terça-feira, 10 de maio de 2011

VAZANTE SEDIA ENCONTRO DE PRESIDENTE DE SINDICATOS E PRODUTORES RURAIS DE MG

Fortalecer o sindicalismo brasileiro e discutir questões ligadas ao setor rural são os objetivos do Encontro de Presidentes de Sindicatos e Produtores Rurais de Minas Gerais. O evento acontecerá no dia 13 de maio, no anfiteatro Alírio Alves Rosa, em Vazante. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Vazante, Virmondes da Silva Barra destacou que já estão confirmadas as presenças de várias autoridades do setor sendo: Do presidente da FAEMG, Roberto Simões; do ex-ministro da agricultura, Alysson Paulinelli; do secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento.

Ele informou que já estão confirmadas as presenças de representantes de mais de cem sindicatos de produtores rurais. “Acredito que o meio ambiente será também, um dos enfoques desta reunião, visto que o assunto ainda não está decidido no Congresso Nacional”, acrescentou.

A programação prevê:

9:00h – Abertura com o presidente da FAEMG, Roberto Simões e o prefeito de Vazante, Orlando Caixeta Fialho

9:30h – Palestra “O Presente e Futuro do Agronegócio Brasileiro” com o ex-ministro Alysson Paulinelli

10:30h – Palestra “Regularização Fundiária”, com o diretor da FAEMG, Marcos de Abreu e Silva

11:30h – Palestra “Perspectiva da Pecuária Leiteira”, com o presidente da Comissão Nacional de Pecuária Leiteira da CNA e vice-presidente da FAEMG, Rodrigo Alvim

12:30h - Debates

13:00h – Encerramento pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Vazante, Virmondes Barra


fonte: assessoria de comunicação do Senar Minas Regional Patos de Minas

TRANSMISSÃO DA VOZ DO BRASIL É OBRIGATÓRIA

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela validade da atual legislação que determina a obrigatoriedade da transmissão da Voz do Brasil às 19h. Com a decisão, as rádios não poderão mais veicular o programa em horário alternativo.

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região havia autorizado a flexibilização do programa de acordo com a programação local. Segundo parecer do STF, as rádios devem obedeceer a Lei nº 4.717/62, que institui o Código Brasileiro de Telecomunicações e que determina a transmissão obrigatória do programa no horário das 19h às 20h.

O STF decidiu pela obrigatoriedade ao julgar recurso extraordinário impetrado pela Advocacia-Geral da União. Recurso extraordinário é um processo judicial usado para contestar perante o Supremo Tribunal Federal uma decisão judicial proferida por um Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal, sob a alegação de contrariedade à Constituição.

DR. CLÊNIO EM GUARDA-MÓR

Correligionários do ex-prefeito de Guarda-Mór, Dr. Clênio Resende falam que ele está disposto a retornar a cidade para apoiar o candidato da oposição a prefeito em 2012.Dizem que pesquisas feitas na cidade apontam Dr. Clênio e o Vereador Edgar José de Lima muito bem avaliados no conceito popular.

PREFEITO ORLANDO FIALHO DEMOSTRA TRANQUILIDADE SOBRE A SUCESSÃO MUNICIPAL

Com a tranquilidade de sempre o prefeito Orlando Fialho quando questionado pelo os correligionários sobre a sua candidatura a reeleição, ele deixa no ar, o clima de mistério: afirmando que é uma pessoa de grupo e o seu futuro político depende do povo e das lideranças partidárias . Segundo ele, o momento agora é de continuar trabalhando para a comunidade e deixar para falar em eleição só no próximo ano.

DR. JOSÉ BENEDITO CANDIDATO A PREFEITO NO PSD?

Cresce as especulações que além de Dr.José Benedito outros nomes deixaram o PMDB de Vazante, entre eles o Vereador Luiz do Pedro e uma ala significativa do partido.Dr.José estaria de olho no PSD.


WILL NUNES COMENTA: as atitudes do ex-prefeito Dr. José Benedito revela sua vontade de governar novamente a cidade de Vazante. Vamos aos fatos que estão prestes a acontecer.


Primeiro- Deixar o PMDB

Segundo - Não fala que vai para o PSDB (para não depender do ex-prefeito Alcides Diniz)

Terceiro- Deseja levar o maior número de peemedebistas consigo

Quarto - Pretende ir para novo partido. Estão falando no PSD

Quinto - Fixar residência em Vazante

Sexto - Articula nos bastidores atrair nomes da situação


Com essas atitudes fica claro a pretenção de fortalecer a oposição e unir o maior número possivel de lideranças com a estratégia clara de candidatura da oposição em 2012.

