sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

TUCANOS PREOCUPADOS EM MINAS

O pleito de 2016 já preocupa os tucanos de alta plumagem. As avaliações de bastidores apontam para um completo desgaste do atual presidente, o deputado Marcus Pestana, no poder há vários anos. Foi durante sua administração que o PSDB deixou de comandar várias grandes cidades, como Juiz de Fora e Contagem, que por longos anos foram comandadas por representantes desse partido.
 
Para complicar ainda mais, aconteceu à desastrosa campanha para governador no final do ano passado, e outra vez a questionada liderança do PSDB permitiu que um adversário como Pimentel, até então considerado fraco, crescesse a ponto de vencer o pleito ainda no primeiro turno
 

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 - CONFRONTO PMDB E PT


Não será fácil para o atual secretário de governo do Estado de Minas Gerais e deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Odair Cunha, conter os ânimos de seus colegas de partido quando o assunto é a sucessão municipal do próximo ano.

                                                           
Odair Cunha
O secretário Odair Cunha terá
muito trabalho pela frente
(Foto:Divulgação)
 
Este tema, se não for bem trabalhado, vai terminar provocando ruídos na aliança entre petistas e peemedebistas. O vice-governador Antônio Andrade, ainda presidente de seu partido, não quer discutir o assunto por enquanto, pois no momento cuida de estancar feridas abertas desde a formação da equipe do atual governo estadual, ocasião onde ele atuou como um dos negociadores, mas não teve como evitar os desgastes.
 
Petistas em campo
 
O crescimento do PT no Sul de Minas está sob a mira do próprio secretário de governo, Odair Cunha, onde ele é majoritário. Mas, em outras localidades, a procissão segue em ritmo diferente.
 
Saindo do Sul e indo para o Norte, o atual secretário de Estado do Desenvolvimento Integrado dos Vales Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedivan), deputado Paulo Guedes, já está em campanha como candidato a prefeito de Montes Claros. Neste caso, um confronto partidário provavelmente se estabeleceria. Afinal, o PMDB do vice-governador Antônio Andrada é o mesmo partido do atual vice-prefeito. Mas, Guedes não dar a menor importância para essa realidade e segue em frente com seu projeto político.
 
Uma delicada situação poderá acontecer em Juiz de Fora. O prefeito Bruno Siqueira, uma das jovens estrelas do PMDB, tem como principal rival a deputada federal do PT, Margarida Salomão. Eles já duelaram no segundo turno do último pleito, mas a promessa é que tudo se repetirá na peleja de 2016.
 
No Vale do Aço, onde o PT reina absoluto, por enquanto, há calmaria entre os dois partidos aliados do governador Fernando Pimentel. Basta ver que Ipatinga, Valadares, Coronel Fabriciano e Timóteo são comandados por petistas. Consta que até mesmo a família Quintão, do PMDB, já teria feito um acordo para não criar dificuldades à recandidatura da atual prefeita Cecília Ferramenta, em Ipatinga. Tudo isso em troca do apoio de setores do PT ao deputado Leonardo Quintão, em Belo Horizonte.
 
Para tentar fechar o cerco na região metropolitana, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deputado federal Miguel Corrêa, aproveita as horas de folga para fazer contatos políticos com alguns dos atuais prefeitos, além de prováveis candidatos sem municípios próximos à capital mineira. Concentra-se, no momento, um trabalho de reforço da musculatura política da Maria do Carmo Lara para tentar reconduzi-la à Prefeitura de Betim.
 
Por outro lado, nada comentam sobre a sucessão de Nova Lima, onde o atual prefeito Cassinho é do PMDB.Uma questão difícil é Contagem, se consideramos que o atual prefeito Carlin Moura não está bem avaliado. Assim, abre-se a possibilidade do surgimento de novos nomes, incluindo o PT, por meio da ex-prefeita e deputada estadual Marília Campos. Porém, existe a possibilidade do deputado Newton Cardoso Junior, (PMDB), aceitar a ideia de entrar na disputa, o que seria um pesadelo para o grupo petista.
Tido e havido como peemedebistas histórico, Antônio Júlio, ex-presidente da Assembleia, tem confessado a amigos a vontade de não ser candidato pela segunda vez a prefeito de Pará de Minas. Com isto, o atual chefe do Executivo local poderia está abrindo mão de uma prefeitura importantíssima, já que o município é uma porta de entrada do Oeste Mineiro.
 
