quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

JANELA: TROCA DE PARTIDOS


Deu no Ilimar Franco, n’O Globo:
ilimar

FACEBOOK DOWNLOAD DE FOTOS


size_810_16_9_20151019-14270-6gc73mO Facebook é há algum tempo o lugar preferido dos internautas para publicar suas fotos. A plataforma se tornou a versão virtual dos famosos álbuns em que guardávamos fotos pessoais, de viagens e festas, por exemplo, e que as próximas gerações sequer saberão o que significaram.
O armazenamento de imagens na rede social de Zuckerberg é relativamente bom, mas havia um fator que incomodava os usuários: a dificuldade em fazer download de grandes quantidades de fotos. Até o momento, quem quisesse resgatar os arquivos da plataforma deveria faze-lo salvando imagem por imagem. Se a quantidade fosse grande, o trabalho também seria.
A partir de agora, no entanto, este deixará de ser um problema. Isso porque uma nova ferramenta permite que o usuário faça o download do álbum inteiro de uma só vez. A novidade está localizada dentro opção de configurações, no canto superior dos álbuns. Basta clicar em “Baixar álbum” e aguardar o download.
Uma notificação surge quando a operação termina. Em caso de grandes quantidades de fotos, o arquivo vem em uma pasta zipada. A atualização já está disponível para toda a base de usuários no Brasil. (AdNews)

MIGRAÇÃO DO RÁDIO AM PARA O FM

986826-dfaaa_bom dia mindsc_5105-002
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, disse hoje (6) que as primeiras migrações de emissoras de rádio AM (modulação em amplitude) para FM (frequência modulada) devem ocorrer até abril deste ano.
Atualmente, 1.781 emissoras estão como AM, sendo que 1.385 já pediram para mudar de faixa. Ao todo, 948 rádios poderão fazer a migração em 2016. As demais emissoras terão que aguardar a liberação do espaço, que deve acontecer com a digitalização da TV no país.
Ele lembrou que a migração de faixa não é obrigatória e que as emissoras de rádio AM que decidirem migrar para FM terão o direito de transmitir simultaneamente no canal antigo e na nova frequência por um período de até cinco anos.

TESTES EM SUBSTÂNCIA DE COMBATE AO CÂNCER


fosfoO coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (Conep/CNS), Jorge Venâncio, informou hoje (6) à Agência Brasil que, até o final deste mês, deve ser dado um parecer final sobre o projeto de pesquisa clínica do governo paulista para os testes da substância fosfoetanolamina no combate ao câncer.
Ele afirmou que os profissionais da Conep analisaram, entre os dias 15 e 18 de dezembro último, a proposta apresentada. Na avaliação preliminar, segundo Venâncio, foi detectada a necessidade de mais esclarecimentos técnicos dos pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP). Essas informações deverão ser repassadas à Conep até o próximo dia 18.

SALVADOR: O PREFEITO MAIS POPULAR DO PAÍS


acm netoCom 84,7% de aprovação, ACM Neto (DEM) lidera isoladamente o ranking dos prefeitos melhor avaliados do país, feito pelo Instituto Paraná a partir de pesquisas realizadas de agosto a dezembro de 2015 em 13 capitais brasileiras.
De acordo com o levantamento, obtido com exclusividade pela Satélite, Neto aparece 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado – o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), cuja gestão foi aprovada por 64,4% dos eleitores alagoanos.
Completam o top 5 Geraldo Júlio (PSB), de Recife; Marcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte; e José Fortunati (PDT), de Porto Alegre, com índices positivos de 57,6%, 54,8% e 53,9%, respectivamente. Da lista, apenas Lacerda e Fortunati estão no segundo mandato e, por efeito, não poderão entrar no páreo eleitoral de outubro.
WILL NUNES: o futuro é se tornar governador da Bahia, como o seu avô Antônio Carlos Magalhães.