PRESIDENTE DO PT MINEIRO DE OLHO NUMA CHAPA COM MARCIO LACERDA

Para tentar garantir a aliança com o PSB, uma ala do PT já começa a articular um nome para disputar a vice-prefeitura na chapa de Marcio Lacerda. Informações de bastidores dão conta de que o presidente estadual da legenda, o deputado federal Reginaldo Lopes, é o mais cotado para substituir Roberto Carvalho no cargo.

Um fato que concorre para este cenário é a transferência do título de eleitor e da filiação partidária de Reginaldo para a capital mineira, em andamento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Hoje, ele tem domicílio eleitoral em sua cidade natal, Bom Sucesso. "Há mais de um mês eu tenho ouvido essa conversa dentro do PT. Essa articulação do Reginaldo para ser vice não é de hoje", disse uma liderança petista que não quis ser identificada.

NOVAS REGRAS PARA OS CHEQUES

Em vigor desde 28 de abril de 2011, a Resolução 3.972 do Banco Central do Brasil, traz novas regras sobre a entrega dos cheques ao cliente e sobre os casos de devolução e sustação do cheque. Os Bancos deverão agora manter os correntistas orientados sobre como utilizar corretamente o talão de cheques e sobre as penalidades pelo uso indevido do mesmo.

Pela resolução, o fornecimento de talão de cheques aos clientes estará condicionado à existência de saldo, a restrições cadastrais, ao histórico de práticas e ocorrência na utilização dos cheques, aos registro no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo (CCF) e à regularidade dos dados e dos documentos do correntista.

Outra medida adotada pela norma é que para o pedido de sustação do cheque nos casos de furto, roubo e extravio, o cliente deverá apresentar o Boletim de Ocorrência, sem o qual não haverá a aceitação do pedido.

Uma outra determinação importante da resolução é que o Banco é obrigado a informar, mediante solicitação formal do interessado, o nome e endereço residencial e comercial do emitente de um cheque sem fundo, facilitando assim a vida de quem tem que correr atrás do prejuízo causado por quem emitiu um cheque com insuficiência de fundos.

Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone do Banco Central do Brasil: 08009792345. As reclamações dos consumidores quanto aos cumprimento da Resolução poderão ser feitas no próprio Banco, no Procon e no Banco Central

SUCESSÃO MUNICIPAL DE VAZANTE: DEPUTADO ANTÔNIO ANDRADE "O MEU APOIO DEPENDE DAS PESQUISAS".

Durante entrevista exclusiva hoje (10) ao programa rádio repórter da Rádio Montanheza-AM (1.310) o deputado federal Antônio Andrade (pres. estadual do PMDB mineiro),foi categórico em afirmar que o nome que terá o seu apoio a prefeito de Vazante será aquele que estiver melhor colocado nas pesquisas. Andrade disse ainda que é fundamental 0uvir a voz popular antes de lançar uma candidatura. Quem desejar ouvir a entrevista do programa na íntegra basta acessar o site da emissora(www.montanheza.com.br)

GREVE DOS POLICIAIS CIVIS DE MG

Começou, hoje, terça-feira, a greve dos policiais civis de Minas Gerais. O Sindicato dos Servidores da Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindpol-MG) já havia anunciado no fim de abril que esta paralisação definitiva poderia ocorrer caso o governo não aceitasse as propostas da campanha salarial 2011.

Os policiais pedem aumento no quadro de funcionários, equiparação remuneratória de delegados da polícia e representantes do Ministério Público, e melhores condições de trabalho. O sindicato divulgou uma cartilha orientando os profissionais sobre as atividades mínimas a serem feitas durante o estado de greve.Em Vazante nenhuma nota oficial foi divulgada sobre a greve da policia civil no município.

CÓDIGO FLORESTAL

A votação do novo Código Florestal, prevista para terça-feira, "talvez" seja adiada novamente por causa das negociações em busca de um consenso, disse à Reuters o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Depois de passar a segunda-feira em reuniões em busca de um acordo que atenda "a base aliada, os ambientalistas e a formulação do governo", Vaccarezza afirmou que ainda reunirá todos os líderes aliados, o relator da proposta, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), e alguns ministros na terça-feira.

