domingo, 22 de março de 2015

SÃO PAULO: 30 MIL PROFESSORES NA RUA, ISSO A TV NÃO MOSTRA

CAtbA_QW8AEKpp8
Algumas ruas do centro de São Paulo, na manhã de sábado, ficaram lotadas de professores protestando contra as condições de trabalho em São Paulo.
Segundo os organizadores, mais de 30 mil grevistas ocuparam avenidas e praças da capital.
Isso não sai na mídia.
Nem aparece a PM para aumentar o número em cinco vezes.
A manifestação dos professores não foi convocada, nas redes sociais, por celebridades da Globo.
As redes de TV não interromperam a sua grade a todo momento para convocar mais gente a engrossar a marcha.

PAPA CONDENA A CORRUPÇÃO


papa napoles
Depois da “Pequena Súplica” feita a Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Pompeia, Francisco se deslocou, de helicóptero, para Scampia, na periferia de Nápoles, onde, na Praça João Paulo II, manteve um encontro com a população local e com diversas categorias sociais. Em seu caloroso discurso, o Papa tratou de temas cruciais, como a migração, o trabalho e a corrupção. Sobre a corrupção, ele foi categórico: “A corrupção fede. Uma sociedade corrupta fede. Um cristão que deixa a corrupção entrar dentro de si, não é cristão, mas fede. Entenderam?”
E o Papa acrescentou: “Vocês pertencem a um povo de uma longa história, composta de acontecimentos complexos e dramáticos. A vida em Nápoles nunca foi fácil, mas também nunca triste! Eis o seu grande recurso, que produz uma cultura de vida, e a esperança é o seu grande patrimônio”.

REFORMA POLÍTICA

senado nova
A reforma política é o tema principal da pauta do plenário do Senado na próxima semana. Os senadores devem discutir duas propostas de emenda à Constituição que tratam da proibição de coligações partidárias nas eleições de deputados e vereadores; da desincompatibilização do presidente, governador e prefeito que queira se reeleger; e de novos critérios para criação de partidos políticos. Além disso, estão na pauta projetos sobre o financiamento das campanhas, assunto que será debatido em sessão temática.
O financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, com consequente proibição de doações por empresas, é apontado por muitos parlamentares como uma das principais mudanças que o país precisa fazer para combater a corrupção. Um dos projetos que tratam do assunto na pauta do Plenário é o PLS 268/2011, do senador José Sarney (PMDB-AP), que prevê o financiamento público exclusivo.

MORRE O GRANDE ATOR CLÁUDIO MARZO


claudiomarzoO ator Cláudio Marzo, de 74 anos, morreu às 5h39 deste domingo (22) na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria da unidade, ele estava internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) com quadro de pneumonia desde o dia 4 de março. Ainda não há informações sobre onde o velório será realizado. Segundo a assessoria do hospital, Marzo tinha o desejo de ser cremado. A família aguarda a chegada de um dos filhos que mora na Austrália.
O ator também foi internado no dia 8 de fevereiro devido a um quadro infeccioso, associado à insuficiência renal e a um enfisema descompensado, informou o boletim médico divulgado pelo Dr. João Manuel Pedroso, clínico geral e cardiologista do ator. No dia 28 de dezembro de 2014, Cláudio foi internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do mesmo hospital com um quadro de arritmia cardíaca e pneumonia. Entretanto, recebeu alta médica no dia 31 de dezembro e pôde passar a virada do ano em casa.
Marzo tinha 25 anos quando recebeu o convite para trabalhar na TV Globo. Ele morava em São Paulo e fazia parte do Grupo Oficina. Ele ainda atuava como dublador da série americana “Mr. Novac”. Foi quando se mudou para o Rio e assinou contrato. Ele fez parte do primeiro grupo de atores contratados pela Globo, inaugurada em 26 de abril de 1965. “Por coincidência, a Globo tinha comprado esses filmes que eu dublava. Então, já contratado, eu continuava em São Paulo, até terminar as dublagens. Queria ter vindo antes, estava doido para vir para o Rio”, lembrou o ator, em depoimento ao site Memória Globo.

FIES: REAJUSTE

O ministério da Educação (MEC) e Ministério da Justiça formarão um grupo para analisar as mensalidades cobradas pelos cursos superiores financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O objetivo é evitar cobranças abusivas que comprometam tanto a oferta do financiamento como o pagamento futuro pelos estudantes. O grupo vai também propor melhorias ao programa.
A portaria, que será publicada amanhã (23) no Diário Oficial da União, é assinada conjuntamente pelo MEC e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça. O grupo vai analisar a composição e a evolução dos preços das mensalidades dos cursos superiores e terá 60 dias para concluir o trabalho.
“É mais uma ação estruturante para garantir a tranquilidade dos estudantes e instituições. É preciso ter em mente que se trata de um financiamento, que terá que ser pago pelo estudante no futuro”, diz o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa.

