sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PROJETO DE LEI PROÍBE PRESOS PERMANECEREM MAIS DE 72 HORAS EM DELEGACIAS



A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou na manhã desta quarta-feira (30), o parecer favorável ao projeto de lei que proíbe presos permanecerem mais de 72 horas em custódia nas delegacias da Polícia Civil ou Federal. A proposta, da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), torna as dependências de prédios das Polícias um ponto de triagem e transição de detentos.

De acordo com o texto, em caso de prisão em flagrante, o preso poderá ficar na delegacia apenas no período da lavratura da ocorrência. Em seguida, ele deverá ser levado a uma penitenciária.

A proposta prevê também que a escolta de presos provisórios já ingressos no sistema penitenciário e condenados deverá ser feita por policiais militares ou agentes penitenciários. Outros órgãos só poderão fazer o deslocamento de presos em casos excepcionais e com ordem judicial.
O projeto já tinha passado pela Comissão de Segurança Pública e, com a aprovação do parecer do relator Luiz Pitiman (PSDB-DF), seguirá para votação em plenário.

JORNALISTA CARLOS TAUTZ: AÉCIO NEVES

A única vez que vi Aécio fora das telas da tevê foi numa noite de outubro de 2003, durante a escolha do samba da Mangueira, na quadra da escola. À época, Aécio, que agora quer presidir o Brasil, governava Minas e pagava, exatamente igual aos bicheiros em outras agremiações, pelo desfile da escola mais famosa do Rio, cidade onde passava parte enorme de seu tempo. Passava bem, aliás.

Por exemplo, o neto de Tancredo usufruiu daquela madrugada de sábado para domingo ora beijando a loura Jacqueline, ora afagando a morena Manoela - sempre cercado pela entourage de camisas de mangas compridas inexplicavelmente impecáveis diante dos sacolejos do samba. Tudo no principal camarote da Mangueira, à vista das milhares de pessoas que aguardavam a escolha do samba-enredo.

Lá pelas 4 da manhã, samba escolhido, Aécio patrocinador foi chamado a uma espécie de púlpito, colocado na quadra no extremo oposto do camarote-mor, para saudar a escolha da música que guiaria os salgueirenses no Carnaval do ano seguinte. Trôpego, precisou ser literalmente amparado pelos seus, para mal conseguir balbuciar um “obrigado” à massa que mais queria sambar do que ouvir o velho proselitismo de mais um político.

Aécio Neves

É inevitável lembrar daquela madrugada dez anos depois, quando ao mesmo Aécio arranjaram uma presidência do PSDB para que ele tivesse alguma justificativa de estar nos jornais de manhã, na rádio à tarde e no noticiário de tevê, em horário nobre e cadeia nacional, às oito da noite, tentando encontrar uma forma de criticar o governo.

Mesmo com todo esse espaço, o moço apenas balbucia, como na Mangueira há uma década. Sem discurso, chefia um partido que carece de bandeiras, e pior: que tem como alternativa interna para 2014... Serra! Aquele que já tentou a presidência assumindo o que há de mais reacionário na sociedade brasileira – da luta contra o aborto à pregação religiosa - e utilizando estratégias que lhe definem o caráter pessoal, da espionagem a dossiês contra seus próprios aliados.

Claro que lá na frente o PSDB – seja com Aécio ou Serra – pode se compor com Campos ou Marina, que agora se dedicam a fabricar alguma identidade entre o PSB e a Rede. No momento, os tucanos só dispõem da imagem de que a mídia convencional lhes provê, para compensar a essência de que carecem. Continuam boquiabertos a assistir Dilma fazendo seu Carnaval a cada pesquisa. Talvez, até, sem saber que foi a Beija-Flor quem levou o desfile de 2004.

Carlos Tautz, jornalista, coordenador do Instituto Mais Democracia – Transparência e controle cidadão de governos e empresas.

CHICO CARUSO

PRESIDENTE DO PT FOI ASSALTADO

O que mais impressionou o presidente Lula em sua passagem por Brasília, esta semana, foi o relato, feito por um amigo, da violência da qual foi vítima o presidente do PT, o deputado estadual Rui Falcão (SP). Ele sofreu um assalto na terça-feira.

