segunda-feira, 11 de março de 2013

PIMENTEL E AÉCIO: ELEIÇÕES


Com a antecipação das eleições de 2014, PSDB e PT vão usar as inserções partidárias regionais para divulgar as imagens de suas “estrelas”. De um lado, o senador e pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) vai praticamente “reinar” sozinho em todas as 40 inserções da legenda, incluindo as oito nacionais. Do outro, o ministro e pré-candidato ao Palácio Tiradentes Fernando Pimentel (PT) vai protagonizar os programas petistas.

Além de ser protagonista das inserções, Aécio Neves tomou as rédeas da produção dos programas. Comandado por seu marqueteiro Bernardo Vasconcellos, um grupo de especialistas já começou a fazer pesquisas de opinião para montar estratégia pré-eleitoral para o tucano. O trabalho de campo vai ajudar a montar os roteiros das inserções e do programa do PSDB que tem como objetivo criticar o governo federal.

"REFLEXÃO"

“Sempre se diz que o tempo muda as coisas, mas na verdade é você que tem de mudá-las.”
Andy Warhol

AÉCIO E JOAQUIM BARBOSA?

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, andam conversando, e muito. Eles se encontraram casualmente na noite de Brasília, mas depois as conversas ficaram freqüentes. Os amigos comuns sonham com essa “chapa perfeita” na eleição de 2014.

VAZANTE: "ORLANDO FIALHO " LEMBRANÇAS DOS PROGRAMAS SOCIAIS

Nem bem se passarão três meses de governo da atual administração em Vazante, e a população carente começa a lembrar dos programas sociais do ex-prefeito Orlando Fialho.

VAZANTE AGUARDA COM EXPECTATIVA A NOMEAÇÃO DE ANTÔNIO ANDRADE

Muita expectativa junto aos correligionários do Dep. Federal Antônio Andrade em Vazante. Os fortes rumores que será ministro tem levado aos seguidores do parlamentar uma grande expectativa sobre a sua nomeação.

PIMENTEL PODE MUDAR DE PASTA

 Mais um balão de ensaio sobre a reforma ministerial, que deve ser anunciada pela presidente Dilma nas próximas semanas. O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, iria para a Casa Civil, cedendo seu posto para o PR, que teria mais espaço no governo federal e apoiaria não apenas a reeleição de Dilma, em 2014, como a própria candidatura Pimentel ao governo mineiro

LAGAMAR: DR. CÁSSIO SE APROXIMA DOS 100 DIAS DE GOVERNO SEM UM PLANO DE DIVULGAÇÃO

O prefeito de Lagamar Dr. Cássio Marra precisa urgentemente mostrar suas ações a população. Sem divulgação o seu governo fica a mercê das críticas, que começa a aumentar com a proximidade dos 100 dias de governo.

VAZANTE: DR. JOSÉ SEM OPOSIÇÃO

Sem oposição, o governo de Dr. José Benedito não tem do que reclamar. Caminhando para o 100 dias de administração ele não teve ainda nenhum forte crítica dos oposicionistas. Ou seja, até agora o clima é de paz.

SILAS DE OLHO NA NOMEAÇÃO DE ANTÕNIO ANDRADE

Com a possibilidade do deputado federal Antônio Andrade virar ministro do governo Dilma, o suplente de deputado Silas Brasileiro é só felicidade. Caso isso ocorra ele assume a cadeira do pres. do PMDB mineiro.

MINAS GERAIS: CAMPOS INVADE TERRA DE AÉCIO

Por essa o PSDB do presidenciável Aécio Neves não esperava. É por Minas Gerais, num evento com data ainda a ser marcada, que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pretende começar seus eventos públicos de pré-campanha presidencial com vistas a 2014. Com seu partido, o PSB, na mão, ao contrário de Aécio, que ainda não encontrou a unidade necessária entre os tucanos para se sentir seguro a lançar oficialmente sua candidatura, Campos já convence os analistas políticos de que está alguns quilômetros à frente de Aécio na intenção de ambos chegarem a 2014 como maior personificação da oposição ao governo Dilma – e isso mesmo sendo o PSB uma agremiação amarrada, até aqui, à base aliada da administração federal.
 
