quarta-feira, 18 de maio de 2016

MULHERES REJEITAM CONVITES DO GOVERNO TEMER



Cantora baiana Daniela Mercury foi a quinta mulher a recusar convite feito pelo governo interino de Michel Temer para assumir a Secretaria Nacional de Cultura; ela foi convidada pela senadora Marta Suplicy (PMDB) no início desta semana; Marta também teria sido a responsável por convidar sem sucesso a jornalista Marília Gabriela e a atriz Bruna Lombardi; a antropóloga e ex-secretária nacional de Economia Criativa da Cultura do Ceará Cláudia Leitão e a consultora Eliane Costa também não aceitaram fazer parte do governo; Daniela Mercury já havia se posicionado nas redes sociais contra o fim do Ministério da Cultura

MANIFESTAÇÕES: ANTES PODIA, HOJE NÃO!


mil estudantes

Ontem à noite em São Paulo,os estudantes militantes da UNE foram as ruas para protestar contra o impeachment e o fechamento do ministério da Cultura. O duro é que agora setores da  imprensa estão repudiando as manifestações contra o atual governo. Ontem podia, hoje não! Então tá.

JOSÉ DIRCEU É CONDENADO MAIS UMA VEZ


dirceu_presoO juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, condenou o ex-ministro José Dirceu a 23 anos e três meses de prisão pelos crimes de crimes de corrupção, de lavagem e de pertinência à organização criminosa. A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado. Cabe recurso da condenação.
No mês passado, o Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal do Paraná a condenação do ex-ministro José Dirceu, do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, e de mais 13 réus da ação penal decorrente da 17ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Pixuleco. O pedido foi feito nas alegações finais. No pedido, o MPF acusa Dirceu dos crimes de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
WILL NUNES: enquanto isso o que ninguém entende é como o mensalão tucano de Minas, que ocorreu durante a campanha de reeleição de Eduardo Azeredo em 1998, ainda não tenha sido concluído. Enquanto o do PT, que foi depois do PSDB, petistas já foram condenados, cumpriram pena e hoje estão em liberdade.  


CUNHA SE DEFENDE


cunhaIA defesa do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) recurso da decisão dos ministros da Corte de aceitar a denúncia contra o deputado. A decisão do STF de tornar Cunha réu nas investigações da Operação Lava Jato foi tomada em março.
No recurso apresentado nessa terça-feira (17), os advogados apontam que na decisão tomada pelo STF existem “obscuridade, dúvida e contradição” e pedem que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) seja integralmente rejeitada.

SITUAÇÃO DELICADA DO MARANHÃO


waldir_maranhao

Waldir Maranhão (PP-MA) não deve presidir as próximas sessões do plenário da Câmara. O parlamentar, que ocupa o comando da Casa desde que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi afastado temporariamente do mandato e do cargo de presidente da Casa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi vaiado ontem (17) ao tentar conduzir votações no plenário e acabou encerrando a sessão.
Hoje (18), na primeira reunião de líderes que presidiu, deputados negaram que houve constrangimento entre o grupo. Líder do PSD, Rogério Rosso (DF) disse que fez um apelo para que Maranhão refletisse mas não obteve respostas. Para Rosso, enquanto a Casa “fala uma língua”, Maranhão fala outra. “Do ponto de vista regimental, Waldir Maranhão tem suas prerrogativas. Do ponto de vista político ele fala uma linguagem e ela [a Câmara] fala outra. Fiz um apelo para que ele deixe a direção da Mesa à linha natural do Regimento. Ele recebeu silenciosamente. Entendi que está reflexivo mas vai atender”, avaliou.

REAJUSTE NA ENERGIA

A conta de luz da Cemig vai subir de novo dia 28 de maio. Dessa vez, o aumento médio deverá ser de 4,17%. A alta para as residências deverá ficar em 2,74%, enquanto os consumidores de média tensão (comerciais) deverão ter alta 4,45% na tarifa.




















WILL NUNES: do jeito que vai, sem dinheiro para pagar a conta, vamos voltar aos tempos da lamparina e da vela! Belo progresso aonde o privilégio são para poucos.