SENADOR CRISTOVAM: EXEMPLO DE CIDADANIA


cristovam
O senador Cristovam Buarque se aposentou na Universidade de Brasília, onde foi reitor. Passaria a ter duas remunerações mensais: uma como aposentado da UnB. Outra, do Senado. Mas ele renunciou aos proventos como senador.
Por Ancelmo Gois

MESSI E A BOLA DE OURO

De acordo com o jornal Daily Mail, a Fifa teria acidentalmente vazado os vencedores da Bola de Ouro nesta quarta-feita (06), premiando Lionel Messi e Célia Sasic como os ganhadores de 2015. Os seus nomes teriam sido removidos rapidamente.
Messi liderou o Barcelona na temporada conquistando a tríplice coroa (Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões e Copa do Rei). O argentino está disputando o prêmio de melhor jogador de futebol em 2015 contra Neymar, seu companheiro de equipe, e Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.
Caso Messi seja oficialmente o vencedor, será a sua quinta Bola de Ouro conquistada. O camisa 10 do Barcelona e da Argentina já levou o prêmio em 2009, 2010, 2011 e 2012.

PRESIDENTE DO SENADO RENAN CALHEIROS FALA DA BRIGA INTERNA NO PMDB

“Não há movimento para depor Michel Temer”
Mas pode haver disputa na Convenção do PMDB
Sigilos: “Não tem nada. Ofereci tudo no início do ano”
Presidente do Senado, Renan Calheiros, participa da instalação da Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional, a comissão da Agenda Brasil (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
o presidente do Senado, Renan Calheiros
Fiel da balança no processo de impeachment contra Dilma Rousseff, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), 60 anos, acena com um armistício em relação ao vice-presidente, Michel Temer, que também é o atual presidente nacional peemedebista.
“Não há qualquer movimento para depor o Michel [Temer]”, afirma Renan, abafando um pouco as manifestações de outros integrantes do PMDB pró-Dilma Rousseff, insatisfeitos com a atuação do vice-presidente da República.
Para Renan, “essa história de depor o Michel é um simulacro de impeachment”. Poderá haver disputa na Convenção Nacional do PMDB, programada para março de 2016. Mas as conversas começam só em fevereiro, diz o presidente do Senado.
Sobre ter seus sigilos quebrados por causa da Operação Lava Jato, Renan diz que já havia proposto entregar tudo espontaneamente no início de 2015.
A seguir, trechos da conversa com o presidente do Senado:
Seu grupo quer tirar Michel Temer da presidência do PMDB?
“Não há qualquer movimento para depor o Michel [Temer]”.

Mas aliados seus falam a respeito nos bastidores…
“O que foi feito no PMDB recentemente foi muito ruim. A reunião da Executiva Nacional que criou regras para filiação. Não é da natureza nem da história do PMDB ter esse tipo de atitude”.

Mas o sr. apoia as iniciativas para depor Michel Temer?
“Todos os meus movimentos são para unificar o partido. Essa história de depor o Michel é um simulacro de impeachment. Isso não existe e não há nenhum movimento nesse sentido”.

No ano que vem o PMDB tem uma Convenção Nacional. Haverá disputa?
“Sempre tem chance de haver disputa. Mas não há nada de conversa a respeito de depor Michel. O que será natural é conversarmos a partir de fevereiro, pois é necessário que as propostas comecem a ser discutidas”.

Houve quebra de seus sigilos por causa da Operação Lava Jato. Como o sr. reage a isso?
“Não tem nada. Não há o menor problema. Desde o início do ano, quando surgiu essa história, eu disse que colocaria todos os meus sigilos à disposição. Não precisavam nem ter quebrado o sigilo, pois eu me ofereci para mostrar tudo”.

blog: Fernando Rodrigues

PMDB MINEIRO PODE GANHAR MINISTÉRIO

O deputado federal do PMDB mineiro, Mauro Lopes pode assumir a qualquer momento Ministério no governo  Dilma. 

MINAS GERAIS: ATRASOS NO PAGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS

O governador Fernando Pimentel (PT) falou com a imprensa na manhã desta quarta-feira (6), no Palácio da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Funcionários da Cemig protestaram. 
Durante coletiva para lançamento de um aplicativo, Pimentel disse que os atrasos no pagamento dos funcionários públicos deve persistir pelos três primeiros meses deste ano. Ele também comentou sobre a situação dos funcionários da Cemig, em greve há 43 dias.
"Vamos pagar dois dias úteis depois do prazo normal, em vez de ser no dia 8, será no dia 13 de janeiro, isso se deve ao fato de não termos o volume suficiente de recursos. Isso aconteceu porque pagamos duas folhas no final do ano, pagamos dezembro e o 13º, então até o dia 8 não teremos o volume para pagar todo mundo", explicou.
O governador ressaltou que a principal preocupação do governo no momento é a de garantir o pagamento do funcionalismo. "Ao longo da próxima semana, devemos chamar todas as associações e sindicatos dos servidores, para oferecer a eles um cronograma de pagamentos que dê segurança para o servidor", pontuou.
Pimentel também responsabilizou o deficit de R$ 10 bilhões deixados pelas gestões anteriores, como um dos fatores para o não pagamento dos servidores. "Queremos criar um cronograma que dê segurança ao servidor, não posso antecipar ainda qual será, mas com certeza até meados da semana que vêm teremos este fluxo de caixa para entregar às associações e sindicatos", afirmou.

