARES

Não enfrentar filas para viajar, problemas para despachar bagagens ou ter que chegar com antecedência para embarcar em um voo são para poucos. Mas as medidas estão disponíveis para os 513 deputados federais.
 
Além do Senado, a Câmara mantém cinco funcionários contratados para facilitar as viagens dos deputados, com salários líquidos que variam de R$ 8,7 mil a R$ 11,9 mil mensais.
 
Os servidores atuam no aeroporto de Brasília, onde a Câmara também mantém uma sala vip, na área de embarque, para abrigar os deputados que esperam seus voos. Isso permite que esperem o embarque separadamente dos demais passageiros.
 
A Folha mostrou na terça-feira que o Senado mantém serviço semelhante, com nove funcionários contratados para fazer check-in e despachar malas dos senadores --com remunerações líquidas entre R$ 14 mil e R$ 20 mil.

QUEM SABE A REFORMA POLÍTICA ESQUENTA A POLÍTICA EM VAZANTE

Quem sabe com a reforma política que permite fazer campanha 12 meses antes da eleição Vazante acorda para debater as questões do município.

REFORMA POLÍTICA

A reforma política ganhará no Congresso uma microversão para entrar em vigor já nas eleições de 2014. A proposta começou a ser elaborada há duas semanas por iniciativas dos líderes partidários, mas não trata de temas polêmicos como o financiamento público de campanha, que travaram a votação do projeto no mês passado, depois de dois anos de discussão numa Comissão Especial.

Na próxima quinta-feira (16), as três mudanças de consenso irão a votação e estarão prontas para serem levadas ao plenário da Câmara e, se aprovadas, seguirão para análise do Senado. Segundo reportagem do Jornal Metro, o projeto vem sendo chamado de atualização da lei eleitoral e precisará ter a votação concluída até outubro, para cumprir a exigência de um ano entre a aprovação e a entrada em vigor de legislação.

A tramitação recorde atenderá uma necessidade dos partidos às vésperas das eleições e tem foco em dois pontos: a pré-campanha, que estará autorizada 12 meses antes dos eleitores irem às urnas, e a diminuição da burocracia para o uso de recursos das campanhas.

MENORES: AUMENTO DO TEMPO DE INTERNAÇÃO


A Câmara analisa proposta para ampliar o tempo de internação de menor que cometer crime hediondo, como homicídio qualificado ou estupro. A pena fica entre 3 a 8 anos para o adolescente de 14 a 16 anos, e de 8 a 14 anos para quem tem entre 16 e 18 anos. A internação dependerá de avaliação psicológica para verificar se o menor infrator tinha capacidade para entender o ato que praticou.

O Projeto de Lei do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), mantém o tempo máximo de três anos, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei 8.069/90), para os demais atos infracionais, como roubo ou tráfico de drogas. O estatuto também estabelece a liberação compulsória aos 21 anos de idade, qualquer que seja o crime cometido. A proposta será analisada pelas comissões temáticas da Câmara.

LAGAMAR-MG: FALTA COMUNICAÇÃO

O prefeito de Lagamar Dr. Cássio Marra apesar de ter um temperamento tranquilo  está começando a sentir o calor dos grupos contrários as suas idéias. Ele precisa urgentemente de encontrar novos caminhos que levem o governo ao pensamento popular. Apesar das inúmeras ações suas idéias não estão chegando ao ouvido dos lagamarenses. Tá faltando comunicação!
 
E a comunicação não é só de mídia não, muitas vezes os próprios secretários têm dificuldades de trabalhar as idéias do governo. Ou seja, o próprio grupo não sabe o que a administração está realizando. Pura falta de sintonia.

PREFEITOS: REI NA BARRIGA, PODE VIRAR LOMBRIGA...

Vários prefeitos ainda estão com o " Rei na Barriga" principalmente aqueles que se elegeram com uma boa votação, menosprezando companheiros e boas idéias.

