sábado, 28 de agosto de 2010

IBOPE: ANASTASIA ULTRAPASSA HÉLIO COSTA

Na virada mais expressiva da rodada de ontem da pesquisa Ibope/Estado/TV Globo nas disputas estaduais, o candidato do PSDB à sucessão em Minas Gerais, Antonio Anastasia, subiu 8 pontos e chegou a 35% das intenções de voto, contra 33% atribuídos a Helio Costa (PMDB) - que tinha 38% na pesquisa anterior, feita entre 18 e 20 de agosto.
Vanessa Portugal (PSTU) e Zé Fernando Aparecido (PV) têm 1% cada e os demais não pontuaram. Brancos e nulos somaram 6% e os indecisos chegam a 24% A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A situação de empate técnico entre Costa e Anastasia se repete na pesquisa sobre segundo turno: o tucano teria 37% das preferências, contra 36% de Costa. Na conta dos votos válidos, segundo o Ibope, o tucano está hoje a um ponto mais um voto de vencer no primeiro turno: tem 49% das intenções, contra 46% do rival do PMDB. A rejeição do peemedebista é de 9%, contra 8% do tucano.
A pesquisa para o Senado indica Aécio Neves (PSDB) com 68% das preferências, seguido de Itamar Franco com 44% e 21% dados a Fernando Pimentel (PT). A pesquisa ouviu 1.806 eleitores, está registrada no TRE/MG sob protocolo 65090/2010 e no TSE sob protocolo nº 26113/2010. 
Will Nunes comenta: Como pode existir uma diferença tão grande entre dois dos maiores institutos de pesquisa do país. Já que o DATAFOLHA mostra Hélio 14 pontos na frente e o IBOPE anuncia virada de Anastasia. Quem tá mentindo? A justiça eleitoral tem que exigir explicações das metodologias utilizadas por esses institutos. Alguém está enganando a população, ou não ?

ONDA LULA ATINGE OS ESTADOS

A onda favorável à candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, está ajudando a impulsionar também candidaturas aliadas aos governos estaduais. As mais recentes pesquisas Ibope e Datafolha demonstram que, entre os 26 estados mais o Distrito Federal, os governistas mantêm a frente em 14, contra sete da oposição.
Se a eleição fosse hoje, os governadores de pelo menos 12 estados seriam eleitos em primeiro turno. Desses 12, oito são governistas e quatro, da oposição. Em sete estados, como Mato Grosso, Piauí e Amapá, por exemplo, a disputa está acirrada e há empate técnico entre os concorrentes. E um dado curioso e único entre todos os estados: a pouco mais de um mês das eleições, os eleitores indecisos do Mato Grosso (32%) superam a pontuação individual dos dois principais candidatos.
Em dois estados, não há levantamento recente disponível pelos dois institutos: Pará e Roraima.
Nesta sexta-feira à noite, o Ibope divulgou a primeira pesquisa da campanha deste ano em Sergipe. O governador Marcelo Déda (PT) aparece com 48% das intenções, contra 32% de João Alves (DEM).
No Maranhão, segundo pesquisa Ibope também divulgada nesta sexta-feira à noite, a governadora Roseana Sarney (PMDB) caminha para a reeleição. Ela tem 47% das intenções; Jackson Lago (PDT), 25%; e Flávio Dino (PCdoB), 13%. Se a eleição fosse hoje, além de eleger Dilma sua sucessora, o presidente Lula veria aliados vitoriosos na Bahia, em Pernambuco, no Rio Grande do Sul, em Minas Gerais, no Rio, no Acre, no Amazonas, no Tocantins, no Ceará, na Paraíba, em Alagoas, no Espírito Santo, em Sergipe e no Maranhão.Mas o PSDB conta ainda com virada em Minas. Já a oposição elegeria os governadores de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Distrito Federal, Rondônia e Paraná.

IBOPE: AGNELO EMPATA COM RORIZ

Empate em Brasília, segundo o Ibope.Agnelo Queiroz (PT), 36%. Joaquim Roriz (PSC), 36%.
Rejeição de Agnelo: 17%. De Roriz: 37%.

IBOPE: MERCADANTE CRESCE EM SÃO PAULO

Mercadante passou de 14% das intenções de voto para 23%. Geraldo Alckmin está com 47%, segundo a mais recente pesquisa do Ibope a ser publicada, amanhã, no jornal O Estado de S. Paulo.

DISPUTA PARA O SENADO EM BRASILIA-DF

O início do horário eleitoral gratuito não alterou em quase nada a disputa por uma das vagas ao Senado pelo Distrito Federal. O senador Cristovam Buarque (PDT) lidera com folga, enquanto o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB) e Maria de Lourdes Abadia (PSDB) continuam empatados tecnicamente em segundo lugar. Segundo pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, Buarque oscilou positivamente para 45% das intenções de voto (tinha 44%), Rollemberg manteve os mesmos 30% e Abadia oscilou negativamente para 27% (tinha 29%).

DISPUTA PARA O SENADO NO PARANÁ

O ex-governador paranaense Roberto Requião (PMDB) continua na liderança na disputa para o Senado pelo Paraná, mas sua vantagem em relação à segunda colocada caiu de 18 para 11 pontos após o início do horário eleitoral. Segundo pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, Requião oscilou negativamente um ponto e tem 48% das intenções de voto. Gleisi Hoffman (PT) continua sua rota ascendente e agora aparece com 37% (eram 28% em julho e 31% na pesquisa de 9 a 12 de agosto).

DISPUTA PARA O SENADO NO RIO DE JANEIRO

A vantagem do senador Marcelo Crivella (PRB) na disputa por uma das vagas ao Senado pelo Rio de Janeiro caiu ainda mais após o início do horário eleitoral. Segundo pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, Crivella, que tinha 42% das intenções de voto em julho, passou para 40% e, agora, aparece com 37%. Crivella está cinco pontos à frente do ex-prefeito Cesar Maia (DEM), em segundo lugar com 32% (tinha 33%). Em terceiro lugar aparece Lindberg Farias (PT), com 24% (tinha 22%).

DISPUTA PARA O SENADO NO RIO GRANDE DO SUL

A jornalista Ana Amélia (PP) subiu 11 pontos desde o início do horário eleitoral e já lidera a disputa por uma das vagas ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Segundo pesquisa Datafolha feita nos dias 23 e 24, ela passou de 33% para 44%. Foi o maior crescimento medido pelo instituto em oito colégios eleitorais pesquisados. Ana Amélia está tecnicamente empatada com o ex-governador Germano Rigotto (PMDB), que oscilou um ponto, passando de 43% para 42% das intenções de voto. Em terceiro aparece Paulo Paim (PT), com 38% (tinha 35%). A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

DISPUTA PARA O SENADO NA BAHIA

Na primeira pesquisa Datafolha após o início do horário eleitoral, César Borges (PR) mantém a liderança, mas sua vantagem diminuiu sete pontos na disputa por uma vaga ao Senado pela Bahia. Segundo pesquisa feita nos dias 23 e 24, Borges, que tinha 36% no levantamento anterior, aparece agora com 31% das intenções de voto. A deputada federal Lídice da Mata (PSB), que tinha 20%, continua em segundo lugar, agora com 22%, mas empatada tecnicamente com Walter Pinheiro (PT), que tem 21% (tinha 17%).