terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

EMENDAS DE DEPUTADOS

Os deputados e senadores empossados neste mês têm até as 18 horas de sexta-feira (27) para apresentar indicações de emenda ao relator geral do Orçamento de 2015, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Cada novo parlamentar terá direito a destinar até R$ 10 milhões, totalizando R$ 2,4 bilhões – metade obrigatoriamente para projetos ligados à saúde.
A decisão de incluir emendas de novos parlamentares foi anunciada no último dia 10, após reunião entre Jucá e os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros. O prazo para os líderes partidários entregarem as indicações se encerrava ontem, mas foi adiado até sexta. As indicações serão transformadas em emendas do relator e serão apresentadas em Plenário, já que o prazo para apresentação de emendas individuais terminou no ano passado

PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA QUER O PMDB UNIDO COM O PT

Fora do campo desgastante do Legislativo, Adalclever Lopes começa a promover articulações políticas para fortalecer internamente seu partido, evitando fissuras, que, no plano nacional, são uma constante na sigla. Na semana atrasada, reuniu toda a bancada estadual do partido para almoço com o ex-governador Newton Cardoso, em encontro que contou com a presença do petista Durval Ângelo, que, no passado, era ferrenho opositor do convidado.

No ínicio da semana o encontro foi com o ex-ministro e ex-candidato a governador Hélio Costa. A ideia de Adalclever é manter o PMDB unido e, claro, em torno da aliança com o PT. Na campanha estadual passada, houve dissidências, mas espera que elas não se repitam na sucessão municipal de 2016, quando os dois partidos devem continuar aliados contra o inimigo maior.

MONTES CLAROS: ELEIÇÃO COMPLICADA!


Quem acha que a eleição municipal do próximo ano em Montes Claros  terá apenas  dois protagonistas, o atual prefeito Ruy Muniz e o principal nome da oposição, o secretário estadual Paulo Guedes, pode está muito enganado. Fatos novos podem acontecer e, muita água ainda promete passar debaixo da ponte. O cenário caminha para uma eleição difícil, tensa e complicada que pode abrir brecha para um novo nome. O desgaste entre os dois pode fazer nascer no sentimento popular a vontade de votar numa terceira via. Quem será? Só o tempo dirá.


CPI DA PETROBRAS: APROXIMA PT E PMDB

:
Passado o furor provocado pela disputa quanto a presidência da Câmara, o PMDB começa a dar sinais de realinhamento com o PT; para a colunista do 247 Tereza Cruvinel, o maior exemplo desta reaproximação está na CPI da Petrobras, onde um acordo entre os partidos colocou o deputado Hugo Motta (PMDB/PB) na presidência e o ex-ministro Luiz Sergio (PT-RJ) como relator do processo; juntos, PT e PMDB devem lutar para evitar que o a CPI acabe em um linchamento político que favoreça um eventual processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

REDE GLOBO: QUER AJUDAR A VENDER A PETROBRAS PARA OS GRINGOS

:
O jornal O Globo, dos irmãos Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho, assumiu sua posição em relação à Petrobras, em editorial publicado nesta terça; a família midiática mais rica do mundo e mais poderosa do Brasil quer a abertura do pré-sal a empresas estrangeiras e questiona a capacidade da Petrobras de tirar o petróleo do fundo do mar; "Se a Petrobras, em condições normais, já tinha dificuldades para tocar esse plano de pedigree 'Brasil Grande', agora é incapaz de mantê-lo. Não tem caixa nem crédito para isso. Não há como sustentar o modelo", diz o texto; Globo questiona também o manifesto de intelectuais, assinado por nomes como Fabio Konder Comparato, Marilena Chauí, Cândido Mendes, Celso Amorim, João Pedro Stédile, Leonardo Boff, Luiz Pinguelli Rosa e Maria da Conceição Tavares, que defende a estatal.