MAIOR ESPAÇO DAS MULHERES NA IGREJA CATÓLICA


O Papa Francisco anunciou, no Vaticano, sua intenção de criar comissão que estude a possibilidade de que as mulheres possam ser diaconisas, em breve. “É uma possibilidade real nos dias de hoje”, respondeu o Pontífice a uma religiosa, durante audiência da União Internacional das Superiores Gerais. Esta possibilidade já tinha surgido durante o Sínodo dos Bispos de outubro de 2015, quando o arcebispo canadense Paul-André Durocher, durante seu discurso, propôs aos demais bispos a possibilidade de estudar que também as mulheres pudessem ser ordenadas como diaconisas.


SACRAMENTOS

O diaconato é o grau de consagração anterior ao do sacerdócio, podendo administrar alguns sacramentos, como batismo e casamento, que atualmente só os homens podem receber. O Papa Francisco explicou que comentou com um “sábio professor” o tema das “diaconisas nos primeiros séculos da Igreja, mas não se sabia realmente que papel desenvolviam e sobretudo se tinham sido ordenadas ou não”.

CORTE NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA GERA REVOLTA

São Paulo - A coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) prometeu reagir com protestos "contundentes" em São Paulo, Rio e Brasília à decisão do ministro das Cidades, Bruno Araújo, de suspender a contratação de mais de 11 mil unidades do programa Minha Casa Minha Vida .

WILL NUNES: os cortes do governo Temer nos programas sociais vai piorar ainda mais a situação. O alvo vai atingir principalmente a população mais carente, humilde, os desprotegidos. Isso vai pegar fogo!

OS GRANDES PARTIDOS DANÇARAM

Brasília - Fortalecidos com o processo de impeachment, partidos nanicos e do chamado Centrão, determinantes até agora no afastamento de Dilma Rousseff, formalizam nesta quarta-feira, 18, um novo bloco na Câmara que será composto por 225 parlamentares de 13 partidos (PP, PR, PSD, PRB, PSC, PTB, Solidariedade, PHS, PROS, PSL, PTN, PEN e PTdoB). Com isso, será o maior da Casa, que tem 513 deputados, e, portanto, com maior cacife para levar as reivindicações do grupo ao presidente em exercício Michel Temer.

ATÉ OS COMPANHEIROS CRITICAM TEMER


Na chegada para participar da primeira reunião do grupo de trabalho com representantes de centrais sindicais e do governo para discutir a Previdência Social, o presidente da Força Sindical, deputado Paulinho da Força (SD-SP), lamentou o fato de, ao montar sua equipe ministerial, o presidente interino Michel Temer ter “esquecido” de representantes da classe trabalhadora. Ele também apresentou os pontos que considera intocáveis no caso de uma eventual reforma no setor.

“Os trabalhadores não estão no ministério do Temer. Foi montado um ministério, e os trabalhadores foram esquecidos”, disse Paulinho momentos antes de participar da reunião com os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e com representantes de órgãos federais ligados à Previdência, Fazenda, Trabalho e Planejamento. O sindicalista apontou alguns riscos que o governo Temer pode correr, caso não leve em conta as considerações apresentadas pelas centrais.

NOVO SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL DE MINAS É DELEGADO FEDERAL

O superintendente regional da Polícia Federal no Estado, o delegado Sérgio Barboza Menezes, foi nomeado pelo governador Fernando Pimentel (PT) como secretário de Defesa Social de Minas Gerais (Seds), responsável pela defesa pública. O nome foi publicado na edição desta quarta-feira (18) do Diário Oficial de Minas Gerais e ainda não há uma data definida para que ele assuma a pasta.
Desde 2012 no cargo, Menezes foi indicado pelo petista e cedido ao Estado pelo governo Federal, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (12). Agora, ele entra no lugar do desembargador Antônio Armando dos Anjos, que assumiu o cargo interinamente, em maio deste ano, e saiu a pedido.

MINISTRO DO STF GRAMPEADO


Publius Vergilius/Folhapress: ***FOTO DE ARQUIVO/LUÍS ROBERTO BARROSO*** O advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso, em seu escritório no centro do Rio de Janeiro (RJ). Barroso entende que a discussão sobre a descriminalização do aborto é questão de saúde pública e não encontr
Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou como "gravíssimo" e uma "desfaçatez" a instalação de um aparelho de escuta no seu gabinete; "A gravidade é alguém saber, por antecipação, o que, eventualmente, estou pensando em fazer em um processo. Fora isso, aqui é um espaço totalmente republicano, de modo de que não há risco de aparecer qualquer coisa errada", disse Barroso, ressaltando que costuma escrever em casa, a mão, os votos.

