terça-feira, 17 de março de 2015

MINISTRO DO ESPORTE GEORGE HILTON DESTACA RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DOS CLUBES DE FUTEBOL COM A UNIÃO

George Hilton
Ministro do Esporte, George Hilton admitiu que o texto da medida provisória que reforma o futebol brasileiro estava sendo concluído ainda na manhã desta terça
PUB

O governo decidiu ceder a um apelo dos clubes de futebol e resolveu manter em 240 meses o prazo para que os times possam refinanciar as suas dívidas com a União. A decisão será anunciada na tarde desta terça-feira (17) após reunião de ministros e líderes da base aliada na Casa Civil em que fecharão o texto da medida provisória que reforma o futebol brasileiro
A medida provisória deveria ter sido apresentada aos parlamentares na manhã desta terça mas, segundo o ministro George Hilton (Esporte), ele foi finalizado na manhã de hoje e será apresentado aos parlamentares em reunião na Casa Civil. O ministro deverá detalhar a proposta após o encontro.
A MP foi um dos temas discutidos em um café da manhã com com o vice-presidente Michel Temer, os ministros Aloízio Mercadante (Casa Civil), Pepe Vargas (Relações Institucionais) e Hilton, e líderes da base aliada na Câmara. Segundo interlocutores, o Ministério da Fazenda finalizou o texto na manhã desta terça e por isso não houve tempo hábil para apresentar a proposta aos deputados.
Reportagem da Folha de S.Paulo desta terça mostra que o texto estabelece que os presidentes de clubes passarão a ter mandato limitado em quatro anos, prorrogável por igual período. Estarão, ainda, sujeitos à responsabilização civil e criminal em caso de gestão temerária.
A agremiação que aderir ao Refis (programa de refinanciamento) e não honrar as parcelas do programa, ou contrair novas dívidas junto ao poder público, pode ser até rebaixada de série. Na visão do governo, somente uma penalidade dessa natureza é capaz de fazer com que clubes entrem na linha.

BELO HORIZONTE: PREFEITO FAZ MUDANÇAS NO SECRETARIADO VISANDO A ELEIÇÃO DO PRÓXIMO ANO


Confira a lista de quem entra e de quem sai
Secretaria Municipal de Desenvolvimento 
Entra: Eduardo Prates Octaviani Bernis
Sai: Marcelo de Souza e Silva
Secretaria Municipal de Políticas Sociais
Entra:  Luzia Maria Ferreira
Sai: Custódio Antônio de Mattos
Secretaria Municipal de Administração Regional Centro-Sul
A dança das cadeiras no 1º escalão da Prefeitura de Belo Horizonte foi oficializada nesta terça-feira (17), segundo publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Seis secretarias tem novos chefes e o ex-deputado estadual Zé Maia (PSDB-MG) assume a Controladoria-Geral do Município. Das trocas, três autoridades deixam o governo e outras quatro foram realocados.
Entra: Marcelo de Souza e Silva
Sai: Ricardo Sérgio Dias Angelo
Secretaria Municipal de Administração Regional Nordeste
Entra: Ricardo Sérgio Dias Angelo
Sai: Geraldo Magela Luzia da Silva
Secretaria Municipal de Governo
Entra: Vítor Mário Valverde
Sai: Luzia Maria Ferreira
Secretaria Municipal de Administração Regional Pampulha
Entra: João Gualberto Costa da Silva Filho
Sai: Humberto Pereira de A. Júnior
Controladoria-Geral do Município
Entra: José de Freitas Maia (Zé Maia)
Sai: Marina Esteves Lopes
Como o Marcelo de Souza e Silva acumulava a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e a secretaria adjunta de Desenvolvimento Econômica, está última ainda está com o cargo vago, aguardando nomeação do prefeito.