EMPRESÁRIO ACREDITA NA RECUPERAÇÃO ECONÔMICA


:
"Não há condições de deixar o ajuste fiscal de lado", afirmou o empresário, presidente do Conselho Consultivo do Grupo Gerdau e fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC), que esteve reunido nesta quarta-feira com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa; "Sem o ajuste fiscal não se resolve nenhum problema", declarou; segundo Jorge Gerdau, Barbosa tem condições de fazer as duas coisas: o ajuste e levar o país ao crescimento; "O ministro, pela experiência de trabalho, tem condições de fazer essa conjugação do balanceamento do ajuste fiscal com o crescimento econômico. Ele poderá dar uma contribuição importante".

MONTES CLAROS: PMDB E A ESTRUTURA DE LANÇAR PRÉ-CANDIDATURA PRÓPRIA PARA PREFEITO

Se enganam quem acham que o produtor rural Osmani Barbosa caso venha  viabilizar sua candidatura a prefeito no PMDB não tenha estrutura. A primeira seria do próprio partido que reúne o maior número de filiados na cidade e uma boa base eleitoral; segundo Osmani é um nome muito respeitado numa camada importante da sociedade;  terceiro uma boa base política e econômica dariam suporte para colocar a campanha na rua.

Agora vencer, aí é outra história, depende de inúmeros fatores que só o tempo dirá. Mas sem dúvida é uma pré-candidatura, se bem trabalhada pode dá trabalho em 2016.

UBERLÂNDIA - TRIÂNGULO MINEIRO: PREFEITO INDECISO DIANTE DA REELEIÇÃO



O prefeito de Uberlândia Gilmar Machado (PT) sabe que o páreo será duro, caso tente a reeleição no ano que vem. Sabe que vencer com quase 70% dos votos válidos, como em 2012, é coisa de um passado remoto. Os aliados do Governo Municipal também não têm dúvida de que o nome favorito para a disputa, até o momento, é o do ex-prefeito e atual deputado federal Odelmo Leão (PP). Por consequência, Gilmar teria poucas chances contra Odelmo em uma disputa polarizada, como tem ocorrido nos últimos pleitos em Uberlândia

UBERLÂNDIA - TRIÂNGULO MINEIRO: PMDB E A CANDIDATURA PRÓPRIA PARA PREFEITO

O PMDB já se movimenta para viabilizar candidatura própria em 2016. O problema é que o PMDB, em Uberlândia, são três. O do ex-prefeito Zaire Rezende, o do ex-suplente de senador Welington Salgado e o do deputado estadual Leonídio Bouças. Em tese, como político de maior graduação do partido no momento em função do mandato de deputado, Bouças seria o nome natural para disputar a reeleição de Gilmar Machado. 

O problema é a dificuldade de unir as outras pontas do partido. Em 2012, na definição do candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo petista Gilmar Machado, o embate entre grupos já ocorreu. Na época, a solução foi buscar um nome neutro: o atual vice-prefeito Paulo Vittielo.

MONTES CLAROS: CAMPANHA EXIGIRÁ MAIS PROFISSIONALISMO E COMPETÊNCIA

Quem analisa a cena política de Montes Claros sabe que o mar não está para peixe. Nuvens nebulosas tomam conta do futuro e presente. Nomes citados para disputar a eleição em outubro talvez não estejam na briga. A guerra nos bastidores é grande, o caminho para sobreviver até lá não tem sido fácil.

As novas mudanças na nova lei das eleições limitando recursos, diminuindo tempo de campanha na rua, rádio e tv vão exigir dos candidatos além do planejamento se adequar a uma campanha enxuta. Menos dinheiro circulando significa enxugar cabos eleitorais, economizar material gráfico, gastar saliva e sola de sapato. Aí, leva vantagem o candidato mais conhecido da população.