DEGRADAÇÃO DO JORNALISMO

Jornalista: Mário Vitor (ex-ombudsman da Folha)
A ruptura institucional em via de ser completada no Brasil é resultado direto da degradação do jornalismo posto em prática por quase todos os meios de comunicação no país. Os cuidados éticos foram sacrificados a tal ponto que o jornalismo promove a derrubada de uma presidente até agora considerada honesta.
Jornalismo deve informar os fatos de pontos de vista diferentes e contrários, encarnar ideias em disputa, canalizar o entrechoque de versões, sublimar antagonismos.
Veículos brasileiros, ao contrário, quase todos em dificuldades financeiras e assediados pelos novos hábitos do público, uniram esforços na defesa de uma ideia única. Compactaram-se em exageros, catastrofismo e idiossincrasias. Agruparam-se de um lado só da balança, fortes para nocautear um governo, mas fracos para manter sua própria razão de existir, a autonomia.
Poderia ser diferente. As denúncias de corrupção da Operação Lava Jato deveriam mesmo merecer toda a atenção de uma imprensa aguerrida. Deveriam mobilizar controles e cuidados na mesma proporção. No entanto, se a justiça da Lava Jato tem alvo preferencial, o jornalismo não deveria ter. Quem defende o equilíbrio quando justiça seletiva e jornalismo discricionário se fundem?
Normas e técnicas jornalísticas não são meros enfeites para códigos ou lições esquecidas nos bancos da escola. São peças essenciais para a sobrevivência da democracia. Na Lava Jato, o que deveria motivar uma custosa operação de checagem independente e edição autônoma derivou numa repetição inglória dos piores momentos do jornalismo do passado. A audição generosa e justa do chamado outro lado das denúncias, tanto na apuração das informações como em sua edição, não existiu.
O abuso de reportagens baseadas exclusivamente em fontes mantidas em sigilo tornou-se a regra. Vazamentos com objetivo manipulatório foram a tônica. Quando informações em "off" dão as cartas e o outro lado é uma formalidade, o jornalismo não existe senão como contrafação.
O que foi feito do esforço de convivência de tantos profissionais de ponta com outras culturas jornalísticas mais avançadas, tolerantes e variadas? Onde estão as intenções de controle técnico, equidistância, sobriedade e isenção?
Os ombudsmans, os rigores autonomistas das técnicas de investigação independentes e as autocríticas não serviram para nada. Virou pó o empenho de ao menos uma geração de profissionais para que o jornalismo, depois do infame apoio majoritário ao golpe de 1964, viesse a seguir melhores padrões.
Não pode haver fracasso maior para quem ao longo dos anos aspirou a se legitimar como instituição pilar de uma jovem democracia. Veículos de mídia cederam ao populismo que inflama os ódios de classe e leva o país a vivenciar mais um golpe contra as instituições.
Fica para conferir se a mídia terá no governo Temer a mesma obsessão higienizadora e incriminatória que exibe contra a ordem petista.
Já se diz que a queda do governo Dilma marca o ocaso do arranjo democrático da Constituição de 1988. Corporifica também o fim do breve ensaio de jornalismo surgido no bojo do movimento que levou à Nova República.
Parodiando o poema trágico de Murilo Mendes, essa mídia nativa, em busca da sobrevivência, nasceu para a catástrofe.

WILL NUNES: A QUESTÃO NÃO É, SER DE DIREITA, CENTRO E ESQUERDA. É MELHORAR A VIDA DO POVO

No mundo político a realidade é muitas vezes muito distante do cotidiano da população. Os conceitos de poder as vezes ficam muito longe daquilo que o povo pensa. Enquanto a grande massa pega duro  todo o dia sonhando simplesmente em conseguir trabalho, saúde,educação,transporte,moradia, segurança e viver com dignidade.

Existe uma fração da classe política que só pensa naquilo..Nele próprio, na sua qualidade de vida. Vive um mundo irreal do restante da população. Só sabem o que é fome, desemprego, falta de moradia, saúde e educação atravez do verbo.

Quando chegam no Congresso Nacional só sabem defender seus próprios interesses e  de determinados grupos econômicos.

Não se tem um projeto para o Brasil. O que existe são projetos pessoais que atrapalham um plano de metas para o país voltar o crescimento econômico melhorando a distribuição de renda.

Medidas são paliativas, apenas para amenizar a dor, nada de curar o paciente. Mesmo porque curando o paciente, quem vai vender o remédio? 

