segunda-feira, 20 de junho de 2016

CUNHA CADA VEZ MAIS COMPLICADO

cunha_josias
Quem assistiu à sessão do Conselho de Ética da Câmara na semana passada tinha todo o direito de se entusiasmar —ou pelo menos suspirar e dizer: “Agora vai!” Seria um sinal de sensatez. Depois de oito meses de manobra, aprovou-se por 11 votos a 9 o parecer que recomenda a cassação do mandato de Eduardo Cunha. Mas a reincidência do ilógico parece ser ilimitada na Câmara. E o grupo de Cunha insiste em articular a salvação do mandato dele no plenário da Casa. Simultaneamente, o STF analisa a hipótese de prender o deputado.
A ideia não é original: Cunha renunciaria à presidência da Câmara em troca da preservação do seu mandato. Membros de sua infantaria afirmam que ele já não é refratário à hipótese de abdicar da presidência. Por duas razões: 1) o risco de cassação no plenário tornou-se real; 2) na prática, Cunha não perderia nada, já que foi suspenso por tempo indeterminado de suas atividades parlamentares pelo Supremo. As conversas prosseguem nesta semana.
O procurador-geral da República Rodrigo Janot pediu a prisão preventiva de quatro morubixabas do PMDB. Os de Renan Calheiros, Romero Jucá e José Sarney foram indeferidos pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF. Mas o pedido relacionado a Eduardo Cunha permanece sobre a mesa do magistrado como uma granada que pode ser acionada a qualquer momento. Alega-se que Cunha, apesar de suspenso, continuou operando como se nada tivesse sido descoberto sobre ele.
Adversários de Cunha dizem que já se formou no plenário da Câmara uma maioria folgada pró-cassação . Nessa versão, a oferta de renúncia ao comando da Casa teria chegado tarde demais. Pode ser. Mas não convém baixar a guarda. No Legislativo brasileiro, nada tem história e pouca gente tem biografia. Se permitirem que Cunha salve o mandato, ele acabará substituindo Paulo Maluf como símbolo da reabsolvição eterna.
Por Josias de Souza

MAIS UM TUCANO IMPORTANTE NA LAVA JATO: AGORA É O SERRA

jose_serra
Em silêncio sobre as citações a seu nome na negociação de delação premiada da OAS e também da Odebrecht, o chanceler José Serra já se dedica a estudar com amigos do meio jurídico e advogados as possíveis implicações da questão, segundo a colunista Mônica Bergamo.
A OAS aparece 15 vezes na prestação de contas da campanha de Serra ao Senado, com valores variados de contribuição.
O tucano integra lista de quase uma centena de políticos sobre os quais a OAS promete dar informações detalhadas de contribuições para campanhas eleitorais.
Ele também aparece na lista com suposta propina a mais de 200 políticos que foi obtida em operação de busca e apreensão feita na casa de um dos executivos da Odebrecht.

RIO GRANDE DO NORTE: VERAEDORES REDUZEM SALÁRIO

Uma decisão inusitada da Câmara Municipal de Água Branca, município do Sertão Paraibano, pegou os moradores do local de surpresa. Os vereadores da cidade decidiram reduzir o próprio salário de R$2.800 para apenas um salário mínimo.

O presidente da Câmara receberá mais um salário, a título de despesas de representação. A decisão ocorreu a partir da aprovação de projeto de resolução apresentado pelo vereador Eilsom do Carmo Lima. O prefeito do município, Tarcísio Firmino, liderou o esforço e obteve a adesão dos vereadores, tendo em vista a grave crise financeira.

O prefeito ganhava R$5.600 por mês e passará a receber mensalmente o equivalente a dois salários mínimos. Ainda está previsto na resolução aprovada que “a ausência de vereador na ordem do dia de sessão plenária ordinária ou extraordinária, sem justificativa legal, determinará um desconto de 10% em seu subsídio”.

DE OLHO NO PROUNI

Os estudantes pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (20) para apresentar nas instituições de ensino os documentos que comprovem as informações prestadas na hora da inscrição.
Cabe ao candidato  verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação.
A lista dos documentos necessários está disponível na internet. O estudante é selecionado quando a documentação é aprovada.

DE OLHO NO PROUNI

Os estudantes pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até hoje (20) para apresentar nas instituições de ensino os documentos que comprovem as informações prestadas na hora da inscrição.
Cabe ao candidato  verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação.
A lista dos documentos necessários está disponível na internet. O estudante é selecionado quando a documentação é aprovada.

DEPUTADO FEDERAL NEWTON JR. PODE OCUPAR MINISTÉRIO NO GOVERNO TEMER

Reunião entre o presidente interino Michel Temer (PMDB) e o ex-governador de Minas Newton Cardoso (PMDB), em Brasília, pode ter selado o futuro do deputado federal Newton Cardoso Júnior (PMDB-MG), filho do conhecido peemedebista mineiro. De acordo com interlocutores ligados ao Jaburu, Newtinho deve ser anunciado, dentro de um período de 40 dias, como novo ministro da administração de Temer.

MINAS: TUCANO ABANDONADO

Detido há quase um mês por suspeita de integrar um esquema de superfaturamento em obras do Estado, o ex-deputado e ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Narcio Rodrigues não deverá contar com muita ajuda dos correligionários do PSDB. De acordo com interlocutores ligados ao partido, a situação de Narcio é tão delicada que tem sido praticamente ignorada por outras lideranças da legenda.

Segundo a fonte, o presidente do partido em Minas, o deputado federal Domingos Sávio (PSDB-MG), não irá “mover uma palha” porque considera que não está envolvido em nada no caso Narcio. Já o ex-secretário de governo Danilo de Castro (PSDB) também não tem se comovido com a situação. Danilo e Narcio, aliás, nunca foram lá muito próximos, sendo que a saída do ex-deputado da coordenação de campanha de Pimenta da Veiga para governador de Minas, em 2014, foi idealizada pelo próprio Danilo, que assumiu a função logo em seguida.

Já o senador Antonio Anastasia, relator da Comissão do Impeachment no Senado, está tão ocupado com o colegiado que nem sequer tem mencionado o caso de Narcio a pessoas próximas. O caso é parecido com o de Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, mas que também tem direcionado a atenção a outros assuntos.

Recentemente, surgiu a hipótese de que Narcio poderia realizar uma delação premiada e colaborar com a investigação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para destrinchar o esquema. A possibilidade foi tratada por tucanos como uma tentativa de “ameaça” e um “grito por ajuda”. Pelo visto, a estratégia não funcionou.