Seguindo essa mesma rota, chega-se a Uberaba, cidade chefiada por outro representante do PMDB, Paulo Piau. Trata-se de um município onde o eleitor tem um perfil mais conservador, e o PT por lá não tem tanta densidade eleitoral. Mas, se a eleição fosse hoje, Piau poderia ser derrotado pela oposição, tendo à frente uma junção de partidos: Democratas, PSDB e PSB, entre outras Siglas.
 
Considerado o segundo colégio eleitoral do Estado, Uberlândia é a “menina dos olhos” dos petistas. O prefeito Gilmar Machado, é um político de prestígio em BH e Brasília, mas passa por um desgaste político que seus amigos apostam reverter em breve, antes mesmo de terminar o primeiro semestre deste ano. Na capital do Triângulo Mineiro, o PMDB é fraquíssimo. Tem como liderança apenas o deputado estadual Leonídio Bouças, incapaz de fazer sombra ao grupo que atualmente domina a situação por lá. O duelo do prefeito Gilmar pode se dar numa eventual peleja com o ex-prefeito, o deputado federal Odelmo Leão. Aliás, ele se gaba de nunca ter perdido uma eleição.
 
fonte:ediçãodobrasil
 

TENSÃO ENTRE PT E PMDB

Intensa a tensão no PT, no PMDB e aliados, com a lista de parlamentares que integram a lista do PGR, Rodrigo Janot.

COPASA: AUMENTARÁ FISCALIZAÇÃO EM INDÚSTRIAS E GRANDES CONSUMIDORES DE ÁGUA

:
Sinara Meireles, presidente da Copasa, afirmou que aumentará a fiscalização em indústrias e grandes consumidores de água para evitar o desperdício; ainda apontou sua opinião sobre a hipótese de se sobretaxar altos consumos hídricos: “Não estamos descartando essa possibilidade (de adotar a sobretaxa). Estamos trabalhando com esse cenário. Esperamos não ter que utilizar (a medida). Mas, diante das previsões pouco otimistas e o volume (baixo) dos reservatórios, especialmente da região metropolitana, que afetam 5,5 milhões de pessoas, caso o apelo da redução do consumo não seja atendido de forma espontânea, poderá vir a ser utilizado algum mecanismo tarifário”.

MANIFESTAÇÕES ABALAM O GOVERNO TUCANO NO PARANÁ


:
Pressionado por onda de manifestações populares e com o segundo maior déficit em 2014, governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), classifica má gestão como um ato de coragem e diz que “o que interessa para a população são as obras”: “As dívidas, nós vamos administrando”; questionado sobre possível ‘estelionato eleitoral’ para se reeleger, ele diz: "Mas ninguém me perguntou se eu ia mexer na previdência"; pacote de ajustes financeiros do tucano prevê a retirada de R$ 8 bilhões do fundo previdenciário destinado ao pagamento dos aposentados e pensionistas e que passaria ao caixa único do governo.

ALÍVIO: PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA DEVE PEDIR AO STF SÓ ABERTURA DE INQUÉRITO CONTRA POLÍTICOS

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deve pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) apenas aberturas de inquéritos –e não fazer denúncias diretas– contra os políticos suspeitos de participar do esquema de corrupção na Petrobras. A informação foi confirmada à Folha por três pessoas que têm acesso a investigadores da Operação Lava Jato.
A partir das delações e das provas colhidas em buscas e apreensões, procuradores avaliaram que, em alguns casos, havia elementos suficientemente robustos para a apresentação direta de denúncias contra alguns políticos. Entre esses casos estava o do senador Fernando Collor (PTB-AL). Em 2014, policiais encontraram no escritório do doleiro Alberto Youssef oito comprovantes de depósitos para Collor, que somam R$ 50 mil. Todos feitos em dinheiro vivo em maio de 2013. Collor negou manter relação com o doleiro.