Em compensação os programas eleitorais na mídia exigirão mais criatividade e inteligência para convencer o senhor eleitor. É hora de repensar estratégia de campanha.

Muitas pedras na estrada que leva o caminho para a prefeitura de Montes Claros exigirá dos candidatos muito mais profissionalismo e competência.

TEMER: MEDO DE PERDER O PODER NO PMDB


:
Disposto não perder o comando do PMDB na Convenção Nacional do partido, prevista para março, o vice-presidente Michel Temer voltou do recesso de final de ano para tentar negociar a pacificação da bancada da legenda na Câmara; senadores liderados por Renan Calheiros já estão montando uma provável chapa pela eleição de Romero Jucá; Renan coordenou o retorno do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) –aliado do Planalto– à liderança da sigla na Câmara, após manobra de Eduardo Cunha para derrubá-lo.

WILL NUNES: O DIREITO DE FALAR O QUE PENSA

A sucessão municipal de Montes Claros também passa pela a imprensa. As discussões prometem colocar pimenta no prato dos pré-candidatos a prefeito. Como em qualquer lugar, opiniões divergentes alimentam o poder das palavras e a disputa pela a verdade dos fatos.

Diante disso é bom a gente lembrar o poeta , escritor e filósofo francês, Voltaire: " não estou de acordo com o que você diz, mas lutarei até o fim para que você tenha o direito de dizê-lo".

Não existe essa de alguém falar que a notícia é independente. Sempre tem algum interesse por trás nem que seja a pitada de opinião de quem escreve.  

Cabe ao leitor despertar o senso crítico e avaliar o conteúdo do tema abordado, principalmente agora com a forte influência das redes sociais na internet. 

TECNOLOGIA: TELA DE TV DOBRÁVEL


CX-UPsmWsAE2NRoSe você trabalha no ramo de gabinetes para televisores, talvez não goste desta novidade. Para os demais, vale a pena conferir uma notável inovação em curso. A multinacional coreana LG vem trabalhando em uma tela de TV flexível por algum tempo, mas só agora, na CES (Consumer Electronic Show), a maior feira de eletrônicos dos EUA, apresentou o primeiro protótipo.
A tela pode ser dobrada e amassada, e a visualização é em full HD. O protótipo ao qual a BBC teve acesso tinha 45,7 cm de ponta a ponta, mas a LG diz planejar telas acima de 55 cm. Nessa dimensão, a empresa diz que conseguirá produzir uma qualidade de 4K, ou seja quatro vezes maior do que o HD.
Hoje, a resolução é de 1.200 por 810 pixels. E como a empresa desenvolveu o modelo? Naturalmente ela não revela detalhes, mas o salto tecnológico fundamental foi a mudança de TVs de LED para TVs de OLED.

O TAL DO ZIKA NÃO É BRIQUEDO


Dados divulgados hoje (5) pelo Ministério da Saúde mostram que foram notificados 3.174 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus Zika em recém-nascidos. Pela primeira vez está sendo investigado um caso no estado do Amazonas. As notificações estão distribuídas em 684 municípios de 21 unidades da federação. Também estão em investigação 38 óbitos de bebês com microcefalia, possivelmente relacionados ao vírus Zika.
O Ministério da Saúde só tem divulgado o número de casos em que não há certeza de que o recém-nascido tem microcefalia relacionada ao vírus Zika. Os bebês têm o quadro confirmado ou descartado depois que passam por exames neurológicos e de imagem, como a ultrassonografia transfontanela e a tomografia, porém, desde que começou a divulgar semanalmente boletins, a pasta tornou publica a confirmação de 134 casos e o descarte de 102.

