terça-feira, 16 de abril de 2013

PATOS DE MINAS-MG: PREFEITO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DIANTE DO AVANÇO DA DENGUE

Com um número preocupante de casos de dengue, o prefeito municipal, Pedro Lucas Rodrigues, resolveu decretar situação de emergência em Patos de Minas. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (15) no gabinete do prefeito. Autoridades de diversos setores da sociedade participaram do anúncio. Já são 1325 notificações, 340 confirmados. A decisão vai possibilitar que medidas emergenciais sejam adotadas para combater a doença.
Segundo Mariah Figueiredo, diretora epidemiológica do município, a situação é realmente preocupante. O número de casos de dengue cresceu muito nos últimos dias, chegando a 340 casos confirmados. E esse número pode ser ainda maior. Isso porque o exame para confirmar a doença é feito apenas em Uberaba. São 883 casos aguardando o resultado. Ela contou que a epidemia na cidade é atípica e aconteceu devido ao atraso no período chuvoso.
Ela informou também que o caminhão fumacê já foi solicitado junto ao governo estadual para ajudar no combate ao mosquito transmissor da doença. Ela salientou, no entanto, que as pessoas devem continuar contribuindo com o trabalho de eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. De acordo com a diretora, o fumacê mata somente o mosquito adulto e não vai surtir o efeito necessário se os focos do mosquito persistirem.
A responsável técnica da UPA da Avenida Marabá, Inês Rosário, também está muito preocupada. Ela contou que nesta segunda-feira (15) foram atendidos cerca de 300 pacientes, a maioria com suspeita de dengue. O prefeito Pedro Lucas pediu o apoio das autoridades e de toda a população para ajudar no combate do mosquito. Ele informou que uma série de medidas serão adotadas para controlar a doença.

LAGOA GRANDE-MG: EXEMPLO DE COMBATE A DENGUE

Em Lagoa Grande-MG a secretaria municipal de saúde além de muita informação criou o cartão de pontuação para avaliar o grau de perigo entre a comunidade e a dengue. Usando as cores verde (parabéns), amarelo ( atenção!! cuidado) e vermelho (alto grau de risco). Os agentes de saúde realizam visitas períodicas domiciliares para monitorar de perto a situação. 

Além disso campanhas  de limpeza pública e um amplo trabalho de divulgação tem feito do projeto de combate a dengue um processon contínuo de combate ao aedes aegypty.

JÁ SÃO QUASE 53 MIL CASOS CONFIRMADOS DE DENGUE EM MINAS ( 41 PESSOAS MORRERAM)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que o número de casos confirmados de dengue aumentou em quase 10 mil em apenas uma semana em Minas Gerais. O número passou de 43.119 para 52.342.
Já as mortes provocadas pela doença mais que dobrou em 2013, em comparação com o registrado em todo o ano passado. Conforme o balanço, são 41 óbitos contra 18 em 2012.
Com a promessa de contornar a situação, o governador Antonio Anastasia anunciou a contratação de mais 1.000 agentes epidemiológicos para atuar nas cidades que registram maior número de casos. Eles se somarão aos outros 1.000 já com contratação anunciada.
Na opinião do vice-presidente da Associação Mineira de Infectologia, Marcelo Simão Ferreira, a medida é importante, mas a principal necessidade é ampliar a capacidade de atendimento nos hospitais para socorrer as pessoas que já estão doentes. "O combate tem que ser permanente e não só nos picos. Essas medidas deveriam ter sido tomadas antes. O foco deveriam ser as unidades de saúde", disse.
O governador afirmou ainda que pediu que a Defesa Civil Estadual atue auxiliando a comunicação das prefeituras do interior no momento em que elas decretam situação de emergência.

PMDB RESPONDE MATÉRIA DA REVISTA ISTOÉ CONTRA O MINISTRO ANTÔNIO ANDRADE

A direção do PMDB de Minas Gerais divulgou nota na manhã desta terça-feira para responder as denúncias veiculadas pela revista IstoÉ nesta semana sobre possíveis irregularidades cometidas pelo ministro da Agricultura, Antônio Andrade, durante as eleições do ano passado, quando era presidente do diretório mineiro. A matéria aborda as "doações irregulares de campanhas" feitas pelo PMDB-MG ao candidato a prefeito do município de Santos Dumont (MG), Carlos Alberto Ramos de Faria. O ministro Antônio Andrade ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

Na nota, os dirigentes mineiros argumentam que a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral de n. 23.376, que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos, permite ao partido político aplicar recursos nas diversas campanhas eleitorais. Segundo a nota, o PMDB/MG arrecadou por meio de seus deputados o montante de R$ 4.227.576,22 em recursos para as eleições de 2012 e, dentre outras várias doações, efetuou uma transferência no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), por meio do cheque número 850184, recibo eleitoral nº 0001152132MG000044, para o candidato a prefeito no Município de Santos Dumont, Carlos Alberto Ramos de Faria.

A direção partidária esclarece que, após a análise da legalidade da fonte doadora, atendeu a solicitação dos deputados responsáveis pela arrecadação e encaminhou os recursos para os candidatos por eles definidos. "Prática esta realizada por diversos Partidos Políticos, fato que facilmente pode ser verificado nas prestações de contas partidárias disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral.(www.tse.jus.br)", informa a nota.

Na avaliação dos dirigentes do partido, "a tese de utilização de Caixa 2, defendida por desconhecedores da legislação eleitoral ou em flagrante má-fé, é equivocada, uma vez que este ilícito pressupõe a não contabilização do recurso e, no caso específico, as fontes doadoras e o destinatário estão dispostos na prestação de contas do PMDB/MG, inclusive com acesso público através do site do TSE (www.tse.jus.br). Portanto, não há como se falar em recurso não contabilizado, conhecido como Caixa 2". A nota é assinada pelo presidente do diretório estadual do PMDB/MG, deputado Saraiva Felipe, o tesoureiro Célio Mazzoni e o secretário geral deputado Sávio Souza Cruz.