quinta-feira, 3 de novembro de 2011

VAZANTE-MG: DR. JACQUES UMA PEÇA IMPORTANTE NO XADREZ DA SUCESSÃO MUNICIPAL

Como qualquer ser humano o ex-prefeito Jacques Soares Guimarães tem virtudes e defeitos. Mas um fato ninguém pode negar. Foi um dos maiores prefeitos da história de Vazante. Sempre bem avaliado nas pesquisas demonstra tranqüilidade quando o assunto é a eleição do próximo ano. Muito ligado ao deputado federal, Antônio Andrade, ele concorda com o presidente estadual do PMDB, quando o parlamentar afirma que o candidato da situação será aquele que estiver melhor avaliado nas pesquisas.

Mesmo após ter deixado o governo Dr. Jacques Soares continua sendo uma pessoa ainda muito influente no processo eleitoral de Vazante. Já que reúne além da experiência administrativa grande aceitação popular. Com certeza será uma peça importante do xadrez durante a eleição municipal de 2012.

VAZANTE-MG: EX-PRESIDENTE DA CÂMARA ACHA QUE O MOMENTO AGORA É DE ORGANIZAÇÃO

O advogado e economista Amir Pedro de Melo que ocupa a presidência do PTB em Vazante, trabalha restruturando o partido visando a eleição municipal do próximo ano. Com a experiência de ex-presidente da Câmara Municipal de Vazante, Amir Pedro acha que agora é o momento das avaliações do quadro que antecede o processo eleitoral e da organização política visando 2012.

REAJUSTE NAS PASSAGENS AÉREAS

Os brasileiros que pretendem viajar neste fim de ano, não importa se para dentro ou fora do país, devem preparar o bolso. As passagens de avião estão subindo num ritmo alucinante. As tarifas ficaram 40,96% mais caras só no acumulado de setembro e outubro. Tomado isoladamente, esse foi o item que mais pesou na elevação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo –15 (IPCA–15), considerado uma prévia do indicador oficial de inflação, por dois meses seguidos. A má notícia para os turistas não para por aí: as companhias aéreas, que decidiram recuperar a margem de lucro, vão manter os preços nas alturas para melhorar os resultados na alta temporada do fim de ano.

EXPLORAÇÃO DA MÍDIA NA DOENÇA DO LULA

Ao voltar a São Paulo na noite de segunda-feira, após passar três dias mergulhado na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, fiquei perplexo quando abri o computador e os jornais para ler o que andaram escrevendo a respeito da doença do ex-presidente Lula.

É inacreditável, revoltante, repugnante o comportamento de quem se aproveita deste momento delicado na vida dele para atacar o seu governo, encerrado com os maiores índices de aprovação de um presidente da República na história política brasileira.

Não me refiro apenas aos internautas doentes que frequentam as redes sociais, inclusive este blog, de onde são sumariamente deletados, mas insistem em enviar seus comentários carregados de ódio, preconceito e desrespeito pelos que pensam diferente.

Eles apenas refletem a onda, repetindo até com as mesmas palavras, o processo de radicalização que se espalhou pelo país no segundo turno da campanha eleitoral do ano passado, quando boa parte da grande imprensa deu tempo e espaço para colunistas e blogueiros encarregados de desconstruir a imagem de Lula e seu governo.

O outro lado desta estupidez vimos ontem quando a repórter Monalisa Perrone, da Rede Globo, foi agredida na entrada do Hospital Sírio-Libanês por dois cafajestes que se diziam de um movimento chamado Merd TV.

A culpa não é da internet, como agora denunciam alguns dos que participaram desta campanha sórdida ao descobrir que seus seguidores foram longe demais no desrespeito à figura humana do ex-presidente.

Mandar Lula se tratar no SUS e culpar o paciente pela sua doença é apenas um pretexto para despejar a saraivada de ofensas e grosserias, que não são de hoje, mas ganharam proporções alarmantes nos últimos dias.

Tenho o hábito de ler a área de comentários dos grandes portais e fico pensando se não tem ninguém nestas empresas capaz de dar um basta a este esgoto que corre a céu aberto nas chamadas redes sociais. Custa tanto fazer moderação dos comentários, que muitas vezes repetem, com expressões mais chulas, o que o próprio blogueiro escreveu?

Recuso-me a citar os nomes destes canalhas, que nunca foram nem serão publicados neste Balaio. São famosos em seus nichos de mercado, não precisam da minha publicidade.

Lembro-me quando a direção do portal iG me pediu para passar a fazer a moderação dos comentários porque a baixaria já era grande, uns três anos atrás. De lá para cá, só piorou.

Muitos me acusaram de fazer censura aos leitores, como até hoje as entidades representativas dos barões da mídia gritam que estão querendo acabar com a liberdade de imprensa cada vez que se discute qualquer regulamentação para esta atividade econômica.

