quinta-feira, 7 de julho de 2011

PATOS DE MINAS-MG: CÂMARA MUNICIPAL, FAZ PREFEITA ADIAR REFORMA

A reforma administrativa anunciada pela Prefeita Béia Savassi em agosto do ano passado para reduzir gastos no Executivo continua à espera de aprovação na Câmara Municipal. O Projeto foi levado a plenário na última reunião realizada dia (28) de junho, mas novamente não foi votado. A criação de um cargo de assessor estava dificultando a aprovação da medida que ficou sob vista do vereador Pedro Lucas.
A reforma administrativa promoveu a substituição de alguns secretários e previa mudanças importantes em algumas pastas como a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Comunicação Social. Esta última foi extinta. Muitas alterações foram feitas na prática, mas outras aguardam a aprovação da proposta pelos vereadores.

PATOS DE MINAS-MG: CAPIVARAS NA LAGOA DO PATÃO

Um cartão postal bem na entrada de Patos de Minas. A Lagoa do Patão que parece secar nesta época de estiagem é morada para uma infinidade de animais silvestres. São aves de diversas espécies, peixes, dizem que têm jacarés por lá e muitas capivaras. Elas podem ser vistas com facilidade tomando sol bem próximas às margens. Uma atração para quem passa pelo local.

A capivara vive em rios e lagoas e é o maior roedor do mundo, podendo chegar a 80 quilos. A carne é semelhante à dos suínos, porém um pouco mais picante e por isso, nas décadas de 70 e 80, esses animais foram caçados. Hoje a espécie é protegida por lei. Capturar ou matar capivaras constitui crime ambiental.

Na Lagoa do Patão, elas estão livres. Altamir Botelho, o administrador da empresa de combustíveis, disse que primeiro apareceu um casal. Depois vieram os filhotes e em cinco anos elas se multiplicaram

VAZANTE-MG: CHAPA COM EX-PREFEITOS

Já tem gente da oposição em Vazante, defendendo uma chapa com os ex-prefeitos Dr. José Benedito e Alcides Diniz, para enfrentar o grupo da oposição em 2012.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG:ABERTAS DUAS NOVAS VAGAS NA CÂMARA MUNICIPAL

A Câmara de Vereadores de Presidente Olegário terá mais dois parlamentares a partir de 2013. A cidade tem nove vereadores e passará a ter 11, por força de uma emenda na lei orgânica do município, votada na reunião de segunda-feira (27). A aprovação foi de forma unânime.

Presidente Olegário chegou a ter 13 vereadores, mas teve o número reduzido por uma ação do Superior Tribunal Federal em 2004.O número proposto segue o critério da proporcionalidade por habitantes. Municípios acima de 15 mil e até 30 mil habitantes a Câmara pode ter até 11 representantes, caso de Presidente Olegário.

Com o aumento das cadeiras não haverá acréscimo no repasse. Com a mudança o maior impacto deverá ocorrer na folha de pagamento dos vereadores.


fonte:portalonline

ELEIÇÕES: NÃO PARA A LISTA FECHADA

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado derrubou, ontem, a adoção das chamadas "listas fechadas" no sistema eleitoral brasileiro. Apesar de a comissão especial que analisou a reforma política na Casa ter aprovado a mudança, a comissão optou por manter o modelo em vigor no país.

Como não há consenso entre os senadores sobre o modelo do sistema eleitoral, um grupo de parlamentares quer levar a discussão para o plenário do Senado - mesmo depois de a CCJ ter rejeitado mudanças.

No modelo das listas fechadas, os eleitores passam a votar nos partidos políticos, e não mais nos candidatos. Cada sigla elabora uma lista com os seus indicados que ocupam as vagas obtidas nas eleições proporcionais - de deputado federal, estadual e vereadores. O número de eleitos depende da quantidade de votos recebidos por cada legenda naquele pleito.

PSDB: FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO

"Que eles abram os olhos, pois o fogo amigo está a caminho". O conselho, que partiu de um itamarista ligado à alta cúpula da Cemig, mostra que a morte do senador Itamar Franco (PPS), ocorrida no último sábado em decorrência de um acidente vascular cerebral, pode abrir caminho para as investidas de figuras ligadas ao PSDB que já estariam mirando a presidência da estatal, ocupada há 11 anos por Djalma Morais e conhecida como "a menina dos olhos de Itamar". O senador foi o maior defensor da manutenção de Djalma na Cemig.