PMDB E A REFORMA POLÍTICA

Com o comando da Câmara e o Senado, o PMDB  promete agilizar a votação de pontos da reforma como forma de atender à "voz das ruas" e responsabiliza o PT e o governo Dilma Rousseff pela demora na sua aprovação.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que o Senado aprovou vários pontos da reforma, que acabaram parados na Câmara, por falta de "protagonismo" do governo federal.
"Fizemos uma profunda reforma há 12 anos que tramitou rapidamente no Senado e teve muita dificuldade para tramitar na Câmara. Faltou sobretudo nesses momentos o protagonismo do governo e o protagonismo do PT", atacou Renan. "Eu espero que a partir de agora, com o protagonismo da presidente da República e com o protagonismo do seu partido, o PT, nós tenhamos condições para levar adiante essa reforma política", completou.
Para o senador, o PMDB tem que conduzir o processo da reforma política por ser o "maior partido" do Congresso e aquele que reúne o maior número de governadores eleitos no país. "As ruas, mais do que nunca, cobram a continuidade das propostas. Mais do que qualquer outro partido, o PMDB tem legitimidade para propor essa proposta que está sendo cobrada pela sociedade brasileira".
DIVERGENTE
A proposta de reforma política do PMDB diverge da defendida pelo PT. Enquanto os petistas são favoráveis ao financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, os peemedebistas defendem a participação do setor privado, mas com a limitação de doarem a apenas um candidato majoritário.
A reforma do PMDB também inclui a criação do chamado "distritão", em que os deputados federais, estaduais e vereadores mais votados nos Estados são eleitos. Outro ponto defendido pela sigla é o fim da reeleição, com mandatos de seis anos, a partir das eleições de 2018.
Temer disse que o Congresso será "protagonista absoluto" da aprovação da reforma política, liderado pelo PMDB. "Serve esse momento como mobilização em favor da reforma política. Temos a obrigação de não falharmos. O país confia no PMDB", afirmou.
Renan promete votar esta semana no Senado a proposta que obriga a quem disputar a reeleição deixar o cargo seis meses antes do pleito e começar a discutir o modelo de financiamento das campanhas eleitorais.

PARACATU-MG: A MAIOR MINA DE OURO DO PAÍS, PREOCUPA A POPULAÇÃO PARACATUENSE

:

Paracatu-MG - A proximidade entre as atividades de mineração e os bairros da cidade e a possibilidade de intoxicação por metais pesados liberados durante a extração do ouro deixam a população preocupada.
Em 2006, a mineradora iniciou um projeto de expansão para elevar a capacidade de produção da mina de Paracatu de 5 para 15 toneladas anuais de ouro até setembro de 2008. O projeto também ampliava em mais de 30 anos o tempo de vida útil da mina. As atividades exigiram ainda a criação de uma nova barragem para o despejo de rejeitos – material que sobra do processo de separação do ouro.
Um dos bairros diretamente atingidos pela expansão da mineradora é o Alto da Colina. No local, ainda é possível ver postes de iluminação e árvores frutíferas onde antes havia ruas e casas. Os terrenos foram comprados pela Kinross e cercados. Nos locais, uma placa indica: "propriedade privada".
Cleonice Magalhães, 33 anos, chegou a ser sondada para vender o terreno, mas permanece no bairro. "Mudou muita coisa por aqui. A gente tinha muita vizinhança. O bairro era tranquilo, sem barulho", contou a dona de casa, que mora no local com o marido e dois filhos.
"Já ouvi histórias sobre ficar doente por causa da mineração. A poeira no bairro é escura, cinzenta e tem cheiro ruim. Além disso, todos os dias, na parte da tarde, temos a detonação agendada [explosões controladas feitas pela mineradora para a quebra da rocha], que balança tudo. Já chegou a derrubar vasilhas."
No bairro Amoreiras 2, também vizinho à mina, os moradores demonstram preocupação com o avanço da mineração. A aposentada Ermelinda da Silva Pereira, 66 anos, se mudou para o local há sete anos, quando vendeu a casa onde morava em outra região de Paracatu para a Kinross. "Saí, mas continuo vizinha da mineradora. É muita poeira e muito barulho. A casa vive cheia de rachaduras por causa das detonações. E o ruim disso tudo é que o ouro não fica aqui. É exportado", reclamou.
Mesmo no centro histórico da cidade, mais distante da mina, é possível sentir os tremores provocados pela mineradora.
O geólogo e diretor da Fundação Acangaú, Márcio José dos Santos, mora em Paracatu há 26 anos e critica fortemente o fato de as atividades da empresa serem executadas tão perto do município.
"O projeto de lavra, no início, era curto, de 15 anos, mas a empresa veio com um plano de expansão", contou. Ele lembrou que a região vive longos períodos de estiagem e que a poeira carregada de metais pesados é perigosa para a saúde humana, sobretudo para os que vivem em bairros periféricos e mais próximos à mina. "Quando um processo de contaminação se inicia, é muito difícil reverter. A tendência é a acumulação", alertou.

BELO HORIZONTE: MINEIRÃO SERÁ PALCO DO FUTEBOL NAS OLÍMPIADAS


Renato Cobucci/Imprensa MG: Usina Solar do Mineirao - Parceria entre Secopa e Cemig.

