sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

VAZANTE: BALDE DE ÁGUA FRIA NAS ESPECULAÇÕES DE UNIÃO ENTRE SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO

Depois da entrevista exclusiva do competente repórter Lando Lacerda com o Ministro Antônio Andrade, ocasião que o Ministro afirmou não existir possibilidade de união entre  o grupo político dos ex-prefeitos Dr. Jacques Soares Guimarães e Orlando Fialho em compor com o atual governo, foi um balde de água fria nas especulações que os dois grupos poderiam se unir.
Na entrevista, o Ministro Antônio Andrade falou dos projetos antagônicos dos dois grupos desejando que o atual governo consiga fazer uma grande administração para atender os anseios da população de Vazante.
Fato, que segundo ele não altera em nada sua vontade de continuar trabalhando pelo o bem estar do povo vazantino.


VAZANTE: SERÁ O BENEDITO!!!

Apesar do jeitão que não liga pra nada, o prefeito Dr. José Benedito se mantém no poder do jeito que sempre fez. Tudo que é negativo na administração a culpa é dos outros, as coisas boas  tira proveito como ninguém. Assim vai levando o governo da maneira que ele quer. Alimentando o sonho da candidatura alheia e se mantendo no poder.
Que  diga os que foram exonerados ou abandonados do poder. Pessoas que vestiram a camisa durante 4 anos batendo no governo passado, enquanto o prefeito morava fora.
Passados praticamente 12 meses de gestão pública cadê a força do presidente do DEM, Dr. Marciano Borges, do filho e  advogado Júlio Verneck, dos ex-vereadores Luiz do Pedro e Cabo Augusto, dos grandes responsáveis pela a sua campanha, os exonerados ex-secretários Renê Rodrigues e Marquinhos da House Bike. Sem falar no vice-Jeovanine que na campanha seria o homem forte do governo.
Enquanto a culpa é dos outros o prefeito se mantém no poder aos poucos fazendo mudança e colocando gente da sua confiança. Adilson Bastos na administração e esportes e Romar Romão na secretária da fazenda.
Enquanto isso ele continua alimentando as pessoas próximas com o jeito político raro de ser, já que todos que deixaram o palácio do zinco, falaram muito no ínicio e muito pouco ou quase nada após as demissões. Até agora  depois que deixaram a administração, ninguém divulgou uma nota, se quer dizendo um “A” da administração.Mas quem manda na verdade é ele, Dr. José, Será o Benedito?




VAZANTE: MÉDICO POPULAR


Filiado ao PMDB, o médico Dr. Leonardo Queiroz tem sido um nome lembrado quando o assunto é sucessão municipal (2016). Médico respeitado e popular é uma das referências políticas de Vazante.


PRÉ-CANDIDATURA DE ALCIDES DINIZ REFORÇA A DEFESA DE REGIÕES FORTES



O farmacêutico e presidente do PPS, em Vazante, José Romero tem sido um aliado forte do ex-prefeito de Vazante, e pré-candidato a deputado estadual, Alcides Diniz. Diniz que tem percorrido o Noroeste e Alto Paranaíba na consolidação do seu nome com uma voz em defesa dessas regiões manifesta na sua fala o desejo de fazer acontecer projetos que realmente melhorem a vida dos mineiros, que vivem nesses dois importantes pedaços de terra desse imenso estado de Minas Gerais.


LAGAMAR: EX-VICE-PREFEITO SATISFEITO COM O GRUPO OPOSICIONISTA

Correligionário firme do Ministro Antônio Andrade, o ex-vice- prefeito de Lagamar, Vivaldo Donizete tem manifestado muita satisfação com o grupo oposicionista. Segundo ele o mais importante é o amadurecimento dos oposicionistas de fazer uma oposição responsável comprometida com os anseios da população.