TWITTER: AUMENTO DE MANSAGENS


twitter-b9d4O Twitter está estudando aumentar, ainda no primeiro trimestre de 2016, o tamanho dos tuítes. Segundo o site Re/code, no lugar dos tradicionais 140 caracteres, a empresa cogita ampliar os textos para até 10 mil toques. Esse é o mesmo limite das mensagens diretas entre os usuários.
De acordo com o site, Jack Dorsey, que reassumiu o cargo de presidente-executivo do Twitter no fim do ano passado, está disposto a fazer mudanças drásticas para atrair novos usuários, o que tem sido o principal problema de rede. Não há uma data de quando as mudanças vão entrar no ar nem qual será o tamanho final dos textos. Segundo o Re/code, dentro do Twitter, o projeto está sendo chamado de “Beyond 140” (além de 140, em inglês

TEMER: HARMONIA NO PMDB

temerentrevista
O vice-presidente da República, Michel Temer, disse que o país precisa de “muita harmonia” e que o Ano-Novo é o momento certo para que haja uma relação mais harmoniosa nas bancadas do PMDB e entre ele e a presidenta Dilma Rousseff.
Temer conversou rapidamente com os jornalistas ao sair do seu gabinete na Vice-Presidência. Nesta terça-feira (5), ele despachou pela primeira vez no ano em Brasília. Ao ser perguntado sobre como fica a relação dele com Dilma após o envio de uma carta com queixas ao tratamento recebido por parte da presidenta, ele disse que fica “harmoniosa”.
“Precisamos de muita harmonia. Eu tenho dito isso com muita frequência. Acho que o Ano-Novo é ano que enseja, pelo menos o começo, exatamente essa ideia da harmonia absoluta, no país. Harmonia no PMDB, nas bancadas do PMDB, em todos os locais. Acho que é isso que precisamos esperar”, disse Temer, que é presidente nacional do PMDB.

PREJUÍZOS NO FERIADO


feriados 2014As perdas da indústria de transformação brasileira com os sete feriados e três pontos facultativos federais que cairão em dias de semana em 2016 serão de R$ 54,6 bilhões, de acordo com o estudo O Custo Econômico dos Feriados Federais para a Indústria, divulgado hoje (5) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
O levantamento tem como base a relação de feriados e pontos facultativos divulgada pelo Ministério do Planejamento e não inclui o Dia do Servidor Público, “por ser ponto facultativo não consagrado como feriado”, nem a Quarta-feira de Cinzas, por ser ponto facultativo até as 14h.

MAIS UMA BAIXA NA CBF


CBFO presidente interino da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marcus Antônio Vicente, não está mais no comando da entidade. Ele estava no cargo desde o dia 3 de dezembro do ano passado, após pedido de licenciamento do presidente Marco Polo Del Nero.
Em vídeo divulgado no site da CBF, Vicente diz que cumpriu sua missão na entidade e que voltará à Câmara dos Deputados, onde tem mandato pelo PP do Espírito Santo. “Venho a público hoje dar uma satisfação. Eu cumpri a minha missão como interino da CBF. Estava combinado com o presidente licenciado Marco Polo Del Nero que eu ficaria até hoje, dia 5 de janeiro”, explicou.
“Vou cuidar agora do meu mandato de deputado federal e cumprir assim o compromisso que tenho com o Espírito Santo e com o Brasil. Agradeço a todos os funcionários da casa, agradeço aos desportistas, de forma particular do Espírito Santo, e a todos os brasileiros por tudo aquilo que apoiaram neste momento da interinidade da CBF. Muito obrigado e um grande abraço a todos”, acrescentou.

DILMA E LULA: MEDIDAS ECONÔMICAS

20140902114347_cv_INACIOdilmalula1_gdeA Folha de São Paulo revelou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou a Brasília nesta terça-feira (5) para se reunir com a presidente Dilma Rousseff e tratar das novas medidas da política econômica que devem ser anunciadas pelo governo até o fim do mês.
Lula foi um dos principais entusiastas da substituição do ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy, a quem responsabilizava por fazer apenas acenos ao mercado. O ex-presidente defendia o nome de Henrique Meirelles para o posto, mas acabou concordando com a nomeação de Nelson Barbosa, até então ministro do Planejamento.
Participaram também da reunião no Palácio da Alvorada o ministro Jaques Wagner (Casa Civil) e o presidente nacional do PT, Rui Falcão. A cúpula do partido defende uma “guinada à esquerda” da política econômica de Dilma, com a redução dos juros e a ampliação de crédito para investimento, entre outras medidas.