Vivemos atualmente um verdadeiro salve-se quem puder! Todo mundo pensando em si próprio, nada de coletividade. Se com a Dilma estava ruim, pode piorar ainda mais.

Por que que as medidas que a Dilma queria adotar, não foram aprovadas no Congresso, e agora outras mais amargas podem serem aprovadas?

Dilma queria aval dos deputados e senadores para cortar despesas, reformar a previdência,criar a CPMF, sem mexer nas conquistas sociais, como a bolsa família, Fies, minha casa, minha vida, etc...   

Só que agora a ideia é outra. É arrochar o nó, espremer a classe trabalhadora até o pescoço, enxugar o máximo, privatizar e atender o mercado financeiro.

Quando você enxuga o estado a ideia é de modernidade. Porém o estado mínimo pode também ocasionar consequências devastadoras, principalmente se tiver uma elite gananciosa preocupada apenas com o seu próprio umbigo.

Portanto um estado forte ou mais regulador da economia depende principalmente de um povo que tenha primeiro educação, emprego, moradia e a possibilidade de se alimentar cinco vezes ao dia. Fora disso é tudo balela de uma classe elitizado que deseja continuar explorando o povo brasileiro com essa história de um estado privatizado e moderno.

A questão não é ser, direita, centro ou esquerda. A questão é, que os governantes melhorem a qualidade de vida de todos. Só isso...




DEPUTADO QUESTIONA MINISTRO GILMAR MENDES

:
O deputado estadual Rogério Correia (PT) encaminhará ao Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, uma solicitação de suspeição do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes em casos que envolvem o senador Aécio Neves (PSDB-MG); o que embasa a suspeição é o posicionamento do ministro, que, segundo o parlamentar, já manifestou diversas vezes antipatia ao PT, ao ex-presidente Lula e à presidente afastada Dilma Rousseff; o deputado afirmou que o ministro se mostra "amigável" ao tucano sempre que há alguma suspeita contra o senado

SUCESSÃO DE BH: DEPUTADO QUINTÃO LUTA PARA SER CANDIDATO A PREFEITO

Integrantes do PMDB mineiro não se surpreendem com a insistência do deputado federal Leonardo Quintão em se lançar na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Na reunião da executiva do PMDB, realizada na última segunda-feira, um membro do partido chegou a dizer que Quintão é capaz de “chutar a bunda” não só de adversários, mas também de companheiros de legenda para ampliar seus espaços. Porém, o nome do também deputado federal Rodrigo Pacheco é consenso na sigla para a disputa. A deterioração do nome de Quintão no PMDB aconteceu por sua proximidade com o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

ESTÃO BRINCANDO COM A PACIÊNCIA POPULAR


:
Integrante da tropa de choque que lutou contra a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputado André Moura (PSC-CE) será o líder do governo Michel Temer na Câmara; isso significa que todas as votações importantes no Congresso na prática passarão por Cunha, que já indicou vários nomes para a equipe de Temer; tanto o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, como Gustavo do Vale Rocha, subchefe da Casa Civil, já foram advogados de Cunha; responsável pelo impeachment sem crime de responsabilidade, Cunha se mostra credor de Temer e exerce seu poder.
WILL NUNES: quem não se lembra  Dilma no poder.  A imprensa não deixava Lula se movimentar. O ex-presidente não podia assumir ministério, conversar, articular, todo dia uma denúncia (parou?), não podia fazer absolutamente nada, ficava engessado. Agora! Cunha com todo o passado comprometedor e situação delicada no Supremo Tribunal Federal deita e rola no atual governo.
A classe política perdeu o senso de tudo, já a grande imprensa  continua menosprezando a inteligência popular. Isso não vai dá certo! 

A BATATA DO TEMER COMEÇA A ASSAR



Desde que tomou posse, o interino Michel Temer tem agido como se acabasse de ser eleito presidente pelo voto, com ampla aprovação popular, relata a colunista Tereza Cruvinel; em poucos dias, ele já inverteu prioridades do Estado, extinguindo a Cultura, abatendo a comunicação pública e atingindo a construção de casas populares; as próximas vítimas, antecipa, serão índios e quilombolas, para favorecer a bancada do boi; "Depois não reclama. Protestos já estão marcados para domingo, 22", diz ela.

MONTES CLAROS: VEREADORES DE OPOSIÇÃO AUSENTES

Um fato lamentável ocorrido na posse do prefeito José Vicente (PMDB) foi a ausência de vereadores da oposição. Além da posse ter ocorrido na Casa Legislativa o ato era institucional. Os representantes do povo precisam separar questões pessoais de assuntos referentes ao exercício do cargo de parlamentar municipal.