WILL NUNES:
A Rede Globo quer ajudar a vender a maior riqueza do país para os estrangeiros, o petróleo. Esta é a mídia que diz defender e valorizar as riquezas do povo Brasileiro.

DIREITA RAIVOSA, ESTIMULADA PELA A GRANDE MÍDIA CONTINUA ESPALHANDO O ÓDIO


Aos gritos de 'Vai pro SUS', o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi expulso do hospital Albert Einstein, um dos mais renomados de São Paulo; vídeo mostra insultos ao ex-ministro, que se retirou do local; ele estava acompanhado da esposa Eliane Berger, que se trata de um câncer; intolerância política no Brasil atinge níveis inaceitáveis de incivilidade, que prenunciam um neofascismo no País; agressões têm sido promovidas por forças políticas que se mostram incapazes de conviver numa democracia; em nota, o Einstein disse que "lamenta o fato ocorrido em seu ambiente" e que não identificou nenhum médico ou enfermeiro nas agressões.

WILL NUNES:
Que ponto estamos chegando diante de uma direita enlouquecida alimentada principalmente pelo o ódio do PSDB com o apoio da grande mídia. Ora bolas! Vivemos numa democracia é preciso saber ganhar e perder! Acima dos partidos e das vaidades, é preciso pensar no povo brasileiro, que infelizmente está ficando num papel secundário, diante de uma campanha inescrupulosa contra o país.

CONGRESSO NACIONAL: SILÊNCIO E EXPECTATIVA



O ambiente no Congresso é de ansiedade. Na próxima semana  o procurador geral da república Rodrigo Janot deverá anunciar  a lista dos deputados envolvidos no escândalo lava jato.O clima é de silêncio e expectativa.


CHARGE....

– Via Aroeira.

PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL, SINALIZA APOIO AO PROJETO DO GOVERNO

Tratado por Dilma Rousseff como gênio do mal, o deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara, surpreendeu as outras 21 pessoas que participaram do jantar oferecido na noite passada pelo vice-presidente Michel Temer aos ministros que integram a equipe econômica. Cunha comportou-se como um governista de mostruário.
Guiados pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, os senadores presentes ao repasto dedicaram o grosso de suas intervenções a criticar a ruína da articulação política do governo e a alfinetar o ministro Aloizio Mercadnate (Casa Civil). Na sua vez de falar, Cunha disse concordar com os correligionários. Mas afirmou que não é hora de o PMDB faltar ao país. E fez uma defesa enfática da aprovação do pacote fiscal de Dilma no Congresso.
Escorou-se numa avaliação técnica, não política. Disse que, nessa matéria, um tropeço do governo no Congresso aprofundaria a crise de desconfiança dos investidores em relação ao Brasil. E deixaria o país a um passo de ser rebaixado pelas agências de risco, perdendo o grau de investimento.
Nessa hipótese, disse o deputado, sobreviria um cenário apocalíptico: explosão do dólar, deterioração da balança comercial, queda nas bolsas, descontrole inflacionário, fuga de investidores, elevação do desemprego, o diabo. Temos que ter responsabilidade nesse momento, afirmou esse surpreendente Eduardo Cunha.
Temos que votar os ajustes, ele acrescentou. É fundamental para o país, 

MINAS GERAIS: BANCADA DO PMDB INSATISFEITA COM O PT

A bancada estadual do PMDB se reúne nos próximos dias com o secretário de Governo, Odair Cunha. Os peemedebistas irão cobrar mais espaço na gestão do Estado. Segundo informações de uma fonte do partido à coluna, até o momento, cada deputado estadual e federal pôde indicar “apenas” um nome para o Executivo, o que desagrada à maioria.
“O PT quer levar tudo. Nem nas secretarias que ocupamos podemos indicar nomes”, afirmou um peemedebista.
Segundo os membros do maior partido aliado do PT, eles receberam as secretarias, e, no pacote, veio junto uma lista de indicações já predefinidas pelos petistas. Agora, segundo a fonte, os deputados não irão apresentar um número de cargos que desejam, mas a insatisfação com a quantidade atual. “Primeiro, vamos perguntar o que o governo acha que o PMDB merece”, afirmou, deixando claro que o tom, dependendo da resposta, vai subir. A reação pode vir até em plenário, com dificuldades para a aprovação de projetos de interesse do Poder Executivo.
Antes do Carnaval, o PMDB apresentou uma lista de 20 nomes, ou “uma página inteira”, como disse um deputado, já com as indicações de destino de cada um deles, mas o governo ainda não respondeu.
A pressão do PMDB no nível estadual se assemelha um pouco à de parte da bancada federal, que se rebelou e impôs derrotas sucessivas à presidente Dilma Rousseff no Congresso