MINISTRO DO PLANEJAMENTO: PRECISAMOS AUMENTAR OS IMPOSTOS DOS MAIS RICOS


ministro planejamento
Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa
O pacote fiscal preparado pelo governo para tampar o rombo das contas públicas conterá medidas que atingirão os contribuintes mais ricos, provavelmente com aumento de impostos. A afirmação foi feita pelo ministro Nelson Barbosa (Planejamento), em uma reunião no Planalto com a bancada do PT no Senado. Os congressistas do partido têm cobrado que o governo faça ajustes também sobre as pessoas de renda mais alta, como forma de compensar as ações já anunciadas sobre os trabalhadores mais simples, base eleitoral do PT.
A senadora Gleisi Hoffmann (PR) confirmou à Folha que Barbosa disse que haverá ação sobre os mais ricos. “Nós colocamos que essas medidas eram importantes, que achávamos que deviam ser feitas algumas adequações [nos ajustes já anunciados], mas que seria muito importante que tivéssemos também medidas que atingissem quem tem renda maior na sociedade, seja na área de impostos ou outras medidas”

"QUANDO O HOMEM TEM VERGONHA DE SER HONESTO"


rui barnosa“De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto.”
RUI BARBOSA – (1914) – no Senado Federal

JUSTO VERÍSSIMO - " EU QUERO É QUE POBRE SE EXPLODA"

A crise econômica anunciada no país em 2015 e o consequente custo de vida mais alto para a população, com reajustes no preço dos alimentos, combustível e impostos, não intimidou os Poderes Legislativo e Judiciário e até o Ministério Público, que aumentarem o leque de regalias de seus integrantes.



Antes mesmo da aprovação, nesta quarta, do novo pacote de bondades para os deputados federais, o que inclui até passagens grátis para os cônjuges, os deputados estaduais, juízes, desembargadores e promotores de Minas também foram beneficiados com novos auxílios e benesses. Só as ajudas de custo aprovadas nos últimos seis meses vão gerar um impacto anual superior a R$ 300 milhões nos orçamentos – R$ 188,3 milhões só da Câmara dos Deputados.


Depois de criticarem o ajuste fiscal proposto pela presidente Dilma Rousseff e a alegação do governo de não poder reajustar o Imposto de Renda em mais de 4,5%, os representantes do poder público não demonstram preocupação nem intenção de cortar algumas das dezenas de regalias. Entre elas está a verba de gabinete para manter mais de 20 funcionários, auxílio-moradia mesmo para os que têm residência própria, passagens aéreas, alimentação, transporte, entre outros.


Na análise de cientistas políticos, sociólogos e representantes de movimentos de combate à corrupção, a despreocupação da classe política com a opinião pública faz com que o quadro de abusos se mantenha ou até piore.


Para o sociólogo da USP Antônio Carlos Mazzeo, a cada nova eleição, o Congresso se torna mais conservador, gerando consequências devastadores para o país. “São parlamentares fisiologistas que só se preocupam com eles próprios”, afirma o especialista. Segundo ele, no caso de juízes e promotores, o fato de não serem eleitos pela população torna-os ainda menos interessados em saber como pensa a população.


Ainda segundo o sociólogo, apesar de ser preciso dar condições para que o deputado desempenhe sua atividade, é imoral ultrapassar o mínimo necessário. “Se ele quer que a esposa o acompanhe, ele que pague para ela. Ele ganha para isso. Em pleno arrocho fiscal e situação de dificuldade para o trabalhador, isso se torna inaceitável”, disse.


O historiador e professor da Ufop Antônio Marcelo diz que a opinião publica não existe no Brasil. “A preocupação aparece perto da eleição. Em outros momentos, o que há é descrença”, analisa. Ele diz que esse é um processo histórico da sociedade brasileira, que não se libertou da escravidão. “Esperamos sempre que o outro tome a iniciativa. Somos passivos”, lamenta.

WILL NUNES:

Como diria o personagem do grande inesquecível humorista Chico Anísio, Justo Veríssimo: “eu quero é que pobre se exploda”, era o bordão que ele soltava logo após ouvir queixas de cidadãos menos favorecidos.

15 DE MARÇO DE 1994 - DATA QUE A GLOBO NUNCA ESQUECE

Data que a Rede Globo nunca esqueceu: 15 de março de 1994, quando o então governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola conseguiu na justiça direito de resposta contra a TV da família Marinho. Nessa época Brizola era constantemente criticado e travava  uma grande batalha contra a poderosa emissora.

Há quem diga que hoje a Globo  repete o mesmo filme com a presidenta Dilma.