terça-feira, 29 de setembro de 2015

PESQUISA APONTA PIMENTEL EM ALTA

 Omar Freire/Imprensa MG: <p>O governador Fernando Pimentel </p>
Na contramão da imagem do próprio partido e apesar da crise econômica, que afeta o humor da população em relação aos governos, a gestão de Fernando Pimentel, em Minas Gerais, registra aprovação superior a 70%, contra apenas 18% que reprovam, de acordo com pesquisa Vox Populi; a presidente Dilma é avaliada positivamente por somente 8% dos mineiros.
Na contramão da imagem do próprio partido e apesar da crise econômica, que afeta o humor da população em relação aos governos, 73% dos mineiros aprovam a gestão de Fernando Pimentel, contra apenas 18% que reprovam, de acordo com pesquisa Vox Populi. 
O petista é visto positivamente por 31% dos entrevistados, e por 42% como regular, totalizando 73%. Por sua vez, a presidente Dilma Rousseff é avaliada positivamente por somente 8% dos mineiros. Os números positivos vieram mesmo sob intenso ataque da oposição.
ECONOMIA - A pesquisa também mediu as expectativas dos mineiros em relação ao desemprego e à inflação. Para 59% dos pesquisados, o desemprego vai aumentar, e, para 60%, a inflação seguirá o mesmo caminho.
Mesmo preocupados com os rumos da economia, os mineiros demonstram satisfação com o padrão de vida no Estado. A maior parte dos entrevistados, 86%, se mostra satisfeita (71%) ou muito satisfeita (15%) por viver em Minas. Os que estão insatisfeitos são 12%, e somente 2% se declaram muito insatisfeitos.
O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 21 de setembro e ouviu 2.250 moradores do Estado, com margem de erro de 2,1%

FUNDAÇÃO DO PL, PODE MUDAR O QUADRO POLÍTICO

Decisões na pauta do TSE podem mudar os rumos da política nacional. Está nas mãos do tribunal a recriação do PL, uma legenda que só aguarda o registro para receber deputados de outros partidos e se fundir ao PSD do ministro Gilberto Kassab. Se o PL sair nesta terça, como esperado, a composição da Câmara Federal será alterada, com reflexos na sustentação do governo e na eleição do sucessor de Eduardo Cunha.

PARTIDO DA MARINA VAI CRESCENDO

rede logoO senador Randolfe Rodrigues (AP), único parlamentar do PSOL no Senado, se filiou, ontem, ao Rede Sustentabilidade, partido da ex-senadora Marina Silva. Já o deputado Aliel Machado (PCdoB-PR) deve seguir os passos do ex-senador do PSOL e se filiar ainda nesta semana à legenda. Na semana passada, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a concessão de registro da Rede Sustentabilidade. Na quinta-feira (24), o deputado Alessandro Molon (RJ) anunciou que deixaria o PT, depois de 18 anos no partido, para se filiar à Rede.

PSB NEGA ALIANÇA COM O PSDB

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, negou que o partido já tenha fechado uma aliança com a candidatura de Aécio Neves ao Palácio do Planalto em 2018, podendo indicar o candidato a vice. “A aliança com o PSDB no 2º turno da eleição presidencial passada foi circunstancial e pontual. O nosso partido prepara-se para apresentar sua candidatura própria na eleição presidencial de 2018, por considerar que a polarização PSDB/PT envelheceu e já não serve mais aos desafios políticos do nosso País”, disse Siqueira, em nota.

MINISTRO DO STF: FIM DE DOAÇÃO DE RECURSOS PRIVADO DEIXA DE VALER EM 2016

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fachin defendeu hoje (28), em entrevista ao programa Brasilianas.org, da TV Brasil, que a proibição da doação de empresas a partidos políticos já está valendo para as próximas eleições, em 2016, conforme a decisão tomada pelo STF no dia 17 de setembro último. O ministro Gilmar Mendes defende que a Corte retome o debate e defina a vigência da decisão.
“Eu estou subscrevendo o entendimento de colegas ministros daqui da Corte que, na sua composição majoritária, pelo menos até o presente momento, entendem que essa decisão já é aplicável para as próximas eleições. A decisão tomada aqui é uma decisão já publicada e que está já surtindo os seus efeitos”, disse Fachin.

