quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ENTENDA A FICHA LIMPA

A Folha de São Paulo destacou que com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), também fica estabelecido que não poderão se candidatar pessoas que, por decisão de entidade de classe, como a OAB, perderam registro profissional, ou que tiveram contas rejeitadas por um órgão de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A principal polêmica do julgamento girou em torno da possibilidade de vetar a candidatura de um político que teve condenação, mas da qual ainda cabe recurso até a última instância judicial.

Os ministros contrários à lei argumentavam que este ponto fere o principio constitucional da presunção de inocência, pois penaliza político que, em tese, pode ser considerado inocente no final. Também disseram que não deveriam ser levados em conta argumentos em favor da vontade popular. "Não se deve esquecer que essa tal opinião pública ou essa imprecisa vontade do povo é a mesma que elege os chamados candidatos fichas-suja", disse o ministro Gilmar Mendes. Prevaleceu, entretanto, o argumento de que a proibição de se candidatar não deve ser encarada como uma sanção, mas como uma condição de elegibilidade.

"Enquanto o indivíduo é gente, o membro do poder é agente. Para sair da condição de gente para a de agente é preciso maior qualificação e essa é a razão de ser da Ficha Limpa", disse Ayres Britto. A Lei da Ficha Limpa estabeleceu que o político condenado por um colegiado ficaria inelegível por oito anos, além do período imposto pela pena. Se a condenação é de dez anos, por exemplo, a inelegibilidade é de 18. Foi derrotada uma proposta de Fux de reduzir o tempo em que um político teria sua candidatura barrada.

CARNAVAL FAZ CAIR AUDIÊNCIA DA GLOBO

A transmissão da Globo dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, no domingo, registrou uma queda de 20% na audiência, na comparação com 2011. Anteontem, a emissora marcou 8,3 pontos no Ibope da Grande São Paulo. A primeira noite dos desfiles cariocas no ano passado marcou 10,4. Em 2010, a média foi de 10,9 e, em 2009, 12,5 pontos. Com uma programação alternativa à folia, a Record bateu a Globo durante os dois primeiros desfiles. Das 21h às 23h32, o "Domingo Espetacular" marcou 15 pontos contra 13 da concorrente. Na sequência, o "Repórter Record", das 23h32 à 0h21, também bateu o Carnaval da Globo por 12 a 10 pontos.

BRIGA ENTRE PASTORES

O Apóstolo Valdemiro Santiago aproveitou o espaço que aluga na RedeTV! para fazer duras críticas à liderança da Igreja Universal do Reino de Deus e a Rede Record de Televisão.

O apóstolo criticou o uso do dinheiro de dízimo da Igreja Universal, que é revertido para a Rede Record, para produzir programas que não possuem conteúdo evangélico.

Valdemiro ainda disse que, apesar dos fortes investimentos feitos pela Record para tirar a liderança da Globo, a emissora carioca "nunca perderá a liderança".

O líder da Igreja Mundial finalizou dizendo que a Igreja Universal está perdendo fiéis para a Igreja Mundial e que o dinheiro doado pelos fiéis da IURD é utilizado para pagar o salário de apresentadores e diretores da Record

GUARDA-MOR-MG: DISPUTA ELEITORAL

Apesar de não falar oficialmente o atual prefeito de Guarda-Mor Gilmar Ferreira (PMDB) será mesmo candidato a reeleição. Já a oposição não sabe ainda com quem caminhará. Com o atual vereador Edgar José de Lima (PSDB) ou com o ex-prefeito Dr. Rômulo (PSDB).

VAZANTE-MG: SURGEM NOVOS NOMES NA POLÍTICA

Dois nomes estão surgindo na política de Vazante. Os jovens empresários Renê Rodrigues e Marquinhos da House Bike. Apesar de ligados a oposição trabalham em silêncio visando uma união com a pré-candidatura de Dr. José Benedito (PHS). Um dos dois pode ser o vice numa eventual chapa com o ex-prefeito Benedito.

VAZANTE-MG: OPOSIÇÃO DISTANTE

Um líder da oposição confessou que o primeiro passo que o grupo deve dar neste momento é de fazer uma grande aliança. Caso contrário começará o jogo da eleição com o placar adverso. Ele avalia que o distanciamento das principais lideranças prejudicam a organização.


Dr. José Benedito mora em João Pinheiro, Alcides Diniz em Brasília e o ex-vereador Donizete Vida estaria totalmente desligado do processo. Restando apenas o trabalho oposicionista do advogado Dr. Marciano Borges.

VAZANTE-MG: DR. JOSÉ BENEDITO O CANDIDATO DA OPOSIÇÃO?

Apesar de muitas especulações tudo indica que o candidato a prefeito da oposição será mesmo Dr. José Benedito. Que deverá enfrentar o atual prefeito Orlando Fialho(PMDB), o ex-prefeito Dr. Jacques Guimarães (PSD) ou Dr. Leonardo Queiroz (PMDB). Um desses três será o nome que o deputado federal Antônio Andrade apoiará.


LAGAMAR-MG: O CÔNCAVO E O CONVEXO

A disputa em Lagamar virou um mistério que nem os líderes parecem entender. Ninguém sabe o que pode acontecer. O prefeito Ari Batista (DEM) indicou Jorge para a secretária de obras com a finalidade de oxigenar a pré-candidatura do primo. Tem como uma das cartas na manga a possibilidade de atrair Dr. Cássio caso a candidatura do Jorge não cresça.


A oposição que deveria ter articulado um discurso forte diante de um nome, continua calada perdendo tempo e espaço para crescer um candidato com viabilidade eleitoral. O mais citado é do assessor do deputado federal Antônio Andrade, Wilson Rodrigues que depende do aval dos companheiros de partido.


Enquanto isso o prefeito de Lagamar sabiamente ganha tempo e prazo para articular sem a necessidade de espantar os companheiros. Habilidoso politicamente Ari sabe que nesse momento deve jogar na defensiva, empurrando com a barriga qualquer decisão importante. Enquanto isso a eleição se aproxima e............

LULA: É O CARA!!!

Depois de ouvirem a presidente Dilma garantir, na reunião do Conselho Político, isenção nas eleições municipais deste ano, líderes da base na Câmara queriam saber, em almoço na casa do líder do PMDB, Henrique Alves (RN), se o ex-presidente Lula dará tratamento igual a todos os aliados ou se vai privilegiar os candidatos do PT. Mais do que Dilma, Lula será o grande cabo eleitoral das eleições.

SENADOR CLÉSIO ANDRADE NO PMDB

O senador Clésio Andrade (PR-MG) filia-se ao PMDB no dia 5, em cerimônia na Assembleia Legislativa de Minas. O vice-presidente Michel Temer é esperado no evento.

SAÚDE: PRIVILÉGIO A EX-SENADORES

O Senado gastou em janeiro R$ 65 mil em reembolso de despesas médicas de três ex-senadores. Ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra recebeu R$ 32.958. Senadores e seus dependentes têm direito a plano de saúde vitalício.

TRABALHO ESCRAVO: DESAPROPRIAÇÃO DE TERRAS

A bancada do PT na Câmara quer o apoio da presidente Dilma para a proposta de desapropriação de terras onde for encontrado trabalho escravo. "É importante para a imagem do país lá fora", diz o líder, deputado Jilma Tatto (SP).

GOVERNO DE OLHO NOS CONSELHOS TUTELARES

O governo quer profissionalizar os conselhos tutelares porque chegou à conclusão que eles viraram trampolins políticos, e muitos também passaram a ser controlados por grupos religiosos. Os conselhos estão presentes em 98% dos municípios, mas nem sempre cumprem a função de zelar pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O governo trabalha em um plano nacional de proteção à infância e à adolescência, que vai prever exigência de nível médio de escolaridade e experiência profissional dos conselheiros.

TUCANOS QUEREM AÉCIO MAIS AGRESSIVO

Apesar da cobrança do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para que faça uma oposição mais ostensiva, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) prefere apostar na erosão da base de sustentação da presidente Dilma. E acha que cresceria assim, surfando na crise. O mineiro espera, principalmente, um aprofundamento das desavenças entre PT e PMDB. Sobre fazer uma oposição mais agressiva, aliados de Aécio contemporizam, dizendo que é de sua natureza ser conciliador.

CRESCE O CRÉDITO RURAL

volume de recursos aplicados para o financiamento do custeio, investimento e comercialização da safra 2011/12 do Brasil aumentou 5,3 por cento até janeiro ante mesmo período do ciclo anterior, totalizando 65,1 bilhões de reais, informou o Ministério da Agricultura nesta quarta-feira.

Deste total, 56,9 bilhões de reais foram destinados à agricultura empresarial, um incremento de 4,5 por cento ante o período de julho a janeiro do ano-safra anterior. O montante equivale a 53 por cento dos 107,2 bilhões de reais destinados ao segmento na atual temporada.