LAGAMAR: EX-PREFEITO FOI MUITO ASSEDIADO PELO OS LAGAMARENSES

Presente no grande encontro, realizado recentemente com o Ministro Antônio Andrade em Lagamar. O ex-prefeito Ari Batista parece que não perdeu o gosto pela a política. Muito assediado esteve sempre ao lado da comunidade expressando desenvoltura e prazer em rever os lagamarenses.


PRESIDENTE OLEGÁRIO: MAIS AÇÃO DO PREFEITO

O prefeito  peemedebista de Presidente Olegário, Palito divulgou jornal institucional mostrando suas realizações no primeiro ano. Mas o clima na cidade é que o chefe do executivo precisa de mais ações em 2014, para reafirmar a fama de popular e bom administrador. Falta de experiência não é, já que no primeiro mandato realizou uma grande administração.

GUARDA-MÓR: O EX-PREFEITO VEM AÍ!

O prefeito Edgar José de Lima (PSDB) que trate de ajustar mais ainda o governo. O ex-prefeito Gilmar Ferreira (PMDB), apesar de negar é o nome da oposição para disputar a eleição municipal de 2016. Antes terá um papel importante na eleição do próximo ano, afirma seus correligionários.


VAZANTE: DATAS PARA AS MATRÍCULAS NAS ESCOLAS E CRECHES

A Secretaria Municipal de Educação informa que as matrículas nas escolas e creches municipais serão realizadas do dia 16 a 20 de dezembro, nas dependências de cada instituição que compõem a Rede Municipal de Ensino.

É necessário que pais ou responsáveis pela criança a ser matriculada nas escolas compareçam com a seguinte documentação: cópias da certidão de nascimento e do comprovante de residência (deverá ser o de energia).

Para as crianças a serem matriculadas nas creches, será necessário acrescentar à documentação, a cópia da carteira de trabalho assinada pelo empregador ou declaração de trabalho devidamente assinada. Para os demais alunos já matriculados é necessário apenas renovação.

fonte:prefeituravazante

 


VAZANTE: PAGAMENTO DO 13º INJETARÁ 500 MIL NA ECONOMIA DO MUNICÍPIO

Após receberem os vencimentos relativos ao mês de novembro, pago na última sexta-feira, dia 29, os servidores municipais de Vazante já estão aguardando a antecipação do pagamento do 13º salário.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, o pagamento do benefício será antecipado para o dia 11 de dezembro, quarta-feira da próxima semana. Tradicionalmente, os servidores municipais de Vazante recebiam o 13º salário até o dia 20 de dezembro.

Segundo o secretário municipal da Fazenda, Omar Romão, o valor total a ser pago em parcela única do décimo terceiro salário é de aproximadamente 500 mil reais.


COROMANDEL: APESAR DA CRISE VEREADORES REAJUSTAM SALÁRIO DE PREFEITO

Apesar da crise envolvendo os municípios da região, os vereadores de Coromandel resolveram por unanimidade aprovar o projeto de reajuste salarial do prefeito Osmar Martins Borges, do PSDB e,  servidores do município. O índice do aumento, que vai vigorar a partir de janeiro é de 8,66%, representando um percentual de 2% acima do reajuste do salário mínimo proposto pelo Governo Federal para o próximo.


VAZANTE: SEMÁFOROS DESLIGADOS



O diretor do Serviço de Transporte da Prefeitura de Vazante, Gilberto Rosa, justificou o desligamento dos semáforos da Avenida Tancredo e também da Avenida Paracatu, esquina com a Rua Quintino Vargas.