"Diante do tom agressivo de alguns leitores, a Folha.com chegou a suspender temporariamente os comentários em reportagens publicadas no fim de semana", informa o jornal em sua edição desta terça-feira. Por que só agora?

No painel do leitor da mesma edição, o leitor Luiz Eduardo Horta resume o pensamento de tantos outros, inclusive de colunistas deste jornal: "Lula daria grande prova de amor ao Brasil se, como um mártir, recorresse ao SUS para tratar-se do câncer que o acomete (...)". Escreveram as mesmas coisas quando começou o calvário do ex-vice-presidente José Alencar, falecido este ano.

Conheço estes tipos, muito comuns nos meios que frequento. São os mesmos que se orgulham de sonegar impostos, negando-se a contribuir com os recursos que faltam para melhorar a saúde pública, e até hoje criticam o Bolsa Família.

A interatividade é a grande riqueza da internet e deve ser preservada. Viramos todos emissores e receptores de informações e opiniões. Por isso mesmo, esta conquista deve ser preservada, removendo-se o lixo que invade as áreas de comentários, em respeito aos leitores que fazem delas importante instrumento de participação democrática.

Já escrevi isto muitas vezes desde que comecei a trabalhar na blogosfera, e os leitores são testemunhas do cuidado que dedico ao blog. Faço pessoalmente a moderação dos comentários e procuro ser o mais democrático possível com as opiniões contrárias às minhas, mas perde seu tempo quem continua mandando mensagens calhordas que não respeitam a dignidade alheia. Aqui, não passam.

No caso de Lula, muitos leitores e amigos me escreveram e ligaram pedindo mais informações sobre a doença dele, mas não tinha o que acrescentar ao que toda a imprensa vem publicando desde a descoberta do câncer no sábado.

Por ordem dele mesmo, os médicos que cuidam do ex-presidente estão dando diariamente todas as informações sobre a doença e o tratamento do tumor na laringe.

Melhoramos nos últimos anos em quase todas as áreas da vida nacional, recuperamos a autoestima e conquistamos o respeito de outros países, mas a doença de Lula expõe o lado canalha que ainda sobrevive no país, uma gente que não aprende, não perdoa e não se conforma de ter perdido o poder. Para mim, é muito triste constatar isso.

Gostaria de só falar das coisas boas, como Maceió receber quase 200 mil visitantes na sua bienal do livro, graças à dedicação da sua organizadora, a incansável Sheila Maluf.

É a história do ovo e da galinha. A internet é apenas um moderno instrumento tecnológico para servir à comunicação humana, assim como a televisão, o rádio, o celular. Não é responsável pelo mau uso que muitos ainda fazem dela.

Ricardo kotscho

LAGAMAR-MG: CRISE NO GOVERNO DE MINAS, PODE AFETAR ASFALTO DE SÃO BRAZ

Será que a crise financeira no Governo de Minas afetará a obra do asfalto Lagamar a comunidade de São Braz? Tomara que não. Mas é importante o prefeito Ari Batista se precaver diante das notícias do Palácio da Liberdade. O município com certeza não teria condições de bancar sozinho uma obra tão importante, porém muito cara para os cofres da prefeitura. Agora é torcer que não acontença aquilo que alguns temiam: a obra só andaria a todo vapor próximo das eleições , retornando em seguida a passos de tartaruga. Claro que a gente não torce por isso, mas caso o fato ocorra o querido povo de Lagamar, nem a generosa comunidade de São Braz mereciam.

GOVERNO DE MINAS DEMITE FUNCIONÁRIOS

A Cidade Administrativa, sede do governo estadual de Minas, viveu um dia de contrastes na terça-feira, 1º. Enquanto na área em frente ao Palácio Tiradentes, onde fica o gabinete do governador Antonio Anastasia (PSDB), prefeitos comemoravam a entrega de carros por parte do Executivo, nos corredores funcionários como copeiras, recepcionistas, garçons e vigilantes eram avisados de que estavam dispensados.

Nesta quarta-feira, 2, com a Assembleia Legislativa fechada devido ao feriado de finados, parlamentares de oposição ao governador usaram o Twitter para criticar as dispensas e cobrar explicações. "Governo demite servidores humildes na Brasilinha do Aécio.

E o déficit zero, o choque gestão e o PIB chinês? Marketing?", disparou o deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB), em referência ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), que inaugurou a Cidade Administrativa dias antes de renunciar ao cargo de governador do Estado para disputar as eleições do ano passado.