Em Minas, Campos já combina com o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, também do PSB, um evento de inauguração de obra em que possa estar ao lado dele, associando-se à realização. Para 2014, de acordo com os planos do presidenciáve socialista, Lacerda deverá concorrer ao governo do Estado, dando-lhe um palanque forte para sua própria campanha ao Palácio do Planalto.

VAZANTE VOTORANTIM METAIS - PROGRAMA BEM VIVER

Teve  início em Vazante as atividades do Programa Bem Viver, promovido pela Votorantim Metais. O evento será realizado no Centro Esportivo do município, de 7h30 às 10h.
“Com o Bem Viver, buscamos garantir a qualidade de vida e a segurança do colaborador tanto na sua rotina de trabalho quanto nas demais atividades diárias. A parceria entre empresa e família colabora para o objetivo do Acidente Zero. É importante que a família entenda que, para a Votorantim, a saúde e a segurança vêm sempre em primeiro lugar”, afirma Lucimar Cardoso, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Unidade Vazante da Votorantim Metais.
 
Durante o evento, será ministrada uma palestra sobre a saúde da mulher – em comemoração ao dia internacionalmente reconhecido – serão informadas as diretrizes do Programa Bem Viver para o ano de 2013; além de um café da manhã especial para homenagear as mulheres, sorteio de kits de beleza e muita diversão para as crianças. “Já temos mais de 600 pessoas inscritas. Este ano, a nossa meta é envolver ainda mais a comunidade, atuando em parceria com as escolas e a Secretaria Municipal de Saúde. Vamos reforçar os temas relacionados à promoção da saúde e atividade física”, declara Meiriani Rodrigues de Araújo, coordenadora do Programa Bem Viver.
Conforme explica ela, para este ano, serão desenvolvidas campanhas contra o tabagismo e a obesidade – com reeducação alimentar e estímulo à atividade física, de respeito ao meio ambiente, conscientização para um trânsito seguro e de combate ao uso de drogas e doenças sexualmente transmissíveis.
 
O Programa Bem Viver é uma iniciativa da Votorantim Metais com o objetivo de conscientizar colaboradores, familiares e comunidade, em geral, sobre aspectos da Saúde e da Segurança no dia a dia das pessoas e incentivar atitudes para a melhoria da qualidade de vida. Anualmente, o Programa é desenvolvido em ciclos com abordagem de diferentes temas, por meio de cinco encontros. Além disso, são formadas equipes com a participação de colaboradores e familiares, divididas por cores, que recebem desafios de mobilização. Ao final dos ciclos, os melhores trabalhos são premiados. Em 2012, o Programa conquistou o 2º lugar na categoria Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável do 15º Prêmio SESI Qualidade no Trabalho (PSQT).

VAZANTE: PREFEITURA LANÇA PROGRAMA PEDAGÓGICA

Na manhã desta sexta-feira, 08, na Câmara Municipal foi realizado o lançamento do Programa de Intervenção Pedagógica – PIP, o novo sistema de ensino das Escolas Municipais de Vazante.
O evento contou com a presença de representantes da educação, alunos do 8º e 9º ano, além da Secretária de Educação Maria do Carmo Capucci, a Diretora do PIP, Maria de Fátima Ribeiro, o prefeito Dr. José Benedito e secretários de outros setores.
Cerca de 300 pessoas participaram da solenidade que teve destaque para a palestra de Ana Flávia, uma jovem de 17 anos natural de Coromandel, que possui o dom da oratória. A palestra falava da importância de sonhar e ter motivação para buscar realizações. “Quanto mais cedo os jovens descobrirem onde querem chegar, mais cedo eles irão se realizar”, palavras de Ana Flávia durante a apresentação.
De acordo com Maria do Carmo Capucci, esse lançamento é a realização de um sonho, pois o ensino do aluno será elevado e o desenvolvimento será maior. “É só um começo, ainda iremos fazer muito mais pela educação de Vazante”, comemora.
 
fonte: vazantenet

LAGOA GRANDE: DR; MARCIO MANTÉM CONTATO COM O GOVERNADOR

Em busca de recursos o prefeito de Lagoa Grande Dr. Márcio Valeriano esteve na capital do estado mantendo contado com o governador Antônio Anastasia eo deputado estadual Bosco. Na ocasião aproveitou a visita do presidente do PT Rui Falcão a BH, e expressou suas reivindicações junto ao governo da presidenta Dilma.