Ele explicou que a Semob ainda não dispõe de profissional habilitado para fazer os reparos necessárrios nos aparelhos, mas solicitou o atendimento de técnicos de Patos de Minas. Caso isto não seja possível, o problema permanecerá até janeiro, quando um funcionário da Prefeitura vai fazer um curso na empresa fornecedora dos aparelhos, para ficar encarregado da manutenção dos equipamentos.

fonte:radiomontanheza

VAZANTE: APESAR DE ESTAREM NO PODER, NÃO DEFENDEM O GOVERNO

Correligionários ligados a Dr. José Benedito acham que a base de apoio do prefeito pouco faz para lhe defender. Pelo o contrário metem o pau na administração. Segundo eles a oposição tem ajudado muito mais do que o fogo amigo, já que continua calada. Até a imprensa local tem sido maleável com o governo municipal, segundo eles.
Apesar disso são poucos que ousam usar os meios de comunicação para defender abertamente a administração. O fato está irritando companheiros de longa data do prefeito, que na opinião deles, na hora de pedir as coisas a Dr. José , aparecem sempre com a cara de quero mais, mas na hora de defender o governo, fogem como o diabo foge da cruz.
Por outro lado, os  que estão debaixo da sombra do palácio do zinco, não querem perder de jeito nenhum as benesses do poder, preferem ficar calados, deixando o trem andar pra ver aonde isso vai chegar.
Caso não chegue a lugar nenhum, todo mundo desce e embarca em outro trem. É a vida que segue....Afirmou, um político ligado a administração.


APÓSTOLO SANTIAGO ESTARÁ AO VIVO DOMINGO NO SBT

Valdemiro Santiago, o líder da Igreja Mundial. Foto: Divulgação
Valdemiro Santiago, o líder da Igreja Mundial. Foto: Divulgação

O apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial, anunciou neste domingo (1º) que participará - ao vivo - do "Domingo Legal", do SBT. A assessoria da emissora confirma a participação dele para o próximo fim de semana.
"Estarei participando ao vivo lá [no Domingo Legal], o original e o genérico [Pedro Manso]. Vamos lá, ver se ele me imita direitinho", anunciou.
Santiago é uma das armas da produção do programa para combater o "Domingo da Gente", da Record.




VAZANTE: NOVOS CURSOS TÉCNICOS

A Secretaria de Educação de Vazante juntamente com o Unitec e o Governo Federal investem em uma parceria para trazer para o município de Vazante novos cursos técnicos. A secretaria de educação fará nos próximos dias pesquisas para avaliação da demanda. Segundo a secretaria Maria do Carmo Capecci, já existem alunos suficientes para abrir as turmas. Em foco estão os cursos de Estética, Recursos Humanos e Edificações. As aulas estão previstas para começarem no início de 2014. Os interessados devem procuram a secretaria de educação para fazer o cadastro.
 
fonte:vazantenet

VARJÃO DE MINAS: ELEITA A NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL


A eleição aconteceu no final da tarde de terça-feira (03).
 
A Câmara Municipal de Varjão de Minas já possui uma nova mesa diretora para o ano de 2014. A eleição aconteceu no final da tarde de terça-feira (03). A chapa encabeçada por Élcio Zote do PHS venceu a eleição com 7 votos favoráveis contra apenas 2 da chapa apoiada pelo Prefeito Municipal Walter Filho.
A chapa vencedora foi apoiada pelo Vice-prefeito, Nadir Venâncio, do PHS. Ela ficou definida da seguinte forma: Élcio Zote como presidente; José Teixeira Neto do PR como Vice-presidente; Ederdinê Ferreira Silva (Tiricha) do PSC como 1º Secretário e Francisvaldo (Chicão) do PT como 2º Secretário. Os 4 vereadores serão os responsáveis por dirigir os trabalhos legislativos em 2014.
A chapa que uniu dois grupos no legislativo da cidade ainda contou com o apoio da atual presidente da Câmara Municipal, Marta Brandão do PMDB, e dos vereadores Modesto Pereira Primo do PSDB e José Humberto Brandão do PR. A posse da nova mesa diretora ainda não foi definida, mas deve acontecer na próxima semana.

