sábado, 17 de maio de 2014

" REFLETIR"

VAZANTE: SECRETÁRIA DE SAÚDE EXPLICA SAÍDA DO DR. JULIAN PASSOS


Emiliana Rocha, secretária municipal de Saúde.
Foto ANDERSON FRANQUE, arquivo RÁDIO MONTANHEZA.


O afastamento do médico Julian Passos do quadro clínico do Hospital Municipal foi justificado pela secretária municipal de Saúde Emiliana Rocha, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura de Vazante.

A secretária explicou que o contrato dele venceu e não foi renovado porque, atendendo reivindicações da população, o médico Leonardo Cortes voltará a atender consultas duas vezes por semana no Hospital Municipal.

Atualmente, Dr. Leonardo atende consultas apenas na Policlínica Municipal e somente realiza procedimentos cirúrgicos no hospital.

Emiliana Rocha aproveitou a oportunidade para informar que a prefeitura contratou outro médico cubano pelo programa “Mais Médicos”.

Agora, além da médica Albânia Reyes, que atende no PSF do Novo Horizonte, o médico cubano Lázaro Hernandes, está passando por treinamento de adaptação para atender no PSF do Bairro Serra Dourada.


Fonte: Rádio Montanheza

CÂMARA DOS DEPUTADOS: MULTA PARA BITUCAS DE CIGARRO

bituca cigarroA Câmara dos Deputados pode aprovar um projeto que estabelece multa de R$ 100 para quem jogar filtros de cigarro, as chamadas bitucas, ou qualquer outro produto fumígeno, como cigarrilhas e charutos, em vias públicas. O projeto de Lei (PL 3.259/12), que tramita em caráter conclusivo, foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.
 
O texto ainda deve passar nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado, vai direto para a sanção da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com a proposta, fica “proibido jogar filtro de cigarro no chão das vias, praças, parques e de quaisquer outras áreas e logradouros de acesso público.” A multa, que ficará a cargo dos agentes de trânsito federais, estaduais ou municipais, será cobrada em dobro em caso de reincidência.

ELEIÇÃO MINEIRA: PREFEITOS DE OLHO NA CONVENÇÃO PARA MANIFESTAREM APOIO A CHAPA DA OPOSIÇÃO

Conhecido como deputado do interior, prefeitos aguardam com ansiedade a confirmação do nome do deputado federal Antônio Andrade, como candidato a vice-governador de Minas, na chapa com Pimentel para manifestarem apoio a oposição ao governo. Dizem que depois das convenções do mês de junho, haverá uma forte manifestação  no Noroeste e Alto Paranaíba a favor da ala oposicionista ao governo  Mineiro.

ELEIÇÃO EM MINAS: FILHO DE JOSÉ ALENCAR MOSTRA ENTUSIASMO PARA DISPUTAR UMA CADEIRA NO SENADO

VIVI ZANATTA: VZJOSUEGSILVA03 SAO PAULO 18/08/2005 08H28 MIN - ECONOMIA - JOSUE GOMES DA SILVA - Foto do presidente da Coteminas, Josue Gomes da Silva. FOTO VIVI ZANATTA/AE
Em entrevista exclusiva ao 247, provável candidato ao Senado na chapa de Fernando Pimentel elogia estratégia do diálogo e defende gestão descentralizada no estado; "Descentralizar a gestão é muito saudável e necessário para um estado com as dimensões de Minas Gerais", declarou; filho do ex-vice-presidente José Alencar participou ontem do ato de apoio do PCdoB ao pré-candidato petista

ELEIÇÃO EM MINAS: BATE O DESESPERO NO PSDB

:
Partido lança nesta segunda-feira chapa para o governo do Estado; pesquisas mostram que 50% dos eleitores não conhecem o candidato Pimenta da Veiga e mineiros relacionam nome do PT, Fernando Pimentel, ao presidenciável tucano Aécio Neves

PREFEITOS EM CIMA DO MURO

Alguns prefeitos do Noroeste e Alto Paranaíba estão em cima do muro em quem apoiar para o governo de Minas. O detalhe são as verbas estadual e federal. Uma decisão agora pode prejudicar a liberação dos recursos. O negócio é ficar em cima do muro e prorrogar a decisão um pouquinho mais pra frente.

PATROCÍNIO-MG: GREYCE ELIAS FATO NOVO

O fato novo na política de Patrocínio-MG que continua repercutindo foi o lançamento da pré-candidatura a deputada federal da vereadora do PRB, Greyce Elias. Filha da ex-vereadora Marta Elias, ela tem sido a novidade no cenário político local e regional.

O DISCURSO DE MUDANÇA

Os tucanos pregam que a fadiga de material vai derrotar o PT nas eleições presidenciais. Os socialistas acreditam que esta fadiga é do PSDB também. E buscam convencer os eleitores de oposição que eles são a mudança viável. Os petistas não se veem como alvo do voto mudancista. Eles apostam no discurso de que nunca se mudou tanto e que é preciso impedir uma volta ao passado. 