SENADOR DIZ QUE TEMER ESTÁ DESORIENTADO

:
O senador Randolfe Rodrigues, líder do Rede no Senado, criticou duramente nesta terça (17) ​o Governo Temer, após os quatro primeiros dias úteis da administração, empossada interinamente na manhã de quinta-feira, 12, data do afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff; Randolfe lembrou que, na sua primeira fala aos brasileiros, na condição de presidente interino, na tarde de quinta-feira, 12, Michel Temer prometeu dar ao Brasil um ‘governo de salvação nacional’; “Os primeiros passos desastrados da nova administração, contudo, mostram que Michel Temer precisa, antes, salvar seu governo de seus novos ministros. A cada dia, a cada hora, quando um ministro de Temer abre a boca, o Brasil e os brasileiros ficam sobressaltados”, acusou o senador.

MONTES CLAROS: ELEIÇÃO MUNICIPAL A PASSOS DE TARTARUGA

A incógnita sobre o futuro político de Ruy Muniz para esta eleição é o que deixa o pleito municipal cheio de dúvidas. Enquanto não ficar claro o que realmente vai acontecer com ele o processo pré-eleitoral da maior cidade do Norte de Minas, caminha a passos de tartaruga. Ninguém parece querer ousar. Tudo até agora é no campo das hipóteses.

MONTES CLAROS: A ESTRATÉGIA DA OPOSIÇÃO

Depois da posse de José Vicente como prefeito da cidade, os oposicionistas apostam  numa nova estratégia para enfraquecer o governo municipal. Dividir o grupo situacionista, criando um ambiente hostil entre a ala do PMDB e os partidários de Ruy.

ALÉM DE PETISTAS MINISTRO DO "DEM" É XINGADO



WILL NUNES: isso nós já falávamos aqui no blog algum tempo atrás sobre essa onda de espalhar o ódio contra um determinado partido. Tava na cara que outras legendas também sentiriam na pele a mesma discriminação. 

MONTES CLAROS: O PODER FASCINA

A vida pública é mesmo supreendente. Depois de ter sido escolhido vice na última hora para compor a chapa do então candidato a prefeito Ruy Muniz na última eleição municipal. José Vicente prefeito, já ouve o som agora daqueles que querem ele disputando a cadeira do executivo em 2016. 

MONTES CLAROS: FIEMG ANUNCIA R$ 10 MILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DE UNIDADE DE SAÚDE

O presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais, Olavo Machado Júnior, anunciou na tarde de ontem, em Montes Claros, a liberação de R$ 10 milhões para a construção da Unidade Saúde e Segurança do Trabalho, em terreno na área central. Ele foi recebido pelo presidente regional, Adauto Batista Marques e se reuniu também com os presidentes dos sindicatos patronais. Olavo Machado anunciou ainda que abrirá campanha para a Sudene reativar sua unidade no Norte de Minas e que a região possa indicar um dos diretores do órgão, que é responsável pelo fomento ao desenvolvimento regional.

Na reunião com os sindicatos patronais, Olavo explicou que estará autorizando as obras de construção da unidade Saúde e Segurança do Trabalho, por ser uma demanda para atender as empresas do Norte de Minas, tendo em vista a expansão industrial da região e especificamente de Montes Claros. O projeto está em fase de licitação. Ele afirma que a importância de dotar Montes Claros dessa unidade fica evidenciado em dois aspectos: a criação de um espaço temporário, onde a demanda de empresas participantes tem sido alta, além  da compra do terreno na área central para a construção do imóvel.

fonte;gazetanortemineira

MONTES CLAROS: PREFEITO CUIDADO COM O VENENO VERBAL

Uma das coisas que o novo prefeito de Montes Claros, José Vicente deve ficar atento são as fofocas e os boatos na base do poder. Isso é um veneno!

CUNHA CONTINUA DANDO AS CARTAS NO CONGRESSO...

A bancada do PSOL protocolou recurso pedindo que o plenário da Câmara derrube o ato da Mesa Diretora que decidiu manter todos os benefícios do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
"O Cunha continua dando as cartas. O fato de ele conseguir que a Mesa da Câmara mantenha todos esses privilégios, inclusive mansão, carro oficial, uso de aeronaves, isso é muito grave", disse o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).
Segundo o deputado, o partido vai solicitar amanhã o apoio de líderes de outros partidos para dar caráter de urgência ao recurso.

