quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

FIQUE ALERTA COM A DENGUE!!


Foto de Prefeitura de Montes Claros.

POLÊMICA NA DISPUTA PELA LIDERANÇA DO PMDB


A polêmica disputa pela liderança do PMDB na Câmara ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira. Agora, o motivo de troca de acusações entre aliados do atual líder, Leonardo Picciani (RJ), que tenta a recondução ao posto, e de Hugo Motta (PB), seu rival, é o Código de Mineração, empacado na Casa há três anos.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), apoiador de Motta, e o antigo relator do texto, Leonardo Quintão (MG), aliado de Picciani, são os protagonistas da troca de farpas.

Cunha rebateu Quintão, que, em entrevista ao jornal "O Estado de S. Paulo", disse que seu relatório, que dá nova redação ao texto de 1967, está pronto para votação desde o início de 2014, mas não foi à votação por culpa do presidente da Câmara. "Ele que nunca colocou para votar", afirmou Quintão mais cedo.

A reação de Cunha foi imediata. "Em primeiro lugar, o presidente da Câmara em 2014 era Henrique (Henrique Eduardo Alves, PMDB-RN). Em segundo lugar, Quintão era relator na comissão especial e não conseguiu votar na comissão por falta de apoio", afirmou Eduardo Cunha.

O atual presidente da Câmara disse ter conversado com Quintão no ano passado e que comunicou a ele que o destituiria da relatoria da comissão especial criada para tocar o novo texto. "Chamei ele em agosto para café na minha casa. Comuniquei que iria recriar a comissão e ele não seria mais relator", afirmou Cunha.

Quintão diz que foi destituído da relatoria do colegiado em retaliação ao seu apoio a Picciani na disputa pela liderança. Em seu lugar, foi nomeado o deputado Laudívio Carvalho (MG). "Ele não consegue votar faz três anos. Essa é a verdade. Não tem nada a ver com liderança", retrucou Cunha, que disse ter colocado o texto na pauta do plenário na semana passada a partir do pedido feito da presidente Dilma Rousseff em mensagem ao Congresso.

A troca de acusações públicas começou a partir de reportagem publicada hoje pelo jornal "O Estado de S. Paulo", segundo a qual deputados do grupo de Picciani irão procurar o paraibano para propor uma "saída honrosa" que não desgaste Cunha, interessado em impedir a recondução do atual líder.

Contando com a derrota de Motta, aliados de Picciani, encabeçados por Quintão, querem procurá-lo na próxima semana para propor que ele desista da disputa para evitar que Cunha seja derrotado no momento em que tenta garantir sua permanência na presidência da Câmara e salvar seu mandato diante das investigações da Operação Lava Jato. "Quem está precisando de saída honrosa é Quintão, por isso a polêmica", reagiu Cunha.

Leonardo Quintão disse que a escolha de Laudívio Carvalho para a relatoria de plenário "tem tudo a ver" com a disputa pela liderança da bancada. Ele confirmou que Cunha o chamou para conversar em agosto do ano passado sobre a recriação da comissão especial, mas disse que em nenhum momento o presidente da Casa informou que pretendia substituí-lo da função. "Ele não está sendo sincero com a (história da) conversa", disse.

FERIADÃO DE CARNAVAL: MORTES NAS ESTRADAS MINEIRAS


O número de mortes nas estradas mineiras sob jurisdição da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) diminuiu 41,6% em 2016 em relação ao mesmo período do ano passado. De sexta-feira até essa quarta-feira foram registradas 21 mortes. Em 2015, o feriado terminou com 36 óbitos em batidas. Os dados foram apresentados pela Polícia Militar (PM) na tarde desta quinta-feira.

No período, houve queda no número de acidentes. Foram registradas 342 ocorrências contra 391 no ano passado, redução de 12,53%. As ocorrências com vítimas fatais seguiram a mesma linha: 20 neste ano contra 26 em 2015.

A maioria das ocorrências aconteceram, segundo a PM, entre 12h e meia-noite. Sábado e domingo foram os dias mais violentos do feriado. A falta de atenção ao volante, excesso de velocidade, derrapagens, embriaguez e animais na pista, foram apontados como as causas dos acidentes. 