Credito: Renato Cobucci/Imprensa MG
Data: 16-05-2013
Local: Estadio Mineirao
A confirmação das sedes da competição ocorreu nesta segunda-feira (16/3), após reunião do Comitê Olímpico da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Zurique, na Suíça. Único esporte com disputas fora do Rio de Janeiro, o futebol vai espalhar o espírito Olímpico pelo país com a realização de 58 partidas em diferentes regiões.

MINISTRO DA EDUCAÇÃO SOLTA O VERBO E PODE SE COMPLICAR

Com dificuldades no Congresso, tudo o que Dilma não precisa é de ministro insultando parlamentares, por isso o verborrágico Cid Gomes (Educação) pode perder o cargo. Ele disse em Belém que deputados são “achacadores”. Foi intimado a apontar no plenário da Câmara, dia 11, os “achacadores”. Mas alegou “mal estar” e não apareceu. Sua sorte será selada nesta quarta (18), nova data de sua ida à Câmara.

DILMA BEM HUMORADA

A despeito do protesto de domingo, a presidente Dilma não perdeu o bom humor. Os ministros chegavam para a reunião ontem, quando ela disse: “Aldo (Rebelo), você está muito queimado de sol”. Os demais ministros riram por ela ter sugerido que ele tinha ido às ruas no domingo. O ministro emendou: “É muita obra que estou inaugurando”.

A MENTIRADA DA GLOBO DURANTE AS MANIFESTAÇÕES

por Rodrigo Vianna
O número de manifestantes na avenida paulista foi claramente inflado pela Globo.
Os repórteres eram instruídos a usar os dados da PM de Alckmin – o herói paulista da Cantareira.
Foi um show de vandalismo informativo: 280 mil! Meia hora depois, já eram 500 mil. E logo 1 milhão de pessoas.
“1 milhão, 1 milhão”, berravam os repórteres da Globo.
Antes que os petistas fujam para as montanhas (tem um pessoalzinho aí apavorado demais, rapaz), digo aqui:  1 milhão não cabe nem no apê de Ali Kamel em Ipanema. Não!
Sejamos racionais. A avenida Paulista tem 2.700 metros de extensão x 50 metros de largura (incluindo pistas, calçadas e canteiros) = 135 mil metros quadrados.
Calculemos 4 pessoas por metro quadrado. O total chegaria a 540 mil pessoas. Mas, pra isso, a avenida teria que estar cheia, de ponta a ponta. Do Paraíso à Consolação. As imagens mostravam claramente que não estava assim. E havia clarões. Na área em torno do MASP, a concentração era grande, diluindo-se (um pouco) depois.
Na sexta 13, a marcha dos sindicatos ocupou 3 quadras de forma compacta, mas em apenas uma das pistas. Hoje, foram 9 quadras relativamente compactas (da Brigadeiro até a Bela Cintra), mas nas duas pistas. Ou seja, 6 vezes mais.
Se no dia 13, havia 40 mil pessoas na Paulista, hoje havia (6 x 40) cerca de 240 mil. 300 mil estourando (contando as ruas laterias e região dos Jardins)…
O DataFolha, aliás, acaba de publicar sua medição científica: 210 mil pessoas na manifestação da paulista. Vejam que a PM falava em 1 milhão. Por que a Globo não fez contas? tem 50, 70 funcionários na retaguarda. Preferiu números da PM de Alckmin.
No Rio, as imagens mostravam claramente que não passavam de 5 mil na avenida Atlântica (a PM e a Globo falavam em 15 mil).
Em BH, foram 25 mil.
Em Brasilia, cerca de 40 mil (a PM chegou a falar em muito mais).
Se somarmos todos os protestos da direita branquinha no Nordeste, não chegamos a 30 mil pessoas (numa população de 27 milhões).
Se somarmos Porto Alegre, Curitiba e todo o interior paulista, não teremos 70 mil nas ruas.
Então, calma!
A direita rugiu. Com ajuda inestimável da Globo. Mas menos de 500 mil brasileiros foram as ruas.
O que deu a impressão de assédio final e força? A Globo!!!
O dia 15 foi uma operação da direita quase fascista, com um empurrão da Globo – que tentou vender tudo como “manifestação das famílias contra Dilma e contra a corrupção”.
O inimigo é a Globo.
Sem meio-termo. Se o PT não enfrentar a Globo agora, pego minhas coisas e vou pra São Borja.