"Na reversão da resolução da Mesa, acho que nós podemos contar com oito ou nove partidos, no mínimo", disse. "Os privilégios que foram deixados pra ele [Cunha] operar a sua própria defesa são muito grandes, acho que são incompreensíveis para a população brasileira."

FALTAM RECURSOS PARA A SAÚDE


dinheiro_maoO novo ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou ontem que a solução do financiamento do SUS está condicionada a uma reforma na Previdência Social e que os recursos para programas essenciais como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Farmácia Popular e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), são suficientes somente até agosto.

AS TRAPALHADAS DO TEMER


temerROu há um cérebro superior a reger com propósito maquiavélico o coro dissonante de ministros do mal instalado governo do presidente em exercício Michel Temer, ou falta um cérebro superior capaz de pôr um fim rápido à sucessão de trapalhadas, dignas de noviços, produzidas por eles em tão curto espaço de tempo.
Por mais antigas (e aqui o antigo, a levar-se em conta o ritmo frenético dos fatos, pode datar de um ou dois meses apenas), desprezemos as trapalhadas do próprio Temer. Do tipo: conspirar com volúpia para derrubar Dilma e anunciar a pretensão frustrada de montar um ministério de notáveis.
Examinemos, apenas, as mais recentes. Ainda na semana passada, depois de desprezada a ideia de uma redução expressiva no número de ministérios, Temer (ainda ele),voltou a flertar com ela. E ao fazê-lo, às pressas, concordou com a proposta de seus principais assessores de extinguir o Ministério da Cultura. Deu no que se vê.
Diante do estrago, ainda longe do fim (se é que haverá um fim), Temer garantiu que o ministério daria lugar a uma Secretaria Especial ligada diretamente à presidência da República. Esqueceu – ou ignorava – que isso implicaria em mais gastos com o reajuste obrigatório de salários dos eventuais servidores da nova Secretaria.
Acabou obrigado a dar o dito pelo não dito e a transferir a Secretaria para o âmbito do Ministério da Educação. Não pensou – e ninguém pensou por ele – que a Cultura é mais importante do que um ministério ou secretaria. O que de fato importa é a política cultural do governo e os meios destinados à sua execução.
Não há sinal até agora de política cultural – e não é por falta de um ministério ou de uma secretaria que não há. Nem de meios para sustenta-la. Não há, sequer, uma palavra dita a esse respeito que possa acalmar os rebelados ou atiça-los de vez. Na verdade, a Cultura foi esquecida. E, agora, o governo corre atrás do estrago.
O governo da dama-de-ferro Margaret Thatcher (1979 a 1990), primeira-ministra da Inglaterra, não teve uma só mulher em posição de destaque, fora ela. Mas isso não pode servir de desculpa para justificar outro esquecimento de Temer: o de não convidar uma só mulher para ser ministra. A Inglaterra não é o Brasil, por suposto.
Aqui, as mulheres estão muito longe de conquistar o espaço que lhes devido. Aqui, ainda temos uma mulher na presidência da República, embora afastada do exercício do cargo para ser julgada pelo Senado. E aqui tínhamos mulheres como ministras de Estado. Mesmo conservador, um governo não pode ignorar a realidade.
Da última sexta-feira para cá, o governo está à caça de mulheres que possam ser encaixadas em cargos ainda em aberto e disfarçar com isso sua natureza essencialmente masculina. E à caça de uma para ocupar a Secretaria da Cultura, comporta-se como um amador. Convida quem recusaria o convite na certa. E se desgasta.
Acumula desgastes também devido à sofreguidão com que vários dos seus ministros vêm a público declarar sandices ou admitir intenções que precisariam ser mais bem amadurecidas. Muitas delas, por sinal, na contramão do que Temer pensa, do que as leis permitem e do que o bom senso aconselha.
Temer já foi obrigado a desautorizar o ministro da Justiça Alexandre de Moraes (PSDB-SP) por ter dito que o próximo Procurador-Geral da União poderia ser escolhido fora da lista tríplice a ser apresentada pela categoria dos procuradores. Temer mandou que ele dissesse o contrário. Um vexame!
Com menos de 100 horas no Ministério da Saúde, o deputado Ricardo Barros (PP-PR) pisou feio na bola pelo menos duas vezes. A primeira ao conceder uma entrevista afirmando que o tamanho do Sistema Único de Saúde (SUS) deveria ser reduzido no futuro dado à falta de dinheiro. A segunda ao falar sobre a legalização do aborto.
O SUS, tal como é, está assegurado pela Constituição. No discurso de posse dos novos ministros, Temer sacou de um exemplar da Constituição e jurou que nada se fará contra ela, e que direitos adquiridos são intocáveis. A legalização do aborto não está nos planos de Temer. Ele não quer mais encrencas do que já tem.
A depender, porém, do ministro Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), do Turismo, ele terá. O ministro defende a legalização de “todos os tipos de jogos de azar”. Estima que renderá ao Tesouro Nacional a quantia de R$ 20 bilhões anuais em impostos. Trombou logo de saída com o Ministério Público Federal, que é contra.
O governo Dilma reconheceu que há cerca de 10% de famílias atendidas pelo Bolsa Família e que não se enquadram mais nas exigências do programa. O que ganhou o governo Temer ao informar pela boca de Osmar Terra (PMDB-RS), ministro do Desenvolvimento Agrário, que fará um pente-fino no Bolsa-Família?
A informação dada por Terra passou a ser explorada por Dilma e o PT como prova da falta de compromisso de Temer com os programas sociais. O governo Temer conspira contra seus próprios interesses e abre mais frentes de luta do que de fato deseja. Ou do que seria de fato capaz de enfrentar.
Até que Dilma seja ou não deposta pelo Congresso, a atual administração Temer não passará de uma administração provisória. Dela, o que o país exige de pronto é que comece a pôr em ordem as contas públicas e adote medidas possíveis de começar a reverter a trajetória ascendente do desemprego. E é só. E é muito.
O resto pode esperar a confirmação de que Temer ficará na presidência da República até 31 de dezembro de 2018. No dia seguinte, a faixa presidencial será transferida ao seu sucessor, eleito pelo voto direto. E Temer, para o bem ou para o mal, passará à História.