CONHEÇA MAIS SOBRE O ZIKA VÍRUS

de zika vírus e sua relação com a epidemia de microcefalia no País.
Até 30 de janeiro, foram notificados, segundo o Ministério da Saúde, 4.783 casos suspeitos de microcefalia, malformação que prejudica o desenvolvimento do cérebro do bebê. Destes, 404 casos de microcefalia foram confirmados – 17 têm ligação confirmada com o zika vírus, os outros estão sendo investigados. Outros 709 foram descartados e 3.670 continuam sob investigação.
O Ministério da Saúde, a Fiocruz e especialistas consultados pela BBC Brasil explicam o que é falso, o que é verdadeiro e o que ainda não está totalmente confirmado entre as afirmações dessas mensagens.
Falso: Vacinas contra sarampo e coqueluche causaram microcefalia
Diversos boatos circulam nas redes sociais dizendo que vacinas estragadas contra rubéola dadas a grávidas teriam causado microcefalia. Esta informação é falsa. Primeiro, grávidas não recebem esta vacina. Segundo, de acordo com especialistas e o Ministério da Saúde, as vacinas distribuídas pela pasta são seguras e passam por controle de qualidade.
Também há uma outra teoria, que partiu de um suposto estudo conduzido por um pesquisador independente chamado Plínio Bezerra dos Santos Filho, dizendo que o problema foi a oferta da mesma vacina – não estragada, dentro do prazo de validade – para mulheres em período fértil – e não para grávidas, como diz o outro boato.
O Ministério da Saúde afirma que "as vacinas dupla e tríplice viral são usadas mundialmente, e não haveria condições de isso (malformações) ocorrer apenas no Brasil" se a culpa fosse da imunização em período fértil. Além disso, esse "estudo" diz que a vacina contra coqueluche, aplicada no último trimestre de gestação, também teria influenciado no aumento dos casos. Mas, segundo especialistas e o Ministério da Saúde, estas informações também não se confirmam.
Melhor forma de se prevenir continua sendo evitar contato com mosquito Aedes aegypti
iStock
Melhor forma de se prevenir continua sendo evitar contato com mosquito Aedes aegypti
O ministério diz que aplica em gestantes uma vacina contra coqueluche recomendada pela OMS e diz que ela, na verdade, "é comprovadamente uma estratégia importante na prevenção de adoecimento e morte de crianças pequenas". "Não há até o momento nenhuma evidência científica nacional ou internacional que relacione o aparecimento da microcefalia à administração da vacina dTpa (anticoqueluche) ou qualquer vacina que faça parte do calendário nacional de imunização", afirma o órgão.
De acordo com Pedro Tauil, infectologista da UnB, a vacina contra rubéola tem o vírus atenuado e, se ficassem no organismo seria apenas pelo período em que a própria doença fica, ou seja, cerca de uma semana – e não um ano, como diz o boato. A vacina contra a coqueluche, segundo ele, também é segura e recomendada pela Organização Mundial de Saúde.
Falso: Crianças de 1 a 7 anos e idosos estão apresentando 'sequelas neurológicas graves' após zika
Segundo as autoridades de saúde, não está havendo nenhuma mudança significativa nos padrões de casos de danos neurológicos graves em crianças – além do que, estes podem ser provocados por vários fatores, e não necessariamente pelo vírus da zika.
"O vírus da zika e outros, como varicela, herpes vírus, enterovírus e até dengue, podem causar outros danos neurológicos – encefalites, cerebelites e neurites (inflamações no sistema nervoso) –, mas no cenário atual não está havendo grande aumento desses casos em crianças. Isso acontece talvez em 1% dos casos totais e geralmente em pacientes com baixa imunidade", diz a neuropediatra Maria Durce Carvalho, que acompanha casos de microcefalia e outras infecções no Hospital Oswaldo Cruz, em Recife. "Não sei de onde vem essa informação de que crianças de até sete anos seriam mais suscetíveis, mas não é bem assim", afirma.
O Ministério da Saúde, por sua vez, diz que "entre pessoas infectadas pelo vírus da zika, cerca de 80% não desenvolvem sintomas, sejam adultos ou crianças. Entre essas pessoas, apenas uma pequena parcela pode vir a desenvolver algum tipo de complicação, que deverá ser avaliada pelos médicos, uma vez que o zika é uma doença nova e suas complicações ainda não foram descritas".
Não há confirmação: Há aumento expressivo de casos de síndromes neurológicas associadas à zika
Ao menos seis Estados do Nordeste registraram, em 2015, aumento no número de casos registrados de Síndrome de Guillain-Barré, uma rara doença neurológica autoimune que pode ser provocada por diversos vírus e bactérias, incluindo o zika vírus, a dengue e a chikungunya. A doença, que tem tratamento, provoca paralisia muscular e, em casos graves, pode atingir os músculos do tórax e impedir a respiração.
A OMS diz que pesquisadores estão estudando "uma relação potencial – mas não comprovada – entre surtos de Guillain-Barré e infecções pelo vírus da zika". Segundo a organização, sete países reportaram um aumento na incidência de casos de microcefalia e síndrome de Guillain-Barré desde o surgimento de surtos de zika.