Rui Falcão, presidente do PT. Foto: Júnior Santos

No fim de noite, Rui estava saindo de um jantar num restaurante de carnes na Vila Planalto, bairro ao lado dos palácios da Alvorada e do Jaburu, quando a casa foi invadida por assaltantes armados.
Os garçons, os clientes e Rui Falcão foram rendidos e convidados a se deitarem no chão. O presidente do PT chegou a ter uma arma apontada para sua cabeça. A ocorrência está registrada na 1ª Delegacia de Polícia.

CONVERSA DE PESCADOR?


Pescadores encontram peixe gigante que vive a 900 metros de profun
Peixe-remo faz parte de um grupo de animais marinhos que raramente são estudados
Pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) dissecaram esta semana uma carcaça de 5,4 metros de uma criatura conhecida por habitar águas muito profundas e encontraram uma série de parasitas que viviam em seu intestino. Ao que tudo indica o animal morreu de causas naturais, mas, segundo os cientistas, a descoberta é importante para indicar onde esse tipo de peixe vive e caça.
 
Raramente vista perto da superfície, essa espécie é conhecida popularmente como peixe-remo e normalmente vive a mais de 900 metro de profundidade, podendo alcançar mais de 15 metros de comprimento. A instrutora de ciência marinha que encontrou o animal no último dia 13 de outubro precisou da ajuda de mais 15 pessoas para conseguir arrastá-lo  até a costa de Los Angeles.

OPS: HOJE É SEXTA-FEIRA!

pagodinho-novo2-250x229

VAZANTE: SECRETÁRIO CRESCE ESPAÇO NO GOVERNO MUNICIPAL

Ocupando duas secretarias: administração e esportes, Adilson Bastos passa a ocupar  maior espaço na atual administração. Articulador, atencioso e carismático ,  tem tudo para crescer na política local. Atualmente é filiado ao PMDB.

CERVEJA GELADA EM TEMPO RECORDE

Foto: Empresa cria 'micro-ondas' ao contrário: invenção gela latinhas em apenas 45 segundos. Veja mais em http://oesta.do/1hqNJx8 (via Estadão PME) A inovação é, mesmo, a chave para o sucesso de pequenos empreendedores no Brasil. E ao redor do mundo também. Imagine quantos empresários não se debruçaram sobre uma questão simplesmente sem solução até hoje: como congelar bebidas rapidamente?
Uma empresa inglesa, chamada Enviro-Cool,  parece ter encontrado um caminho para resfriar a 4º graus Celsius latinhas e pequenas garrafas - como as de cerveja, por exemplo - em 45 segundos. O negócio ganhou apoio da União Europeia, que investiu cerca de 900 mil euros (aproximadamente R$ 2,6 milhões) na invenção a fim de transformá-la em um produto comercial.
A União Europeia, é claro, não está interessada em tornar a vida dos apreciadores de cerveja mais fácil. Mas aposta na capacidade que o produto tem de reduzir o consumo de energia elétrica - uma geladeira consome muita energia ao tentar gelar rapidamente a cervejinha do fim de semana.

Em comunicado divulgado recentemente pela própria União Europeia, o fundador da empresa, Kelvin Hall afirmou estar muito contente com o progresso da sua ideia. "Nós estamos muito orgulhosos por contribuirmos com a redução das emissões de gás e, por meio do desenvolvimento do nosso produto, podermos levar o produto tanto para uso comercial quanto doméstico."

JUSTIÇA: PUNE BAND E HUMORISTA POR PIADA ESDRÚXULA

Comparações esdrúxulas, de cunho indecoroso, superam o humor e causam prejuízo à imagem de quem é alvo da piada. Com base em tal alegação, a juíza  Cíntia Daniela Albuquerque, da 2ª Vara Cível de Olinda (PE) acolheu em caráter liminar ação ajuizada pela enfermeira Michele Rafaela Maximino contra a TV Bandeirantes e o humorista Danilo Gentili. Também são réus o humorista Marcelo Mansfield e a da TV Tribuna, afiliada da Bandeirantes em Pernambuco. Caso a Bandeirantes não retire de seu site as piadas feitas pelos humoristas durante o programa Agora é Tarde, deve pagar multa diária de R$ 5 mil.
Na decisão, a juíza afirmou que as piadas criou situação vexatória para ela. Segundo informações do site G1, os humoristas chamaram a enfermeira de "vaca" após a informação de que ela seria a maior doadora de leite do mundo. "A abordagem grosseira feita na matéria sem dúvida sujeitou a autora a situação vexatória, expondo indevidamente sua imagem", escreveu a juíza Cíntia Albuquerque.