DEPUTADO MARCOS MONTES ASSUME A FPA (FRENTE PARLAMENTAR DA AGROPECUÁRIA)


O deputado Marcos Montes (PSD-MG) (Foto: Marcelo Brandt/Agência Câmara)

 O deputado Marcos Montes (PSD-MG) assume nesta terça-feira (24) a presidência da maior frente parlamentar formada no Congresso, a da Agropecuária, com quase 300 deputados e senadores. Montes é do mesmo partido do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, mas fez campanha e votou no senador Aécio Neves (PSDB-MG) para a presidência da República. Na Câmara, faz oposição ao governo Dilma Rousseff. É um tucano de coração. A posse de Montes na FPA será marcada por um clima de oposição. Até esta segunda-feira (23) mais de 500 convidados, entre ministros de estado, produtores rurais e congressistas, tinham confirmado presença. Montes vai substituir Luiz Carlos Heinze (PP-RS).


LAVA JATO: SEXTA-FEIRA PROCURADOR DEVE REVELAR LISTA DE POLÍTICOS


janot procurador
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve apresentar até a próxima sexta-feira, as denúncias contra os políticos suspeitos de fazerem parte do esquema que desviou entre 10 bilhões e 20 bilhões de reais da Petrobras. Ao lado de um grupo de outros oito procuradores, Janot está se debruçando desde o início do ano sobre os últimos detalhes da investigação para apresentar sua acusação formal.
Sem detalhar quantos ocupantes de cargos públicos serão citados, o chefe do Ministério Público disse ao jornal El País que deverá solicitar ao Supremo Tribunal Federal (STF) que todos os políticos tenham seus nomes divulgados, sob o argumento de que os processos precisam ser públicos e até mesmo para esclarecer quem teria relação com o Petrolão, o nome usado na imprensa para o esquema, e quem teve o nome citado de maneira incorreta nos últimos meses.

E AGORA JOSÉ?


agripino lideres
Acusado em delação premiada ao Ministério Público do Rio Grande do Norte de ter cobrado propina de um empresário do Estado, o senador potiguar José Agripino, presidente nacional do DEM, diz que a denúncia foi feita para “dividir as atenções” da Operação Lava-Jato com a oposição. “Esse assunto é requentado e surgiu agora para prejudicar a oposição. Trata-se de uma bela oportunidade para o governo dividir as atenções da opinião pública”, disse o parlamentar ao Estadão.
WILL NUNES:
Como diz a senadora Fátima Bezerra “Agripino, que se apressa em acusar, julgar e condenar desafetos, agora se vê em situação inversa. A Justiça que diga se é culpado ou não”.

MAIS UM BRASILEIRO SERÁ EXECUTADO NA INDONÉSIA


pre indo
O presidente da Indonésia, Joko Widodo, disse nesta terça-feira que as execuções planejadas de 11 condenados à morte por tráfico de drogas, incluindo um brasileiro, não serão adiadas, e alertou países estrangeiros a não interferir no direito da Indonésia de usar a pena capital.
“A primeira coisa que preciso dizer firmemente é que não deve haver intervenção sobre a pena de morte, porque é nosso direito soberano exercer a nossa lei”, disse Widodo a repórteres.
Widodo disse ter recebido telefonemas dos líderes de Brasil, França e Holanda sobre a pena de morte, mas afirmou que os apelos não serão atendidos.
Brasil e Indonésia vivem uma tensão diplomática devido à execução de outro brasileiro, em janeiro, também condenado por tráfico de drogas. O Brasil chamou de volta o embaixador na Indonésia pouco após a execução do brasileiro Marcos Archer.
Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff cancelou, de última hora, o recebimento da credencial diplomática do novo embaixador da Indonésia, o que levou Jacarta a chamá-lo de volta em protesto.