Sugiro a eles que façam uma pesquisa, aí irão perceber que no lugar do " Rei na Barriga", já tem é muita lombriga.
 
Essas lombrigas são os primeiros sinais de uma administração desorganizada, sem planejamento algum. Um governo sem criatividade e capacidade administrativa.
 
A sorte é que ainda é cedo, dá tempo de corrigir o bonde da história. Caso contrário, podem se prepararem para entregar o poder na próxima eleição.
 
Não esqueçam façam as pesquisas, antes que seja tarde......O maior analfabeto não é aquele que não sabe ler, é o que ler mas não entende.

POLÍTICOS POPULARES PRECISAM PROVAR QUE SÃO BONS ADMINISTRADORES

Nessa última eleição municipal com raras exceções os prefeitos eleitos tiveram perfil popular. Pessoas com um discurso povão. Eles agora terão de mostrar que são mais além do que isso, são capazes de fazer uma grande administração, caso contrário o eleitor pode na próxima eleição escolher  candidato que tenha um perfil técnico e competente para fazer uma grande gestão.

VAZANTE-MG: O RISCO DO FATO NOVO

Sem a ação firme da ala oposicionista o grupo da situação também peca quando não sabe lidar com a oposição. No meio do caminho fica aquele companheiro de campanhas passadas que não sabe qual caminho seguir.
 
Aguarda chegar o próximo ano, e vai pra rua defender suas lideranças, ou aguarda ser convidado pelo grupo situacionista?
 
O ser humano, por natureza  precisa de atenção, respeito e consideração. Nada mais do que isso; na  política a conversa amiga, o aperto de mão, a tapinha nas costas, o olhar,  churrasco , refrigerante e a cervejinha  balançam o cidadão órfão de liderança que deseja ser valorizado, participando das decisões partidárias.
 
Em Vazante a carência na oposição mora justamente nessa corrente de união, na conversa, troca de idéias e ações concretas. Ninguém quer assumir o papel oposicionista.
 
Todos cruzam os dedos para ver quem a população vai lembrar lá na frente para viabilizar um nome para ganhar a próxima eleição municipal.
 
Um vazio perigoso, que pode abrir as portas para um nome de fora, que pode chegar na eleição e passar a perna em todo o mundo. Inclusive situação e oposição.
 
Deixar o eleitor abandonado, é facilitar o discurso imediatista daqueles que prometem durante a campanha ser o salvador da pátria.
 
A situação atual tá mais que favorável a essa possibilidade. Situação em momento crítico (precisa de rumo), oposição sem ação, é dá moleza para o fato novo.

PREFEITOS: AMEAÇA DE DEMISSÃO E QUEDA NA POPULARIDADE

Prefeitos que incharam a máquina no ínicio do governo fazendo várias contratações estãos sentindo na pele agora a falta de planejamento.
 
Sem aguentar as pressões dos companheiros vários prefeitos atenderam as inúmeras reivindicações de empregos, agora com a possibilidade na queda da arrecadação, já estão fazendo as contas.
 
O pior quem for demitido agora, nunca mais esquecerá, ficará para sempre o sentimento de ingratidão.
 
Se no ínicio havia o medo de perder o apoio do povo, hoje já estão percebendo que a popularidade foi momentânea e que a verdadeira força popular só existirá mesmo atravez de uma grande administração.
 
Falta de aviso não foi....

VAZANTE-MG: A DANÇA DAS CADEIRAS E A BRIGA DE GATOS

As mudanças recentes no secretariado da administração de Dr. José Benedito e Jeovanine abriu um ferida que está difícil de cicatrizar. A briga interna pelo o poder entre as várias facções do atual governo.
 
Sem um planejamento, o governo foi fatiado entre vários grupos políticos que querem a todo custo influenciar o pensamento de Dr. José.
 
Que  até agora não consegue confiar em ninguém. Já que todos puxam para um determinado lado, esticando a corda, sem ir pra  lugar nenhum.
 