COMEÇOU A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA

Pecuaristas de todas as regiões já se preparam para a vacinação contra a Febre Aftosa no mês de novembro em Minas Gerais. No estado, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa será realizada no período de 1º a 30 de novembro, com os pecuaristas vacinando somente animais com até 24 meses de idade.

A expectativa das autoridades é que os mais de 376 mil pecuaristas mineiros vacinem em torno de 10,5 milhões de bovinos e bubalinos em um rebanho total de 24,5 milhões de animais.

A principal novidade nesta etapa de vacinação em Minas Gerais é a suspensão do envio da Carta Aviso aos domicílios dos produtores rurais. A partir de 1º de novembro o produtor deverá acessar o site do IMA – www.ima.mg.gov.br, imprimir o documento e preencher seus dados. Além disso, ele poderá comprar a vacina apresentando seu CPF ou cartão de identificação do IMA. Após esse procedimento e, de posse da Nota Fiscal de Compra e vacinação do animal, tem um prazo de 10 dias para entregar a documentação no escritório do IMA mais próximo de sua propriedade.

Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, Minas Gerais era o único estado da federação que realizava o procedimento de enviar a Carta Aviso pelo correio aos pecuaristas. “Dessa maneira, e seguindo recomendações do Governo do Estado, o IMA passou a adotar o sistema online, visando simplificar e agilizar o processo, em vista do grande número de municípios, rebanho e propriedades rurais existentes em território mineiro”.

VAZANTE: A ESPERA DE UM MILAGRE

A oposição em Vazante parece querer tudo de mão beijada. Não faz nenhum gesto com os correligionários que estão praticamente abandonados a própria sorte, sem saber o que fazer diante de um governo que até agora não disse pra que veio. E uma oposição que apenas olha de braços cruzados tudo acontecer. E Vazante, bem Vazante, a espera de um milagre.

VAZANTE; NINGUÉM DEFENDE O GOVERNO DE PEITO ABERTO

Onde estão os defensores do governo da atual administração que não estão defendendo de peito aberto o prefeito Dr. José Benedito e Jeovanine. O que se observa na verdade são poucas pessoas aqui e acolá falando que a atual gestão demitiu fulano e sicrano, por isso e aquilo. Mas nada de falar de projetos que vão melhorar a vida da população. Quase um ano de governo e o assunto mais comentado na cidade são as demissões e as promessas não cumpridas. Quem sabe nos últimos três anos a coisa não possa mudar!!! Pelo menos é o que a comunidade espera.

PRESIDENTE OLEGÁRIO: POPULAÇÃO ANSIOSA

O fato de ter feito no seu primeiro governo uma das maiores administrações da história de Presidente Olegário, talvés explique uma certa ansiedade da população, no segundo mandato do prefeito Palito.

LAGAMAR: VICE CALADO!!

O vice-prefeito de Lagamar "Zico" continua calado diante da celeuma envolvendo as possíveis irregularidades cometidas pelo governo municipal e a polêmica na Câmara Municipal.

GUARDA-MÓR: OPOSIÇÃO APOSTA NO RACHA ENTRE PREFEITO E VICE

A oposição de Guarda-Mór aposta num racha entre o prefeito Edgar e o vice-prefeito Dr. Rômulo. Os oposicionistas acham que os dois estão em rotas de colisão.

GUARDA-MÓR: PREFEITO SE PREPARA PARA A ELEIÇÃO DO PRÓXIMO ANO

O prefeito de Guarda-Mór Edgar José de Lima começa a se articular visando o processo eleitoral do próximo ano. Ele sabe que a disputa com a oposição não será fácil.

VAZANTE: CADÊ OS PROJETOS

O prefeito Dr. José Benedito e o vice-prefeito Jeovanine precisam mostrar urgentemente que os dois tem projetos para Vazante. Projetos que precisam se desenhar o mais rápido possível para dá fôlego a atual administração, caso contrário.............