De acordo com a fonte, a estratégia já estaria traçada. Djalma seria transferido para o comando da Light, controlada pela estatal mineira, sob o argumento de que a geradora precisaria passar por uma "modernização", nos moldes da administração do itamarista à frente da Cemig. Além disso, o fato de a família do presidente da estatal residir no Rio de Janeiro também facilitaria sua transferência.



WILL NUNES COMENTA: " faça o que eu digo, não faça o que eu faço". A frase encaixa perfeitamente no PSDB, que adora criticar o PMDB e o PT quando o assunto é cargos no governo federal.. Na verdade todos os partidos adoram ocupar espaço no poder. O poder é simplesmente fascinante.

VAZANTE/LAGOA GRANDE: PONTE INTERDITADA

A ponte sobre o Rio Santa Catarina, que liga Vazante a Lagoa Grande, passando pelas regiões do Palmital e Biboca, foi interditada na manhã desta quinta-feira (07). A ponte será totalmente reformada em parceria pela Prefeitura de Vazante e a Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas (COOPATOS). A cooperativa forneceu o material de reforço das vigas ficará encarregada de executar a reforma, com orientação técnica da Semob. A Prefeitura de Vazante investirá R$ 28 mil na obra, incluindo o material para confecção do novo assoalho da ponte, que tem aproximadamente 50m de comprimento. A reforma deverá ser concluída em 10 dias, prazo em que a passagem de veículos permanecerá interditada na ponte.

VAZANTE-MG: SEM PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO

Eleição em Vazante em compasso de espera. Até agora nem um nome assumiu pré-candidatura a prefeito nas eleições de 2012.


WILL NUNES COMENTA: apesar de vários nomes citados, nenhum ainda assumiu oficialmente pré-candidatura a prefeito. Por enquanto até agora os interessados preferem ficar no anonimato e atuar nos bastidores, com medo talvez de queimar cartucho antes do tempo.

LAGAMAR-MG: PESQUISAS SIGILOSAS DO PREFEITO ARI BATISTA

Aliados do prefeito de Lagamar Ari Batista estão achando que o prefeito está tomando medidas políticas baseada em pesquisas que ele guarda a sete chaves. Ninguém do grupo parece ter acesso as informações sigilosas do chefe do executivo municipal lagamarense.

SERRA IRRITADO COM ALIADO DE AÉCIO

Os desentendimentos no ninho tucano ganharam contornos explícitos na semana passada, quando o ex-governador José Serra discutiu com o deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG), diante de pelo menos 20 congressistas do partido.

O episódio aconteceu no gabinete do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), no Congresso Nacional.

Pestana foi secretário de Saúde de Minas Gerais durante o governo de Aécio Neves (2003-2010), hoje senador pelo PSDB.

Segundo relatos, a cena aconteceu pouco depois que Serra entrou no gabinete de Dias e viu o deputado mineiro. O ex-governador teria perguntado por que Pestana estava "falando mal" dele. "Nós éramos amigos", teria dito, com o dedo em riste e em tom alterado.

O deputado mineiro teria se surpreendido com a abordagem. "Você está doido, Serra?" respondeu, de acordo com os correligionários.

No gabinete, além de deputados e senadores, estava o governador de SP, Geraldo Alckmin, que havia chegado no Congresso com Serra.

Serra teria afirmado que se apresentasse "recortes" de reportagens em que foi alvo de comentários do mineiro, o deputado "ficaria constrangido". Pouco depois, Serra teria finalizado a discussão dizendo que o deputado deveria "sossegar agora".

ELEIÇÕES: PROPOSTA DO PMDB E PT É REJEITADA NA "CCJ"

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou [ontem], 6, as mudanças no sistema eleitoral defendidas pela reforma política em discussão no Senado.

PT e PMDB saíram derrotados da votação da proposta de emenda constitucional (PEC) que instituía o voto em lista fechada, apoiado pelos petistas, bem como do substitutivo que implantava o voto majoritário ("distritão") nas eleições proporcionais, sustentado pelos peemedebistas.

Diante da derrota dos dois modelos apresentados, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) foi designado relator ad hoc para elaborar um parecer esclarecendo o destino da PEC. Para o democrata, a matéria deveria seguir para arquivo, já que o relatório principal do senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o voto em separado de José Pimentel (PT-CE) foram rejeitados.

Mas alguns senadores defendem que a matéria seja reexaminada no plenário.

Relator da PEC, Jucá defendeu o "distritão", uma das principais bandeiras do PMDB na reforma política. José Pimentel apresentou parecer favorável ao voto em lista fechada, modelo defendido pelo PT. Com isso, o colegiado manteve o atual sistema proporcional de voto em listas abertas de candidatos.