Élcio Zote destacou que a intenção é fazer um trabalho diferenciado para mostrar à população a importância do legislativo para a cidade. “O poder legislativo é tão importante quanto o executivo”, afirmou. E destacou que o grande apoio recebido vai ficar marcado na história da cidade. “Vamos trabalhar em prol da comunidade”, concluiu.
A outra chapa que era apoiada pelo Prefeito Municipal Walter Filho do PPS teve apenas dois votos: Lauro Bertoldo também do PPS que encabeçava a chapa e Daniel Domingos do PP.

fonte:patoshoje

VARJÃO DE MINAS: ELEITA A NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL


A eleição aconteceu no final da tarde de terça-feira (03).
 
A Câmara Municipal de Varjão de Minas já possui uma nova mesa diretora para o ano de 2014. A eleição aconteceu no final da tarde de terça-feira (03). A chapa encabeçada por Élcio Zote do PHS venceu a eleição com 7 votos favoráveis contra apenas 2 da chapa apoiada pelo Prefeito Municipal Walter Filho.
A chapa vencedora foi apoiada pelo Vice-prefeito, Nadir Venâncio, do PHS. Ela ficou definida da seguinte forma: Élcio Zote como presidente; José Teixeira Neto do PR como Vice-presidente; Ederdinê Ferreira Silva (Tiricha) do PSC como 1º Secretário e Francisvaldo (Chicão) do PT como 2º Secretário. Os 4 vereadores serão os responsáveis por dirigir os trabalhos legislativos em 2014.
A chapa que uniu dois grupos no legislativo da cidade ainda contou com o apoio da atual presidente da Câmara Municipal, Marta Brandão do PMDB, e dos vereadores Modesto Pereira Primo do PSDB e José Humberto Brandão do PR. A posse da nova mesa diretora ainda não foi definida, mas deve acontecer na próxima semana.

Élcio Zote destacou que a intenção é fazer um trabalho diferenciado para mostrar à população a importância do legislativo para a cidade. “O poder legislativo é tão importante quanto o executivo”, afirmou. E destacou que o grande apoio recebido vai ficar marcado na história da cidade. “Vamos trabalhar em prol da comunidade”, concluiu.
A outra chapa que era apoiada pelo Prefeito Municipal Walter Filho do PPS teve apenas dois votos: Lauro Bertoldo também do PPS que encabeçava a chapa e Daniel Domingos do PP.

fonte:patoshoje

SENADO: NOVA LEI DE LICITAÇÕES

O Senado discute mudanças na lei de licitações que podem autorizar os órgãos públicos a gastarem até R$ 150 mil sem a realização da disputa entre empresas.

A proposta aumenta de R$ 8 mil para R$ 80 mil o valor de gastos sem licitação para serviços e compras do poder público --montante que sobe de R$ 15 mil para R$ 150 mil no caso de obras públicas.

O projeto acaba com as modalidades licitatórias conhecidas como "carta convite" e "tomada de preços", em que há um cadastro prévio das empresas interessadas ou a disputa ocorre entre três empresas para aquisições de menor valor.

Relatora do projeto, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) disse que os valores de até R$ 150 mil já estavam previstos na modalidade de carta convite, por isso ampliou os gastos sem licitação para compras --já que acabou com esse modelo.

"A dispensa de licitação não significa que se possa comprar o mais caro. Há critérios de escolha. Esse modelo de carta convite é uma falácia, não justifica sua existência", afirmou.

O relatório também sugere, no projeto, o fim da fixação do preço como a única forma para contratação de empresas. A senadora disse que em obras "especiais", em que a técnica ou a qualidade do serviço são relevantes, aspectos além do preço devem ser observados.

"Às vezes o que é mais barato não é o mais econômico para a administração pública. Existem casos que o menor preço nem sempre é o melhor para o cidadão e para a sociedade", afirmou.

Kátia Abreu apresentou nesta quinta-feira (5) seu relatório na comissão especial criada para discutir a modernização da lei de licitações. Houve pedido de vista ao projeto, que deve ser analisado pelo colegiado na semana que vem. Depois, a proposta tem que passar pelos plenários do Senado e da Câmara --o que deve ocorrer só em 2014.