Por Ricardo Noblat

AUMENTA AS ESPECULAÇÕES SOBRE A SAÚDE DO LULA

lula_triste
Parecem sérias as dificuldades de Lula com saúde. É assunto proibido entre petistas, mas seu desinteresse até em discutir a sobrevivência do PT acionou o “alerta vermelho”. Terminou ontem em Brasília, sem ele, a reunião da cúpula para definir o futuro e o discurso do PT até Dilma ser julgada. Dirigentes do PT não confirmam a retomada do câncer, agora com dor, mas afirmam que Lula enfrenta “profunda depressão”.

SENADOR NA CORDA BAMBA

O clima está tenso em um gabinete do Congresso Nacional.
Segundo a Coluna Esplanada, um importante senador foi gravado por um interlocutor em conversas comprometedoras nos moldes do episódio que derrubou o então senador Delcídio do Amaral.
O áudio foi incluído por um delator através de um advogado nos autos da operação Lava Jato, e a Procuradoria-Geral da República pode soltar operação a qualquer momento. Não há certeza se haverá mandado de prisão ou só condução coercitiva.
O camburão da Polícia Federal está com a chave na ignição, e os grandes escritórios de advocacia criminal já estão preparados para a bomba

DEMISSÕES NÃO PARAM NO GOVERNO TEMER


justa-causaO presidente interino Michel Temer está demitindo mais de cem funcionários por dia útil, segundo Mônica Bergamo, na sua coluna da Folha de S,Paulo desta quarta-feira. Foram exonerados entre a sexta-feira (13) e terça (17), nada menos do que 324 servidores, diz a colunista, com outros detlhes:
O dia da maior sangria foi a sexta: 170 pessoas foram exoneradas, boa parte delas de cargos considerados importantes, como os de assessor especial, diretor de departamento, secretário, secretário-executivo e chefe de gabinete. Na segunda-feira (16) foram demitidos 84 funcionários. E, nesta terça (17), 70.
A exoneração mais polêmica até agora foi a do jornalista Ricardo Melo, diretor-presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), que controla a TV estatal. Ele tinha mandato de quatro anos no cargo e acionou a Justiça para contestar a medida de Temer.

