quinta-feira, 17 de abril de 2014

ELEIÇÃO EM MINAS: CANDIDATURA TUCANA DE PIMENTA DA VEIGA AO GOVERNO CORRE SÉRIO RISCO DE NAUFRAGAR

Os aliados do PSDB mineiro estão apreensivos com o futuro da candidatura Pimenta da Veiga ao governo estadual. Eles já se preparam para o pior, pois são céticos quanto a possibilidade do Ministério Público Federal rejeitar a denúncia oferecida pela Polícia Federal. Dizem que se isso acontecer a candidatura ficará insustentável e que é preciso avaliar se não é o caso de se antecipar aos fatos. O presidente nacional tucano, Aécio Neves, tem sido solidário a Pimenta, embora possa acabar afetado pela pauta negativa na corrida ao Planalto. Aliados, cautelosos, já consideram nomes, como o dos deputados Marcus Pestana, Domingos Sávio e Abi-Ackel.

MÃE DE EDUARDO CAMPOS QUEIMA O DISCURSO DO FILHO


Mamata
A ministra do TCU, Ana Arraes, mãe de Eduardo Campos (PSB), mora de graça num imóvel do Senado desde agosto de 2012. Em maio de 2013, o Senado decidiu cobrar aluguel dos apartamentos ocupados por pessoas que não são de seus quadros. A ministra, que tem a tarefa de fiscalizar os gastos alheios, não se dispôs a pagar pelo uso do imóvel

O GOVERNO FEDERAL DESMENTE O GOVERNO DE MINAS DIANTE DA PROPAGANDA DA CEMIG


A guerra eleitoral invadiu os lares de Minas Gerais. Neste dias, a Cemig fez uma campanha publicitária dizendo que as políticas para o setor adotadas pelo governo Dilma são responsáveis pelo reajuste da tarifa de energia no estado. O governo federal resolveu responder e coloca no ar hoje à noite, propagando local falando sobre o reajuste da tarifa de energia elétrica.  A íntegra do texto lida por um ator, em frente à Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte.
"Esclarecimento ao povo mineiro.
"É falsa a afirmação da CEMIG de que o reajuste na conta de luz dos mineiros é decidido pelo Governo Federal. Na verdade, a CEMIG pediu à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) um reajuste de 29,74%nas contas de luz dos consumidores mineiros. A Aneel autorizou 14,24%.
"Ressalte-se que este é o índice máximo. O reajuste nas contas de luz pode ser menor por decisão da CEMIG e do governo mineiro. Hoje grande parte dos consumidores mineiros paga uma alíquota de até 30% de ICMS na sua tarifa de energia, o maior índice do país.
"Foi a ação do Governo Federal que fez com que, no ano passado, os consumidores de todo o país tivessem uma redução média de 20,2% no valor da conta de luz.".
           
Na propaganda veiculada pelo governo mineiro, o ator Jonas Bloch diz: “A tarifa da Cemig não é decidida pela Cemig”. Quem define, afirma, “é um órgão do governo federal, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que fica lá em Brasília”.
 

ESTÃO SOLTOS OS HOMENS ACUSADOS DE TRANSPORTAR COCAÍNA NO HELICÓPTERO DOS PERRELA

helicoptero PF zeze perella
Gustavo Perrella (SDD-MG), proprietário da aeronave presa com quase meia tonelada de cocaína
 
Os quatro homens que foram presos transportando cocaína no helicóptero do deputado estadual Gustavo Perrella (SDD-MG), filho do senador Zezé Perrella (PDT-MG), foram soltos pela Justiça Federal no Espírito Santo e vão responder o processo em liberdade. O helicóptero continua em poder do governo capixaba.
 
Rogério Almeida Júnior, piloto da aeronave, Alexandre José de Oliveira Júnior, copiloto, e os carregadores Robson Ferreira Dias e Everaldo Lopes de Souza, foram presos em flagrante transportando 445 kg de pasta-base de cocaína. Os envolvidos no esquema receberiam R$ 50 mil por cada viagem em que transportavam a droga.
 
O Ministério Público Federal (MPF) pode recorrer da decisão

VAZANTE: GRUTA DA LAPA PODE VIRAR PATRIMÔNIO NATURAL ESTADUAL


Infaide Aparecida, bióloga do IEF de Belo Horizonte.
Foto por Anderson Franque / Arquivo Rádio Montanheza.


Técnicos estaduais e regionais do Instituto Estadual de Florestas (IEF) estão fazendo um estudo da caverna e do entorno da Gruta Lapa Nova que, atualmente, é classificado como área de Proteção Especial (PE).

Segundo a bióloga Infaide Aparecida, do IEF de Belo Horizonte, a proposta é transformar a área da gruta em um Patrimônio Natural Estadual.