GOVERNO DE MINAS: APESAR DA PROPAGANDA O PROGRAMA OS CAMINHOS DE MINAS SÓ PAVIMENTOU 41 KM EM 3 ANOS

Mércia Lemos/Setop/Divulgação
Caminhos de Minas pavimentou só 41 quilômetros em três anos
Carlos Melles considerou positivo o balanço de realizações da pasta

 
Três anos depois de lançado, o programa “Caminhos de Minas” pavimentou apenas 41 quilômetros de estradas. Carro-chefe do governo de Minas, o programa prevê a pavimentação de 7,9 mil quilômetros, passando por 304 municípios. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (5) pela secretaria de Transportes e Obras Públicas de Minas (Setop) em balanço de fim de ano. Até abril do ano passado, nenhum quilômetro havia sido concluído, como revelou o Hoje em Dia.

De acordo com balanço do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), os quilômetros concluídos correspondem a seis dos 244 trechos previstos. As obras de 6,5 mil quilômetros ainda não foram licitadas. Quanto aos projetos de engenharia, 2,6 mil já foram concluídos e outros 3 mil quilômetros estão com licitação autorizada.

Durante a apresentação, o presidente do DER, Elcio Santos Monteze, informou que pelo menos mil quilômetros estão em andamento. “O “Caminhos de Minas” tem como objetivo interligar micro-regiões. Fazer a conexão de malha rodoviária que está com alguma falha. Temos mil quilômetros de obras em andamento e investimos até hoje R$ 168 milhões”, declarou. De acordo com ele, na primeira fase do programa serão investidos R$ 3,7 bilhões.

Durante a reunião, o secretário Carlos Melles (DEM) classificou o “Caminhos de Minas” como o “carro-chefe da pasta”. Ele explicou que o programa é uma espécie de extensão do ProAcesso, programa instituído há dez anos e que está em fase final.

De acordo com dados apresentados pela secretaria, em 2014 serão entregues os últimos sete trechos do programa. Com isso, dos 225 trechos previstos no

ProAcesso, 210 estão concluídos, somando 623 quilômetros.
Em 2012 foram entregues 30 trechos com investimentos de R$ 800 milhões. O total investido no programa é de R$ 3,8 bilhões.


CITAÇÕES QUE MARCARAM A VIDA DE MANDELA

Luto

Nelson Mandela se tornou reconhecido internacionalmente pela sua luta contra o racismo e pelos direitos humanos. Ao longo dos seus 94 anos, ele mostrou incisivamente por meio do seu discurso as ideias que defendia.

Prêmio Nobel da Paz, primeiro presidente negro da África do Sul e um líder incasável pela igualdade, ele se destacou ao longo de sua vida, especialmente a política, por frases impactantes.

O portal Hoje em Dia separou dez das citações mais famosos de Mandela. Confira:


• A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo

• Não é valente o que não tem medo, mas sim o que sabe dominá-lo 

• A derrubada da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre

• A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias

• Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração

• Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos

• Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável

• Sempre parece impossível até que seja feito

• Devemos promover a coragem onde há medo , promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero

• Quando somos libertados de nossos medos, nossa presença automaticamente liberta a outros


REDE GLOBO: QUEDA NA AUDIENCIA PREOCUPA A EMISSORA



Luz vermelha na Globo depois das quedas seguidas na audiência de um dos seus principais programas jornalísticos o Jornal Nacional. A queda tem deixado à alta direção da emissora a flor da pele o clima é de desespero, já que a audiência da Tv Record continua crescendo.


NELSON MANDELA: MORREU UM DOS MAIORES ESTADISTAS DO MUNDO


Revista Época

O maior ícone da luta pela liberdade e pela igualdade racial no mundo morreu nesta quinta-feira (5), aos 94 anos. O anúncio foi feito nesta noite pelo presidente Jacob Zuma. Nelson Rolihlahla Mandela, Nobel da Paz em 1993, o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, considerado o pai da Pátria, deixa mulher, 5 filhos, 17 netos, 14 bisnetos e um legado de luta incomparável.
Nos últimos meses, sua luta foi contra a deterioração da saúde. Mandela teve de ser internado quatro vezes em 2013, por causa de diversas complicações, a mais grave delas uma infecção pulmonar. As últimas fotos publicadas de Mandela mostravam um homem apático, confuso e abalado, que já não reconhecia líderes políticos e antigos amigos.

