sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

UBERABA-MG E A SUCESSÃO MUNICIPAL: 11 NOMES QUEREM ADMINISTRAR A CIDADE

A disputa eleitoral em Uberaba, no Triângulo Mineiro, já começou. E está longe das ruas e dos mais de 209 mil eleitores do município. A guerra é dentro das legendas, onde os filiados tentam emplacar o seu nome para as urnas e ainda conseguir o apoio de partidos que deem sustentação às suas candidaturas e a um governo em caso de vitória em outubro. A lista de postulantes à cadeira ocupada atualmente pelo prefeito Anderson Adauto (PMDB) já tem 11 nomes, oito deles pertencentes a três partidos: quatro filiados ao PMDB, dois ao PSDB e dois ao PT.

No partido de Adauto tentam emplacar o nome o deputado federal Paulo Piau, o secretário municipal de Governo, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, o vereador Toni Carlos, além do engenheiro Roberto Veludo. Nos bastidores, os dois primeiros têm mais chances de serem candidatos. Paulo Piau conta com a experiência de mandatos na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados e é apontado como o nome mais forte. Mas para a sua indicação terá que enfrentar o pré-candidato de quem tem o controle do partido em Uberaba, o próprio prefeito, que tem batalhado pela candidatura de seu secretário.

No meio dessa briga está ainda o PT, aliado da prefeitura. Mas as eleições podem causar o rompimento dos petistas com os peemedebistas. No ano passado, o diretório municipal aprovou, por unanimidade, o lançamento de uma candidatura própria ao comando de Uberaba. Está marcada para amanhã uma reunião em que direção e militantes tentarão definir o nome: o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão ou a secretária do Conselho Político da Mulher – órgão vinculado à prefeitura – Marilda Ribeiro, que já foi vereadora na cidade.