quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Lula o filme

ZUENIR VENTURA
Nestes últimos dias, tive uma overdose de Lula. Vi-o nascer, crescer, virar líder sindical e chegar ao poder. Depois, li o que ele, já na Presidência, falou em discursos e entrevistas. Explico: é que assisti ao filme (ainda inacabado) "Lula, o filho do Brasil", de Fábio Barreto, e em seguida li "Dicionário Lula, um presidente exposto por suas próprias palavras", de Ali Kamel. O primeiro mexe com a emoção e vai encharcar os cinemas de lágrimas; o segundo se dirige à razão, e desfaz estereótipos e preconceitos contra e a favor. No final das duas experiências, chega-se à conclusão de que se trata de um personagem que exige um paradoxo para defini-lo: é um extraordinário homem comum. E, como admite o autor do livro, "uma figura histórica ainda mais relevante do que eu imaginava". As duas obras se completam. O filme é a saga de uma mãe-coragem que fugiu do Nordeste num pau de arara em busca de uma vida menos miserável em São Paulo. Viajaram 13 dias e 13 noites, ela e sete dos oito filhos, entre os quais o futuro presidente da República. As adversidades enfrentadas por dona Lindu compõem o que Nelson Pereira dos Santos definiu como "melodrama épico". Como tudo ali é verdadeiro e para que a verdade não soasse inverossímil, o diretor teve até que aliviar a carga emocional de algumas cenas, como a da enchente do barraco, em que os ratos da versão real não aparecem no filme. Comove, porque essa história é também a de milhões de Silvas que não chegaram à Presidência. Já no "Dicionário", o presidente é o próprio narrador, que se "expõe" por meio de suas falas improvisadas em discursos, entrevistas e programas de rádio. São 356 verbetes — de Aborto a Verdade — retirados de 1.554 textos ou de mais de três milhões de palavras. (Para se ter uma ideia, o artigo que estão lendo tem 485 palavras.) Foram dois anos nessa tarefa monumental, que precisou de rigor e paciência para realizá-la, além da ajuda de um historiador e de programas de computador. Entre as virtudes do trabalho está o esforço de evitar uma visão engajada e maniqueísta, o que não exclui o olhar crítico. Quando conclui que Lula é "um comunicador sem igual", por exemplo, o autor não o faz por adesão ao personagem, mas porque constatou que sua sintaxe, tida como canhestra, "é usada por Lula como poderosa arma de comunicação". E que o seu universo vocabular é compatível com o de alguém que cursou a universidade. Portanto, é preconceito de classe desqualificar o presidente por suas supostas deficiências gramaticais. Suas principais falhas não são de estilo. O personagem é mais complexo, pois se mostra capaz de desorientar os analistas, desnortear a oposição, trair expectativas, desarticular o PT e continuar popular. Não basta maldizer, é necessário entender o fenômeno. O livro de Kamel contribui de maneira objetiva para isso.

Deiró Marra de olho nos votos de Vazante

O dep. estadual Deiró Marra, resolveu investir na mídia para divulgar suas ações em Vazante. Quem chega a cidade vindo do Claro de Minas, pode observar um auoutdoor divulgando recursos que teriam sido liberados para o municipio.

A Fazenda

É comum agente ouvir pessoas reclamando dos programas de TV , dizendo que não tem criatividade e são de baixa qualidade. Mas na hora de assistir os telespectadores preferem mesmo é os programas sem qualidade cultural e sem mensagem alguma.O exemplo foi o programa " a Fazenda" levado ao ar pela Record. O programa ajudou a TV de Edir Macedo a derrubar a audiência da sua principal rival " Globo".

GloboXRecord

Durante meus dias de férias fui obrigado a assistir a briga entre a Globo e a Record. Na guerra entre os dois canais foi possivel o povo brasileiro conhecer um pouco dos bastidores desses dois grandes meios de comunicação do país. As denúncias de ambas as partes produziu material suficiente para a produção de uma bela novela das oito. Mostrou ainda que a imprensa acostumada a denunciar tantos escândalos, também tem sua parte podre.

Prefeito manifesta preocupação com a queda do FPM

O prefeito de Vazante Orlando Fialho tem manifestando profunda preocupação com a queda do FPM (Fundo de Participação dos Municipios). A triste realidade já causou estragos na vizinha cidade de Paracatu. De acordo com matéria publicada na última edição do jornal Correio Mineiro o prefeito daquela cidade Vasquinho preocupado com a Folha de Pagamento e com a Lei de Responsabilidade Fiscal anunciou demissões de servidores. O fato é preocupante disse o chefe do Executico Municipal de Vazante.

Vereador pode ter salário reduzido


Já existe no Senado Federal uma proposta em análise que visa a redução dos salários dos vereadores, enquanto os vereadores de mandato estão preocupados com os repasses para as Câmaras uma surpresa maior ainda estar por vir.O deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB-PB) afirmou ontem terça-feira (25/08) que a votação do parecer da comissão especial criada para analisar a Proposta de Emenda à Constituição 336/09, que eleva a quantidade de vereadores, deverá ocorrer ainda esta semana.Ele disse os membros da comissão definiram que as duas reuniões desta semana servirão apenas para discutir e votar o parecer do relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).A comissão marcou reunião para esta quarta-feira (26), após a Ordem do Dia do Plenário, e para a quinta-feira (27), às 9 horas. Vital lembrou, entretanto, que o parecer ainda não foi divulgado.