Uma imagem totalmente diferente do líder que por 60 anos combateu a segregação racial, a intolerância política e as desigualdades sociais.
Mandela era chamado carinhosamente de Madiba por todos na África do Sul, uma alusão ao seu clã da tribo Xhosa. Nasceu em 18 de julho de 1918, num pequeno vilarejo de Mvezo, no distrito de Transkei, a alguns quilômetros de Johanesburgo.

Humildade

Seu pai era o bisneto de Ngubengcuka, o homem que unificou os Tembu, um dos povos da tribo de Mandela. Apesar de pertencer a uma linhagem real, Mandela sempre fez questão de ressaltar que nunca foi da linha de sucessão ao trono.
Era um exemplo da humildade do futuro líder sul-africano. Uma humildade herdada da família, que sempre comia em um prato único, dividido entre todos seus integrantes, sentados no chão em volta do alimento.

Mais tarde, Mandela usaria esses momentos para demonstrar o espírito coletivo e o senso de responsabilidade comuns antes da influência do domínio branco na África do Sul.

Aos sete anos, Mandela começou a frequentar a escola. “Ninguém da minha família jamais pisara em um colégio antes. Eu era o primeiro”, escreveu em sua autobiografia.
No primeiro dia de aula, sua professora deu a cada um dos 20 alunos um nome inglês. Era uma prática comum dar nomes ingleses às crianças africanas.

“De hoje em diante, seu nome será Nelson”, disse a professora no primeiro dia de aula. Mandela adotou o nome no lugar de Rolihlahla, que significa “encrenqueiro” na língua Xhosa.

Veja matéria completa AQUI.

REFLETIR

“Ninguém nasce odiando outra pessoa. Para odiar, precisam aprender, e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela



MUNICÍPIOS: CAI NA PRÓXIMA SEGUNDA MAIS UMA PARCELA DO FPM


FPM
Na próxima segunda-feira, 9 de dezembro, estará na conta das prefeituras o montante de R$ 3.094.601.529,73 referente ao 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor, adicional, é bem próximo às estimativas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) que foi de R$ 3,147 bilhões. Ao comparar o atual repasse com o do ano passado em termos reais, ou seja, corrigindo a inflação do período, o crescimento é de 3,5%.

O montante do 1% é referente ao valor da arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda (IR) contabilizada entre o início de dezembro de 2012 até o final de novembro de 2013. O aumento do 1% do FPM elevou de 22,5% para 23,5% da arrecadação do IR e do IPI e foi conquista da CNM e do movimento municipalista alcançada em 2007.. E ao longo dos últimos 7 anos, os cofres dos Municípios receberam R$ 17,7 bilhões.



CIRO GOMES ACEITA SER MINISTRO


20131206-070519.jpg

Após várias recusas, o secretário estadual de Saúde, Ciro Gomes, finalmente teria aceitado ser o nome indicado pelo Pros para compor o ministério da presidente Dilma Rousseff (PT). A informação foi confirmada ao jornal O Povo pelo líder do Pros na Câmara dos Deputados e principal articulador do partido, Givaldo Carimbão. Uma reunião em Brasília, na próxima semana, deverá selar o acordo

INSATISFAÇÃO DOS JOVENS COM A ELEIÇÃO

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios divulgada na semana passada lança luzes sobre a grande insatisfação dos jovens, que deve recrudescer nas próximas eleições. O número de jovens de 15 a 29 anos que não estudava nem trabalhava chegou a 9,6 milhões no país no ano passado, isto é, uma em cada cinco pessoas da respectiva faixa etária.