PREFEITURAS: A CRISE QUE TODOS SABIAM

A crise que afeta hoje a maioria dos prefeitos da região era prevista. Antes da posse, todos foram informados por diversos órgãos e entidades que o primeiro ano não seria fácil. Mas uma grande parte dos eleitos, não ouviram o óbvio.

Hoje estão reclamando do próprio problema que eles criaram. Sem projeto, excesso de contratações, gastos sem limites, falta de estrutura técnica e uma péssima assessoria, levou os governantes a um lugar sem saída.

Com uma  forte onda de demissões sem os mesmos critérios de contratações; perda total de apoio político e uma prefeitura sem rumo, o destino parece mesmo levar a gestão para um caminho sem volta. A não ser que algo de sobrenatural aconteça. 

Enquanto isso quem fez o dever de casa, aguarda agora apenas a liberação dos recursos do governo estadual e federal.

LUIZ NASSIF: O FIM DA LOUCA AVENTURA DO EIKE BATISTA


A grande ambição de Eike não era se tornar um Warren Buffet, um Paul Getty ou um bilionário vulgar: era ser um Eliezer Baptista, seu pai, um dos fundadores do Brasil moderno.

Eike foi criado em um ambiente em que se pensava o Brasil, o Rio dos anos 50 e 60 onde conviviam visionários, juristas, políticos, financistas que celebravam o Poder, e não apenas a riqueza.
Era esse reconhecimento que Eike ambicionava e o que o levou a não se conformar de ser apenas bilionário.

Ele foi um fenômeno de mercado, primeiro, para depois se tornar um dos "campeões nacionais" apoiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Vários fatores contribuíram para isso:

1. A explosão do Brasil no mercado internacional, depois da crise de 2008, e a percepção de que a infraestrutura brasileira se tornaria um dos investimentos mais atrativos para o capital financeiro.
2. O sucesso de Eike nas suas primeiras investidas internacionais, atraindo capital canadense e britânico para suas minas de ouro e ferro.
3. A enorme liquidez internacional, fruto da política norte-americana de estímulos monetários.
4. O apoio expresso do governo, que há anos sonha com os grandes empreendedores articulando capital privado para as obras de infraestrutura.
5. O sonho de novo Eldorado, trazido pelas descobertas do pré-sal.
6. A visão estratégica de Eliezer Baptista.
***
O que Eike fez foi embalar todos esses sonhos em planos de negócio ousados, atrair grandes executivos com participação em resultados e ir a mercado captar recursos privados e públicos. A visibilidade que ganhou, a celebração dele pela mídia nacional a internacional, como um novo Bill Gates, criaram a ilusão final. E aí o mercado aboliu completamente as análises de risco.
***
Todas as empresas de Eike formavam um todo lógico em torno da petroleira OGX. Os poços justificariam os estaleiros, os portos, com os investimentos de tal forma amarrados entre si, que o fracasso da nave mãe, a OGX, levaria os demais a pique.

Para a engrenagem funcionar, haveria a necessidade do cumprimento de cronogramas rigorosos, que permitissem a geração de caixa em tempos exíguos.

Além disso, todas as empresas nasceram do zero. Contratação de pessoas, definição de sistemas, montagem de processos, regras de negócios, contato com fornecedores, não são trabalhos triviais.
***
Com o tempo, ficaram nítidas algumas características preocupantes na personalidade de Eike: um deslumbramento com o próprio sucesso e com a própria riqueza.

O primeiro sinal de debilidade administrativa foi quando seu principal executivo, Rodolfo Landim, tirado a preço de ouro da Petrobras, pediu as contas. Foi só aí que o estilo pouco gerencial de Eike passou a ser levado a sério pelo mercado.
***
Tudo poderia ter sido superado se a OGX de fato produzisse petróleo. Mas, depois de diversos factóides, da divulgação de relatórios otimistas sobre sua capacidade e, depois, da constatação de que não conseguiria ser viável, ruiu o mundo de Eike.

O desastre não afetará o país. Mas atrasará a gana dos investidores em buscar projetos grandiosos, à altura do que é exigido nos investimentos de infraestrutura.