MARINA QUER O FIM DO PACTO COM AÉCIO


:
Vice na chapa de Eduardo Campos (PSB) à Presidência, ex-senadora Marina Silva volta a criar obstáculos para aliança com o PSDB, de Aécio Neves: “Numa eleição em dois turnos ninguém pode tentar colocar uma candidatura como linha auxiliar da sua. É preciso que a sociedade tenha alternativas. Eu e Eduardo vamos afirmar nossas ideias. O PT e o PSDB tem estruturas tão fortes que até parece que eles acham que tem o direito de ganhar”
 

LULA: MARCO REGULATÓRIO DA IMPRENSA

lula juventude
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a falar pela aprovação de um marco regulatório para os meios de comunicação. Em palestra do Encontro de Blogueiros, em São Paulo, Lula disse que o debate sobre o tema está “amadurecendo” e que colocará a discussão em todo evento público do qual participar daqui para frente.
 
Lula leu um texto que citou medidas de regulação do setor na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Argentina e em Portugal, dentre outros. “Para não dizerem que sou socialista, citei apenas países que são símbolos da democracia ocidental. Então que não venham dizer que isso (proposta de regulação) é censura.” E citou a canção:
 
“Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós”. No início da sua fala, Lula criticou, em tom irônico, a atuação da imprensa. “A imprensa só me trata bem”, disse. Mas defendeu que a regulação seria importante para manter o equilíbrio no tratamento de informações.

GOVERNO DILMA FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DOS PROTESTOS

O governo Dilma fez uma avaliação positiva dos protestos da quinta (15), mas que contém uma preocupação que vai levá-lo a intensificar as operações de inteligência e de controle de atos violentos. Segundo assessores presidenciais, o ponto positivo foi a confirmação de que as manifestações não atraíram grandes concentrações de pessoas, não tiveram apoio da classe média e foram organizadas por movimentos difusos, sem lideranças.
 
O ponto negativo ficou por conta dos atos violentos, principalmente em São Paulo –insuficientes para impedir algum jogo da Copa, mas com potencial para prejudicar a imagem do país no exterior. Por isso, segundo a Folha apurou, o governo vai ficar mais atento e rigoroso no controle da atuação de grupos como os “black blocs”, que, apesar de minoritários, têm poder para causar desgastes.
grafico protestos

ENEM: AUMENTO DE 11% NAS INSCRIÇÕES

Até as 22h desta sexta-feira (16), a edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 3.275.000 inscrições, segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O prazo para participar vai até as 23h59 do dia 23, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/. O Enem deverá ser usado por pelo menos 115 universidades federais para o acesso a cursos de graduação.
Segundo o Inep, o ritmo de inscrições aponta um aumento de 11% em relação a edição de 2013. Os estados com maior número de inscritos são São Paulo. Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e Bahia. As mulheres respondem por 59% das inscrições.

ORION TEIXEIRA: PSDB PREOCUPADO COM A PRÉ-CANDIDATURA DE PIMENTA DA VEIGA

Além da desvantagem ante o rival e pré-candidato a governador pelo PT, Fernando Pimentel, o PSDB decidiu se antecipar e lançar a chapa completa às eleições estaduais na próxima segunda-feira (19). A maior preocupação dos tucanos, hoje, é com a Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho e deve “engolir” um mês de campanha, ofuscando e anulando quaisquer atos com repercussões eleitorais. 
 
Como Pimenta precisa melhorar a posição nas pesquisas, decidiram colocar os três pré-candidatos na rua: além do cabeça de chapa, oficializarão Dinis Pinheiro (PP), atual presidente da Assembleia Legislativa, para a vaga de vice, e o ex-governador Antonio Anastasia para a de senador, durante megaevento.
 
PT e PSDB não abrem seus números de pesquisa, mas a convicção geral é de que o petista continua liderando a disputa a exemplo do que acontecia no final do ano passado, quando a última pesquisa foi divulgada. Inicialmente, o ato de segunda-feira marcaria apenas a pré-candidatura de Dinis, deixando a de Anastasia para outro momento. 
 
Com a mudança, pretendem usar, daqui pra frente, a liderança do ex-governador e de Dinis para compensar também a ausência, cada vez mais acentuada, do pré-candidato presidencial do PSDB, Aécio Neves, após a melhora da posição deste nas pesquisas nacionais. Já a convenção partidária está marcada para 10 de junho, o primeiro dia permitido pela legislação para esse tipo de evento. Com esse movimento, além dos programas partidários de televisão exibidos nos últimos dias, os tucanos esperam que Pimenta da Veiga possa aprumar. Concluída a montagem da chapa, ficarão abertas somente as vagas de primeiro e segundo suplentes. A primeira está prometida para o PSD, por meio de seu presidente regional e deputado Alexandre Silveira; a segunda está entre o PSB e o DEM.
 
O PSB ainda não se definiu, dividido que está entre candidatura própria e aliança com o PSDB. Os dois partidos são aliados há 14 anos no Estado e não haveria razão, a não ser a orientação nacional, para que não mantenham a coligação. O presidenciável Eduardo Campos (PSB) tinha, ou ainda tem, pacto informal com Aécio Neves, mas o crescimento do tucano e a presença da ex-ministra Marina Silva, futura candidata a vice do pessebista, podem antecipar mudanças.