Isso tá causando um mal estar danado entre os próprios funcionários que não sabem mais a quem obedecer, tamanha é o excesso de chefe e pessoas que se dizem cumprir ordens do prefeito.
 
Nessa dança das cadeiras recentes dos secretários, ninguém sabe quem venceu. Já que o governo está fatiado politicamente.
 
Tudo indica que de acordo com a música tocada até agora a dança das cadeiras vai virar um balaio de gato. E sobreviverá aquele que realmente tiver a confiança do prefeito. Caso contrário serão muitos arranhões, unhadas e mordidas e o descrédito político de uma ala que compõe  a atual gestão.
 
Quem vencerá essa guerra interna. O DEM, PSB,PPS,MD,PSDB, ou uma nova ala que está surgindo dentro da atual administração.
 
Que se cuide os aliados de Dr. José, já que tem gente querendo que o prefeito mude de saco. Deixe  o atual com os gatos brigando e segure um outro que tenha pelo menos paz e tranquilidade. 

VAZANTE-MG: SECRETARIA DA AÇÃO SOCIAL NECESSITA DE MAIS APOIO

O secretário da ação social vive um momento que necessita de mais apoio na sua área. Uma das mais importantes secretarias do governo a ação social é capaz de ajudar muita gente e viabilizar também um grande espaço político para quem coordena os trabalhos.
 
Clóvis do Farelo não obteve sucesso na campanha para Vereador, mas tem um forte cabo eleitoral nas mãos desde que tenha apoio do governante. Caso contrário pode sofrer com a falta de sustentação política  e não executar as suas idéias.

VAZANTE-MG: DR. JOSÉ PRECISA FAZER MAIS DO QUE UM DISCURSO VAZIO

Trocando idéias com algumas pessoas ligadas ao prefeito Dr. José Benedito é comum ouvir a seguinte frase: " Dr. José, só queria ganhar do Ministro Antônio Andrade e do Dr. Jacques".
E a população o que acha disso? Será que ela não está mais preocupada com uma grande administração: infraestrutura, saúde, educação, social etc..

O vazantino tem um alto grau de amadurecimento político, ele sabe que um governante deve deixar questões pessoais de lado e fazer a diferença, fazendo mais e melhor...Caso contrário o cenário poderá sofrer novas mudanças.

PROMOTORES DE OLHO NA PEC 37

Na última semana, representantes do Ministério Público, do Congresso Nacional, do Ministério da Justiça e da polícia se reuniram pela primeira vez para tentar acabar com o impasse causado pela PEC 37 – proposta de emenda à Constituição que concede poder exclusivo às polícias Federal e Civil de conduzir investigações criminais. Se a medida for aprovada, o Brasil entrará para um grupo restrito de países que proíbem promotores e procuradores de investigar: Quênia, Uganda e Indonésia.
 
Para o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Alexandre Camanho, além do retrocesso na democracia que representa a proposta, também há de se observar que a polícia não passa por bons momentos: além dos problemas estruturais, falta de capacitação e efetivo, sua eficiência é questionada, principalmente quando o assunto é transparência e isenção.

BOLSA AUXÍLIO PARA UNIVERSITÁRIOS CARENTES

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai começar a pagar, a partir de junho, uma bolsa auxílio de 400 reais para estudantes de instituições federais que tenham renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa (1.017) e façam cursos com pelo menos 5 horas diárias de aulas.
Para indígenas e quilombolas que comprovarem baixa renda, o valor do benefício será de 900 reais. O Programa Nacional de Bolsa Permanência, segundo o governo, tem o objetivo de garantir que alunos pobres não deixem de concluir o ensino superior. O valor da bolsa será repassado mensalmente por meio de cartões do Banco do Brasil.