A FORÇA DO PALOCCI

Antônio Palocci e Dilma Rousseff (Foto: AE)
Antônio Palocci e Dilma Rousseff (Foto: AE)
Sempre atuando de maneira discreta, Palocci é citado por petistas como peça-chave para reforçar o elo com possíveis doadores da campanha de Dilma à reeleição, principalmente considerando a ofensiva comandada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, sobre esse setor. Quem acompanha de perto a montagem da estratégia, garante que Palocci aparece pouco. Mas é “a mão que balança o berço” quando o assunto é dinheiro.

A ação de Palocci já dá sinais também na eleição em São Paulo. É atribuída a ele toda a negociação que resultou na filiação de Maurílio Biagi Filho ao PR, de forma a colocar o empresário no topo da lista de possíveis vices para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pré-candidato petista ao Palácio dos Bandeirantes.

Também passou por ele a ideia de realizar uma rodada de jantares do ministro com empresários, como o do último fim de semana, na casa do presidente do Hospital Albert Einstein, Claudio Lottenberg.

VAZANTE: MÉDICO COM GRANDE ACEITAÇÃO POPULAR

Cresce o nome do médico Dr. Leonardo Queiroz no conceito de popularidade na cidade, depois que foi anunciado a sua volta para atender no município de Vazante.

WILL NUNES: MESTRE DE CERIMÔNIAS DA CONVENÇÃO DO PRB ESTADUAL



GEDSC DIGITAL CAMERA
Mineiros do PRB participam de Convenção Estadual em BH
Ao participar da Convenção Estadual do PRB em Minas Gerais, no último sábado (5), o presidente nacional Marcos Pereira afirmou que o partido “está se consolidando” em todo o Brasil e reforçou a importância da qualidade dos filiados. O evento foi organizado pelo deputado federal George Hilton, líder do PRB no estado e na Câmara Federal, e reuniu mais de 300 pessoas.
“Ao completar oito anos, em agosto, pudemos ver que crescemos em constância, solidez e, sobretudo, na qualidade (dos filiados), que para nós, é mais importante que a quantidade. Vamos crescer ainda mais, e para isso contamos com o PRB de Minas”, disse.
GEDSC DIGITAL CAMERAEntre os novos filiados ao PRB mineiro está o ex-ministro dos Transportes e ex-prefeito de Uberaba, Anderson Adauto, que deixou o PMDB após muitos anos militando na sigla. Para ele, o PRB “representa um projeto de continuidade para o Brasil”. “É um grupo que quer o melhor para o País e consequentemente para Minas Gerais”, destacou. Adauto deve concorrer novamente a deputado federal, cargo que também já ocupou.
Hilton afirmou que o PRB tem crescido em Minas e reforçou a meta estabelecida por Pereira para as eleições de 2014. “Precisamos pelo menos dobrar nossa representação na Câmara Federal”. O PRB tem nove deputados eleitos e três suplentes. “Só assim nosso partido se tornará grande e ainda mais respeitado do que já é”, garantiu.
Provável candidato do PT a governador de Minas, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, participou da convenção e elogiou a qualidade do grupo formado pelo PRB no estado. “É um partido afinado e tem tudo para obter grande sucesso nas eleições do ano que vem”.
Participaram ainda do evento o deputado estadual Carlos Henrique (PRB), o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz (PRB), o vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, o prefeito de Lagoa Grande, Dr. Márcio Valeriano, o presidente da Fundação Republicana Brasileira, Mauro Silva, além de outras autoridades e militantes do partido no estado.
 
WILL NUNES:
 
Tive a honra de ser convidado para participar desse importante evento estadual como o Mestre de cerimônias que contou conforme  acima citados no texto nomes importantes da política mineira. O PRB sem dúvida caminha para consolidar ainda mais o  seu projeto de uma legenda que representa principalmente  os interesses e anseios da população.