No Brasil, a síndrome passou a ser registrada com mais frequência depois que foi confirmado que o vírus da zika poderia causá-la. Normalmente, os serviços de saúde não são obrigados a notificar ocorrências da doença para as secretarias estaduais. O governo monitora a situação pelos registros de internações e atendimentos ambulatoriais relacionados à doença, que revelaram aumento nos casos no ano passado em relação a 2014.
Médicos investigam se leite materno pode transmitir zika, mas não é para parar amamentação
Wilson Dias/Agência Brasil
Médicos investigam se leite materno pode transmitir zika, mas não é para parar amamentação
Houve, por exemplo, 29,8% mais internações (1.868 em 2015 ante 1.439 em 2014) e 8,1% mais atendimentos ambulatoriais (69.703 ante 64.422). A alta foi puxada pelos Estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O governo do Rio de Janeiro anunciou que tornará obrigatória a notificação de casos, após registrar 17 ocorrências de junho a janeiro passado.
No entanto, segundo o ministério da Saúde, não é possível estabelecer se esses casos foram causados pela infecção por zika, e a ocorrência de Guillain-Barré relacionada ao vírus continua sob investigação.
"Temos visto um aumento dos casos de Síndrome de Guillain-Barré sim, o que faz sentido, já que temos um surto de dengue, zika e chikungunya", diz a médica pernambucana Maria Angela Rocha, chefe do serviço de infectologia do Hospital Oswaldo Cruz, em Recife, e parte do grupo de pesquisa sobre o zika vírus e a microcefalia em Pernambuco. "Mas não é nada como o aumento de casos de microcefalia que tivemos, que é muito fora do padrão."
De acordo com o vice-diretor do Instituto de Microbiologista da UFRJ, Davis Fernandes Ferreira, a Polinésia Francesa registrou 20 vezes mais casos de Síndrome de Guillain-Barré após o surto de zika em 2014. "Nós estamos vivendo possivelmente um dos maiores surtos documentados de zika vírus. Ainda estamos coletando os dados e tentando entender a relação entre ele e a síndrome."
Em estudo: Zika pode ser transmitida por fluidos corporais (sêmen, saliva, urina, leite materno, etc.)
Alguns trabalhos científicos internacionais identificaram a presença do vírus da zika no sêmen e no leite materno, mas os cientistas ainda pesquisam se a doença realmente pode ser transmitida por eles.
Na última sexta-feira (5), a Fiocruz constatou a presença do vírus zika ativo – com potencial de provocar infecção – na saliva e na urina, o que abriria a possibilidade de transmissão pela via oral, ainda sendo investigada. Por enquanto, ainda não é possível afirmar com certeza que o vírus é contagioso dessa forma. Ainda assim, a entidade sugere a grávidas que evitem aglomerações, não compartilhem talheres ou copos ou beijem pessoas com suspeita de zika.
No caso da transmissão sexual, "(ela) seria possível, porque já há publicação e relato de pessoas com quem isso aconteceu. Mas é uma situação única, porque a pessoa tem que estar infectada, doente e ter relação exatamente nessa época. Não seria uma forma principal de infecção, mas é importante se prevenir", diz o microbiólogo Davis Ferreira.
Também na sexta-feira, o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC na sigla em inglês) emitiu comunicado sugerindo que gestantes em áreas da epidemia da zika – ou cujo parceiro viajou para áreas de risco – abstenham-se de relações sexuais desprotegidas.
Verdade: A melhor proteção contra a zika é combater o mosquito Aedes aegypti
Até o momento, não há vacina contra o zika vírus no mundo. E o processo de desenvolvimento e aprovação de uma pode levar até 10 anos, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, atualmente é difícil até mesmo diagnosticar a doença e diferenciá-la com certeza da dengue e da febre chikungunya.
Portanto, a melhor forma de se prevenir continua sendo evitar o contato com o mosquitoAedes aegypti, que transmite todas elas. Além de evitar manter água parada em reservatórios sem tampa ou em utensílios domésticos, é essencial usar repelente tanto em adultos quanto em crianças após os seis meses de idade. Para gestantes e recém-nascidos, recomenda-se também usar roupas longas, que deixem menos partes do corpo expostas.
Algumas mensagens no WhatsApp recomendam o uso de repelentes caseiros, mas, segundo os médicos, não há comprovação de que eles sejam eficientes. Nas farmácias, há repelentes à base de substâncias como DEET, EBAAP e Icaridina, em concentrações diferentes. Todos eles podem ser usados por gestantes e por crianças a partir dos 2 anos. Para as crianças, no entanto, são recomendados repelentes menos concentrados. Os médicos recomendam passar o produto na pele e por cima das roupas, especialmente nos horários que os mosquitos mais atacam, à noite e no início da manhã.

