terça-feira, 10 de novembro de 2015

MINAS GERAIS: NO GOVERNO AÉCIO, AERONAVES DO ESTADO ATENDIAM POLÍTICOS,CELEBRIDADES, EMPRESÁRIOS E PESSOAS FORA DA ADM. PÚBLICA

Registros do Gabinete Militar de Minas Gerais mostram que durante o governo do tucano Aécio Neves (2003-2010) aeronaves do Estado foram cedidas para deslocamentos de políticos, celebridades, empresários e outras pessoas de fora da administração pública a pedido do então governador mineiro.

Essas viagens não encontram amparo explícito na legislação que desde 2005 regula o uso das aeronaves oficiais do Estado, um decreto e uma resolução assinados pelo próprio Aécio.

(...)

Dois desses voos solicitados por Aécio foram usados em 2004 —um ano antes da edição do decreto e da resolução— pelo apresentador da Rede Globo Luciano Huck, amigo do tucano, para se deslocar de Belo Horizonte ao interior de Minas. Um desses voos também teve a presença da dupla Sandy e Júnior, que na ocasião gravava em Minas um novo quadro para o "Caldeirão do Huck", o "Quebrando a Rotina".

(...)

Outros integrantes e ex-integrantes da Globo usaram jatos e turboélices do Estado —os atores José Wilker (que morreu em 2014) e Milton Gonçalves, em 2008, além do ex-executivo da rede José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, em 2003.

Dias antes de deixar o governo, em março de 2010, Aécio também cedeu o helicóptero para que o então presidente do grupo Abril, Roberto Civita (morto em 2013) e sua mulher, Maria Antônia, visitassem o Instituto Inhotim, museu de arte contemporânea do empresário Bernardo Paz em Brumadinho (53 km de Belo Horizonte).

O ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) Ricardo Teixeira também aparece nos registros como tendo usado por três vezes o helicóptero, em deslocamentos dentro de Belo Horizonte, e em outras três vezes um dos jatos para viagens de BH a São Paulo e ao Rio, entre 2006 e 2009.
fonte:Paulo Henrique Amorim

CPI: EM PAUTA MAUS - TRATOS DE ANIMAIS - EM DISCUSSÃO RODEIOS E VAQUEJADAS

vaquejadaA Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos de Animais vai realizar nesta terça-feira (10) audiência pública para discutir os recorrentes maus-tratos a animais na criação, no transporte e na utilização desses animais em espetáculos como rodeio e vaquejada, por exemplo. O debate foi solicitado pelos deputados Ricardo Tripoli (PSDB-SP) e Capitão Augusto (PR-SP).
Os rodeios atualmente atraem 30 milhões de pessoas e movimentam mais de R$ 6 bilhões por ano no País. Esses festivais, assim como as vaquejadas, são combatidos por organizações de defesa dos animais e apontados como fontes de maus-tratos. No início do ano, a organização não governamental Londrina Sem Rodeio filmou cenas que mostravam animais sendo submetidos a sessões de estresse, até mesmo com choques elétricos, antes de um rodeio na cidade.

STJ: AÇÕES CONTRA OPERADORAS?


celular_transitoO Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou a debater hoje (9) qual juízo será responsável por julgar as ações coletivas contra as operações de celular que interromperam o serviço pré-pago após fim da franquia contratada. O tribunal analisa se ações de consumidores devem ficar concentradas na Justiça do Rio de Janeiro, que recebeu a primeira ação contra as operadoras, ou nas cidades dos consumidores.
Após diversas decisões conflitantes sobre o tema, o ministro Moura Ribeiro, relator do conflito de competência sobre o tema, decidiu fazer uma audiência pública com representantes das operadoras, consumidores e do Ministério Público para ajudá-lo a formar entendimento definitivo sobre o tema. Durante a audiência, órgãos de defesa do consumidor manifestaram-se contra a remessa de todas as ações à 5ª Vara Empresarial do Rio.
Para a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) não há conflito de competência no caso e, além disso, o sinal não pode ser interrompido por tratar-se de serviço essencial. O Ministério Público Federal (MPF) também entendeu que a interrupção é prática abusiva contra o consumidor. Já as operadoras defendem decisão única sobre o caso.

NORTE DE MINAS: PREFEITOS TEMEM NÃO TER DINHEIRO PARA PAGAR O 13°

dinheiro no bolso
Alguns prefeitos do Norte de Minas temem  não ter recursos suficientes para pagar o 13º do funcionalismo público municipal.

