domingo, 15 de maio de 2011

VEREADORES COM MEDO DAS MUDANÇAS

Os vereadores brasileiros estão preocupados com as possíveis mudanças que a reforma política poderá trazer para a categoria. Das 12 propostas aprovadas na comissão especial do Senado, formada para discutir o assunto, pelo menos cinco poderão afetar diretamente a vida dos vereadores. O que preocupa os parlamentares é o reflexo das mudanças nas eleições do ano que vem. A maioria deles entende que a reforma que agora se propõe é muito mais eleitoral que política.

Dentre as mudanças que podem afetar as eleições proporcionais estão o fim das coligações, o financiamento público de campanha, a possibilidade de candidaturas avulsas, o voto por meio de listas fechadas e a reserva de 50% do voto em lista para mulheres (alternariam a lista nomes de homens e mulheres).

Na última semana, em Brasília, cerca de 450 vereadores de todos os locais do país participaram de um encontro para discutir a reforma e as implicações para seus mandatos e eleições futuras. A intenção dos parlamentares municipais foi pressionar os congressistas nacionais. Os vereadores temem que sejam usados como cobaias na reforma política e querem adiar a validade das mudanças.