sexta-feira, 27 de maio de 2011

MEIA-VOLTA

Durou menos de 24 horas a insubordinação do senador Clésio Andrade (PR-MG). Conforme noticiado aqui, o senador assinara o pedido de CPI do ‘Paloccigate’.Líder do PR, partido de Clésio, o senador Magno Malta anunciou uma meia-volta.

BANCO DO BRASIL: MICROCRÉDITO

O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, anunciou em Belo Horizonte, a intenção de focar no microcrédito produtivo orientado e urbano no país, em lugar do microcrédito de consumo, até então objeto de maior atenção do banco.A expectativa é garantir R$ 1,5 bilhão para o setor até o fim deste ano, em lugar dos R$ 1,1 bilhão atuais.

CRESCIMENTO ECONÔMICO

O governo federal vai afrouxar ainda mais o cinto, depois de ter dado uma "trava" em novos investimentos e em gastos de custeio no início do ano.

"Trabalhamos no primeiro trimestre com a necessidade forte de fazer um superávit fiscal bastante intenso, em função do ritmo da economia", disse o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin.

Os gastos foram contidos para ajudar a moderar a atividade econômica, que estava pressionando a inflação. Agora, com a economia girando a um ritmo mais baixo, o quadro é diferente. "Ao longo do ano, teremos crescimento do investimento", garantiu o secretário. "Os superávits tendem a ser menores do que no início do ano."

ANJ : AUTORREGULAMENTAÇÃO

A Associação Nacional dos Jornais (ANJ) aprovou ontem o Programa Permanente de Autorregulamentação, por meio do qual aponta cinco caminhos de boas práticas para aproximar as publicações ainda mais dos leitores e dar mais transparência a essa relação.

A entidade elaborou uma cartilha com sugestões como reconhecimento e publicação de erros, canais de atendimento aos leitores, publicação de cartas/e-mails de leitores, fóruns de análise crítica e processos de relacionamento com os leitores.

A presidente da ANJ, Judith Brito, explicou que a entidade criou um modelo próprio de programa, descentralizado e com base nas experiências existentes.

A partir da cartilha, cada jornal terá liberdade de estabelecer suas regras. A dirigente afirmou também que a adoção dessas medidas fortalece a liberdade de imprensa ao mesmo tempo que exige maior responsabilidade dos jornais.

— É uma demonstração de que não aceitamos qualquer tipo de censura e de intervenção externa que ameace a liberdade de imprensa. Assim, reforçamos a independência do jornal. Mas é, ao mesmo tempo, uma demonstração de responsabilidade e de transparência — disse Judith Brito.

FREIRAS ANIMADAS FAZ PAPA FECHAR MOSTEIRO

O papa Bento 16 mandou fechar um famoso convento em Roma, de acordo com informações de jornais italianos. O jornal La Stampa informou que o monastério da Basílica di Santa Croce in Gerusalemme (Basílica da Santa Cruz de Jerusalém) estaria sendo fechada devido a "irregularidades" litúrgicas, financeiras e morais. O Vaticano teria expressado sua insatisfação com os boatos a respeito do mosteiro. "Uma investigação descobriu provas de irregularidades litúrgicas e financeiras, além de (irregularidades de) estilo de vida, que provavelmente não estavam de acordo com o de um monge", teria dito ao jornal britânico Guardian o padre Ciro Benedettini, um porta-voz do Vaticano.Uma das freiras do mosteiro, Anna Nobili, ex-dançarina erótica, fez várias apresentações de dança com outras freiras durante cerimônias religiosas.

VAZANTE: PRES. DE BAIRRO PODE SER CANDIDATO A VEREADOR

O presidente da Associação do Bairro Jardim Regina, Francisco Assis (Chico Lagoa) pode sair candidato a Vereador. Filiado ao DEM , também tem recebido proposta de outros partidos para disputar uma vaga na Casa Legislativa.

VAZANTE: PRES. DA CÂMARA PODE ASSUMIR PRESIDÊNCIA DO PSDB

Reviravolta no PSDB de Vazante. Tudo indica que o presidente da Câmara Belchior Beca deverá assumir a presidência provisória da legenda. Com isso acaba as especulações que ele deixará o tucanato vazantino. O atual presidente é o engenheiro Fausto Machado.

AINDA NÃO FOI DIVULGADO A PRESTAÇÃO DE CONTAS DA FESTA DA LAPA

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa ainda não divulgou oficialmente a prestação de contas da Festa da lapa 2011.