SUCESSÃO MINEIRA: PSDB EM BUSCA DE APOIO

aécio neves e pimenta da veiga
Embora ainda não seja oficial, Pimenta da Veiga é o nome de Aécio Neves para o governo

Depois de praticamente definir o nome que irá concorrer ao governo de Minas Gerais, o PSDB começou a procurar partidos aliados para compor um “chapão”. A ideia é fazer frente ao tempo de propaganda na televisão e no rádio que terão os concorrentes. Os tucanos terão encontros, nos próximos dias, com lideranças do PR, DEM e PP. “Estamos agendando com o PR, DEM e PP, além de reuniões do conselho de presidentes de partidos”, confirmou o deputado federal Marcus Pestana, presidente do PSDB mineiro. 
 
Pestana disse também que o nome do candidato será definido apenas em abril do próximo ano, porém, nos bastidores, o senador Aécio Neves (PSDB) já teria escolhido o ex-prefeito de Belo Horizonte, Pimenta da Veiga, para encabeçar a chapa. “Ele é uma forte hipótese, mas agora não é a hora de definir”, desconversou.
 
Nesta semana, o PSDB teve encontros com o PSD, legenda comandada nacionalmente pelo ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A sigla também é sondada pelo PT. A ideia do PSDB é agregar o maior número de partidos possível para garantir maior tempo de televisão. 
 
O PP deve apresentar o nome do vice na chapa. Até o momento, o quadro mais cotado é o presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro. 
 
Aliado do governador Antonio Anastasia, o vice-governador Alberto Pinto Coelho assumiria o Palácio Tiradentes por alguns meses e receberia, caso Pimenta saia vitorioso do pleito, a presidência de uma empresa forte, como a Cemig ou a Light. Seria uma forma de recompensá-lo por não ser o escolhido para a vaga de vice. 
 
Nas fileiras do DEM, há quem diga que a legenda também deseja o compromisso de assumir secretarias importantes para continuar no arco de alianças. Mesma oferta deve ser feita ao PR. 
 
A bancada estadual do PSDB recebeu Dinis e Pimenta para dar visibilidade à chapa e discutir a composição para 2014. Ainda não está decidido se os partidos comporão uma chapa única para a eleição proporcional. O assunto também está na mesa de negociação
 
Senado
 
O PSDB tenta convencer o governador Anastasia a sair candidato ao Senado. Ele teria dito ao comando da legenda que não deseja concorrer. Porém, pressionado por aliados teria sinalizado, nos últimos dias, que aceitaria a empreitada.
 
Com a sinalização, a vaga de suplente tornou-se motivo de cobiça, pois existe a possibilidade de que Anastasia não complete o eventual mandato de senador.
 
fonte:hojeemdia

WILL NUNES E O NOSSO BLOG

Fazemos questão de reafirmar que o nosso blog tem o compromisso de ser um veículo de informação independente e comprometido com a livre manifestação das ideias.  

A nossa defesa será sempre de forma intransigente aos interesses de um bom debate democrático,  valorizando sempre o pensamento das pessoas que com inteligência e capacidade engrandecem este espaço.

SÁBADO: DIA DE FINADOS (02 DE NOVEMBRO)

O Dia de Finados ou Dia do Mortos, é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro, em Portugal é chamado de o Dia dos Fiéis Defuntos. É celebrada em muitos países, sendo que no México é uma atração turística, pois é uma comemoração completamente diferente da tradicional.

A religião protestante não reconhece o feriado de Finados como uma celebração, pois alegam que a data não está presente na Bíblia, consequentemente eles não têm motivos para comemorar.

Origem de Finados

No século II, os cristãos rezavam pelos seus falecidos, vistando os túmulos para rezar, e no século V a Igreja já dedicava um dia do ano para rezar para todos os mortos que ninguém rezava ou nem eram lembrados.
Então, desde o século XI a Igreja Católica obrigou as comunidades a dedicarem um dia aos mortos, e dois anos depois fi estabelecido que o dia a ser comemorado seria dia 2 de novembro.

PARACATU: MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGA SE O PROCESSO DE EXTRAÇÃO DO OURO, CAUSA DANOS À SAUDE

O Ministério Público Federal (MPF) investiga se o processo de extração de ouro da canadense Kinross Gold Corporation na mina em Paracatu, na Região Noroeste de Minas Gerais, causa danos à saúde dos moradores e ao meio ambiente. O MPF apura se a incidência de pessoas com câncer no município tem vínculos com as atividades da empresa e quer maior esclarecimento sobre um trabalho de campo no qual pesquisadores constataram que os materiais pesados que contaminaram um brejo e uma cisterna seriam provenientes da barragem de rejeitos do empreendimento.