EX-PREFEITA OSTENTAÇÃO SE ENTREGA A JUSTIÇA

Alojamento onde a ex-prefeita Lidiane Leite ficará detida, em São Luís (Foto: G1)G1 – A defesa da ex-prefeita Lidiane Leite conseguiu suspender na madrugada desta terça-feira (29) a decisão da juíza Ana Maria Almeida Vieira, titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís e Corregedora dos Presídios que determinou sua transferência imediata para a Penitenciária Feminina de Pedrinhas.
Lidiane chegou a ser levada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Sejap) por volta de 0h30 para o Complexo de Pedrinhas, mas com a liminar fica valendo o entendimento do juiz da 2ª Vara da Justiça Federal, José Magno Linhares, determinando que Lidiane Leite seja recolhida Presídio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA). O magistrado considerou que o presídio feminino de Pedrinhas, no Complexo de Pedrinhas, é um risco à integridade de Lidiane.
Lidiane Leite assumiu a prefeitura aos 22 anos (Foto: Arquivo pessoal)Antes de ser transferida para Pedrinhas, Lidiane estava recolhida em um confortável alojamento no quartel do Corpo de Bombeiros. O local é utilizado pelos oficiais médicos da corporação. O quarto tem janela, banheiro, duas camas de solteiro e está equipado com televisão, frigobar e ar condicionado. A TV e o frigobar, porém, teriam sido retirados do alojamento onde está ex-prefeita por ordem judicial.
A ex-prefeita se entregou à Polícia Federal às 13h. Ela chegou pelos fundos da sede da Superintendência da Polícia Federal e estava acompanhada por três advogados e passou toda a tarde prestando depoimento. Lidiane estava foragida há 39 dias, desde que teve sua prisão decretada pela Operação Éden que investiga desvios em recursos públicos destinados à educação municipal.
Na última sexta-feira (25), o juiz José Magno Linhares havia estipulado o prazo de 72 horas para que Lidiane Leite se entregasse à Polícia Federal. O magistrado considerou que o presídio feminino de Pedrinhas, no Complexo de Pedrinhas, é um risco à integridade de Lidiane.

PT: IRRITADO COM PERDAS DE MINISTÉRIOS

download (1)O senadores do PT convocaram nesta segunda-feira o ministro Ricardo Berzoini, o novo articulador do governo, para explicar as negociações sobre a reforma ministerial, e manifestar preocupação com a perda de pastas consideradas estratégicas, como Comunicações, Saúde e a extinção de ministérios temáticos como Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, que seriam agregados no Ministério da Cidadania. Na reunião com a bancada do PT no Senado, Berzoini, que deverá deixar o Ministério das Comunicações, negociado para o PDT, deixou claro que, nesse momento, o mais importante é formar uma base coesa para defender a presidente Dilma Rousseff, tendo o PMDB a frente.

CÉLULA-TRONCO NOVA ESPERANÇA CONTRA A CEGUEIRA

olho vermelhoUma equipa médica efetuou no Reino Unido uma operação pioneira com células-tronco embrionárias, após pesquisas para curar a perda de visão, informaram hoje (29) os especialistas que participaram do projeto. A intervenção cirúrgica foi feita no mês passado, em uma mulher de 60 anos com degeneração ocular associada à idade, uma doença dos olhos provocada pelos danos da deterioração da mácula (abertura que permite a entrada de luz no olho).
O professor Lyndon Da Cruz, do Hospital Moorfields Eye de Londres, que liderou a operação, disse que o objetivo era criar uma lâmina das células a partir de uma célula-tronco embrionária, para restabelecer a visão da paciente. Segundo a equipe, uma célula-tronco de um embrião foi utilizada no laboratório para criar o epitélio pigmentário retinal, uma capa de células pigmentadas que aparecem na retina que alimenta as células visuais.
A célula é proveniente de um embrião doado e criado a partir de um tratamento de fertilização in vitro e a capa das células obtidas foi colocada atrás da retina da paciente, cuja identidade não foi divulgada. A operação faz parte de um estudo denominado Projeto de Londres para a Cura da Cegueira, que começou há dez anos e no qual participam várias instituições de saúde, o hospital Moorfileds, o Instituto de Oftalmologia da Universidade de Londres e o Instituto Nacional para a Investigação e da Saúde.