sábado, 12 de maio de 2012

A RELAÇÃO DE CACHOEIRA COM A GRANDE MÍDIA

O jornal ‘O Globo’ deixou claro que não apóia a convocação de jornalistas para a CPI mista que vai investigar a atuação do contraventor Carlinhos Cachoeira.Em editorial polêmico, o diário acusou partidos de esquerda de estarem perseguindo a revista ‘Veja’ em função das ligações entre Cachoeira e o diretor da publicação em Brasília, Policarpo Junior.De acordo com o editorial, os jornalistas devem manter boas relações com suas fontes para alcançar a notícia, não importa de onde ela veio. Segundo vazamentos da Operação Monte Carlo e trechos de gravações divulgados pela Rede Record, Cachoeira foi uma das principais fontes da ‘Veja’ nos últimos anos, vazando informações obtidas de maneira ilícita para a revista.
Fonte é fonte
Sem dúvida, a relação do jornalista com uma fonte envolve negociar com pessoas de caráter duvidoso em busca de uma matéria. O problema é que algumas gravações mostram que Cachoeira publicava o que queria e como queria na revista. Em determinado trecho, ele indica que uma de suas informações precisa sair na coluna ‘Radar’, uma das mais tradicionais de ‘Veja’. Em outra, dá detalhes sobre como a matéria contra o ex-ministro José Dirceu deve ser publicada.

LEIA: VOCÊ VAI GOSTAR

Se você teve sua infância durante os anos 60, 70, 80 como sobreviveu? Afinal de contas:
1 – Os carros não tinham cintos de segurança, apoios de cabeça, nem air-bag!!
2 – Íamos soltos no banco de trás fazendo aquela farra! E isso não era perigoso!
3 – As camas de grades e os brinquedos eram multicores e no mínimo pintados com umas tintas “duvidosas“ contendo chumbo ou outro veneno qualquer.
4 – Não havia travas de segurança nas portas dos carros, chaves nos armários de medicamentos, detergentes ou químicos domésticos.
5 – A gente andava de bicicleta para lá e pra cá, sem capacete, joelheiras, caneleiras e cotuveleiras…
6 – Bebíamos água da torneira, do poço de Santana, de uma mangueira, ou de uma fonte e não águas minerais em garrafas ditas ¨esterilizadas¨…
7- Construíamos aqueles famosos carrinhos de rolimã e aqueles que tinham a sorte de morar perto de uma ladeira, podiam tentar bater records de velocidade e até verificar no meio do caminho que tinham „economizado“ a sola dos sapatos, que eram usados como freios…E estavam descalços… Alguns acidentes depois… Todos esses problemas estavam resolvidos!
8 – Íamos brincar na rua, com uma única condição: voltar para casa ao anoitecer!
9-Não havia celulares, e nossos pais não sabiam onde estávamos! Incrível!
10 – Tínhamos aulas só de manhã, e íamos almoçar em casa!
11 – Gessos, dentes partidos, joelhos ralados… Todos tinham razão, menos nós.
12 – Comíamos doces à vontade, pão com manteiga, bebidas com o perigoso açúcar. Não se falava de obesidade – brincávamos sempre na rua e éramos super ativos …
13 – Dividíamos com nossos amigos uma Crush comprada no Bar de Ferreirinha, gole a gole, e nunca ninguém morreu por isso ….
14 – Nada de Playstations, Nintendo 64, X boxes, jogos de vídeo, internet por satélite, videocassete, dolby surround, celular com câmera, computador, chats na Internet … Só amigos.
15 – A pé ou de bicicleta, íamos à casa dos nossos amigos, mesmo que morassem a léguas de nossa casa, entrávamos sem bater e íamos brincar.
16 – É verdade! Lá fora, nesse mundo cinzento e sem segurança! Como era possível? Jogávamos futebol na rua, com a trave sinalizada por duas pedras, e mesmo que não fossemos escalados … ninguém ficava frustrado e nem era o FIM.
17 – Na escola havia bons e maus alunos. Uns passavam e outros eram reprovados. Por isso, ninguém precisava de um psicólogo ou psicoterapeuta. Não havia a moda dos superdotados, nem se falava em dislexia, problemas de concentração, hiperatividade. Quem não passava, simplesmente repetia de ano e tentava de novo no ano seguinte!
18 – Tínhamos: liberdade, fracassos, sucessos, deveres e aprendíamos a lidar com cada um deles!
19 – Nas peladas 20 brigas por dia, no outro dia tava tudo legal e mais 20 brigas.
20 – Íamos pro Rio Seridó todos os dias bater pelada, roubar cajarana lá em Zé Lima e bater bronha vendo as moças da sociedade mostrando o rabo na pedra branca.
A verdadeira questão é: como a gente conseguiu sobreviver?
E acima de tudo, como conseguimos desenvolver a nossa personalidade?
Você também é dessa geração?
É uma boa discussão. E alguém respondeu ao tema com muita personalidade:
Alguém comentou o assunto assim:
Essa nossa geração, além do que foi mencionado, fazia outras aventuras, como algumas brincadeiras muito singelas tipo garrafão, mão-no-bolso, corredor polonês, cocorote…
Não teve um de nós que não tenha pegado morcego pendurado na traseira dos caminhões.
Além das bronhas, comia-se as jumentas, cabras, vacas.
Alguns não livravam nem as galinhas.
Outra coisa light era chatear doido, as conseqüências às vezes eram drásticas, mas a ousadia prevalecia.
Brigas? Eram constantes e muita vezes atiçadas pelos adultos só prá ver a arenga e o pau cantar.
Não havia nada mais grave que passar o pé por cima da mãe dos outros, representada por um simples risco no chão.
Na escola se aprontava de tudo, principalmente vandalismo.
Fomos filhos de uma ditadura e os prédios públicos representavam o governo, até mais que seus agentes.
O lema era “acaba que é do governo”.
Inconscientemente lutávamos contra a ditadura ao nosso modo.
As intrigas eram diárias, como rápidas vinham as pazes.
Quando não acontecia, era por puro charme.
Realmente, poucos somos frustrados e improdutivos.
Somos de uma geração que mudou o mundo, mas que alienou seus próprios filhos, individualizando-os.