SERRA CONTINUA SABOTANDO AÉCIO

Brasília - O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) orientou o presidente do PPS, deputado Roberto Freire, seu antigo aliado, a se aproximar do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. Segundo integrantes do PSDB e do PPS, Serra se reuniu na semana passada com Freire em São Paulo, quando o incentivou a “seguir em frente” nas negociações com Campos, provável candidato à Presidência da República na eleição de 2014.

PATOS DE MINAS: EMPRESA GERA 500 EMPREGOS


A empresa iniciou a produção de molho de tomate.
 
A chegada da Minas Mais Alimentos a Patos de Minas está impulsionando a economia do município e da região. Além de possibilitar a utilização da enorme estrutura da antiga Cica, que estava parada, a indústria da marca Predilecta gera emprego e renda para inúmeras famílias. Este mês, a empresa alcançou a marca de 500 funcionários trabalhando em turnos diferentes.

A Minas Mais Alimentos começou a operar em Patos de Minas no início de Julho. A meta inicial era beneficiar 450 hectares de tomate, mas a indústria decidiu explorar o potencial da região e mais que dobrou a área plantada. Para o milho, a área plantada é ainda maior. São cerca de 3500 hectares contratados que já estão sendo beneficiados.

Para dar conta do serviço, a Minas Mais Alimentos ultrapassou a marca estabelecida inicialmente de 500 funcionários. Além disso, a empresa movimenta a economia no campo. São cerca de 2 mil empregos indiretos na região para atender a demanda da fábrica. De acordo com Marcos André Alamy, diretor da indústria em Patos de Minas, a produção alcançou o nível mais alto.

fonte:patoshoje

VAZANTE: EXONERADOS VÃO REPRESENTAR ECONOMIA DE R$ 70 MIL REAIS, AFIRMA SECRETÁRIO

Depois do facão nos cargos comissionados da prefeitura de vazante foram  preservados somente as diretoras escolares e servidores em cargos de chefia nos PSFs, CRAS e programas vinculados ao governo federal que contam com verbas específicas de custeio. De acordo com Adilson Bastos, as exonerações vão representar uma economia de 70 mil reais por mês na folha de pagamento da prefeitura.

VAZANTE: CAMPANHA CONTRA A DENGUE

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as Secretarias de Obras e Meio Ambiente, inicia na próxima segunda-feira (4), a Campanha de limpeza e combate a Dengue.
 
Todas as ruas de Vazante receberão o serviço de coleta de lixo e entulhos. Os moradores que quiserem limpar os lotes devem colocar o lixo um dia antes do recolhimento.

Confira o calendário da rota de Limpeza:

04/11 - Região da Matriz, Rua Olímpio Corrêa, Nossa Sra de Fátima
05/11 - Rua Olímpio Corrêa à Rua Dona Izaura
06/11 - Rua Dona Izaura à Rua Quintino Vargas
07/11 - Rua Quintino Vargas à Rua João Vieira
08/11 - Rua João Vieira à Avenida Gustavo Rosa
11/11 - Avenida Gustavo Rosa à Rua Osório Soares
12/11 - Rua Osório Soares à Rua Castelo Branco
13 à 14/11 - Bairro Cidade Nova I
18 à 22/11 - Bairro Serra Dourada
27 à 29/11 - Bairro Novo Horizonte, lado esquerdo da Avenida Geraldo Campos
2 à 04/12 - Bairro Vazante Sul, lado esquerdo da Avenida Geraldo Campos
5 à 6/12 - Bairro Novo Horizonte, lado direito da Avenida Geraldo Campos
9 à 11/12 - Bairro Vazante Sul, lado direito da Avenida Geraldo Campos

Não deixem de participar ativamente dessa campanha limpando seus lotes e colocando o lixo para recolhimento! 

