terça-feira, 25 de novembro de 2014

PRB DESEJA MAIS ESPAÇO NO GOVERNO DILMA

Conversa sobre ministério
Crivella quer mais destaque

A propósito, Marcelo Crivella tem uma conversa marcada esta semana com Dilma Rousseff para falarem sobre o apoio do PRB no segundo mandato.

Ele quer voltar para o ministério, mas, de preferência, para uma posição de mais destaque. Seu argumento é forte: a bancada do partido dobrou na Câmara e chegou a 21 nomes.
 
Por Lauro Jardim

PMDB ACERTANDO MINISTÉRIOS

Temer:  negociações para o ministério
Temer: negociações para o ministério

Michel Temer, Renan Calheiros e Eduardo Cunha se acertaram, num encontro que tiveram a três. O motivo da conversa era a divisão dos ministérios que cabem ao PMDB da Câmara e do Senado.
Ficou acordado que Eduardo Cunha, por exemplo, indicará o nome de Henrique Eduardo Alves. Temer quer fazer Eliseu Padilha ministro também.
O PMDB do Senado ficaria, além da vaga já certa para Kátia Abreu, com as indicações de Eunício Oliveira e Eduardo Braga.

WILL NUNES:

Se a nota do jornalista da Veja Lauro Jardim se confirmar o PMDB de Minas, ficará sem nada.

MINISTRO DA PESCA OTIMISTA COM OS INVESTIMENTO PARA 2015

entrevista-ministro-eduardo-lopes-prb-desempenho-prb-foto-kenedy-brian-04-11-2014

Em visita ao Ceará, onde participou ontem da abertura da Fenacam 2014 – Feira Nacional do Camarão, o ministro da Pesca Eduardo Lopes (PRB) informou ter perspectivas positivas para o futuro da pesca no Brasil, começando com investimentos a partir de 2015, com a implementação de novas políticas públicas voltadas ao setor, com a renovação da frota brasileira e do plano safra para a pesca, ampliação das área de produção, além da estruturação da cadeia produtiva em locais de amplo potencial no País, como na região do Castanhão, onde, segundo ele, “já foram licitadas algumas áreas”.

A ideia é que sejam instaladas fábricas de ração, gelo e frigoríficos no entorno de áreas onde a produção de pescado seja expressiva. “Ainda não temos como prever um valor para os investimentos que virão para o Ceará, mas posso dizer que eles vão atender as demandas e ao objetivo de crescer cada vez mais”, frisa.
As iniciativas previstas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), segundo ele, integram um rol de 13 pautas apresentadas pela pasta para o plano de governo da segunda gestão da presidente Dilma e “já foram todas aprovadas, inclusive mais crédito para o setor”, avisa.

Desafios

Otimista, o ministro não se deixa intimidar pelos desafios que a pesca terá a partir do próximo ano. “Os desafios são do tamanho do setor. Temos projetos para curto, médio e longo prazos. O Brasil tem potencial extraordinário para a pesca e a aquicultura. E incluo ai a carcinicultura, na qual o Ceará é muito forte”.
Ele lembrou que o Brasil tem mais de 8,5 mil quilômetros de costa marítima, possui 12% da água doce do mundo e mais de mil reservatórios. Apesar disso, produz e consome muito aquém do seu potencial. “Hoje consumimos em média 14,5 kg por habitante, enquanto o mínimo ideal é 18 kg/hab/ano. Temos muito para crescer. Na produção, em dois anos, crescemos de 1,4 milhões de toneladas para os atuais 2,5 milhões de toneladas. Mas o Brasil tem condições de chegar a produzir 30 milhões de toneladas/ano. É dez vezes mais do que produzimos “, frisa.

Visita

Antes de ir à Fenacam, Eduardo Lopes visitou a Maris, que está lançando no evento seu primeiro produto da linha de camarões empanados, em embalagem de 200 gramas. Na fazenda, localizada no município de Aracati, são produzidas 4.650 ton/ano de camarão. A produção atende a demanda nacional de varejo da marca. Na indústria Maris a produção é de 60 toneladas/dia – número que deve dobrar em 2015, com a implantação do novo laboratório e novos viveiros.

“Nós democratizamos o consumo de camarão no País. Estamos presentes em mais de dois mil pontos de venda. Nos dois últimos anos, nossa participação no varejo nacional dobrou e com a ampliação vamos crescer mais”, diz o diretor comercial da Maris, Ricardo Pedroza.