CIDADÃOS TRABALHAM PARA PAGAR IMPOSTOS

Em 2010 o brasileiro vai trabalhar 4 meses e 29 dias para pagar impostos. Segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), até o próximo domingo, dia 29 de maio, o contribuinte trabalha apenas para pagar tributos aos governos federal, estadual e municipal

PRONAF: DILMA PROMETE QUEDA NOS JUROS

A presidente Dilma Rousseff anunciou aos líderes da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), durante audiência realizada hoje no Palácio do Planalto, que os juros nas linhas de investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) vão cair. As taxas, que antes iam de 2% a 4% passarão a variar de 0,5% a 2% no próximo período de safra, para todas as linhas do Pronaf.

MANOBRAS DO AÉCIO NO PSDB

As últimas horas antes da convenção do PSDB, marcada para este sábado em Brasília, serão de muita articulação. Os apoiadores do senador Aécio Neves como nome tucano a concorrer à Presidência da República em 2014 saíram a campo e estão tentando convencer os serristas a desistir da indicação do ex-governador José Serra para a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV), cargo que já havia sido prometido ao ex-senador Tasso Jereissati. O argumento é de que o candidato derrotado ao Palácio do Planalto poderia ofuscar o papel do deputado federal Sérgio Guerra (PE) na presidência do partido.

DEPUTADO FEDERAL PODE SER CANDIDATO EM PATOS DE MINAS

O deputado federal José Humberto poderá ser candidato novamente a prefeito de Patos de Minas. Por uma razão simples: a legislação permiti, caso não obtenha sucesso, retonar a Câmara Federal.

PMDB DE VAZANTE E OS CANDIDATOS A PRFEFEITO

Além de Dr. Leonardo Queiroz, o advogado Dr. Renato Ferreira e o empresário Ronaldo Peres são citados como pré-candidatos do PMDB a prefeito de Vazante nas eleições do próximo ano.

PRES. DA CÂMARA PODE TROCAR DE PARTIDO

O presidente da Câmara Municipal de Vazante Belchior Beca (PSDB) pode deixar o partido do ex-prefeito Alcides Diniz. O problema seria a fidelidade partidária.

ACENDE A LUZ AMARELA NO GRUPO DA SITUAÇÃO EM GUARDA-MÓR

Pesquisas feitas em Guarda-Mór estariam deixando o Vereador Edgar José de Lima(PSDB)bem avaliado junto a população. O sinal amarelo já teria sido acesso no grupo da situação.

A INFLUÊNCIA DOS IRMÃOS ANDRADE EM LAGAMAR

Uma coisa é certa. Os irmãos Andrade (Pedro e Ronan) influenciam a política de Lagamar. Depois da saída dos dois do PSB, vários rumores tomaram conta do processo eleitoral do município.Com discursos fortes e contundentes os irmãos Andrade, mantém acesa a chama da discussão política na cidade lagamarense, abrindo um importante debate para a cidadania.Com a manobra de tomar o partido da oposição o grupo liderado pelo prefeito Ari Batista expressa sua força no processo eleitoral do próximo ano.Exigindo dos oposicionistas um poder maior de união e de articulação, para criar fatos novos no processo que antecede a eleição de 2012. Que exige, sangue frio, nervos de aço, atenção, diálogo e bom senso.

PREFEITURAS E O PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

Para não ficarem impedidos de receber recursos federais, responder por improbidade administrativas ou até perder as funções políticas, prefeitos de cidades com população entre 50 mil e 100 mil habitantes correm contra o tempo para colocar na internet os portais de transparência das prefeituras, apresentando as informações sobre a execução orçamentária e financeira dos municípios. O prazo final, determinado pela Lei Complementar 131/2009, termina hoje e, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), pelo menos 79 prefeituras não conseguirão cumprir a lei. O número representa 24,3% do total de cidades que se enquadram naquela faixa populacional. Somadas às que não informaram se cumprirão o prazo, mas ainda não tinham o site até essa quinta-feira, o número chega a 104 cidades, ou 32% do total. Em Minas, nove municípios (24,6%) confirmaram que não vão cumprir o prazo de acerto de contas e três (9,6%) não responderam

VAZANTE: EX-PREFEITO BEM AVALIADO PELA A POPULAÇÃO

Setores da oposição de Vazante estariam preocupados com a boa avaliação popular do ex-prefeito de Vazante Dr. Jacques Soares Guimarães. A estratégia de bater no ex-prefeito, não estaria surtindo efeito, segundo um atuante oposicionista.