quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

CHARGE...

- Charge do Duke, via O Tempo.

MINAS GERAIS: PREOCUPADO COM A POPULARIDADE GOVERNO DE MINAS ANUNCIA MEDIDAS CONTRA A VIOLÊNCIA

Preocupado com a popularidade em ano de eleição o governo de Minas reagiu às estatísticas que mostram o aumento da violência em muitos municípios, com destaque para a Região Metropolitana e o Vale do Aço, e anunciou o reforço do policiamento no Estado. A partir de hoje, centenas de policiais militares que se dedicam a funções administrativas vão ajudar no patrulhamento das ruas da capital.
 
O que se pretende é reduzir o sentimento de insegurança dos moradores. As medidas anunciadas, embora sejam as possíveis no momento, serão suficientes para trazer de volta a tranquilidade? Será que os moradores de Belo Horizonte, por exemplo, se sentirão como os de Londres ou Paris no século 19, onde, conforme se vê nos filmes, um policial uniformizado que ronda à noite um quarteirão sopra um apito e logo aparecem, correndo a pé, muitos outros policiais para saber o que houve?
 
Ninguém pensa em equipar a polícia mineira com mais apitos. O que foi prometido na última segunda-feira foram mais viaturas, mais policiais e mais tecnologia, como painéis eletrônicos nas delegacias para acompanhamento das ocorrências, muitas delas a serem registradas via computadores.
Nas próximas semanas, a PM vai receber 378 novas viaturas e a Polícia Civil, a partir de março, mais 450. Até o fim deste semestre, 625 veículos estarão equipados com GPS na Região Metropolitana, podendo o número chegar a 2.500 no Estado.
 
Além disso, será autorizada a abertura de concurso público para nomear mil investigadores da Polícia Civil, entre outras contratações nas duas polícias. Conforme se noticiou ontem, o efetivo das forças de segurança em todo o Estado, que é hoje de 40 mil, será aumentado até o fim do ano em 7.500 pessoas.
 
Tudo isso será insuficiente se os policiais não estiverem bem preparados e motivados a cumprir seu dever para com a população, que paga seus salários – que são todos os mineiros, independentemente do poder aquisitivo. E se não houver leis que de fato criem um clima permanente de segurança. O que se vê são leis – quando não simples Protocolos de Intenções – que não resistem ao tempo e a pressões econômicas.

REFLETIR

“Há homens que são como as velas; sacrificam-se, queimando-se para dar luz aos outros”.
Padre António Vieira

LUZ CARA

    
reducao-da-conta-de-luz-sera-menor-que-a-prevista-diz-ministerio-368d5033e0e278a7034ced02b97db3fa-g-300x246Mesmo com o pacote de 2012 para reduzir o custo da eletricidade, o Brasil ainda tem a 11ª tarifa mais elevada do mundo, mostra levantamento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
O valor é 8,8% superior à média de uma lista de 28 países selecionados pela entidade, que mantém uma espécie de “custômetro” da energia, permanentemente atualizado. Antes das medidas adotadas pela presidente Dilma Rousseff, o Brasil estava na quarta posição.

STF: TENDÊNCIA PARA REVERTER AS PENAS DE JOSÉ DIECEU, GENOÍNO E DELÚBIO

:
Magistrados do STF admitem tendência de reverter condenação pelo crime formação de quadrilha no processo da AP 470; se for confirmada, José Genoino terá pena reduzida para 4 anos e 8 meses; José Dirceu deve ir para o semiaberto, com 7 anos e 11 meses de prisão; já a condenação de Delúbio Soares pode ser diminuída para 6 anos e 8 meses também no semiaberto

 

ELEIÇÃO EM MINAS: PIMENTEL TENTA AUMENTAR A ALIANÇA EM TORNO DO SEU NOME

O projeto do PCdoB esbarra em forte obstáculo: o PT. Os petistas já vem trabalhando o PROS, criado com ajuda do governo Dilma. Também querem o próprio PCdoB no palanque de Fernando Pimentel. De sua parte, ciente de sua fragilidade, o PCdoB mantém aberto canal de negociação com o PT, como se viu na sexta-feira, 14, quando a cúpula do PCdoB prestigiou reunião de Lula e Pimentel com aliados em BH.

AÉCIO DIZ QUE É NATURAL O FAVORITISMO DE DILMA

O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), avaliou como natural o favoritismo da presidente Dilma Rousseff apontados pela pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). “Não há razão para mudanças, do ponto de vista das intenções de voto, enquanto as oposições não tiverem as mesmas oportunidades de visibilidade nos veículos de comunicação que a presidente da República tem em suas viagens eleitorais pelo país”, disse.

ELEIÇÃO EM MINAS: CADA VEZ MAIS PRÉ-CANDIDATO A VICE-GOVERNADOR DE MINAS ANTÔNIO ANDRADE DEFENDE ALIANÇA COM OS PETISTAS

A presença do ex-presidente Lula em Belo Horizonte acirrou ainda mais a queda de braço instalada no PMDB de Minas sobre ter ou não candidatura própria no Estado. A possibilidade de os peemedebistas terem na chapa petista, além da vaga de vice, o candidato para a disputa pelo Senado ficou mais provável e, com isso, acentuou a divisão interna da legenda.          

De um lado o senador Clésio Andrade (PMDB), que já colocou seu nome para a disputa do governo, crava que a tese da candidatura própria vai vencer na convenção estadual, prevista para junho. Do outro, o ministro da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB), cotado para ser o vice na chapa encabeçada pelo ex-ministro Fernando Pimentel (PT), defende a aliança com os petistas.
 
“O PMDB vai ter candidatura própria. Estou confiante nisso. Temos maioria para vencer na convenção”, enfatizou ontem o senador. Já o ministro ponderou que “o melhor caminho para o PMDB é a composição com o PT de Minas”. “Queremos tomar a decisão antes da convenção, não queremos decidir na convenção”, completou. Na última sexta-feira, Antonio Andrade afirmou em evento liderado por Lula, em Belo Horizonte, que “nós, do PMDB, estaremos juntos com o PT nessa campanha”.
 
O atual presidente do partido no Estado, deputado federal Saraiva Felipe, admite que a legenda está dividida, mas revela que a situação só poderá ser definida quando Antônio Andrade voltar para o comando da sigla. “Parte quer a candidatura própria e está batalhando por isso. Outra quer compor logo com o PT, principalmente, os deputados estaduais.”