SÃO PAULO: REJEIÇÃO DO SERRA

Apesar das pressões sobre a pré-candidatura de Fernando Haddad neste momento e da ansiedade para que Lula entre definitivamente na campanha, o PT considera a alta rejeição a José Serra um trunfo do ex-ministro da Educação na disputa de outubro – principalmente, em um eventual 2º turno entre os dois. “Acho que a candidatura do Serra representa o passado. Há um desgaste dos oito anos de Serra/Kassab em São Paulo”, afirma Paulo Teixeira. Segundo o Ibope, 35% dos eleitores não votariam no tucano (percentual muito próximo ao do recordista de rejeição, Netinho de Paula, do PCdoB, que tem 38%). Hoje, 12% dos eleitores dizem que não votariam em Haddad.

“O Serra tem mais rejeição do que voto, e você largar com mais rejeição do que voto é muito complicado. É um desastre. Ele está na frente porque é lembrado. Mais nada. Quando começar a campanha, ninguém sabe o que vai acontecer”, diz Ranulfo. “Acho que o Serra é um candidato com sérias dificuldades. Talvez ninguém possa tirá-lo do 2º turno, mas talvez chegue lá e não ganhe O Serra não agrega. É um nome gasto, tem uma boa largada, mas dificuldades de chegada.”

fonte: Paulo Texeira  é analista político

TÍTULO ELEITORAL: NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

Terminou na última quarta-feira, dia 9 de maio, o prazo para que os eleitores brasileiros tirassem o título ou transferissem seu domicílio eleitoral para votar nas eleições municipais que serão realizadas em outubro em todo o País. O prazo também se encerrou para aqueles que estavam em situação irregular com a Justiça Eleitoral por não ter participado das três últimas votações sem justificar a ausência.