REFORMA ELEITORAL: INCERTEZAS


binoculo urnaO ano de eleições municipais começa com algumas incertezas não só políticas, como no campo jurídico. Além das dúvidas sobre o futuro da presidente Dilma Rousseff, alvo de um processo de impeachment – e que pode causar reflexos nas disputas regionais –, 2016 será regido pela nova legislação, aprovada em setembro, que altera desde prazos até os custos das campanhas eleitorais a partir de agora.
O ano terá ainda o maior número de partidos políticos na disputa das urnas – atualmente, são 35 registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) –, as campanhas serão mais curtas – 45 dias, segundo a nova regra – e também tendem a ser mais modestas, pois a nova lei proíbe o financiamento de candidatos por meio de doações de empresas.
Além disso, há novas normas sobre propaganda política: as restrições de divulgação de nomes e números aumentaram e nem mesmo os tradicionais cavaletes serão permitidos. “A primeira grande pergunta que fazemos é como serão feitas as campanhas. Haverá um aumento da fiscalização do Ministério Público Eleitoral para evitar que aqueles que querem continuar a fazer campanhas milionárias possam utilizar eventualmente o caixa 2 e outras práticas ilícitas”, advertiu André de Carvalho Ramos, procurador regional eleitoral, ao Estadão.

VOOS TAM: ACESSO AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS


celular_aviaoA TAM vai liberou, desde ontem (05), os seus passageiros para manter os dispositivos móveis (smartphones e tablets) ligados no “modo avião” durante o voo, inclusive durante os procedimentos de decolagem e aterrissagem.
Segundo a companhia, isso permitirá que os passageiros possam trabalhar, entreter-se e acessar informações por meio de seus dispositivos em todas as etapas dos voos.

AÉCIO NEVES APOSTA SUAS FICHAS NA CAPITAL


A partir desta quarta, pesquisas podem voltar a dar o ar da graça, de acordo com a nova lei eleitoral, para tentar antecipar o futuro das urnas de outubro próximo, apesar da indefinição do atual cenário. Diante disso e das novas regras do jogo, há forte tendência de concentração e polarização entre os dois principais campos políticos, um liderado pelo governador Fernando Pimentel (PT) e outro, pelo senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, na sucessão municipal de Belo Horizonte.

Ao contrário do primeiro, o tucano pretende jogar tudo na conquista da capital dos mineiros, com o 45 de sua legenda na cabeça de chapa, para dizer ao resto do país, especialmente a São Paulo, que teria recuperado a força em Minas, onde perdeu feio as eleições presidenciais e estaduais passadas. Já Pimentel planeja, no atual contexto negativo ao PT nacionalmente, não se expor para não sair derrotado. Como bom aliado, incentiva o PMDB para ser o cabeça de chapa. Não seria o derrotado, em caso de insucesso, no máximo, dividiria o desgaste.

Há quem defenda a fragmentação das candidaturas em ambos campos ante a falta de nomes “favoritos”, mas as mudanças da legislação dificultam estrutura e financiamento de campanhas, que não poderão mais recorrer ao setor privado. Em função disso, a concentração levaria a uma disputa de Aécio contra Pimentel. Os pretendentes no campo do tucano terão que, para se viabilizar, filiarem-se até o final de março ao PSDB e receberem o carimbo (45).

O senador Antonio Anastasia, em comunicado à coluna, já descartou “definitivamente” a possibilidade de ser o candidato. Outro ex-governador, como ele, Alberto Pinto Coelho, desponta como a alternativa capaz a agregar o grupo, que ainda conta com a liderança do prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB), que poderia indicar o vice na chapa.

No cenário de hoje, o grupo fixo de Pimentel conta quatro partidos, o PMDB, PRB e PCdoB, além do PT; o de Aécio, com cinco, PSB, PP, PTB, DEM, além do PSDB. Ambas forças tentarão atrair para si o apoio de partidos que estão no campo independente, como o PSD e o PR, que integram o bloco governista, e o PDT, que já definiu o pré-candidato Sargento Rodrigues, e integra o bloco de oposição ao PT.

Além da dificuldade de financiamento de campanha, outro fator que influenciará as decisões é o tempo de televisão. A partir de agora, somente o tempo das seis primeiras legendas entra na contagem.
Um terceiro grupamento vem se formando, sob a liderança do presidente da Câmara de Vereadores, Wellington Magalhães (PTC), que articula a pré-candidatura de Marcelo Álvaro Antônio (PMB) para a prefeitura, mas com menores chances.