RENAN CALHEIROS: REFORMA POLÍTICA TEM QUE SAIR

Renan
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta terça-feira (24) que pretende avançar na reforma política, mesmo que ela saia do papel “fatiada”, de proposta em proposta. Ele lembrou que há no Senado dez proposições sobre mudanças no sistema político brasileiro prontas para votação em plenário.
“Elas dizem respeito ao modelo de financiamento, à proibição de coligações proporcionais, à obrigatoriedade do voto, à reeleição e a desincompatibilizações, entre outros temas. Pretendo pautá-las o mais rápido possível para que a reforma política, ainda que fatiada, se torne uma realidade” garantiu o senador ao abrir a sessão temática sobre o assunto.

LIGAÇÕES DO FIXO PARA CELULAR FICARÃO MAIS BARATAS


telefone_3428A partir de hoje (24), as ligações de telefone fixo para celular ficarão mais baratas. A redução do preço, determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vale para chamadas locais ou de longa distância originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) e destinadas às operadoras móveis.
A redução chegará a 22% nas ligações de telefone fixo para móvel em que as discagens diretas a distância (DDD) são iguais. Nas chamadas de fixo para móvel em que os DDDs dos telefones de origem e de destino da ligação têm apenas o primeiro dígito igual como, por exemplo, 61 e 62, haverá queda de 14%, em média. Já nas ligações em que os primeiros dígitos dos DDDs do telefone fixo e do telefone móvel são diferentes – 31 e 41 –, a redução será de 12%, em média.

HOJEEMDIA:MONTE CARMELO - PRESO SUSPEITO DE ATIRAR CONTRA O PROMOTOR MARCUS VINICÍUS

Juliano Aparecido de Oliveira é o principal suspeito de tentar matar o promotor Vinícius Ribeiro
Juliano de Oliveira é o principal suspeito de atirar contra o promotor Marcus Vinícius Ribeiro
O suspeito da tentativa de assassinato do promotor de Justiça Marcus Vinícius Ribeiro, Juliano Aparecido de Oliveira, de 22 anos, foi apresentado à imprensa na tarde desta segunda-feira (23), na Cidade Administrativa, na região Norte de Belo Horizonte. O jovem, que é filho de um ex-vereador, em Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, não quis falar com os jornalistas
 
Na apresentação do suspeito, o secretario de Estado de Defesa civil, Bernardo Santana, informou que o promotor saiu da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Santa Clara, em Uberlândia, onde ele passou por uma cirurgia e está internado.
 
“Esse atentado é considerado um ataque ao Estado, ao exercício de trazer a segurança ao cidadão de Minas Gerais. Gracas a ação conjunta de todas as forcas conseguimos uma resposta imediat”, disse o secretario.
 
O coronel Marco Antônio Bianchini, os delegados Wanderson Gomes e Wilton José Fernandes e o promotor André Ubaldino também participaram da apresentação. “Lamentavelmente esse não é o primeiro caso no estado e esta longe de ser o primeiro no Brasil.  Estamos muito seguros quanto a autoria, seguimos com as investigações”, afirmou o procurador André Estêvão Ubaldino.
 
O crime
 
O promotor de Justiça Marcus Vinícius Ribeiro foi alvo de atentado na noite do último sábado (21) em Monte Carmelo. Ele deixava a promotoria, por volta das 20h30, quando foi baleado por um motociclista. 
 