O eleitor que não regularizou sua situação comparecendo ao cartório eleitoral, além de não poder votar em outubro, tem de enfrentar uma série de impedimentos e restrições. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os cartórios só voltarão a realizar o atendimento para regularização após o dia 12 de novembro deste ano. O 2º turno das eleições municipais está marcado para o dia 28 de outubro.

Mas nem tudo está perdido e a dor de cabeça pode não ser tão forte assim. A Justiça Eleitoral oferece a chance de o eleitor em situação irregular obter uma certidão circunstanciada sem precisar esperar o encerramento das próximas eleições. Caso precise apresentar o título eleitoral para tirar ou renovar passaporte, obter empréstimos em instituições bancárias ou participar de concursos públicos, basta mostrar esse documento provisório, válido somente até o encerramento das eleições. O documento não habilita o eleitor a votar e, após 12 de novembro, o cidadão precisa de comparecer ao seu cartório para regularizar a situação de forma definitiva.

SÃO PAULO-SP: SERRA LIDERA PESQUISA DE INTENÇÃO DE VOTOS

O pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra, aparece na liderança das intenções de votos em pesquisa feita pelo Ibope, encomendada pela Rede Globo e divulgada  no SPTV 2ª edição. O tucano tem 31%, seguido por Celso Russomano (PRB), com 16%. Já o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT), cuja candidatura conta com a chancela do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segue patinando e aparece com 3% das intenções de voto.

Atrás de Serra e Russomano, os mais bem posicionados na pesquisa são o ex-vereador Netinho de Paula (PCdoB), com 8% das intenções de voto; Soninha Francine (PPS), com 7%; Gabriel Chalita (PMDB), com 6%; e Paulo Pereira da Silva (PDT), com 5%. Carlos Gianazzi (PSOL) e Luiz Flávio Borges D'Urso (PTB) alcançaram 1%, cada. Levy Fidélix não pontuou na pesquisa.Votos brancos e nulos somaram 11%, e 10% dos entrevistados não sabem ou não opinaram. A pesquisa foi feita entre os dias 5 e 7 de maio e ouviu 805 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-00027/2012

IMPOSTO DE RENDA: MALHA FINA

Já está disponível no site da Receita Federal a consulta sobre a declaração do Imposto de Renda de 2012. Por meio da consulta, o contribuinte pode checar se caiu na malha fina ou não.Para acessar as informações, o contribuinte deve entrar no site da Receita Federal e entrar no portal e-CAC. Em seguida, ele deve criar um código de acesso informando o número do recibo das últimas duas declarações. Por fim, ele deve acessar a área de atendimento virtual, onde poderá realizar a consulta.

Para declarações analisadas que não tiveram erros, será visualizada a mensagem “em processamento” ou “processada” – apenas nos casos de quem teve IR a pagar e já iniciou a quitação das cotas, ou de pessoas com 60 anos ou mais, que têm prioridade para receber a restituição.Se o contribuinte caiu na malha fina, o sistema irá informar que a declaração está “com pendências”. Isto significa que foi identificado algum tipo de omissão. Ele deverá então fazer a declaração retificadora para corrigir a informação incorreta.

FIM DO CONCURSO PÚBLICO PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO?


Projeto de lei do Senado que proíbe a realização de concurso público exclusivamente para a formação de cadastro de reserva será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) na reunião da próxima quarta-feira (16). A proposta, de autoria do ex-senador Expedito Júnior (PR-RO), foi aprovada na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e segue para a decisão terminativa da CCJ.