Fonte: 9dade Assessoria de Comunicação

PATOS DE MINAS: MAIS DE 80 MIL CARROS CIRCULANDO PELA AS RUAS


Trânsito congestionado na avenida JK em Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
 
O trânsito cada dia mais carregado em Patos de Minas tem explicação. Enquanto a frota de veículos cresce a um ritmo de cerca 7% ao ano, os investimentos em mobilidade urbana ficam estacionados. No mês de agosto, o número de veículos circulando pelas ruas da cidade alcançou a marca de 84.239 unidades.

Esse número inclui os mais diferentes tipos de veículos automotores, como carros de passeio, caminhonetes, caminhões, ônibus e motocicletas. O crescimento em torno de 7% da frota significa um saldo de aproximadamente 6.200 veículos a mais circulando pelas ruas da cidade. Isso já descontando a diferença entre novos e aqueles que deixam de circular.

Para se ter uma ideia, em junho de 2011, Patos de Minas possuía uma frota de 71.831 veículos circulando pelas ruas da cidade. Em pouco mais de dois anos, o número de veículos aumentou em 12.408 unidades. Nesse período, o poder público ampliou um trecho da rua Major Gote, abriu a avenida Paracatu e fez o prolongamento da avenida Fátima Porto. Se não fossem essas obras a situação poderia estar pior.

Mas os investimentos em mobilidade urbana pararam por aí e dificilmente eles conseguiram acompanhar o crescimento da frota. Para o empresário Eduardo Castanheira, não há outra alternativa para o trânsito a não ser investir em transporte público. Ele explica que enquanto o transporte coletivo necessita apenas de corredores e faixas exclusivas, que demandam poucos recursos, o transporte individual depende da construção de pontes e viadutos que consomem grandes investimentos.

Como não há previsão de novos investimentos no trânsito, os usuários das vias públicas podem ir se preparando para dias piores. Com mais de 6.200 veículos sendo levados para as ruas todos os anos, a tendência é de dias piores para o trânsito que já não é dos melhores.
 
Autor: Maurício Rocha

PROJETO QUE ALTERA O NÚMERO DE DEPUTADOS ELEITOS



Foi enviado à Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (31) o projeto de decreto legislativo já aprovado no Senado que suspende a polêmica decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alterou o número de deputados eleitos em cada estado. Além dos deputados federais, a resolução do TSE, expedida em abril, também redefiniu a quantidade dos deputados estaduais e distritais, com base no Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As regras teriam validade a partir das eleições do ano que vem.
estados deputados 
Com as mudanças propostas pelo tribunal, o Pará é o estado que mais ganharia cadeiras na Câmara dos Deputados, passando de 17 para 21. Amazonas e Santa Catarina passariam a contar com mais um representante; Ceará e Minas Gerais, mais dois deputados. Por outro lado, Paraíba e Piauí perderiam dois deputados. Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul elegeriam menos um deputado nas próximas eleições.

MINISTÉRIO DO TURISMO: CONCURSO PÚBLICO

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a realização de concurso público para 52 cargos de nível superior no Ministério do Turismo. O concurso faz parte do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo. As vagas são para Analista Técnico Administrativo (37 vagas), Contador (3 vagas), Engenheiro (10 vagas) e Estatístico (2 vagas).

Os cargos dependem de existência de vagas na data da nomeação; adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual, além de compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
 
“Esse concurso é de importância vital para o nosso quadro, uma vez que já estamos funcionando aquém das demandas. Em março de 2014 vamos perder mais 28 funcionários de concursos temporários, que encerram seus contratos”, disse o secretário-executivo, Sérgio Braune, responsável pela realização do concurso. O prazo para publicação de edital de abertura do concurso público será de até seis meses, a partir da publicação desta Portaria

RISCO DE CÂNCER NA PRÓSTATA



novembro azulDepois do Outubro Rosa, que alertou a mulher sobre o câncer de mama, agora é o Novembro Azul, que chama a atenção dos homens para os riscos da próstata. O Homem ainda tem muito preconceito contra o exame que detecta o câncer. Por conta desta rejeição, a incidência é alta.

De acordo com dados do Ministério da Saúde são registrados mais de 50 mil casos por ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. “E não são só os países em desenvolvimento que registra alta rejeição, os países desenvolvidos também apresentam este tipo de comportamento. Por esta razão foi criado na Austrália, o Novembro Azul em 2003 e o dia 17 de novembro passou a ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Prostata.