Orion Teixeira

GOLPE: ENVIO DE GUIAS FALSAS DO IPVA PARA MOTORISTAS

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) divulgou alerta para os proprietários de carros sobre a emissão de guias falsas de pagamento do IPVA pela internet e até pelo correio.

Segundo a pasta, alguns contribuintes têm denunciado o recebimento de comunicados em casa com as cobranças e também via e-mail ou redes sociais, com links para emissão dos boletos.

"Em Minas Gerais, para efetuar o pagamento do IPVA 2016, os contribuintes devem se dirigir diretamente aos terminais de autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores autorizados. Alguns bancos autorizam o pagamento pela internet. Em todas as hipóteses acima, basta informar o número do Renavam do veículo", destaca o comunicado da SEF/MG.

A secretaria também esclarece que "somente envia aos contribuintes carta de cobrança, após o vencimento do débito, alertando para a inadimplência do imposto e informando a data da apuração da dívida".

NORTE DE MINAS: PISO DOS PROFESSORES MAIS UMA PREOCUPAÇÃO PARA OS PREFEITOS

O governo Federal ainda não bateu o martelo quanto ao valor do reajuste do piso nacional dos professores, mas já têm prefeitos preocupados – sobretudo aqueles que sequer conseguiram quitar o 13º salário dos servidores – já avisam que não terão como pagar o aumento, embora seja uma determinação legal. A dificuldade ainda é maior nas cidades do Norte de Minas.

QUANDO O ASFALTO NÃO DÁ VOTOS

Quando o asfalto não dá votos. Apesar de ser o grande sonho dos prefeitos e de quem convive diariamente com a poeira, o asfaltamento de ruas não significa unanimidade. Explico: suponhamos que num bairro de 1.000 pessoas  o desenvolvimento tenha chegado com o chão preto. Ai, vejamos que o administrador público tenha 10%  de radicais, que não vota nele de jeito nenhum ; 15% que acha obrigação; 10% de uma classe social ou mais insatisfeita com o governo, ou seja no fritar dos ovos o benefício é importante, mas longe de ser  100%.

Além de obras um governo popular precisa de sentimento e companheiros. O senhor eleitor pode até ser passivo no início de qualquer administração, mas com a aproximação da eleição o seu humor muda,  se torna crítico e exigente.

Basta relembrar alguns projetos , ações e conquistas sociais dos anos de poder do PT, que uma parcela da população já não tem o mesmo olhar de gratidão: bolsa família, casa própria, facilidade para adquirir automóvel, viajar de avião, acesso a escola técnica, faculdade, Fies, Prouni, etc....

Também não se assuste amanhã, a economia melhorando o governo federal voltar aos bons índices de popularidade, levando em consideração que apesar de ter se tornado mais exigente e desconfiado com os políticos o cidadão gosta mesmo é de refletir  o momento que está vivendo.

Como se vê, logo abaixo, lembrando um trecho da letra "comida" da banda Titãs, que além de asfalto, o povo  precisa de comida, diversão e arte:

A gente não quer só comida
A gente quer comida, diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída para qualquer parte

CIÚMES DA CANTORA IVETE SANGALO, MOSTRA A FRAQUEZA DO ARTISTA


O artista não é diferente do cidadão comum. Também tem sentimento! Apesar de viver no meio da multidão na maioria das vezes se sente  só, sozinho no meio da fantasia criada por uma sociedade hipócrita que vende todo o dia a falsa ilusão da felicidade. 

Todo mundo defendeu a cantora Ivete Sangalo, só esqueceram de lembrar de uma grande lição que o fato deve despertar: sentimento não se compra. Não é a fama ,nem o dinheiro , nem tampouco dando sermão no marido no meio do povo que mesmo uma grande estrela  vai segurar o companheiro. Se ela faz isso publicamente, imagine em casa , a sós com ele? No final de tudo o que existe mesmo quando a pessoa gosta é a doce  ilusão que manda em alguém.  