CUNHA, O ZUMBI!!


elvis-3-415x260Desde que foi considerado indigno pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para presidir a Câmara dos Deputados e afastado do cargo, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é uma espécie de bode que quase foi retirado da sala. Na imagem jocosa usada por dois deputados que discutiam a situação dele nesta terça-feira em Brasília, ele “empacou” ao passar na porta.
É nesta qualidade de zumbi político, com influência para emplacar ao menos três nomes no Governo Temer e tumultuar o andamento na Casa que presidiu com mãos de ferro, que Cunha prepara o seu arsenal para a próxima quinta-feira, quando irá depor ao Conselho de Ética, que analisa uma representação contra ele por quebra de decoro parlamentar.
Enquanto seus adversários políticos o consideram fragilizado no cenário, o peemedebista vai repetir sua estratégia, a de se defender das acusações na Operação Lava Jato atacando seus inquisidores

REFORMA DA PREVIDÊNCIA


aposentados-fixa-comissoes-prestadores-aposentadosO governo federal inicia nesta quarta-feira (18) uma rodada de negociações com as centrais sindicais para discutir mudanças na Previdência Social. O grupo de trabalho foi criado pelo presidente interino Michel Temer nesta semana, e, para que possa antecipar futuros impasses, vai contar com um representante do Congresso Nacional.
O objetivo é apresentar em 30 dias uma proposta de reforma da Previdência. Embora tenha a intenção de ouvir as propostas e buscar um consenso antes de encaminhá-las ao Legislativo, o governo já prevê que pelo menos um dos dois fatores, a idade ou o tempo de contribuição, terá impacto com as mudanças

CUNHA MANDA, TEMER OBEDECE E ALIADOS FICAM IRRITADOS

:
A escolha do deputado André Moura (PSC-SE) para líder do governo na Câmara foi o primeiro racha na base de Temer; nome foi sugerido pelo centrão, formado por partidos como PP, PR e PSD; Moura é um dos principais agentes do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha, que tentam barrar sua cassação no Conselho de Ética; o líder do DEM, Pauderney Avelino (AM), criticou a interferência do peemedebista no processo e admitiu que Cunha age nos bastidores como articulador de Temer: “Cunha quer comandar a Câmara da sua casa, e isso não podemos aceitar

CRESCE O SENTIMENTO DE GOLPE

A julgar por pesquisas, cerca de um terço endossa a tese do golpe e questiona a legitimidade de Temer. É um contingente expressivo que não hesitaria em derrubar o presidente interino se pudesse. A estratégia de ocupação adotada está botando fermento nessa oposição, em lugar de sufocá-la. Não parece bom presságio para um governo que só tem a oferecer no curto prazo uma agenda de sacrifícios à sociedade.

JUDICIÁRIO TRAVADO

O Brasil já acumula 105 milhões de processos: 7.000 por cabeça de juiz. Como é impossível dar vazão a tal volume, o índice de contingenciamento de ações já chega a 70%. É o problema cresce como bola de neve. Os dados foram citados à coluna pelo presidente eleito do TJ, Herbert Carneiro, para embasar conclusão dramática: “O Judiciário está travando”, diz ele.

GOVERNO NEGATIVO, IRRITA TEMER

Menos de uma semana após assumir interinamente o comando do país, o presidente Michel Temer (PMDB) convive com um incômodo gerado pelos próprios homens que escolheu. Em meio a um cenário incerto, enquanto aguarda a decisão final do Senado sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), e com a necessidade de imprimir uma agenda positiva que impulsione politicamente sua permanência no Palácio do Planalto até 2018, o peemedebista convive com a agenda negativa criada por declarações atrapalhadas e posteriormente retificadas por ministros que bombardeiam direitos constitucionais e sugerem apressadamente medidas impopulares.

MONTES CLAROS: VAIDADE NO GOVERNO JOSÉ VICENTE?

Segundo coluna de Aldecir do jornal O Norte:Mesmo não tendo bola de cristal, a coluna começa a perceber que desde o primeiro dia na função de chefe do executivo de Montes Claros (segunda-feira), o prefeito em exercício José Vicente de Medeiros vem tendo como principal desafio conter a vaidade de companheiros integrantes do ninho peemedebista. Na prática, o clima não tem mais o conforto de outrora. Aliás, é fácil perceber que algumas mudanças acontecerão de forma natural, com pedido de desligamento. Dois nomes do secretariado já são tidos como certo. Amanhã divulgaremos as duas primeiras baixas.

WILL NUNES: EM UM SÓ DIA CHEGAMOS A 1.083 ACESSOS

Eu quero agradecer à todos os amigos leitores do nosso blog pela a extraordinária marca de 1.083 visualizações alcançados ontem no nosso simples e humilde espaço de ideias.

Nosso muito obrigado!