O Nordeste é a região na qual estava concentrada a maior parte da geração “nem-nem”: 23,9%. O Norte, por sua vez, tinha 21,9%. As regiões Sudeste (18,1%), Centro-Oeste (17,4%) e Sul (15%) estavam abaixo dos 20%. Faltam jovens qualificados para ocupar vagas nos setores mais modernos da economia e sobra mão-de-obra nas áreas que exigem menor qualificação. Conclusão: nossa política educacional e de formação de mão-de-obra fracassaram. (Do blog do Azedo)



LULA: LENDO A GRANDE IMPRENSA PARECE QUE O BRASIL ACABOU

Brasil acabou”Edição/247 Fotos: Ricardo Stuckert/Instituto Lula | Roberto Stuckert Filho/PR:
O ex-presidente Lula criticou nesta quarta-feira 4, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, as análises pessimistas sobre o País publicadas na mídia tradicional. Depois de comemorar uma longa lista de conquistas do governo depois que o Partido dos Trabalhadores assumiu o poder, comentou que, apesar disso, "lendo a imprensa, a gente pensa que o Brasil acabou". Ele também classificou o tom dos veículos de comunicação como sendo o de "complexo de vira-latas".
Lula recebeu nesta tarde o título de doutor honoris causa pelo Universidade Federal do ABC. "Este é o título mais marcante e mais importante da minha vida", declarou. A história da Federal do ABC, de acordo com o ex-presidente, "é um exemplo de luta política vitoriosa" e esse título, "uma homenagem a todos as pessoas que lutaram para que essa universidade exista". Lula afirmou que "nenhum país pode abrir mão de um ensino superior de qualidade". Segundo ele, "isso significaria abrir mão da soberania na geração de conhecimento".
No discurso bem humorado, o petista citou números em diversas áreas, como a entrega de casas populares pelo programa Minha Casa Minha Vida, a retirada de milhões de brasileiros da extrema pobreza, o crescimento da renda da população, os baixos índices de desemprego - "menores que o dos Estados Unidos e da Europa", como citou - e o controle da inflação - "sempre abaixo da meta estipulada pelo governo". Lula anunciou ainda que a presidente Dilma Rousseff, presente no evento, "está preparando o País para um novo salto".
Lula exaltou a atenção dada à educação nos últimos dez anos e ressaltou que agora todo jovem brasileiro tem a oportunidade de se formar, algo antes visto como impossível. "Em matéria de educação, tudo é prioritário: da creche ao doutorado; da alfabetização ao ensino técnico; da merenda escolar ao laboratório científico". A Universidade, segundo ele, "pode e deve localizar novos desafios". "O Brasil merece ter uma universidade como essa, que é exemplo para a comunidade e para o País", afirmou.



GOVERNO DE MINAS ANUNCIA BILHÕES EM OBRAS

obrasOmar Freire/Imprensa MG:
O governo de Minas anunciou, nesta quinta-feira (5), um investimento de R$ 9 bilhões, que serão aplicados em obras e mobilidade urbana até 2015. Foram beneficiados programas como o Proacesso, o Caminhos de Minas e o Vetor Norte de Belo Horizonte. Já as obras do Anel Rodoviário, do Rodoanel e do metrô, que têm investimentos federais, não estão incluídas no pacote.
O Caminhos de Minas, que tem como objetivo a pavimentação da ruas, terá um pacote de R$ 3,7 bilhões. Na primeira etapa do programa estão previstas 65 obras, o que totaliza 1.667 quilômetros (km) de rodovias. O Proacesso, cuja finalidade é pavimentar vias de ligação a pequenos municípios, terá R$ 243 milhões. Serão mais de cinco mil km de pavimentação.
Segundo o governo, o montante também será aplicado na recuperação e na manutenção da malha viária e em área como cultura, educação, defesa social, aeroportos e programas de prevenção a desastres provocados pelas chuvas