sábado, 21 de fevereiro de 2015

DEPUTADO LEONÍDIO BOUÇAS É ELEITO PRES. DA CCJ DA ALMG


Leonídio Bouças foi eleito presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da ALMG, a mais importante das comissões de parlamentares em qualquer legislativo. O deputado do PMDB anda com prestígio, junto aos seus pares e ao Palácio Tiradentes.

ORION TEIXEIRA: ASSEMBLEIA EM BLOCOS

A Assembleia Legislativa de Minas é, como outros legislativos estaduais, o retrato da falência do atual sistema político e partidário, apesar da importância da democracia e de sua estabilidade. Ali, foram empossados, no último dia 1º, 77 deputados estaduais de 22 partidos numa pulverização inédita na Casa. Dos 22 partidos que elegeram deputados, apenas três alcançaram número suficiente para se formar uma bancada parlamentar: o PT, PMDB e PSDB, respectivamente, de 10, 10 e 9. As outras 19 legendas elegeram menos de cinco, que é o número mínimo, de acordo com o regimento interno, para se formar bancada.

Como alternativa, o que reinventaram os deputados? Deram sumiço às legendas que os elegeram e criaram três blocos parlamentares que abrigam os 22 partidos sem quaisquer identidades programáticas ou ideológicas. Há o bloco da situação, de sustentação do governo Fernando Pimentel (PT), o maior deles (32 deputados), que é formado pelo PT, PMDB, PCdoB, Pros e PRB; o segundo maior é o quase governista de 23 votos, integrado pelos 12 partidos menores; e o terceiro, o menor de 22 parlamentares, com perfil de oposição, formado pelo PSDB, DEM, PP, PDT e PTB. Os partidos em sua forma tradicional, como são conhecidos, ficaram descaracterizados e seus programas estão esquecidos até as próximas eleições.

A estratégia de formar blocos foi o único meio encontrado para que os 19 partidos tivessem alguma presença e poder nas estruturas da Casa, como mesa diretora, em comissões temáticas e até cargos de alguma relevância. De acordo com o regimento interno da Assembleia, o bloco tem que possuir um mínimo de 16 deputados para ser formado e ter direito a espaço e participação.

O PV, por exemplo, que elegeu apenas quatro deputados, aceitou a articulação da liderança governista e comandou a formação do bloco de apoio ao governo e ganhou, em troca, a presidência da poderosa comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Essa verdadeira salada partidária repete de maneira intensa o que acontece na própria campanha eleitoral, quando partidos que seriam rivais por razões programáticas e ideológicas se unem apenas para garantir o maior número de eleitos. Há casos de deputados petistas, que são puxadores de votos, com mais de 300 mil, que ajudam a eleger os próprios companheiros e filiados ao evangélico PRB e ao inexpressivo Pros. Para não detalhar defesa de temas como direitos civis e humanos, partidos de direita e esquerda convivem em perfeita harmonia nessas alianças eleitorais e nos blocos parlamentares no Legislativo. Esperar uma reforma política a partir daí é pedir mais do que podem oferecer.

SENADOR JOSÉ AGRIPINO ENROLADO


agripinomensagem
Segundo o Portal No Ar, a Procuradoria Geral da República foi acionada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte para tratar da investigação que envolve prerrogativa de foro no âmbito da Operação Sinal Fechado. Os promotores do Patrimônio Público que concederam entrevista coletiva nesta sexta-feira (20) informaram que não poderiam tratar de eventual nome – ou nomes – que foram entregues à PGR já que o assunto foge à sua alçada.
Apesar disso, a expectativa é que o material envolva o senador José Agripino (DEM). Ele já havia aparecido no caso em 2012, quando o lobista Alcides Barbosa, também em delação premiada, declarou que o senador recebeu um milhão de reais do esquema fraudulento para facilitar o trâmite junto à gestão da governadora Rosalba Ciarlini, em cujo governo a proposta da inspeção veicular foi de vez sepultada.

EVARISTO COM A BOLA CHEIA NA GLOBO

A presença de Evaristo Costa, 38 anos,  no Fantástico, para cobrir férias de Tadeu Schmidt, de acordo com os registros apontados nas mídias e o número de audiência, foi sucesso total.
Em momento algum se cogitou a possibilidade de querer desfazer a dupla Tadeu e Poliana Abritta, ou incluí-lo no meio deles.
Pesquisa realizada pela Globo revela que Evaristo e Sandra Annenberg, apresentadores do programa Jornal Hoje, são os âncoras mais simpáticos da telinha, segundo os telespectadores. É uma parceria perfeita de muitos anos.
Quanto ao futuro, há quem aposte que lá na frente Evaristo Costa será o substituto, de William Bonner no Jornal Nacional.

TERMINA O HORÁRIO DE VERAO

relogio pulsoTermina na noite de sábado para domingo o horário brasileiro de verão. Os relógios de dez estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e do Distrito Federal devem ser atrasados em uma hora. O principal objetivo do horário de verão é aproveitar melhor a luminosidade natural do dia, reduzindo o consumo de eletricidade no fim da tarde, quando ocorria o chamado horário de pico.
Neste ano, com o pico de consumo registrado no início da tarde, principalmente por causa do aumento do uso de aparelhos de ar condicionado, o governo chegou a pensar em uma prorrogação da vigência do horário diferenciado. A medida poderia ter sido tomada pela falta de chuvas, o que prejudicou os reservatórios das hidrelétricas.
Os relatórios finais sobre a economia de energia no horário de verão devem ser concluídos na próxima semana. No início do horário de verão deste ano, a estimativa do governo era uma economia de 278 milhões de reais, com geração de energia térmica no horário de pico. No verão de 2014, a economia foi de 405 milh

MONTES CLAROS: POLO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Montes Claros, situada no norte de Minas, se tornará um polo da indústria farmacêutica dentro de pouco tempo. A cidade  está na mira de grandes empresas do ramo para fabricação de equipamentos. 
Segundo o prefeito Ruy Muniz e o secretário de desenvolvimento econômico do município Reinaldo Landulfo, os investimentos na área são grandes, chegando a 150 milhões de reais em um projeto. Uma fábrica de 40 mil metros quadrados será construída no distrito industrial do município. 
"Estamos atraindo e criando um polo farmacêutico na região. Já temos o processo completo. Vamos dar continuidade para ampliar essa cadeia e atrair novos fornecedores" disse Landulfo

PSDB TENTA CASSAR DILMA NO TAPETÃO, MAS JUSTIÇA NEGA PEDIDO DOS TUCANOS


:
Tal qual a modelo que ficou em segundo lugar na disputa pela coroa do Miss Amazonas e não aceitou o resultado, atacando a vencedora, o PSDB tenta tomar o lugar que a maioria do eleitorado deu à presidente Dilma Rousseff em outubro passado; mas, em decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura, do TSE, o pedido dos tucanos de cassar o mandato da petista e empossar Aécio Neves como presidente foi negado; a magistrada argumentou que a petição havia apresentado "de forma genérica" supostos fatos que demonstrariam abuso de poder econômico e fraude por parte da coligação de Dilma; segundo Maria Thereza, a defesa tucana não mostrou "prova" que justificasse a cassação do mandato da presidente; PSDB recorrerá