sexta-feira, 21 de outubro de 2011

MÉDICOS CRIMINOSOS

O Tribunal do Júri condenou, após quatro dias de julgamento em Taubaté, a 134 km de São Paulo, os três médicos acusados de retirarem órgãos de pacientes ainda vivos para alimentar uma rede de transplantes ilegais em São Paulo.

A sentença foi lida no Fórum da cidade, por volta das 21h15m desta quinta-feira, pelo juiz Marco Montemor. Pedro Henrique Masjuan Torrecillas, Mariano Fiore Júnior e Rui Noronha Sacramento foram condenados a 17 anos e seis meses de prisão. Eles poderão recorrer da sentença em liberdade, pois o magistrado levou em consideração o fato dos médicos não terem antecedentes criminais.

VAZANTE-MG - RUI CÔRTES: OPINIÃO DIANTE DO GOVERNO ORLANDO FIALHO

É bem verdade que faltam mais de 12 meses para o término do primeiro governo Orlando Fialho.



Em seus três anos de gestão, o governo do prefeito Orlando manteve as obras em movimento, trouxe definitivamente água boa para cidade e não perseguiu adversários políticos.
É sabido que a atual administração é um governo de continuidade aos dois pleitos do ex- prefeito Jacques. Eu poderia citar os erros e acertos da gestão Orlando. Mas hoje quero me restringir a citar os avanços e acertos desse governo.



Por que faço isso? Não podemos ser omissos em registrar o que de bom esse governante fez pela cidade. Afinal, o bem e o mal convivem em nós. Um pedaço do ser humano é céu, seu outro pedaço é inferno.
Andam me dizendo que só vejo o lado ruim da história. Pois bem, hoje quero fazer diferente.


Dai a César o que é de César!


Já digo de antemão que pouco me importo se o prefeito Orlando será reeleito ou não. Eu não me canso de repetir: quem escolhe é o povo .... O POVO TEM O GOVERNO QUE QUER. O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.



Eu proponho o debate, mas se por ventura na próxima eleição quiserem eleger um poste, ou então a mula sem cabeça ou quem sabe o Pereirão de Fina Estampa, para mim ... eu assino embaixo. Seja feita a vontade da maioria.
Enfim, não é sobre isso que quero falar.
Não sou especialista em economia ou administração pública, mas cito a seguir o lado céu do prefeito Orlando Fialho:


ÁGUA DE QUALIDADE: Projeto anterior ao seu governo, mas que se consolidou em sua gestão, em parceria com a Copasa e o governo do estado. É verdade que tem gente por aí disputando a paternidade dessa água. Não sei quem é o pai, mas tenho certeza que a água nasceu foi no governo Orlando.


GESTÃO PÚBLICA DE QUALIDADE: Não excedeu os gastos públicos. Manteve-se dentro da lei da responsabilidade fiscal. Não se envolveu em escândalos de corrupção.


CONTINUIDADE DE OBRAS: Deu menos enfoque às obras, sem deixar de priorizar obras de infraestrutura.


GOVERNO SEMI-HUMANO: Mudou a dinâmica, desta vez valorizando mais as pessoas e menos a construção. Não perseguiu funcionários e passou a imagem de um governo solidário e disposto a fazer novas alianças. Fez um governo bem mais austero, democrático e participativo do que seu antecessor.


GOVERNO MODESTO E HUMILDE: Usou menos a máquina pública em proveito próprio, ou seja, evitou ficar nos holofotes da mídia, tentando desta forma concluir um governo mediano, sem altos e baixos.




WILL NUNES COMENTA: Rui Côrtes é um jovem estudante de medicina que expressa como poucos atravez das palavras o seu pensamento sobre diversos assuntos do cotidiano, inclusive política. Vale apena acessar o seu blog - políticaemvazante.