VACA TEM TRIGÊMEOS

Uma vaca da raça Girolando teve trigêmeos na fazenda do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro. Segundo os produtores, os bezerros são machos, frutos de uma inseminação artificial. O parto foi natural. A fêmea tem 11 anos, idade considerada como avançada para um animal da raça

DICAS PARA ECONOMIZAR GASOLINA

O preço da gasolina está tão alto, que tem motorista trocando os hábitos na direção para economizar. Para o combustível render mais no tanque, a primeira dica é retirar a bagagem desnecessária do porta-malas, pois peso extra significa maior gasto. A manutenção também é importante e precisa estar em dia.

O perito em trânsito Paulo Ademar, fala sobre a revisão no motor: "Principalmente a substituição de velas, que devem estar novas e o filtro de ar, que deve ser sempre trocado, pois é o pulmão do carro", afirma o perito.

Os pneus do carro devem estar sempre calibrados como manda o fabricante. "As pessoas têm o palpite de 28 libras, mas elas devem seguir o manual. Isso vai fazer com que o carro esteja consumindo dentro do padrão. A fábrica testou isso antes", explica.

Segundo o perito, algumas regras devem ser seguidas na condução. "O motorista deve acelerar dentro do que o fabricante instruiu. É preciso ficar de olho no RPM (rotações por minuto). Tem pessoas que usam a quarta marcha para andar a 30, 20 quilômetros por hora, achando que estão economizando, na verdade não estão. No momento em que o carro fica parado no semáforo vermelho, a pessoa não pode insistir com o pé na embreagem. Desta forma, ele prejudica a o carro e consome muito mais do que devia. O correto é esperar o semáforo abrir para arrancar o carro normalmente", explica Paulo Ademar.

Com esses truques é possível fazer o carro render até 15% mais do que o normal.

SERRA PERDE FORÇA NO PSDB

A convenção nacional do PSDB, dia 28, deve negar ao ex-governador paulista José Serra o pretendido comando do PSDB para controlar o processo de escolha da candidatura presidencial em 2014, que ele reivindica, sepultando suas pretensões. A expressão mais contundente dessa decisão será a recondução à presidência do partido do deputado Sérgio Guerra (PE), com quem Serra rompeu em outubro passado.

MINISTÉRIO PÚBLICO DE OLHO EM SECRETÁRIO ESTADUAL DE MG

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento (DEM), é acusado pelo Ministério Público Estadual (MP) de pagar três funcionários particulares com recursos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O Ministério Público ajuizou ação civil pública com o intuito de cobrar do secretário e dos servidores R$ 458.170,45, relativos aos salários pagos indevidamente e os encargos trabalhistas e previdenciários. Nascimento ainda responde pelo crime de improbidade administrativa.

Pelo relato dos promotores do Patrimônio Público, o secretário teria contratado os três homens pelo gabinete parlamentar, nos anos de 2004 e 2005, quando exercia o cargo de deputado estadual. Um desafeto dele gravou conversas telefônicas entre os funcionários e conseguiu levantar documentos comprovando os fatos. O Ministério Público então abriu investigação para apurar o caso. Para os promotores, ficou comprovada a contratação irregular.


fonte: Jornal HojemDia

PREFEITOS DEVEM FICAR ATENTOS

Minas Gerais pode perder um total de R$ 59,4 milhões em repasses da União às prefeituras que não iniciarem suas obras, conveniadas com o governo federal entre 2007 e 2009, até 30 de junho. Trata-se do chamado "restos a pagar" - transferências não efetivadas às prefeituras no período de um ano. Levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que a situação de Minas não é diferente do resto do Brasil.

FRASE DO DIA

"Pessimismo leva à fraqueza, otimismo ao poder".
William James

PATOS DE MINAS:MEDALHA ANTÔNIO SEGUNDINO DE SÃO JOSÉ

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participou, nesta última quinta-feira, a 20ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor da Comenda Antônio Secundino de São José, realizada na Assembleia Legislativa do Estado. O objetivo do encontro foi escolher as personalidades que receberão a honraria neste ano. A solenidade de entrega das medalhas será realizada no dia 07 de junho, durante a programação da Festa Nacional do Milho – Fenamilho, em Patos de Minas.

A Comenda Antônio Secundino de São José foi criada em 1991. Ela é outorgada pelo Governo do Estado, anualmente, a personalidades e instituições que prestaram e continuam prestando relevantes serviços pelo desenvolvimento da agropecuária e pela preservação do meio ambiente.

Neste ano, onze personalidades receberão a comenda. Durante a reunião na ALMG, foram aprovados dez nomes por votação, e mais um homenageado será indicado pelo Governador, Antônio Anastasia. Na edição deste ano, serão agraciados o vice-presidente do Banco do Brasil, Robson Rocha; reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Alfredo Júlio; professor da UFV, Lino Ferreira; presidente da Copasa, