quarta-feira, 1 de abril de 2015

VATICANO: CATÓLICOS SÃO 18% DA POPULAÇÃO

calice missaO número de batizados na Igreja católica continuou a aumentar em 2013, atingindo 1,253 bilhão, o que representa 17,7% da população mundial, indicou o Anuário Estatístico publicado nesta terça-feira pelo Vaticano. Em 31 de dezembro de 2013, enquanto a população mundial havia aumentado 1%, o número de católicos aumentou em 2%, indica o anuário publicado todos os anos.
Com 25 milhões de batizados a mais, a Igreja contava no final de 2013 com 1,253 bilhão de católicos. Esses números não incluem os batizados na China e na Coreia do Norte, por não ser possível sua contabilização nesses dois países. O número de padres também aumentou: 415.348 contra 414.313 um ano antes. Mas o de seminaristas caiu: os candidatos à padre eram 118.251 no final de 2013, contra 120.051 um ano anos, segundo as mesmas estatísticas

BELO HORIZONTE: PREFEITO RECONHECE RELAÇÃO DIFICIL COM VEREADORES


1
Marcio Lacerda foi recebido por Wellington Magalhães na Câmara
O prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB), admitiu ontem dificuldades no relacionamento com vereadores. “Eu espero uma relação mais ou menos amistosa. Amistosa ela nunca foi. Nós temos que respeitar cada vereador, com suas ideias, propostas e visão de mundo e de cidade. É uma casa onde o dissenso é normal. Em qualquer Legislativo não é fácil alcançar maioria, muito menos unanimidade. Isso é norma na democracia. Temos que respeitar as diferenças, conversar bastante e encontrar o consenso que seja bom para a cidade”, disse em entrevista na Casa Legislativa.

ANTÔNIO JÚLIO É O NOVO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE MUNICÍPIOS

1
Futuro. Antônio Júlio afirmou que irá buscar melhor interlocução entre os prefeitos e a Assembleia
Depois de meses de negociações políticas, o prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio (PMDB), foi eleito o novo presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), ontem. Ele recebeu 207 votos – 27 a mais que seu concorrente, o petista Gilmar Machado, prefeito de Uberlândia. Agora, o peemedebista aguarda o Congresso Mineiro de Municípios, em maio, quando será empossado.


A eleição foi realizada na sede da instituição, durou cerca de nove horas e contou com a participação de quase 400 prefeitos. O número oficial só será revelado pela AMM na tarde de hoje, pois há casos de votos nulos. Os dois candidatos chegaram ao local cerca de uma hora antes da votação, iniciada pontualmente às 8h30. O atual presidente, Antônio Andrada (PSDB), também chegou cedo e fez companhia aos prefeitos. O tucano, assim como boa parte de seu partido, apoiava o prefeito de Pará de Minas. “Quando fui eleito não teve toda essa mobilização, até porque eu fui o único candidato. Agora, com os dois, a movimentação foi muito expressiva”, disse Andrada.


Acirrada, a votação contou com cenas inusitadas, como o desespero de vários assessores portando agendas com o contato de prefeitos aliados. Os funcionários faziam uma espécie de convocação, relembrando os administradores municipais da votação e os convencendo a votar em um dos candidatos.


“Aqui a boca de urna é liberada”, dizia, aos risos, uma funcionária da associação. Do lado de fora, uma mulher distribuía convites aos prefeitos para a XVIII Marcha em Defesa dos Municípios, marcada para a última semana de maio, em Brasília.


Trabalhando como “bombeiro”, o vice-governador Antônio Andrade liderou as tentativas de acordo entre os candidatos, tentando fazer com que apenas uma chapa concorresse. Todas as negociações, no entanto, fracassaram. Ele tentava evitar qualquer tipo de conflito na base governista de Pimentel, já que o PMDB fazia articulações a favor de Antônio Júlio, enquanto o PT se mobilizava por Machado.


Vitorioso, Antônio Júlio diz que irá encaminhar a AMM para o foco das grandes discussões que envolvem os municípios, além de buscar melhor interlocução com a Assembleia Legislativa. Por nota, o governador Fernando Pimentel parabenizou o peemedebista e disse esperar que “o novo presidente imprima o caráter republicano que sempre pautou sua trajetória política”.