domingo, 6 de maio de 2012

BELO HORIZONTE-MG: SUCESSÃO MUNICIPAL

 
Pesquisa realizada pelo Instituto DataTempo/CP2, nos dias 26 e 27 de abril, mostra o prefeito Marcio Lacerda (PSB) na liderança da disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Ele é o primeiro colocado em todos os cenários montados e alcança mais de 50% das intenções de voto em todos eles. Assim, de acordo com o levantamento, se a eleição fosse hoje, não haveria segundo turno na capital mineira.

No primeiro cenário, em que aparecem todos os nomes dos possíveis candidatos, Lacerda obtém 50,2% das intenções de voto. O segundo colocado é o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), com 12,7% da preferência dos pesquisados. O deputado estadual Délio Malheiros (PV) ocupa a terceira colocação, com 4,4%. Ele é seguido de perto pela professora Vanessa Portugal (PSTU), com 3,6%. Na sequência, aparecem o deputado federal do PTB Eros Biondini (3,0%), o deputado estadual do PDT Sargento Rodrigues (2,8%) e o também deputado estadual do DEM Gustavo Corrêa (0,6%).

A situação não é muito diferente, mas é ainda mais favorável a Lacerda, quando o nome de Leonardo Quintão é substituído pelo de Sávio Souza Cruz, deputado estadual do PMDB. Nesse quadro, o prefeito alcança 53,2% das intenções. Todos os outros candidatos conseguem percentuais maiores em relação ao primeiro cenário. Vanessa Portugal tem 4,9%, exatamente o mesmo percentual registrado por Délio Malheiros. Sargento Rodrigues conta com 3,8% das intenções de voto, e Eros Biondini, com 3,6%. Savio Souza Cruz obtém 1,7% da preferência dos pesquisados.

No terceiro quadro, montado apenas com quatro candidatos, Lacerda lidera com 52,4% das intenções de voto. Leonardo Quintão tem 13,7% e Délio Malheiros, 4,8%. Sargento Rodrigues registra 3,6%. Na quarta simulação, com os mesmos nomes do cenário anterior, mas substituindo Quintão por Souza Cruz, Lacerda consegue 55,6% das intenções de voto. Délio tem 5,5% e Rodrigues, 5,1%. Souza Cruz obtém 2,1%.

Na quinta simulação, em que são apresentados três nomes, o prefeito lidera com 53,6% da preferência dos pesquisados. Quintão aparece em segundo lugar, com 14,3%, e Délio Malheiros, com 4,9%. Na sexta simulação, com a substituição de Quintão por Sávio Souza Cruz, Lacerda amplia suas intenções de voto para 57,2%. Délio Malheiros fica com 6,0% e Sávio Souza Cruz obtém 2,1%.

Considerando as últimas pesquisas DataTempo/CP2, Lacerda conseguiu um grande crescimento de junho de 2011 até o momento. Naquela época, ele tinha 23,8% das intenções de voto, passando para 27,8% em dezembro do mesmo ano e, agora, 50,2%. Quintão passou de 7,7% para 12,7%, no mesmo período.

Confronto direto. Nas situações em que são colocados apenas dois candidatos, o que acontece em um eventual segundo turno, Marcio Lacerda tem os melhores desempenhos. No confronto com Sávio Souza Cruz, o prefeito registra 60,3% das intenções de voto, contra 3,3% do adversário peemedebista. No embate com Délio Malheiros, o socialista obtém 57,7% e seu rival, 7,8%. No cenário em que Lacerda enfrenta Quintão, tal como aconteceu no segundo turno da eleição de 2008, o prefeito supera o seu opositor com 56,3%. Quintão registra 14,8%.
Dados
Registro.
A pesquisa foi realizada nos dias 26 a 27 de abril, com 900 entrevistados. A margem de erro é de 3,27 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é MG-00056/2012.

PATOS DE MINAS-MG: VEREADOR PODE SER CANDIDATO A PREFEITO

Cresce as especulações que o Vereador Pedro Lucas estaria a um passo para viabilizar sua candidatura a prefeito de Patos de Minas.

LAGAMAR-MG: TRÊS NOMES E A SUCESSÃO MUNICIPAL

Três nomes estão dominando o cenário político de Lagamar rumo a prefeitura da cidade. O assessor do deputado federal, Antônio Andrade; Wilson Rodrigues (PMDB), Jorge Olívio (DEM) e Dr. Cássio Marra (PDT).

LAGAMAR-MG: PREFEITO E A HABILIDADE POLÍTICA

Principal líder do grupo da situação de Lagamar, o prefeito Ari Batista (DEM), está usando de toda sua habilidade política, para tentar fazer o sucessor.

VAZANTE-MG: FARMACÊUTICO É PRÉ-CANDIDATO

O  pres. do PPS de Vazante o farmacêutico José Romero manifestou sua intenção de ser candidato a vereador na eleição municipal.

VAZANTE-MG: DEPOIS DA FESTA DA LAPA, É A VEZ DA FESTA DEMOCRÁTICA

terminou a festa da lapa, está chegando agora a festa da democracia com a eleição municipal. O próximo mês (junho) é o ínicio da largada da sucessão municipal. Quem serão os concorrentes ao palácio do zinco?