TODO MUNDO FALA EM CORRUPÇÃO: MAS, E AQUELES QUE QUEREM LEVAR VANTAGEM EM TUDO

  • São unânimes as reclamações com relação à corrupção na vida pública e empresarial, mas o ato de corromper ou de ser corrompido, infelizmente, está em todas as camadas da sociedade. O problema é que muitos ainda não perceberam que atitudes costumeiras e aparentemente inofensivas também são corruptas. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais alerta para esse desvio social.
    Assim, é preciso agir no sentido de evitar a corrupção, combatendo a causa e não somente as consequências. Para tanto, um bom começo é listar algumas práticas ilícitas rotineiras.
  • 1- Querer levar vantagem em tudo

    A prática do "jeitinho" infelizmente está inserida nos usos e costumes de muitas pessoas. O pior é que "levar vantagem" já se tornou sinônimo de esperteza e até de inteligência. Muitos se gabam por subornar o guarda de trânsito, falsificar documentos para ter acesso mais barato aos cinemas, roubar fontes de vizinhos praticando o famoso "gato", comprar produtos falsificados e outras inúmeras práticas que mesmo sendo claramente ilícitas são tidas por muitos como normais.
  • 2- Desrespeitar o direito alheio

    Poucas pessoas param para pensar que a corrupção tem um sentido muito amplo e corresponde a qualquer ato que prejudique outra pessoa, mesmo que a intenção seja apenas se beneficiar. Sendo assim, furar fila, não dar lugar para idosos e deficientes ou usar vagas e assentos destinados a eles são atos que demonstram caráter fraco e corruptível.
  • 3- Enganar ou prejudicar

    Tendo ou não intenção, sempre que prejudicamos alguém com o objetivo de nos beneficiarmos estamos sendo corruptos. Enganar os outros visando apenas os próprios interesses deveria ser tido, em qualquer situação, como um ato abominável, pois nada justifica essa prática.
  • 4- Burlar leis do trânsito

    Não obedecer a placas ou leis de trânsito além de pôr em risco a própria vida e a dos outros é indigno e representa grande prejuízo social. Se não houvesse normas a sociedade se transformaria em uma grande anarquia, obedecê-las e preservá-las é do interesse de todos.
  • 5- Subornar

    Induzir qualquer pessoa, em qualquer situação, ao descumprimento de seu dever mediante vantagem é sempre corrupção. A propina é um ato muito antigo, estando inclusive presente na Bíblia, quem não sabe as consequências da atitude de Judas ao deixar-se corromper e trair Jesus em troca de algumas moedas?
  • 6- Não pagar impostos

    Muitos clamam por um governo mais honesto, entretanto, sonegam impostos e prejudicam o patrimônio público sem o menor pudor.
  • 7- Mentir

    Toda mentira é uma depravação e, portanto, faltar com a verdade em qualquer situação é um ato de adulteração.
  • 8- Falsificar

    Alterar ou fraudar é sempre um ato desprezível, criminoso e desonesto. Não existe falsificação inofensiva ou pequena falsificação. Não se pode tentar ofuscar a realidade através de desculpas descabidas.
  • 9- Dar ou aceitar troco errado

    Infelizmente muitos fazem gracejos quando recebem troco maior do que lhe é direito ou, ainda pior, quando dão troco a menos. Honestidade é agir corretamente mesmo nas pequenas questões.
  • 10- Não cumprir deveres

    Todo tipo de dever precisa ser respeitado, não existe nesse sentido nada que seja irrelevante; dever é sempre dever.
    É preciso que fique claro que a corrupção é sempre uma falha grave e deve ser combatida mesmo em proporções pequenas. Sendo uma questão educacional, a orientação e o exemplo dos adultos são fundamentais para o extermínio dessa prática tão danosa para a sociedade.
    Nota da edição: Que os pais possam ter cuidado ao ensinar seus filhos, atentando para que estas práticas cessem ou não façam parte do exemplo dado à família, somente assim teremos um país melhor.

WILL NUNES: O DIREITO DE FALAR O QUE PENSA

A sucessão municipal de Montes Claros também passa pela a imprensa. As discussões prometem colocar pimenta no prato dos pré-candidatos a prefeito. Como em qualquer lugar, opiniões divergentes alimentam o poder das palavras e a disputa pela a verdade dos fatos.

Diante disso é bom a gente lembrar o poeta , escritor e filósofo francês, Voltaire: " não estou de acordo com o que você diz, mas lutarei até o fim para que você tenha o direito de dizê-lo".

Não existe essa de alguém falar que a notícia é independente. Sempre tem algum interesse por trás nem que seja pitada de opinião de quem escreve.  

Cabe ao leitor despertar o senso crítico e avaliar o conteúdo do tema abordado, principalmente agora com a forte influência das redes sociais na internet.