CONGRESSO TORRA DINHEIRO COM MÓVEIS

O Congresso Nacional, o Senado Federal reservou R$ 80 mil para a aquisição de 20 televisores LED de 55 polegadas. As TVs da marca Toshiba são Full HD e já vêm com conversor digital. Cada uma sairá por R$ 4 mil.
O Senado adquirirá ainda dois balcões domésticos que servirão como aparadores de serviço, por R$ 5,9 mil. Os móveis têm puxadores metálicos e gavetas com corrediças do mesmo material. Outro aparador de serviço, desta vez com garrafeiro, também está no carrinho de compras da Casa, ao custo de R$ 2,9 mil.

REFLETIR

“O rio corta a rocha não por causa de sua força, mas por causa de sua persistência.”
Jim Watkins

A FORÇA DA AMNOR

AMNOR (Associação dos Municípios da Microregião do Noroeste de Minas) vive uma fase que é fundamental fortalecer ainda mais os laços de aproximação dos municípios no sentido de consolidar sua força política junto aos governos estadual e federal.
 
Com a nova diretória tendo como presidente o prefeito reeleito de Dom Bosco, João Paulo da Silva tem como grande missão colocar a Associação no lugar de destaque, já que os pequenos municípios precisam unir forças para que suas reivindicações sejam atendidas.

VERBAS: PADRINHOS POLÍTICOS

Mais da metade dos convênios assinados pelo governo Dilma Rousseff têm um “padrinho” no Congresso - um deputado ou senador que, com emendas ao Orçamento da União, repassa dinheiro para prefeituras, órgãos estaduais e entidades privadas.
Levantamento inédito feito pelo Estadão Dados mostra que, dos 20,9 mil convênios assinados desde 2011, 12,1 mil (58%) são vinculados a emendas que parlamentares fizeram ao Orçamento federal.
Essas emendas destinaram R$ 5,4 bilhões para as bases eleitorais de deputados e senadores, dos quais R$ 1,38 bilhão já foi desembolsado.
O rateio por partido mostra que os governistas PMDB, PT, PP e PR foram, nesta ordem, os principais beneficiados pelas verbas que já chegaram ao destino final. Mas o ranking muda quando se considera o valor pago por parlamentar. Nesse caso, o PT cai para o sétimo lugar, enquanto o PP assume a ponta, seguido por PR, PTB, PC do B, PMN e PMDB.
A distribuição per capita dos recursos indica que o governo costuma privilegiar parlamentares de partidos que são aliados, mas não totalmente fiéis.
Bancadas como as do PP, PR e PTB raramente votam unidas e, às vezes, se unem à oposição como forma de pressionar o governo a liberar recursos.
Os petistas, que na maioria votam com Dilma por compromisso partidário, recebem menos benesses que outros aliados, mas estão à frente da oposição no ranking dos convênios.
Enquanto cada parlamentar do PT conseguiu, em média, enviar R$ 1,6 milhão para suas bases desde 2011, o desembolso para integrantes do DEM e PSDB ficou, respectivamente, em R$ 1,3 milhão e R$ 1 milhão.
 que os petistas, na média, se alinham ao governo em 97% das votações na Câmara. Os índices do PP, do PR e do PTB são, respectivamente, de 88%, 78% e 84%.

VAZANTE-MG: E O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Termina em pouco mais de dez dias o prazo para que as 787 prefeituras mineiras com menos de 50 mil habitantes cumpram a Lei Complementar 131, de 27 de maio de 2009, que determina a divulgação de dados contábeis pelos órgãos federais, estaduais e municipais de todo o país.
 
WILL NUNES:
 
Tem hora que ser oposição é bom demais da conta sô. Quando o grupo hoje no poder era oposicionista vivia cobrando o "portal da transparência do governo anterior" agora com mais de 100 dias de administração ainda não cumpriu a exigência da lei.

CANDIDATOS MINEIROS DEPENDEM DO STF

O levantamento feito por O TEMPO identificou inquéritos ativos envolvendo petistas, tucanos e peemedebistas que devem voltar às urnas no ano que vem. O senador Aécio Neves (PSDB), pré-candidato ao Planalto, por exemplo, é um dos mineiros cujo nome estampa inquéritos no STF. Aécio responde atualmente por suspeitas de irregularidades em prestação de contas em campanha eleitoral e a um processo trabalhista movido por um servidor público do Estado.