Filho de vereador confessa atentado contra promotor
Promotor Marcus Vinícius levou quatro tiros. Seu carro ficou cravejado de balas. Foto: Reprodução
 
Após a tentativa de homicídio, uma força-tarefa envolvendo vários órgãos de segurança foi montada e dois suspeitos presos. Segundo a Polícia Civil, o crime teria sido planejado pelo ex-vereador e ex-presidente da Câmara Valdelei José de Oliveira, e executado por Juliano Aparecido de Oliveira, filho do ex-parlamentar, que teria confessado a tentativa de assassinato.
 
A motivação do crime, segundo a polícia, seria por vingança, uma vez que o promotor denunciou Valdelei por fraudes em licitações e contratos públicos. Em decorrência das acusações, o político teve o mandato cassado em 2014. 

MINISTRA KÁTIA ABREU: PMDB APOIARÁ AS MEDIDAS DO GOVERNO


O PMDB vai apoiar as medidas de ajustes fiscal propostas pelo governo. Essas foi a conclusão do encontro entre dirigentes do partidos e integrantes do governo, em jantar realizado na noite de ontem (23), no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer. O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fez uma apresentação das duas medidas provisórias, enviadas ao Congresso Nacional, que modificam o acesso a benefícios trabalhistas como seguro-desemprego e abono salarial.
A informação sobre o apoio do PMDB e sobre a apresentação do ministro Levy sobre as medidas do governo foi dado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. Segundo ela, o ministro Levy – ao justificar a necessidade de adoção das medidas - fez uma explicação “bastante contundente, bastante clara da situação” econômica do país.
De acordo com Kátia Abreu, Levy pediu a aprovação das medidas e deixou uma sensação de “otimismo muito grande” para os próximos anos.
“Foi uma reunião maravilhosa. Mais uma vez o PMDB vai apoiar as medidas do governo. O PMDB vai apoiar as duas MPs”, declarou Kátia Abreu na saída do encontro. Além de Levy, estiveram presentes os ministros do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.
De acordo com a ministra, durante o encontro os participantes não entraram em detalhes sobre se o apoio se dará diretamente ao texto original das medidas enviadas ou se haverá modificação nas propostas. Segundo ela, o apoio de qualquer forma se dará na forma que o ajuste fiscal exige. “O partido assumiu o compromisso de apoiar as medidas”, disse.
Participaram da reunião todos os ministros do partido no governo Dilma Rousseff, além dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha.
Conforme disse Kátia Abreu, Cunha foi um dos “mais contundentes [participantes a] apoiar as medidas do governo”. Lideranças do partido - como o ex-presidente José Sarney - também participaram do jantar, além do ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante (único integrante do PT). (ABr)

NAS MÃOS DO STF O DESTINO DE 59 DESIGNADOS DA EDUCAÇÃO EM MINAS

Em 10 dias, os 59 mil designados da educação – efetivados sem concurso público pela polêmica Lei 100 – saberão o seu destino. Está marcado para 5 de março o julgamento do recurso em que o governo de Minas Gerais pede, entre outras medidas, o adiamento do prazo determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de 1º de abril, para a demissão de todos eles e substituição por concursados. Relator da ação, o ministro Dias Toffoli optou por deixar para o plenário a decisão sobre o assunto, em vez de julgá-lo sozinho.

PRESIDENETE DO CRUZEIRO IRRITADO COM O PV

O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, está irritado com seu partido, o PV. De acordo com fontes da coluna, o motivo seria o fato de ele não ter entrado em uma vaga de suplente na Assembleia Legislativa, como havia sido prometido pela legenda. A vaga seria aberta com a ida do partido para a base de apoio de Pimentel, que nomearia um nome do PV, cedendo a vaga no Parlamento a Gilvan. O caso gerou repercussões até no Cruzeiro. Gilvan pretendia gastar um pouco mais para contratar um diretor de futebol, para focar mais em seu mandato de deputado. Como a ideia não vingou, ele desistiu da contratação.