O número de trabalhadores dispensados não foi confirmado. Uma das copeiras que entrou na lista disse que são "entre 100 e 300" pessoas. "Ninguém avisou nada", lamentou. Em nota, o governo afirmou que, 19 meses após a inauguração do espaço, está sendo feita uma "revisão de vários modelos de prestação de serviço, de forma a racionalizar e se adequar à necessidade de atendimento de servidores e visitantes".

BRASÍLIA-DF: GOVERNO SEM OPOSIÇÃO

Apesar de estar sendo investigado por denúncias de desvio de dinheiro do Ministério do Esporte, pasta que comandou de 2003 a 2006, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), não enfrenta qualquer dificuldade política para se manter no cargo. Ele sofre pouca oposição na Câmara Legislativa e vive dias tranquilos em seu reduto eleitoral. Dos 24 deputados distritais, apenas dois integram ativamente a oposição

ATÉ O EXÉRCITO?

Da Folha de São Paulo

O TCU (Tribunal de Contas da União) rejeitou as justificativas do Exército para irregularidades encontradas em um trecho da BR-101, no Rio Grande do Norte, o que pode resultar em multa e cobrança de ressarcimento.

O tribunal havia demandado ao Exército, em setembro, informações sobre o desaparecimento de 233 mil metros cúbicos de areia e brita na rodovia, em um trecho no Rio Grande do Norte.

Segundo o TCU, o material foi pago e não usado, com prejuízo de R$ 7,6 milhões.

Como a Folha mostrou em outubro, a obra era comandada pelo general Jorge Fraxe, escolhido posteriormente pelo governo para sanear o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes).

Auditoria do TCU havia apontado diversas irregularidades nas obras. O órgão de controle pediu explicações ao Exército e ao Dnit sobre problemas como pagamento antecipado, duplicidade de despesas e serviços executados fora das especificações.

GOVERNADOR ANASTASIA ASSUME EM ENTREVISTA QUE O ESTADO PASSA POR SÉRIAS DIFICULDADES FINANCEIRAS

Hoje (03) de manhã durante a apresentação do jornal Montanheza-AM rede Itasat primeira edição o governador de Minas Gerais Antônio Anastasia reconheceu que o estado passa por dificuldades financeiras. Segundo ele a crise internacional afetou também a economia do governo criando sérias dificuldades administrativas.

WILL NUNES COMENTA: se contarmos os anos de Aécio Neves e o período de Anastasia no poder os tucanos estão prestes a completar 9 anos de poder comandando o governo mineiro. Lembrando no período que o então senador Aécio comandava o estado foi propagado com todas as pompas que o plano “choque de gestão” tinha equilibrado as contas de Minas. Duas coisas: era mentira a propaganda oficial do governo ou Anastasia não está sabendo administrar.

CONCURSO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Caixa Econômica Federal se prepara para lançar em 2012 concursos públicos para formação de cadastro reserva em diversas categorias, segundo a assessoria de imprensa do banco estatal. Os novos editais devem ter abrangência nacional, informou a empresa. Das carreiras oferecidas pelo banco, o edital mais aguardado pelos concursandos é o que visa selecionar candidatos para técnico bancário novo, cuja publicação está prevista para o primeiro semestre do próximo ano. A carreira tem como pré-requisito a escolaridade de nível médio. O valor do salário inicial atual para jornada de 30h semanais é de R$ 1.784,00. Já para profissionais com formação de nível superior, os editais começam mais cedo. O primeiro edital a ser aberto, possivelmente ainda este ano, segundo estimativa do órgão, será para médico do trabalho. O salário inicial para este grupo é de R$ 7.931,00.

CÂNCER DE LARINJE: FUMANTES TÊM 10 VEZES MAIS RISCO DE DESENVOLVER

No último dia 29, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com câncer de laringe. A doença consiste em um tumor maligno localizado na região do pescoço, podendo ser nas cordas vocais (glote), abaixo delas (subglote) ou acima delas (supra-glótica, como o caso do político). Sua principal causa é o tabaco, sendo que fumantes têm dez vezes mais riscos de desenvolver esse tipo de câncer.

BELO HORIZONTE-MG: PROMESSAS DE MUITO DINHEIRO

Se no primeiro semestre as críticas foram duras em relação às medidas do governo federal que desagradaram aos interesses de prefeitos e parlamentares mineiros – como o veto da presidente Dilma Rousseff à medida provisória que garantia a ampliação de incentivos fiscais aos municípios mineiros que fazem parte da área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) –, no segundo a situação se inverteu. Os anúncios de liberação de recursos para as obras de duplicação da BR-381 e da ampliação do metrô de Belo Horizonte colocaram a capital mineira, pelo menos em relação às promessas para liberação de verbas, entre as cidades mais beneficiadas pelos repasses da União este ano. Dos R$ 30 bilhões que serão investidos em infraestrutura, a cidade receberá R$ 3,5 bilhões.