Entre as autoridades denunciadas, o senador Clésio Andrade, - nome dado como consenso no PMDB para concorrer ao governo de Minas - lidera em número de inquéritos ativos. O peemedebista responde a quatro ações na mais alta Corte do país. Um dos casos, conhecido nacionalmente, é o do valerioduto mineiro, que envolve ainda o deputado federal Eduardo Azeredo (PSDB).

Já entre os petistas, um dos pré-candidatos ao pleito de 2014 que estão sob análise dos ministros do Supremo é o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Pesa sobre ele a suspeita de superfaturamento do sistema de vigilância Olho Vivo, implantado em Belo Horizonte durante sua gestão na prefeitura.

Também fazem parte do grupo de mineiros ilustres que são alvos da Corte e que devem se candidatar nas próximas eleições os ex-ministros Hélio Costa (PMDB) e Patrus Ananias (PT) - ambos cogitados para concorrer a uma vaga no Senado -, e o atual presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro. O tucano é cotado para entrar na briga pelo governo do Estado.

AS DIFICULDADES DE AÉCIO NA SUA TERRA NATAL

Naquele ano, como o candidato tucano à Presidência era o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), as legendas não se sentiam constrangidas em votar em Dilma para o governo federal e no governador Antonio Anastasia para o Estado. A dobradinha ficou conhecida como ‘Dilmasia’, assim como o ‘Lulécio’, em 2006 – quando predominou o voto em Lula para presidente e em Aécio Neves para o governo de Minas.
O PP, por exemplo, vive um impasse. O vice-governador Alberto Pinto Coelho é um dos nomes cotados para disputar o pleito estadual no ano que vem com o apoio do PSDB, mas ocupa o Ministério das Cidades, uma das principais pastas do governo federal.
Outros partidos também estão divididos, mas reafirmam a “independência” que possuem para decidir quem irão apoiar em Minas.
“O partido tem autonomia nos Estados para definir”, disse o presidente do PR em Minas, deputado federal Lincoln Portela. A sigla caminha com Dilma, mas, no governo do Estado, ocupa pelo menos dois postos de destaque.
O presidente estadual do PTB, deputado estadual Dilzon Melo, avaliou que o fato de o candidato do PSDB à Presidência ser Aécio acaba resultando em um cenário muito diferente na comparação com o nome de Serra.
“Nossa posição está bem definida. O Aécio saindo como candidato a presidente, nós estamos com ele”, afirmou. “A posição da Executiva Nacional é deixar os Estados independentes para escolher”, completou Dilzon.
O mesmo afirma o presidente do PDT em Minas, o deputado federal Mario Heringer. “Se o Serra for candidato, não temos compromisso nenhum, mas se for o Aécio, a conversa é outra”, explicou. Na avaliação do deputado, “a eleição não é verticalizada”, e as decisões irão depender das definições em nível nacional.

Singular. No caso do PV, que mantém posição de independência em nível estadual e nacional, a tendência é de caminhar conforme a afinidade das bancadas locais.
Caso os verdes lancem Fernando Gabeira candidato à Presidência, o posicionamento em Minas não será imposto pelas executiva nacional. Pela afinidade, da bancada, o partido tende a apoiar a base de Aécio, segundo o presidente estadual Ronaldo Vasconcellos.

AÉCIO E OS DESAFIOS DO PSDB

O senador tucano Aécio Neves (MG) tem como praticamente certa sua eleição à presidência do PSDB no próximo sábado 18, uma vez que ele não terá concorrentes e precisará de apenas 20% dos votos válidos para que seu nome seja dado como o sucessor do deputado Sérgio Guerra (PE). O anúncio será feito durante convenção do partido em Brasília, para onde a legenda tem a intenção de levar ao menos 1.500 filiados.