NORTE DE MINAS: SINAIS DE CHUVAS


chuva_1
O professor e pesquisador da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), professor Mário Miranda, afirmou que as chuvas já chegaram em pontos da cabeceira do rio São Francisco, mais precisamente da região de Januária onde o nível do rio já subiu mais de um metro, Norte de Minas. Ainda tem contribuído pela alta do nível do Velho Chico, as precipitações em trechos do Distrito Federal e Bahia, com chuvas de mais de 40 milímetros em média numa única noite.
A previsão do professor seria que a chuva na região da Serra da Canastra, na nascente do rio, chegaria entre os dias 22 e 23 de outubro, como ocorreu. “A água em alguns trechos da região da Serra da Canastra, na barragem de Três Marias, região de Januária já houve elevação superior a 1 metro. Eu estou bastante otimista com essas primeiras chuvas e vai até o final de janeiro”, afirmou Mário Miranda.
Segundo o professor, essa água que possibilitou a subida do rio em Três Marias só deve chegar ao vale daqui a mais ou menos, 35 dias no vale do São Francisco, conforme o professor.
O fenômeno El Nino embora não seja muito benéfico aos estados do Nordeste, para a região da nascente do Velho Chico é bastante propício. Conforme Mário Mirando, até o final do mês é que teremos melhor um cenário de precipitações, mas está chovendo na nascente.
“A água em determinados trechos do rio já está elevada como em Januária. Até final de janeiro vamos ter uma situação mais segura. Isso vai depender do aquecimento do Oceano Atlântico na consta do Nordeste, mas o importante nesta analise é que esta chovendo e vai continuar chovendo”, concluiu professor Mário.

PAPA: COMBATE A CORRUPÇÃO

O papa Francisco pediu o combate à exploração no trabalho, à corrupção e à ilegalidade, em discurso aos cidadãos de Prato, localidade da Toscana, que visita hoje (10). “A sacralidade de cada ser humano requer para cada um respeito, acolhimento e trabalho digno. A vida de cada comunidade exige que se combata, até o final, o câncer da corrupção, da exploração humana e o veneno da ilegalidade”, disse em uma das varandas da catedral de Prato.
O discurso de Francisco foi inspirado pelo acidente de dezembro de 2013, quando um incêndio em uma fábrica ilegal de Prato causou a morte de sete imigrantes chineses, que trabalhavam, viviam e dormiam no edifício. “É uma tragédia da exploração e das condições de vida desumanas. Isso não é um trabalho digno”, destacou.

STF: NOVO PRAZO PARA PARLAMENTARES SE FILIAREM NA REDE DE MARINA

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso determinou nesta segunda-feira (9) a concessão de mais 30 dias para que parlamentares possam se filiar à Rede Sustentabilidade, partido liderado pela ex-senadora Marina Silva, sem o risco de perderem o mandato.

MINAS: JUSTIÇA PROÍBE TRANSFERÊNCIA DE PLACAS DE TÁXIS PARA HERDEIRO

Uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) proíbe a transferência de placas de táxis para herdeiros em todo o Estado. Em resposta a uma ação de uma empresa que pedia a transferência de permissões de pessoas jurídicas para físicas, o Órgão Especial do TJMG entendeu ser inconstitucional a transferência das placas para herdeiros. À decisão cabe recurso.

MONTES CLAROS DENÚNCIA DA REVISTA " VEJA" PODE PREJUDICAR A PRÉ-CANDATURA DE PAULO GUEDES


Denúncia da revista "Veja" publicada nesta semana que o secretário estadual de desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas, Paulo Guedes teria recebido dinheiro do lava jato na eleição municipal de 2012, pode prejudicar sua pré-candidatura a prefeito. A denúncia repercutiu como uma bomba no cenário político de Montes Claros.

Atravez de uma nota Guedes se defende dizendo que todas as doações recebidas da campanhas de 2012 foram declaradas à Justiça Eleitoral e todas as contas foram aprovadas pelo o TRE/MG.

MONTES CLAROS: PC DO B SE REÚNE PARA DISCUTIR PROJETO POLÍTICO DE 2016

Com as presenças do deputado estadual Celinho do Sitrocel e do deputado federal Wadson Ribeiro, o Partido Comunista do Brasil se reúne no próximo sábado, 14 de novembro, a partir das 14h30 no prédio da antiga Câmara Municipal de Montes Claros. Entre os temas a eleição de 2016.

PIRAPORA-MG: PTB PODE LANÇAR CANDIDATO A PREFEITO

O PTB pode lançar candidatura própria para disputar a prefeitura de Pirapora. O mais cotado seria o ex-prefeito de Várzea da Palma e presidente da legenda no município Geraldo Mariano.