sábado, 17 de setembro de 2011

DILMA E A GREVE DOS PROFESSORES DE MINAS

Durante visita a Belo Horizonte, nesta sexta-feira (16), a presidente Dilma Rousseff prometeu mediar a negociação entre professores e Governo de Minas. Representantes do núcleo de greve do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), paralisados há exatos 101 dias, foram recebidos pela presidente no hangar do aeroporto da Pampulha.

Entre os grevistas estava a coordenadora do sindicato, Beatriz Cerqueira, que entregou à presidente um dossiê contando a situação da educação em Minas. Em meio aos documentos, um estudo de auditores fiscais, feito em 2002, falando dos investimentos de Minas na educação, além de um contra-cheque de um professor ativo, com vencimento básico de R$ 369.

Após a conversa, que durou cerca de 20 minutos, Dilma deixou o hangar do aeroporto e retornou a Brasília.

O Sind-UTE foi o único sindicato em situação de greve no Estado recebido pela presidente Dilma Rousseff.

FRASE DO DIA

“A verdadeira felicidade não pode ser descrita, é sentida.”
Jean-Jacques Rousseau

COMBATE AO CRACK

O governo Dilma lança nas próximas semanas um plano nacional de combate ao crack. Pelo menos no papel, terá desde clínicas 24 horas para atendimento aos viciados até unidades de tratamento prolongado (para seis meses de internação), passando por equipes médicas que assistirão drogados nas cracolândias da vida.

AUMENTO NOS PREÇOS DOS CARROS

A alta do IPI para os carros importados e a exigência de nível mínimo de 65% de nacionalização de componentes , para evitar a aplicação das alíquotas maiores, devem levar a um aumento de preços dos carros também fabricados aqui, com a diminuição da concorrência.

A advertência é do sócio tributarista da consultoria Ernst & Young, Sergio Fontenelle. Ele afirma que muitas empresas que hoje só montam carros no Brasil, caso das montadoras francesas e coreanas, ou que trazem alguns de seus modelos da Argentina, mas usam muitos componentes importados da matriz, como as japonesas Nissan e Toyota, terão de comprar mais autopeças no mercado local para escapar da taxação maior do IPI.

Essa corrida pressionará os preços dos componentes, que serão repassados para o consumidor.

- A demanda por autopeças tende a aumentar muito e os fabricantes não terão como suprir esse crescimento. de imediato - diz, completando. - O que vai acontecer é um repasse dessa alta dos preços das autopeças ao consumidor, como sempre acontece

PSD NA EXPECTATIVA DO TSE

Na expectativa de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tenha um entendimento diferente da procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, os advogados do PSD correm para apresentar os documentos pedidos no parecer da Procuradoria no prazo aberto pela ministra relatora do caso no tribunal, Nancy Andrighi.

O advogado do PSD, Admar Gonzaga, discorda da tese da procuradora sobre a ilegitimidade de cerca de 177.371 assinaturas de apoio de eleitores à criação da legenda e entregues diretamente so TSE, sem passar pelos tribunais regionais eleitorais.

Para ele, a certificação dada por cartórios eleitorais tem fé pública. Ele diz ainda que o PSD obteve o registro eleitoral em 17 tribunais regionais do país, todos por unanimidade, quando a lei exige no mínimo em nove estados. Diz ainda que apresentaram mais de 620 mil certidões de apoiamento com certificação de cartórios, e a lei exige cerca de 490 mil.

- Para o PSD, os cartórios eleitorais são órgãos da Justiça Eleitoral com fé pública, ao contrário do que acha a nobre procuradora, cujo pronunciamento desconsidera os cartórios eleitorais como parte efetiva da instituição chamada Justiça Eleitoral. Temos absoluta confiança na Justiça Eleitoral e esperamos que o tribunal julgue o registro na próxima semana - afirmou Admar Gonzaga.

REFORMA POLÍTICA

Em encontro patrocinado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT, PDT, PSB e PCdoB chegaram a alguns consensos sobre a proposta de reforma política em tramitação na Câmara dos Deputados.

Entre os pontos que serão defendidos pelas bancadas no Congresso estão o voto proporcional em 2014 e o financiamento público de campanha. "Houve muitos consensos entre nós, o principal deles é o financiamento público exclusivo de campanha, que é a melhor maneira de combater a corrupção", disse o deputado estadual Rui Falcão (SP), presidente nacional do PT.

As propostas defendidas [ontem], 16, farão parte do relatório do deputado federal Henrique Fontana (RS).

As lideranças dos partidos se reuniram para discutir o tema pela segunda vez num hotel da zona sul de São Paulo. Sob o comando do ex-presidente, os líderes também concordaram em defender a redução do mandato de senador para 4 anos (a partir de 2018) e a idade mínima de 35 para 30 anos (redução esta que também se estenderia para o deputado, que poderia assumir o mandato aos 18 e não 21 anos).

PPS DE VAZANTE

O farmacêutico José Romero presidente do PPS de Vazante está otimista com o processo eleitoral do próximo ano. Segundo ele o partido está se preparando para a sucessão municipal com o número máximo de candidatos a vereador.

VAZANTE-MG: CONVENÇÃO DO PSDB

O presidente do PSDB de Vazante, Ormênio Ferreira está convocando os filiados para participar neste domingo (18) da convenção partidária municipal do tucanato. O evento ocorrerá na Câmara Municipal de Vazante.