A agricultura familiar tomou emprestado 8,26 bilhões de reais entre julho e janeiro, um incremento de 11,2 por cento na comparação com o mesmo intervalo do último ano. O plano prevê 16 bilhões de reais para este segmento no ciclo 2011/12.

PROUNI

A partir de hoje os estudantes que se inscreveram para disputar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) e não conseguiram o benefício podem se cadastrar na lista de espera. O instrumento será usado pelas instituições de ensino para preencher as bolsas que tenham sobrado.

Os estudantes devem acessar o site do programa e clicar na opção “manifestar interesse na lista de espera”. O prazo se encerra sexta-feira (24). Nesta edição, o ProUni ofereceu 194 mil bolsas de estudo e mais de 1,2 milhão de alunos candidataram-se para receber o benefício.

Para participar do ProUni, é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter estudado em colégio particular com bolsa integral. As bolsas integrais são destinadas àqueles com renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo. Já o benefício parcial pode ser pleiteado por quem tem renda familiar per capita de até três salários mínimos.

PLANOS DE SAÚDE NÃO PODEM ESTABELECER LIMITE MÁXIMO DE GASTOS

Os planos de saúde não podem estabelecer limite máximo de gastos com internações em hospitais nem prazo máximo de permanência do segurado, segundo definiu o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os ministros da Quarta Turma do STJ entenderam, por unanimidade, que esse tipo de cláusula é abusiva. A decisão não vincula as demais instâncias da Justiça, mas abre precedente para situações semelhantes.

A decisão é da semana passada, mas foi divulgada pelo STJ. Os ministros analisavam o recurso da família de uma mulher que ficou dois meses internada na UTI devido a um câncer de útero. No décimo quinto dia de internação, a seguradora queria suspender o pagamento alegando que havia sido atingido o limite do contrato de R$ 6.500. Uma liminar garantiu que a empresa continuasse arcando com os gastos até que a mulher morreu.

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO

Os relógios deverão ser atrasados em uma hora no final deste sábado, dia 25, com o término do horário de verão. Dessa forma, às 0h do domingo, os relógios devem ser ajustados para às 23h, nos estados que aderiram ao horário de verão neste ano. A informação é do Ministério de Minas e Energia.

Neste ano, o horário de verão durou 133 dias, período maior do que a média, de 121 dias por ano. Essa mudança ocorreu devido ao carnaval, que caiu no terceiro domingo de fevereiro, quando geralmente é encerrado o horário de verão. A última vez que isso ocorreu foi em 2001.

A cada ano, o horário de verão reduz em média 5% a demanda por energia no país. Os dados oficiais da economia de energia só serão divulgados na semana que vem, após o término do horário de verão.

MEGA-SENA ACUMULADA

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.365 da Mega-Sena, sorteadas na noite de hoje, e o prêmio acumulou. Segundo estimativa da Caixa Econômica Federal, o próximo concurso, que será realizado na sábado (25), pode pagar R$ 22 milhões.


Os números sorteados hoje em São Paulo (SP) foram: 02 - 24 - 26 - 32 - 35 - 50.
Ao todo, 52 apostas acertaram a quina e devem levar R$ 23.397,34 cada uma. Outras 3.368 apostas levaram a quadra e ganharão R$ 516,05 cada uma. A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, as quartas e aos sábados. As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2.

LUAN SANTANA PERDE O FÔLEGO

Luan Santana definiu a tiragem do novo CD que lançará em março – serão 100 000 cópias, metade da quantidade colocada à venda inicialmente do seu álbum do ano passado. Depois de um início arrasador, Luan Santana vem perdendo fôlego no mercado fonográfico. Para quem toca a carreira do cantor, “2012 será um ano decisivo”.

ELEIÇÃO: TÁ NA HORA DE APARECER

Agora tá na hora da onça beber água. Quem quizer ser candidato que apareça. O tempo passa, e não espera por ninguém. Esse momento é de unir a família, conversar com os amigos e colocar a mão na massa, se não.........A gata mia ( só não pode é desrespeitar a lei eleitoral).

LEITOR CHAMA ATENÇÃO PARA A PALAVRA "SULDÃO"

Agredeço ao leitor atento que despertou para a correção da palavra Suldão manchete de uma notícia relacionada a Rede TV publicada no blog (confesso que eu também não sei o que danado isso significa). Na verdade a idéia era expressar Sultão (em árabe: é um título islâmico com diversos significados históricos. Originalmente, era um substantivo abstrato árabe que significava "força", "autoridade", "domínio", do termo árabe sulṭah, ou "autoridade", "poder". Valeu amigo blogueiro.