TUCANOS IRRITADOS COM GOVERNADOR DO PSDB

Integrantes da cúpula do PSDB ficaram aborrecidos com os rapapés que o governador tucano de Goiás Marconi Perillo dedicou a Dilma Rousseff. Ao saudar a presidente durante visita dela à cidade de Goiânia, Perillo disse coisas assim: “Sou de um outro partido, que às vezes faz oposição à senhora, mas eu não. Nunca ninguém ouviu aqui em Goiás uma palavra minha que não fosse de respeito e de reconhecimento ao trabalho de Vossa Excelência.''

CHARGE...

– Charge do Duke, via O Tempo

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

gota dagua
O Dia Mundial da Água, comemorado neste domingo (22), foi instituído para lembrar a importância do benefício e incentivar o uso sustentável dos recursos hídricos no planeta. O tema deste ano é ‘Água e Desenvolvimento Sustentável’.

Celebrada desde 1993, a data é resultado da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre meio ambiente e desenvolvimento, realizada em 1992, no Rio de Janeiro (RJ). Desde então, as celebrações ao redor do mundo acontecem a partir de um tema anual, definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Entre os temas já escolhidos para a data estão: água e energia, cooperação pela água, água e segurança alimentar, águas transfronteiriças, saneamento, água limpa para um mundo saudável, lidando com a escassez de água e água para as cidades: respondendo ao desafio urbano.

CHALITA NA EDUCAÇÃO?

chalita
A presidente Dilma Rousseff analisa o nome de Gabriel Chalita, que está à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, para comandar o Ministério da Educação.
O deputado federal do PMDB assumiu a Secretaria de Educação este ano, indicado pelo prefeito Fernando Haddad (PT), que já foi ministro da Educação.
Chalita esteve na quinta-feira em Brasília e se reuniu com o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP).
Dilma afirmou, após a saída tumultuada de Cid Gomes (Pros-CE) do ministério, que o critério para a definição do novo ministro seria a qualificação e não a filiação partidária.
“Eu vou escolher a pessoa boa para a educação e não a pessoa desse, daquele ou de outro partido”, disse a presidente a jornalistas no Palácio do Planalto, após a saída de Cid do ministério.
Chalita já foi secretário da Educação do governo Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) por dois mandatos.

EDUCAÇÃO NÃO FICARÁ COM O PT

Os principais conselheiros da presidente Dilma relatam que os petistas estão fora da lista de candidatos a assumir a Educação. Argumentam que a pasta já não era petista e que dar mais uma posição para o partido, nesse clima tenso, geraria mais confusão. Um ministro do Planalto acredita que a presidente deve usar o cargo para fazer um ajuste político. O PMDB sempre se queixa da qualidade dos ministérios que dirige.

PSB DE OLHO EM PREFEITURAS

O PSB planeja ter pelo menos dez candidatos a prefeituras de capitais nas eleições em 2016. As prioridades são a senadora Marta Suplicy, em São Paulo, e o senador Romário, no Rio. O partido comanda hoje 439 prefeituras.

CID GOMES EM ALTA

Os deputados não gostaram, mas nas redes sociais foi um sucesso. No dia em que criticou os “deputados achacadores”, o ex-ministro Cid Gomes foi um dos dez mais ‘trending topic’ no Twitter. Cerca de 70% dos registros foram favoráveis. Uma das hashtags que mais circulou foi aquela que dizia: “Cid Gomes me representa

LULA VAI AS RUAS

 A previsão é de muita turbulência. O PT e o PSDB vão intensificar o embate nas ruas, inaugurado no dia 15. Há protestos previstos para 12 e 21 de abril. O ex-presidente Lula decidiu que não vai assistir o PT e o governo Dilma desintegrarem. Os petistas planejam promover marchas e caravanas, nas ruas, em defesa das transformações econômicas e sociais do país que dizem ter patrocinado em seus três mandatos na presidência.

CRISE AFETA MUNICÍPIOS MINEIROS

Não bastasse a queda na arrecadação fiscal e a projeção de dificuldade nos cofres públicos neste ano, 249 prefeituras de Minas Gerais correm o risco de terem bloqueadas as transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já a partir do mês de maio. Grande parte das cidades mineiras tem como principal fonte de receita esses recursos, provenientes da União.
 
De acordo com o Tesouro Nacional, em fevereiro foram repassados R$ 870 milhões aos 853 municípios mineiros, sendo que mais da metade (485) recebeu R$ 579.550,54.
 