A DIREITA QUE DIVIDE O BRASIL USANDO ATÉ CRIANÇAS

Um vídeo abjeto foi postado no Youtube. A vítima é o menino João Hélio, de apenas cinco anos, que teve sua imagem exposta pela própria mãe. Nas cenas, ele é estimulado por ela a dizer que o ex-presidente Lula cortou o dedo mindinho, quando operário, para assim poder roubar o povo brasileiro.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a atitude da mãe configura um crime. Diz o artigo quinto do ECA que "nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais".
Nas imagens, João Hélio é usado e explorado pela mãe para vocalizar uma intolerância política que é dela – e não dele. Afinal, com cinco anos de idade, uma criança ainda é considerada incapaz.
WILL NUNES:
Em que ponto estamos chegando, diante de tanta ignorância e ódio estimulado pela pauta dos grandes meios de comunicação e de uma direita raivosa que ainda não aceitou a derrota. Será que as pessoas não estão percebendo que por trás de tudo isso existe uma grande manipulação para iludir o povo. Ruy Barbosa já dizia nos primórdios do século passado. " De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto". 
Fico pensando quando muitos daqueles que foram protestar nas ruas se sentem quando furam o sinal vermelho se não houver um guarda por perto, empresta a carteira do amigo estudante para pagar meia estrada, esconde da Receita Federa seus rendimentos, forjam um atestado médico para faltar o serviço, dá propina para levar vantagem, etc....
Ou seja da mesma forrma que alguns protestam contra os políticos tidos como corruptos, deveriam também não infringir a lei no dia-a-dia.



CANTOR SÉRGIO REIS (DEP. FEDERAL- PRB/SP) NA COMISSÃO DE CULTURA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

sergio-reis-prb-atuara-nas-comissoes-de-cultura-e-de-seguridade-social-foto-douglas-gomes-12-03-15
As duas comissões tratam dos temas que ele elegeu como prioridades do mandato: cultura, saúde e aposentados.


Brasília - O deputado federal Sérgio Reis (PRB/SP) vai integrar, como membro titular, a comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, e, como suplente, a de Seguridade Social. As duas comissões tratam dos temas que ele elegeu como prioridades do mandato: cultura, saúde e aposentados.
Em sua primeira reunião deliberativa, na quarta-feira (11.03), a comissão de Seguridade Social sinalizou os temas que pretende abordar. Dentre eles, estão: o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) aplicável aos hospitais filantrópicos e ao parto normal; o papel do Parlamento na luta contra a tuberculose no mundo; a alimentação saudável nas escolas e as ações para a redução da mortalidade materna.
A comissão também decidiu convidar os ministros da Saúde, Arthur Chioro, da Previdência Social, Carlos Gabas, e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, para prestarem esclarecimentos sobre as políticas de suas respectivas pastas.
Já a primeira reunião deliberativa da comissão de Cultura, que seria realizada também nessa quarta-feira, foi transferida para a semana que vem.
Otimismo
O deputado Sérgio Reis se diz bastante esperançoso quanto aos trabalhos nas duas comissões. “São duas áreas que conheço bem, que já fazem parte da minha rotina há muitos anos e que igualmente necessitam, igualmente de atenção especial. A saúde, porque tem a ver com a vida da gente, no dia a dia, e a cultura, porque representa nossas origens, nossos valores e a própria história do país”.

MONTES CLAROS: TADEUZINHO ESTÁ NO JOGO DA SUCESSÃO MUNICIPAL




Existem fortes rumores que o PMDB de Montes Claros poderia lançar candidatura própria a prefeito da cidade.  Claro que o nome  seria do deputado e atual secretário de estado Tadeuzinho. O projeto teria como finalidade trabalhar em duas frentes para não desagradar o governador Pimentel.

A estratégia seria bem simples para enfrentar a reeleição do atual prefeito, Ruy Muniz. Paulo Guedes entraria como um nome forte da oposição e Tadeuzinho correira por fora, puxando a eleição para o segundo turno.

Claro que um dos dois agradaria o Palácio da Liberdade. O projeto já estaria em curso diante do oxigênio que o atual governo municipal começa a tomar com as medidas positivas que estão sendo adotadas pela atual administração.

Longe dos que acham que a eleição já estaria definida o que existe na verdade é um jogo muito bem jogado nos bastidores que podem levar a um resultado imprevisível.

MONTES CLAROS: POLÍTICA É COMO UMA NUVEM

A política de Montes Claros vive momentos de boatos e especulações. Coisas do tipo que Paulo Guedes não será candidato na próxima eleição e que o prefeito Ruy Muniz com o ritmo das obras já estaria eleito. Quem conhece um pouquinho de política é bom lembrar do mineiro Magalhães Pinto: política é como uma nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela mudou".

Ou seja, muita coisa pode acontecer até o pleito de 2016, inclusive nada do que estão dizendo. 