GOVERNADOR VAI LIBERAR RECURSOS PARA AS PREFEITURAS

Dando sequência ao trabalho de fortalecimento dos municípios por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (Padem), o Governo de Minas se prepara para, a partir do segundo semestre deste ano, assinar cerca de mil convênios com prefeituras de todas as regiões do Estado. A previsão é de que sejam repassados aos municípios cerca de R$ 72 milhões. A liberação dos recursos se manterá dentro da média histórica dos últimos anos – o que representou, entre 2009 e 2012, no repasse de R$ 240 milhões por meio da assinatura de três mil convênios.
A fim de preparar os municípios para o recebimento e gestão desses recursos, entre os dias 18 e 22 deste mês, a Secretaria de Estado de Governo (Segov), por meio da Subsecretaria de Assuntos Municipais (Subseam), realizará em Belo Horizonte o curso Celebração e Prestação de Contas de Convênios. O treinamento, que será realizado na Cidade Administrativa, tem previsão de envolver cerca de 850 técnicos e assessores parlamentares.
As inscrições terminam dia 15 e cada prefeitura poderá indicar até dois servidores. O treinamento terá duração de três horas e meia e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail subseam@governo.mg.gov.brou pelos telefones (31) 3915-0041 / 3915-0769.
Para a celebração de convênios é fundamental que as prefeituras e as entidades estejam adimplentes no Sistema Integrado de Administração Financeira de Minas Gerais (SIAFI_MG) e no Cadastro Geral de Convenente do Estado (CAGEC). Além disso, as prefeituras e entidades interessadas na implementação deprojetos em parceria com o Governo de Minas precisam apresentar todos os documentos exigidos pela legislação em vigor.

RENOVAÇÃO DE GOVERNADORES

Apesar do cenário ainda indefinido, as eleições para governador em 2014 podem trazer uma renovação nos Executivos estaduais. Considerando os governos dos 27 Estados brasileiros, em 13 deles não poderá haver uma disputa pela reeleição. Isso indica que quase 50% dos governos atuais passarão para as mãos de outro nome a partir de 2015.

Em 2010, a situação foi diferente. No total, 20 governadores buscaram um novo mandato, enquanto sete tentaram pela primeira vez assumir o comando dos Estados.

Nas disputas anteriores, o total de governadores que podiam tentar a reeleição também era superior. Em 2006, 17 governadores buscaram se manter por mais quatro anos no cargo. Já em 2002, a situação ficou equilibrada: 14 nomes tentaram a reeleição, e 13 estrearam nas urnas.

O partido que mais tem governadores em segundo mandato é o PMDB. Nos Estados de Rio de Janeiro, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os nomes que os comandam não poderão pleitear mais quatro anos de governo.

Disputando a eleição com um novo representante, o risco de o partido perder espaços aumenta. Atualmente, a sigla detém o poder em cinco Estados.

Em segundo lugar, vem o PSDB, que, em Minas Gerais, Alagoas e Roraima, seus atuais chefes dos Executivos estaduais completam, em 2014, oito anos de governo, não podendo permanecer por mais um mandato.

Em 2010, PMDB e PSDB foram os dois partidos com mais chances de eleger governadores, quadro que acabou se consolidando ao fim da disputa.

O PT, por sua vez, que hoje administra cinco Estados, terá que arrumar substitutos em dois: Bahia e Sergipe. A mesma tarefa precisará ser assumida pelo PSB em Pernambuco, Piauí e Ceará.

Análise. Para o cientista político da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Paulo Roberto Figueira Leal com menos candidatos disputando a reeleição, "o jogo fica mais aberto". "Há mais chance de mudança de grupos políticos de poder do que quando está em disputa a reeleição, o que pode ser uma esperança de mudança", afirmou. "As chances dos dois candidatos ficam mais iguais. Pode ser uma briga mais justa", ressaltou o especialista.

O professor de Ciências Políticas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Malco Camargos entende que a mudança de candidatos não representa uma renovação de propostas e projetos. "Como os partidos indicam sucessores com perfis semelhantes, as mudanças deixam de ser menos significativas", advertiu.