A proposta (PLS 369/2008) obriga a indicação expressa nos editais de concursos públicos do número de vagas a serem providas. A medida, de acordo com o projeto, será observada em concursos de provas ou de provas e títulos no âmbito da administração direta da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. De acordo com a proposição, tal cadastro de reserva será permitido somente para candidatos aprovados em número excedente ao de vagas a serem preenchidas

MAIS DA METADE DAS BRASILEIRAS SÃO MÃES

Uma pesquisa do IBOPE Media concluiu que 57% das brasileiras de 20 a 75 anos têm filhos. Dessas mães, 36% são chefes de família, 57% trabalham fora e 37% não são casadas e nem vivem com companheiros. O estudo ouviu 20.736 pessoas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

O estudo também revelou que a grande prioridade das mães é a educação dos filhos, que foi a resposta de 85% delas. Entre as entrevistadas, 67% disseram que criam seus filhos para o mundo, mas 61% garantem que vão sofrer quando os filhos forem embora de casa. Mais da metade das mães (56%) também admitem que é muito difícil dizer não aos filhos e 44% reconhecem que eles influenciam na hora das compras.

"PARA REFLETIR "

“Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta.”
Carl Jung

HENRIQUE PRÓXIMO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

O caminho do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) rumo à presidência da Câmara dos Deputados no próximo ano parece estar bem pavimentado. Pelo menos é o que se pode deduzir das declarações do atual presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT/RS) que esteve em Natal quinta-feira (10) para receber o título de cidadão natalense na Câmara Municipal.

Pouco antes do evento oficial em que seria homenageado, o petista que ocupa o segundo posto na linha sucessória da República se reuniu com os correligionários na sede do PT onde concedeu uma rápida entrevista e garantiu que a aliança entre PT e PMDB está sólida e será mantida não só para a sucessão dele na presidência da Câmara dos Deputados, mas também na formação da chapa na sucessão da presidente Dilma Rousseff em 2014.

Nem mesmo as divergências recentes na votação de projetos importantes como a votação do novo Código Florestal, no qual o líder do PMDB encaminhou a votação contra a proposta que era defendida pelo Palácio do Planalto e abraçada pelo PT na Câmara dos Deputados, abalou a aliança entre os dois partidos na avaliação do presidente Marco Maia.

“O acordo entre PT e PMDB é muito sólido e será mantido não só para a minha sucessão, como para a sucessão da presidente Dilma Rousseff, temos encaminhado muitas questões conjuntamente e é natural que numa Casa onde há tantas tendências aconteçam momentos em que PT e PMDB não caminhem de forma uníssona”, disse.

LAGAMAR-MG: A HORA DA VERDADE ESTÁ CHEGANDO

O próximo mês será um divisor de águas na política de Lagamar. Junho é o mês das convenções que definirão os nomes da sucessão municipal. Três nomes despontam na corrida sucessória: Wilson Rodrigues (PMDB) ; assessor do dep. Antônio Andrade, Jorge Olívio (DEM) e Dr. Cássio Marra (PDT). Correndo ao lado, estão o atual vice-prefeito,Vivaldo Donizete (PSB) e o ex-prefeito Jota (PHS).

BELO HORIZONTE-MG: AÉCIO DE OLHO EM MÁRCIO

O senador Aécio Neves (PSDB) disse nessa quinta-feira ser responsável pela trajetória política do prefeito Marcio Lacerda (PSB) e declarou apoio à reeleição do socialista. O tucano negou as especulações de que estaria trabalhando por outras candidaturas à sucessão municipal para dividir os votos e levar o pleito para o segundo turno, mas aproveitou para mandar um recado: o PSDB espera uma participação proporcional ao tamanho do partido, já que estará aderindo integralmente à campanha. O PT, segundo ele, é um partido secundário. “O Marcio Lacerda, na verdade, digo com muito orgulho, é uma criação política nossa. Tive o privilégio de filiar o atual prefeito no PSB antes de as próprias lideranças do PSB saberem disso”, afirmou