CÂNCER DE PULMÃO SUPEROU O DE MAMA COMO A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE

cancer-pulmaoO câncer de pulmão superou o de mama como a principal causa de morte por câncer em mulheres nos países desenvolvidos. A análise é de pesquisadores da Sociedade Americana do Câncer, em colaboração com a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC).
Essa questão preocupa os oncologistas, uma vez que 11,2% das mulheres brasileiras ainda fumam, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Para o oncologista Marcelo Cruz, do Hospital São José, da Beneficência Portuguesa de São Paulo, o câncer de pulmão é uma doença bastante agressiva. “Se a incidência do câncer de pulmão em mulheres continuar aumentando no Brasil, em breve ele irá superar o câncer de mama em mortalidade, como já ocorre nos países desenvolvidos”.
O que poucos sabem é que as mulheres que fumam têm maiores chances de desenvolver câncer de pulmão quando comparadas com homens tabagistas. De acordo com o oncologista, as mulheres sofrem muito mais os malefícios do cigarro do que os homens. Em geral, elas desenvolvem a doença mais precocemente – próximo dos 50 anos

MICHEL TEMER: DIFÍCIL ELIMINAR O FINANCIAMENTO EMPRESARIAL DE CAMPANHA


temerentrevista
O vice-presidente da República, Michel Temer, voltou a defender hoje (16) o voto majoritário para vereadores, deputados estaduais e federais, o chamado o distritão. Em palestra na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Temer disse que será difícil eliminar o financiamento empresarial de campanhas políticas, como defendem setores da sociedade. Para ele, o financiamento é uma “contribuição do exercício da cidadania”.
Segundo Temer, o sistema proporcional, adotado hoje, leva em conta os votos de cada candidato e o conjunto de votos recebidos pelo partido,o que obriga as legendas a procurar pessoas com potencial de alavancar votos, em detrimento da afinidade ideológica. Com o voto majoritário, no qual ganha, de fato, o candidato mais votado, ele acredita que a representatividade nas câmaras será mais justa e democrática

BEIJO GAY CAUSA POLÊMICA

Marco Feliciano diz não assistir a novelas e garante não ter visto à cena do beijo entre Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, no primeiro capítulo de Babilônia, que terminou há pouco. Mas, rápido no gatilho, já disparou:
– A Globo já demonstrou seu apadrinhamento ao movimento gay. Virou moda. O público é adulto, eu ficaria preocupado e agiria nos rigores da lei caso fosse passado em horários onde crianças tivessem acesso.
Para quem não viu segue o registro:
17286714

PETROBRAS: MUDANÇAS

A Petrobras já deu o pontapé inicial no plano para vender parte do seu patrimônio, com a definição do que será oferecido ao mercado e a contratação dos primeiros bancos encarregados de procurar compradores no Brasil e no exterior.
Segundo a Folha, o pacote inclui usinas termelétricas, participações em distribuidoras de gás e em campos de petróleo, postos de gasolina no exterior e uma fatia da Petrobras Distribuidora, dona da marca BR, a maior rede de postos do país.
Acuada pela Operação Lava Jato e diante da desconfiança provocada por sua situação financeira, a Petrobras precisa de dinheiro para reduzir sua dívida e preservar o caixa. A estatal já comunicou ao mercado que espera conseguir US$ 13,7 bilhões com a venda de ativos.

BOLSA FAMÍLIA NÃO SOFRERÁ COM AJUSTE FISCAL


tereza campelloO Programa Bolsa Família não sofrerá com o ajuste fiscal proposto pela área econômica do governo federal para este ano, segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Ela explica que o custo anual do programa, que atende a cerca de 14 milhões de famílias, é R$ 27 bilhões.
“Isso dá menos de 0,5% do PIB [Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país]. Com menos de 0,5% do PIB, complementa-se a renda de 14 milhões de famílias. O Bolsa Família não substitui o salário, ele é um complemento que dá, em média, R$ 170 por família”, disse a ministra.
Segundo ela, no entanto, apesar de o ajuste fiscal não prever um corte de verbas no Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa, tem buscado reduzir seus gastos de outra forma. “Estamos reduzindo publicações, tentando gastar menos com diárias e passagens. Mas o Bolsa Família e os direitos da população pobre estão garantidos”, disse.

HENRIQUE ALVES NO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO?


OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Segundo do colunista Cláudio Humberto, a presidente Dilma Rousseff manterá o ministro Vinícius Lages(Turismo) para afagar o presidente do Senado, Renan Calheiros, e fará de Henrique Alves ministro da Integração, a pedido do presidente da Câmara, Eduardo Cunha