terça-feira, 5 de maio de 2015

MINAS GERAIS: GOVERNADOR DIALOGA COM PROFESSORES

HenriqueChendes/Imprensa MG:
Três pontos reivindicados pelos trabalhadores e atendidos pelo governo do Estado foram destacados pela secretária; O primeiro é a garantia aos servidores aposentados nas carreiras da Educação Básica, que fazem jus à paridade, da concessão dos mesmos reajustes salariais a que têm direito os servidores ativos (13,06%, 8,21%, 7,72%) e nas mesmas datas; "Estamos fazendo um esforço. Acho que é um esforço dos dois lados, do Governo e também dos trabalhadores. Nós sentamos e fizemos uma agenda para produzir uma negociação. E nosso compromisso é que a gente consiga terminar a gestão com todos os professores do Estado recebendo o piso para uma jornada de 24 horas" disse a Secretária da pasta Macaé Evaristo.

DILMA NAS REDES SOCIAIS


dilmaPC
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Edinho Silva (PT), fez uma avaliação “extremamente positiva” da decisão da presidente Dilma Rousseff de se manifestar apenas pelas redes sociais por ocasião do Dia do Trabalho. Pela primeira vez, Dilma não gravou um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV para celebrar a data, em uma tentativa de evitar novos “panelaços”, como os que foram registrados durante o pronunciamento veiculado no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.
A inédita decisão da presidente Dilma Rousseff de não fazer pronunciamento em rede nacional de rádio e TV no Dia do Trabalho gerou uma espécie de “guerra dos vídeos” nas redes sociais. O senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, divulgou vídeo no Facebook no qual diz que Dilma se “acovardou e não teve coragem de dizer aos trabalhadores brasileiros por que eles vão pagar o preço mais duro desse ajuste”.

MINAS GERAIS: A ORDEM É ENXUGAR

Balanço fechado ontem pelo governo mineiro aponta que a despesa com a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, caiu pela metade em relação ao ano passado. Em 2014, foram gastos R$ 1,18 milhão. Este ano, R$ 620,4 mil.

CHARGE...AÍ! NÃO!


saideira

SEM PARTIDOS

Pesquisa mostra que 66% dos Brasileiros não tem preferência por legenda
Dois em cada três brasileiros não têm simpatia por nenhum partido político. É o que mostra pesquisa Ibope realizada em abril. De acordo com o levantamento, apenas 30% dos eleitores afirmaram ter uma sigla preferida. Foi o maior índice da série histórica, iniciada pelo instituto em 1988. O percentual mais alto havia sido registrado em 2013, quando 59% não aprovavam qualquer agremiação política.
A queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT) e o escândalo na Petrobras, descoberto na operação “Lava Jato”, podem ter afetado a relação da população com os partidos. Para a cientista política da Universidade Federal de Minas (UFMG), Helcimara Telles, a repercussão negativa da política brasileira refletiu na credibilidade das siglas. “Os escândalos de corrupção têm afetado a confiança nas instituições representativas”.
Segundo ela, a avaliação negativa da presidente da República também contamina a forma como a opinião pública vê o partido. Entre 2010 e 2013, o PT manteve uma média de preferência de 30%. Hoje, só 14% preferem a legenda. O PSDB vem em segundo lugar, com 6%.
O cientista político e professor da PUC Minas, Malco Camargos, avalia que falta capacidade aos partidos para atender os desejos dos eleitores. “No Brasil, temos muitos partidos e pouca separação ideológica entre eles, isso faz com que o eleitor veja todos como iguais”, afirma.
Na mesma pesquisa, 75% dos entrevistados afirmaram ter dúvidas de que o país esteja no rumo certo. “A suposta crise política é resultado do amadurecimento da população, que pode se expressar e se posicionar contra ou a favor do governo. O que deve haver é uma discussão em torno da tão falada reforma política”, defende o professor da Milton Campos, Camilo Machado.

MINAS GERAIS: PT E PSDB BRIGAM ATÉ NAS HOMENAGENS

Em resposta aos ataques de tucanos e aliados à homenagem feita pelo governador Fernando Pimentel (PT) ao líder do MST, João Pedro Stédile, com a Medalha da Inconfidência, deputados do PT e aliados estão usando, em reuniões da Assembleia Legislativa, cartazes, com fotos do então governador Aécio Neves (PSDB), concedendo a mesma honraria ao então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e ao governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), em seu primeiro mandato (2003-2006).