PSB E A SUCESSÃO EM BH

O PSB já definiu os filiados que irá avaliar em pesquisas qualitativas para as candidaturas de prefeito e vice de Belo Horizonte em aliança com o PSDB. São os secretários municipais Josué Valadão (Obras) e Suely Baliza (Educação); o vereador e presidente atleticano Daniel Nepomuceno; e os empresários Paulo Brant e Wilson Brumer. As pesquisas serão feitas ainda neste mês

CLASSE EMPRESARIAL E O ROMBO NAS FINANÇAS

Órgãos administrados pela classe empresarial estão produzindo rombos tão grandes como os verificados no setor público que é gerido por políticos. O balanço 2005 do Senai-MG, recém-publicado, apresenta um déficit de nada menos que R$ 105,3 milhões. Para melhor ideia do tamanho do buraco: a cifra equivale a mais de 20% das receitas apuradas no ano.

PSDB: MUDAR O DISCURSO

Pautada em pesquisas que apontam a necessidade de ter uma postura mais propositiva do que a de tocar fogo no circo, a oposição lança seu novo discurso, com o qual pretende atravessar 2016. Já que Aécio Neves mesmo com todo o apoio da mídia não conseguiu decolar. O jeito agora é mudar o discurso.

ELEITOR FICAR ATENTO

gerenciamento-do-tempo
O dia 4 de maio é a data limite para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Também é o último dia para o eleitor que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título eleitoral e para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para Seção Eleitoral Especial.

ATENÇÃO AGENTES PÚBLICOS!


marteloA partir de 5 de abril, 180 dias antes das eleições, até a posse dos eleitos, é vedado aos agentes públicos fazer, na circunscrição do pleito, revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.

BRIGA PELA LIDERANÇA DO PMDB


Enquanto o atual líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ), conduz sua campanha em Brasília para se manter no cargo durante 2016, usando a capital federal como plataforma para conversar, inclusive, com peemedebistas que querem a mudança de líder, seu concorrente, Hugo Motta (PB) mantém o calendário de viagens aos estados, lançado logo depois de anunciar sua candidatura à liderança, atrás de apoio das bancadas regionais. Falta uma semana para a escolha do nome que comandará o partido na Câmara, marcada para 17 de fevereiro, e o cenário está indefinido.
A expectativa de governistas e oposicionistas sobre a escolha do partido – um dos únicos que ainda não anunciou a liderança este ano – é em função dos rumos que o PMDB pode tomar em relação às decisões da Casa. Enquanto Picciani conta com o apoio do Planalto, Motta, próximo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é aclamado como alternativa pela ala insatisfeita do PMDB com o governo Dilma Roussef