BELO HORIZONTE-MG: PREFEITO E O PT

Em meio à disputa interna no PT para a indicação do candidato a vice na chapa de Marcio Lacerda (PSB), os vereadores e candidatos do partido introduziram mais um elemento de tensão ao impasse. Em reunião com o presidente municipal e vice-prefeito Roberto Carvalho, eles deliberaram que enquanto os socialistas não formalizarem a coligação com o PT para a Câmara Municipal o partido não apresentará um nome para ser candidato a vice-prefeito. A decisão é resposta ao manifesto aprovado na terça-feira à noite pelos vereadores do PSB e candidatos à Câmara Municipal, que ameaçaram uma renúncia coletiva caso a direção socialista em Minas reafirme a aliança proporcional com o PT, sinalizada pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão, e presidente estadual do PSB, Walfrido Mares Guia.

VAZANTE-MG: OPOSIÇÃO E OS TRÊS VICE

Caso Dr. José Benedito seja realmente candidato a prefeito no grupo da oposição, tudo indica que o vice, deverá sair de uma lista com três nomes. Renê da Redd's, Marquinho da House Bike ou Giovanine Rabelo.

VAZANTE-MG: EX-VEREADOR OTIMISTA COM A OPOSIÇÃO

O advogado Gilson Corrêa tem manifestado otimismo com a oposição em relação a eleição municipal. Segundo ele o grupo reúne condições de obter sucesso contra o grupo da situação. Ex-vereador com forte atuação no Legislstivo Municipal, atualmente Gilson exerce forte influência na articulação político oposicionista.

PATOS DE MINAS-MG: JOVEM É ASSASSINADO COM 78 PERFURAÇÕES

O pequeno distrito de Alagoas, em Patos de Minas, foi surpreendido por um crime brutal neste sábado. Um adolescente de 15 anos foi morto com 78 perfurações feitas a canivete. Ele foi vítima de uma emboscada, supostamente motivada por ciúmes, tramada pela namorada de 18 anos, um rapaz 19 e dois adolescentes de 16 e 17 anos. Segundo a polícia, a jovem quem atraiu o menino para o local do crime e forneceu a arma usada para matá-lo.

A Polícia Militar foi acionada por volta das 7h por moradores da localidade que encontraram o corpo do garoto em uma estrada de terra. Os quatro suspeitos teriam sido vistos por testemunhas, e com base nas caracteristicas dos quatro os militares conseguiram localizá-los em uma fazenda nas imediações de onde o crime ocorreu.

“Os quatro confessaram o crime e a menina foi a incentivadora da ação, por motivos de ciúmes entre a vítima e um dos adolescentes”, conta a sargento Denise Cristina Borges, da 86ª Companhia do 15º Batalhão da Polícia Militar. A jovem, identificada como Daniele Luzia Silva, mantinha um relacionamento com a vítima, que havia se desentendido com o outro adolescente, que também teria envolvimento afetivo com a garota.

Os suspeitos contaram que Daniele atraiu o adolescente para o local do crime. Eles trocavam carícias quando os três garotos se aproximaram. Um deles, encapuzado, agarrou a vítima pelas costas, enquanto os outros dois começaram a agredí-lo. “A vítima reconheceu um deles e teria sido nessa hora que começou a ser golpeado com o canivete”, diz a sargento Denise.

Segundo a policial, os autores afirmaram que não tinham a intenção de matar o adolescente. Queriam apenas dar um susto nele. A decisão de matá-lo teria sido tomada após ele os reconhecer. “Difícil acreditar que o homicídio não tenha sido planejado. O canivete que a menina deu para os comparsas é grande e bem afiado”, destaca a policial. O garoto tinha perfurações na barriga, tórax, costas e nuca

Ainda segundo a PM, além do canivete foram apreendidos com o grupo as roupas usadas pelos três garotos que estavam sujas de sangue e foram dispensadas na fazenda onde foram detidos.

Os quatro foram detidos em flagrante e levados para a delegacia da cidade. De lá, a menina e o rapaz de 19 anos foram levados para o Presídio de Patos de Minas, enquanto os dois adolescentes ficaram detidos no Centro de Internação Provisória aguardando decisão da Justiça.