CIDADES: FALTA REDE DE ESGOTO

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta (19) um estudo onde revela que quase metade dos municípios (44,8%) do país não tinham coletora de esgoto em 2008. Em São Paulo, só Itapura estava nessa situação, mas na região Norte 96,5% das cidades estavam sem o serviço. A pesquisa mostra ainda que a coleta não é acompanhada do mesmo jeito que o tratamento de esgoto, já que apenas 68,8% passa por tratamento antes de ser descartado. No Maranhão só 1,4% dos municípios processam parte do esgoto que foi gerado. Ainda assim, os dados estão melhores quando comparados com os da pesquisa anterior, feita em 2000, quando 47,8% dos municípios estavam sem rede coletora de esgoto. Informações da Folha de São Paulo.

EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE ASSUME NAMORO COM SECRETÁRIA DE 34 ANOS

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso assumiu para amigos o seu namoro com a funcionária do Instituto FHC, Patrícia Scarlat, 34, que o acompanha em eventos sociais. Segundo o iG, o casal passa momentos de tranquilidade, longe de fotógrafos e holofotes na casa de campo de Ibiúna.

MINAS E A COPA DO MUNDO: FRUSTRAÇÃO DO GOVERNADOR

A comitiva do governador Antonio Anastasia (PSDB) saiu magoada de Zurique. Esperava encerrar a Copa das Confederações em 2013. Ficou com Rio. BH ganhou uma semifinal e cinco jogos da Copa de 2014

VAZANTE-MG: BLOGUEIRO COMENTA NOMES NO GRUPO DA OPOSIÇÃO

Aquela história de que não existem bons nomes no grupo da oposição está caindo por terra.
Seria falta de ética minha citar aqui os inúmeros nomes fortes que já sinalizam apoiar uma possível candidatura da oposição. Alguns deles já conhecemos: ex- prefeito, ex- vereador, advogados, médicos, empresários, estudantes. Sem contar aqueles assumidamente oposição e que compraram a “briga”, matando um coelho por dia, como os incansáveis vereadores: Luiz do Pedro, Cabo Augusto e Arthur, além do professor Reginaldo e do advogado Marciano Borges.


A lista é grande. O único problema é que boa parte deles ainda prefere atuar de forma modesta no cenário político do município: talvez por medo (o que não creio) ou por estratégia.
O certo é que aos poucos emergem forças políticas diversas que prometem estremecer a disputa eleitoral. Graças a Deus. Pelo menos assim não teremos um resultado antecipado : a inevitável reeleição de Orlando Fialho.


Quem sou eu pra ensinar a fazer política, mas, na minha modesta experiência alerto a oposição para que se organize, caso tenham interesse de entrar na parada da disputa eleitoral, caso contrário estão fadados ao fracasso. É preciso a união de todos. Deixem essa obsessão pelo médico e ex-prefeito José Benedito de lado. Afinal de contas, apesar da importância que ele tem, acredito que existam outras forças que precisam ser articuladas.


Quanto à Situação eles são mais inteligentes que possamos imaginar. Já estão “mexendo os pauzinhos”, já estão fortificando aliados, buscando outros e quem sabe resgatando alguns perdidos ao longo dos anos. Pra quem sabe ler um pingo é letra!

A política de resgatar antigos aliados será determinante nesse momento do processo eleitoral. É verdade que falta um bom tempo para as eleições municipais. Mas é justamente agora que se faz necessária a política do resgate que consiste em fazer as pazes com antigos “inimigos políticos”, o momento de reforçar os laços ... enfim, na linguagem da politicagem: Que não promete não anda pra frente, infelizmente a onda é essa. As alianças políticas são como um casamento: para durar é preciso regar todos os dias com amor e delicadeza, é preciso renovar os votos, resgatar a confiança.



Por falar nisso: você, presidente de bairro, presidente de partido, líder político, cabo eleitoral .... já resgatou alguém hoje?
A política da vingança, do toma lá da cá ... é coisa do passado.
Fica a dica.
Abraços.


fonte:blog politicaemvazante (Rui Côrtes)