CARNAVAL DA BAHIA: R$ 1 BILHÃO


dinheiro2Durante sete dias, cerca de 2 milhões de pessoas curtiram o carnaval em Salvador. Segundo balanço divulgado nesta tarde pelo governo da Bahia, 560 mil eram turistas de diversos estados e de outros países. Da última quarta-feira (3) até o dia de ontem (9), o movimento da festa injetou na economia local de R$ 840 milhões a R$ 1,2 bilhão, informou o secretário de Turismo do estado, Nelson Pelegrino.
“São 230 mil empregos gerados, direta e indiretamente. Fiquei muito feliz, porque os turistas elogiaram a segurança da festa e o carnaval pipoca [atrações de graça e trios sem cordas]. A nossa ocupação hoteleira teve média de 97% e de 100% nos hotéis próximos ao circuito”, disse o secretário, em entrevista coletiva.

MICROCEFALIA E O ZIKA

Pesquisadores anunciaram nesta quarta-feira a descoberta de novas evidências que reforçam a associação entre o vírus zika e casos de má-formação cerebral, citando a presença do vírus no cérebro de um feto abortado de uma mulher europeia que ficou grávida enquanto morava no Brasil.
Uma autópsia realizada no feto mostrou a microcefalia, além de lesão cerebral grave, e altos níveis de vírus zika em tecidos do cérebro fetal, excedendo os níveis do vírus normalmente encontrados em amostras de sangue, disseram pesquisadores do Centro Médico Universitário de Ljubljana, na Eslovênia, em texto no New England Journal of Medicine.
As descobertas ajudam “a fortalecer a associação biológica” entre a infecção pelo vírus zika e a microcefalia, afirmaram pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard e do Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, em um editorial que acompanha a revista científica. O Ministério da Saúde do Brasil confirmou no ano passado a relação entre o zika e o surto de microcefalia na Região Nordeste do país, mas os pesquisadores ainda tentam confirmar uma ligação científica.

MINISTRO NO COMBATE AO ZIKA


dilma_dengue
A presidenta Dilma Rousseff acertou nesta hoje (10) os últimos detalhes da mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti, convocada para o próximo sábado (13). Ela vai ao Rio de Janeiro e pretende enviar um ministro de estado a cada capital do país para acompanhar os trabalhos das Forças Armadas.
Durante a ação, o governo quer levar cerca de 220 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutica a 356 municípios para que participem da campanha de conscientização da sociedade com orientações para eliminar o inseto transmissor do vírus Zika.
Durante a tarde e o início da noite, Dilma se reuniu com parte do seu ministério para discutir as ações. Os ministros vão representar o governo federal e monitorar o trabalho de distribuição de material impresso com informações para a população sobre como manter a casa livre dos criadouros do mosquito. Os destinos de alguns membros do primeiro escalão já foram definidos, como os do titular da Saúde, Marcelo Castro, que seguirá para Salvador, e o chefe da Casa Civil, ministro Jaques Wagner, que irá a São Luís.

MEGA-SENA ACUMULADA


O sorteio do concurso 1789 da Mega-Sena, ocorrido na noite desta quarta-feira, na cidade de Fortaleza, no ceará, acabou sem acertador das seis dezenas. Com isso, o prêmio acumulou e pode chegar a R$ 18 milhões no próximo sorteio, que será realizado no sábado que vem. As dezenas sorteadas foram: 06 – 25 – 43 – 57 – 58 – 59.
A Caixa Econômica Federal informou também que 16 apostas acertaram 5 números e levaram com isso R$ 55.476,51 cada uma. Já a quadra pagou R$ 805,61 para cada uma das 1.574 pessoas que acertaram 4 dezenas. A arrecadação total ficou próxima dos R$ 15 milhões.

LEGALIZAÇÃO DOS BINGOS E O JOGO DO BICHO


cassinoA notícia já circula o mundo, com a garantia do Governo de que a legalização está próxima. É tão certa a volta dos bingos e cassinos, e a legalização do Jogo do Bicho, que há dias um grupo hoteleiro estrangeiro procurou os proprietários do Porto D’Aldeia Ecoresort em Fortaleza (CE), à beira da praia, e ofereceu pagamento à vista pelo empreendimento. O dono do hotel recusou, por princípios religiosos.