A medida será tomada se os prefeitos desses municípios não encaminharem as informações mensais da execução orçamentária, por meio do Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (Sicom), gerido pelo Tribunal de Contas Estadual (TCE). O prazo estabelecido pelo tribunal é o próximo dia 31 de março, pois essa é a data-limite que o TCE tem para fechar as contas dos prefeitos, referentes ao exercício de 2014.
 
Além das prefeituras, não encaminharam a documentação câmaras de vereadores e órgãos da administração direta do poder Executivo. No total, são 308 inadimplentes no Estado. Se não cumprirem a determinação, além de terem suspensos os repasses do governo federal, os prefeitos ainda estarão sujeitos a multas de R$ 3 mil por cada mês de atraso.
 
Há casos em que apenas o mês de dezembro do ano passado está em falta, mas outros 52 não enviaram nenhuma prestação de contas desde janeiro do ano passado. Se não cumprirem a norma, os administradores públicos podem, ainda, serem alvo de intervenção do Estado no município.
 
Sistema
 
A economista Angélica Ferreti, da Associação Mineira de Municípios (AMM), enfatiza a dependência dos municípios em relação ao FPM. “Dos municípios mineiros, 67% têm o FPM como a principal receita. Desses, a grande maioria tem o FPM como principal receita que compõe praticamente 80 % do seu orçamento. Ele é muito significativo. Sem esse recurso, a prefeitura fecha”, adverte.
 
Para Angélica, um grande problema que os municípios têm enfrentado são questões técnica relacionadas ao sistema utilizado. “Não está havendo compatibilidade contábil da prefeitura com o Sicom. A contabilidade das prefeituras tem que estar bem parametrizada. Não é porque o município não quis prestar conta, o problema é o sistema”, avalia.
O Sicom reúne as prestações de contas mensais e organiza a prestação de contas anual, que deve ser entregue até o dia 31 de março.
 
Para não ter o FPM retido, o município tem que estar atento a três questões: prestar contas orçamentárias ao TCE, não ter impedimentos junto à Receita Federal e cumprir exigências do Ministério da Saúde.
 
"Eles têm que ficar atentos, porque a principal fonte de receita pode estar condicionada à questão de regularidade. Se o recurso deixa de vir para o município, ele tem seu orçamento comprometido. Regularizar a situação é fundamental para manter a administração municipal funcionando para todos os cidadãos”, alerta.
 
Prefeituras tentam regularizar situação para garantir repasse
 
Em Sardoá, município do Vale do Rio Doce, a prefeitura corre contra o tempo para regularizar sua situação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). De acordo com o prefeito Cléber Pereira (PP), os técnicos estão trabalhando sem parar para enviar a documentação até o dia 30 de março, um dia antes do fim do prazo final.
 
A prefeitura não enviou nenhuma prestação de contas no ano passado e tem que abastecer o sistema do TCE com dados desde janeiro de 2014. Apesar de afirmar estar tranquilo, nesses últimos dias, Pereira pediu empenho à equipe para que não haja contratempos, já que o município depende do Fundo de Participação dos Municípios para poder honrar seus compromissos.
 
O prefeito não informou qual o percentual do orçamento que é composto pelo FPM, mas afirmou que praticamente não tem outras fontes de receita e depende dos repasses do governo federal.
 

MINAS GERAIS MEDIDAS PARA COMABATER O DESASTRE TUCANONO ESTADO, COMEÇA GERAR: A CRÍTICAS NO GOVERNO PIMENTEL

Próximo de completar três meses de gestão, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), vê a lua de mel com aliados e a então relação cordial com o senador tucano Aécio Neves (PSDB) chegarem ao fim.

Apesar de argumentar que o Estado enfrenta dificuldades econômicas e pedir "compreensão", o petista vem sendo cobrado por funcionários públicos e empresários que querem, respectivamente, os reajustes prometidos e as dívidas de obras pagas.
Como ainda não conseguiu aprovar o Orçamento de 2015 no Legislativo, o governo teve de suspender obras e pagamentos. Donos de construtoras, por exemplo, cobram pela imprensa um débito de R$ 500 milhões.
"Encontramos uma situação difícil do ponto de vista financeiro, orçamentário e também do ponto de vista

NORTE DE MINAS: VICE-GOVERNADOR PARTICIPA DE SOLENIDADE DE POSSE DO NOVO PRES. AMMESF


A Associação dos Municípios do Médio São Francisco empossa a sua diretoria no próximo dia 30, em Pirapora, em solenidade com presença do vice-governador Antônio Andrade. O novo presidente da entidade é o prefeito Denilson Rodrigues, de Francisco Sá.