Para isto, conforme explicou a bióloga a área da Gruta Lapa Nova pode até ser desapropriada e passar para a responsabilidade do Governo do Estado.


Gruta da Lapa Nova em Vazante. Foto por Anderson Franque / Arquivo Rádio Montanheza.

PATOS DE MINAS: COMO FUNCIONARÁ A CIDADE DURANTE O FERIADO



Comércio Central de Patos de Minas ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
 
Os brasileiros terão um final de semana mais do que prolongado nos próximos dias. Serão dois feriados colados ao sábado e ao domingo, a sexta-feira santa e o dia de Tiradentes, comemorado na segunda-feira, dia 21 de abril. Porém alguns órgãos vão antecipar o feriado. Veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas:
 
-Bancos – fecham a partir de sexta-feira (18) e só volta a funcionar na terça-feira (22).
 
-Comércio – tem ponto facultativo na sexta-feira (18), funciona no sábado (19) e fecha no domingo (20) e tem ponto facultativo na segunda-feira(21).

-Receita Estadual – fecha a partir de quinta-feira (17) e só volta a funcionar na terça-feira (22).

-Receita Federal – fecha a partir de sexta-feira (18) e só volta a funcionar na terça-feira (22).

-Hemocentro – realiza coleta na manhã desta quinta-feira e só volta a funcionar na manhã de terça-feira.

-Câmara Municipal – fecha a partir de quinta-feira (17) e só volta a funcionar na terça-feira.

-Prefeitura – funciona na quinta-feira (17), das 07hs às 13hs e só volta a funcionar na terça-feira (22). Os serviços de limpeza pública (menos na sexta-feira, dia (18), operação do aterro sanitário, serviço de manutenção de semáforo, rondantes, cemitério municipal, aeroporto, Parque Municipal do Mocambo, Samu, Serviço SOS/Ambulância e serviços essenciais da área de saúde terão funcionamento normal.

-Pátio Central terá funcionamento apenas reduzido nos dois feriados. As lojas vão abrir na sexta-feira santa e no dia de Tiradentes de 14h às 22 horas. A praça de alimentação estará aberta nesses dois dias de 11h às 22 horas.

Autor: Maurício Rocha

CEMIG NO VERMELHO!!

Essa o mercado não vai gostar de saber: a Cemig já acumula este ano um prejuízo de cerca de R$ 400 milhões na distribuição de energia, segundo revelou uma fonte da alta cúpula da estatal. A fonte soltou a informação sem querer, no calor de uma discussão sobre tarifas, depois de muito pressionada pela coluna

PROGRAMA DO PSDB NA TV

PSDB no ar
O partido leva ao ar, às 19hs, o novo programa partidário. O que estará na tela?

Aécio. Apresentado como “novo presidente do PSDB”, o pré-candidato à Presidência é destaque. De camisa branca, sem terno e gravata, tenta estabelecer proximidade com o grande público.

Formato. Boa parte será em formato de entrevista.

Tema. O PSDB fez pesquisas para definir o que iria ao ar. Dentre os temas estão a inflação e o que o partido chama de “situação de paralisia do país”.

Mostrar. Um dos objetivos do PSDB é superar o desconhecimento que o eleitorado tem de Aécio, já demonstrado em pesquisas eleitorais.

 

PESQUISA VOX POPULI-CARTACAPITAL: DILMA LIDERA E GANHA NO PRIMEIRO TURNO

Dilma, Aécio, Campos

A presidente Dilma Rousseff (PT), pré-candidata à reeleição, oscilou um ponto porcentual para menos e continua em primeiro lugar, com 40% das intenções de votos, de acordo com pesquisa Vox Populi/CartaCapital divulgada nesta quarta-feira, 16. O levantamento mostra que, juntos, os rivais Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Pastor Everaldo Pereira (PSC) totalizam 26% das intenções de voto.

Em segundo lugar, está Aécio, que também oscilou um ponto para baixo - de 17% para 16%. Campos, que anunciou esta semana a ex-senadora Marina Silva (PSB) como a pré-candidata a vice em sua chapa, tem 8% - ante 6% em fevereiro. Pastor Everaldo tem 2% das intenções de voto.

Levy Fidelix (PRTB), Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Na pesquisa anterior, todos os candidatos considerados "nanicos" não somavam mais de 1% nas intenções de voto.

Votos em branco ou nulos se mantiveram em 15% na pesquisa divulgada hoje. O número dos que não sabem em quem votar ou que não responderam à pesquisa é de 18% - ante 20% no levantamento anterior.

A margem de erro do levantamento é de 2,1 pontos porcentuais. Foram ouvidos 2.200 eleitores em 161 municípios de todos os Estados, menos Roraima, e no Distrito Federal, entre os dias 6 e 8 de abril. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no último dia 11, sob o número BR-00075/2014.