TEMER E O LAVA JATO


O vice-presidente Michel Temer e o PMDB apresentaram suas defesas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na ação em que o PSDB pede a cassação da chapa vencedora das eleições de 2014. Embora a presidente Dilma Rousseff deva apresentar sua defesa só na próxima semana, os advogados dos dois construíram a tese juntos e vão trabalhar na mesma linha.
A primeira parte da defesa alega que os fatos mencionados pelo PSDB na ação já foram discutidos pelo TSE durante a campanha presidencial, como a acusação de abuso de poder político em pronunciamentos oficiais da presidente em rádio e TV. Também rebatem as alegações de irregularidades nos gastos de campanha. A corte eleitoral aprovou o processo de prestação de contas de Dilma e do PT, em dezembro de 2014.

POLICIA FEDERAL: BALANÇO DA OPERAÇÃO CARNAVAL

Durante a Operação Carnaval 2016, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, 1.429 acidentes, 150 acidentes graves, 1.415 feridos e 94 mortos. A operação foi finalizada à 0h desta quarta-feira (10). De acordo com a PRF, os números da Operação Carnaval deste ano ainda não foram finalizados e podem ser ampliados até o fim do dia.
Os dados preliminares apontam uma redução de 48% do número de acidentes nas rodovias federais durante a operação. Em 2015, (de 13 a 17 de fevereiro) foram 2.306 acidentes, 344 acidentes graves, 2.306 feridos e 97 mortos. No período carnavalesco, policiais rodoviários trabalharam em pontos estratégicos, patrulhando vias e retirando infratores de circulação.

CORREIOS: VAGAS PARA O JOVEM APRENDIZ


As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz dos Correios são gratuitas e ocorrerão somente via Internet, no site dos Correios, no período compreendido entre os dias 25 de fevereiro e 13 de março. Foram disponibilizadas 38 vagas mais formação de cadastro de reserva para Natal e Região Metropolitana. Para participar, o candidato deverá ter entre 15 e 22 anos completos, exceto se pessoa com deficiência; estar matriculado na escola e cursando, no mínimo, o 9º ano do ensino fundamental.
A seleção será simplificada, realizada por meio da comprovação de requisitos referentes à renda familiar, aprovação escolar, série atual e participação em projetos sociais, a partir de uma pontuação detalhada no edital. O Jovem Aprendiz terá direito a jornada de aprendizagem de 20 horas semanais, distribuídas em quatro horas diárias; curso de aprendizagem de assistente administrativo; salário de R$ 413,33; vale transporte e vale refeição ou alimentação.

MAIS UMA MORTE: ZIKA VÍRUS

O Ministério da Saúde confirmou hoje (11) a terceira morte provocada pelo vírus Zika em adultos no Brasil. O caso ocorreu em abril de 2015, mas os resultados dos exames saíram só agora. A paciente tinha 20 anos e morava no município de Serrinha, no Rio Grande do Norte.
A primeira morte foi confirmada pelo Instituto Evandro Chagas em novembro de 2015. O homem de 35 anos morava em São Luís no Maranhão e tinha histórico de lúpus, tratamento contínuo com corticosteroides, artrite reumatoide e alcoolismo. O lúpus afeta o sistema imunológico e, por isso, ele não resistiu ao vírus Zika. Ele morreu em junho de 2015. O caso foi encaminhado para o instituto, com sede em Belém, por ser referência nacional em febres hemorrágicas.
O segundo caso de morte, também confirmado em novembro de 2015, foi de uma paciente que morreu em outubro em Benevides (PA). Uma adolescente de 16 anos, com suspeita inicial de dengue, apresentou dor de cabeça, náuseas e pontos vermelhos na pele e mucosas. A coleta de sangue ocorreu sete dias após o início dos sintomas, em 29 de setembro; a paciente, após a infecção pelo vírus Zika, desenvolveu quadro de púrpura trombocitopênica grave e hemorragias.