segunda-feira, 8 de agosto de 2016

ALTO PARANAÍBA: PATOS DE MINAS - GRUPOS RIVAIS UNIDOS: ARLINDO E ELMIRO


Grupos que foram historicamente rivais em Patos de Minas vão trabalhar juntos nas eleições municipais deste ano. Neste sábado (06), ficou definido que Paulo Mota será o candidato a vice-prefeito ao lado de José Eustáquio. O acerto acaba encaminhando também a candidatura do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

A definição de Paulo Mota do PPS como candidato a vice-prefeito na chapa que tem como cabeça José Eustáquio do Democratas praticamente define a situação política na cidade. Ainda havia dúvidas se a união iria acontecer. Na sexta-feira (05), José Eustáquio chegou a participar da convenção do PMDB.

O anúncio da candidatura uniu pela primeira vez Arlindo Porto e Elmiro Nascimento, líderes que mantinham grande rivalidade na política patense. O ex-deputado federal José Humberto também participou da reunião desse sábado (06). O grupo será formado pelos partidos PTB, PSC, PPS, PHS, PSB, PSD, SD e DEM.

A união vinha sendo negociada há muito tempo, mas alguns membros da Frente Ampla estariam descontentes com a adesão. O PMDB havia sido procurado para compor também a chapa. No entanto, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro não abriu mão de participar das eleições na chapa majoritária.

PESQUISA RATIFICA A FORÇA DO LULA

:
Pesquisa Vox Populi mostra tanto a força política do ex-presidente quanto a fragilidade eleitoral e esgotamento das eventuais candidaturas de seus oponentes; "Outros candidatos vão ter que surgir. Só esses não são páreo para Lula, ainda. Uma parte do eleitorado quer novidade, e esses são os mesmos candidatos das últimas eleições. Quem não quer Lula, gostaria de uma nova alternativa, e essa alternativa realmente não apareceu", avalia a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, da Universidade Federal de São Carlos; reportagem da Rede Brasil Atual.

Eduardo Maretti, da Rede Brasil AtualA pesquisa Vox Populi/CartaCapital divulgada na sexta-feira (5), segundo a qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria o candidato mais votado no primeiro turno em 2018, nos três cenários estudados, mostra tanto força política de Lula quanto a fragilidade eleitoral e esgotamento das eventuais candidaturas de seus oponentes. De acordo com o primeiro cenário da pesquisa, Lula desponta, no primeiro turno, com 28% dos votos, contra 18% de Aécio Neves (PSDB). Ambos são seguidos por Marina Silva com 15%.
No segundo e terceiros cenários, o PSDB não vai nem ao segundo turno. Em um deles, Lula tem 29%, seguido por Marina, com 18%. O governador paulista Geraldo Alckmin aparece com apenas 11%. Na terceira simulação, Lula também lidera, com 29%, e em segundo vem Marina (19%). José Serra teria só 13% das intenções de voto.

"Outros candidatos vão ter que surgir. Só esses não são páreo para Lula, ainda. Uma parte do eleitorado quer novidade, e esses são os mesmos candidatos das últimas eleições. Quem não quer Lula, gostaria de uma nova alternativa, e essa alternativa realmente não apareceu", avalia a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, da Universidade Federal de São Carlos.
Na opinião da analista, a pesquisa é significativa da força "simbólica de Lula", principalmente entre os trabalhadores. "Geralmente, quem é mais crítico ao PT e ao Lula é a classe média tradicional. Penso que uma parte da classe média que ascendeu mais recentemente, que não é a tradicional, que saiu da pobreza e subiu socialmente, é um pessoal que não esquece que sua ascensão se deve à gestão Lula, mais até do a que de Dilma", diz.