ELEIÇÃO EM MINAS: CLIMA QUENTE NO PMDB

Direção nacional tenta pacificar PMDB em Minas
SEM RESPOSTA – Leonardo Quintão deu prazo para solução do impasse, mas Valdir Raupp vai viajar


O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp, marcou para a próxima semana, após o feriado, uma conversa com o presidente estadual do partido, ex-ministro Antônio Andrade, e o presidente do diretório de Belo Horizonte, deputado Leonardo Quintão, para resolver o racha na legenda. Raupp nega que a Executiva Nacional possa vir a tomar alguma atitude impositiva e diz prezar pelo “diálogo” e pela “decisão local”.

Paralelo a isso, Quintão ameaça entrar com outra representação na Justiça para pedir o restabelecimento do diretório municipal do PMDB, de onde foi afastado por Andrade na última sexta-feira.

Já Andrade chegou a defender a saída do deputado federal do PMDB. Ele nega que haja um prazo fixado para Raupp dar a resposta. Quintão foi quem pediu o prazo desta semana para a resposta do senador, que no entanto, não irá cumpri-lo.

“Leonardo não soma nada ao partido. Ele não deixou o PMDB ainda não sei por quê. Se ele quiser deixar, fará um favor”, disparou Andrade. “Eu nem tive reunião com o Raupp ainda, não tem essa coisa de prazo, vamos conversar. O grupo de Quintão estava no comando de BH mas nem reunião faziam”, afirmou.

Nesse jogo, estão, de um lado, o possível interesse de Andrade em ser vice do pré-candidato do PT, Fernando Pimentel, na disputa pelo governo de Minas, e o de Quintão, na tese de candidatura própria e de uma aproximação da sigla com o PSDB.

“Estou tentando marcar uma conversa entre os dois na semana que vem, vou apenas intermediar. Já tenho falado com Andrade, mas vou viajar nesta quinta-feira (17) à noite. O que posso dizer é que a decisão para essa questão tem que ser local e que os dois, como mineiros, têm que se entender. Na maioria das vezes que optei pelo diálogo, deu certo”, afirmou Raupp ao Hoje em Dia. Ele evitou comentar sobre a prerrogativa ou não de Andrade em afastar Quintão da presidência municipal.

Na última semana, Quintão recorreu a Valdir Raupp para pedir a restituição de seu posto e entrou com ação na Justiça pedindo a anulação da intervenção do PMDB de BH. Segundo ele, o setor jurídico do PMDB estadual entende que Andrade não teria base legal para afastá-lo do diretório municipal. Sobre a provocação de Andrade de deixar o partido, o deputado diz que não pretende sair do PMDB.

“Procurei o senador e ele me pediu um prazo para analisar o caso e intermediar a situação. Eu que disse que não poderia ultrapassar esta semana e mostrei que o jurídico não deu justificativa legal para esse gesto de Andrade. Foi um ato político”, comentou. “E o Raupp entendeu que não poderia haver ‘desafetação’, mas ele, enquanto presidente do partido, me disse que defende o diálogo”, completou
 
fonte:hojeemdia

ELEIÇÃO EM MINAS: BALANÇA A CANDIDATURA DO TUCANO PIMENTA DA VEIGA AO GOVERNO DE MINAS

:
Nome escolhido por tucanos para a disputa pelo Palácio Tiradentes, Pimenta da Veiga está sob intenso ataque especulativo; boatos partem de todos os lados, inclusive do PSDB, admite partido; presidente nacional tucano, Aécio Neves, e presidente regional do partido, Marcus Pestana, virão a público em apoio ao advogado, de volta à política após 20 anos?


ELEIÇÃO EM MINAS: PIMENTEL - O ESTADO PRECISA DE UM CHOQUE DE GESTÃO DE GENTE

:
"Em vez de choque de gestão, que o governo do estado propagandeia enquanto a realidade mostra o contrário, Minas precisa de um choque de gente", atacou o pré-candidato do PT em reunião com prefeitos e lideranças no município de Ubá na Zona da Mata; segundo Fernando Pimentel, "não se governa encastelado na capital"

A VERDADE SOBRE O REAJUSTE DA TARIFA DE ENERGIA EM MINAS

:
Um dia depois de a Cemig culpar governo federal por reajuste das tarifas, União reage dizendo que estatal pediu à Aneel acréscimo de 29,74% nas contas de luz dos consumidores mineiros, mas agência autorizou apenas 14,24%; anúncio do governo diz ainda que conterrâneos do presidenciável tucano Aécio Neves pagam até 30% de ICMS na sua tarifa de energia, o maior índice do país; quem tem razão?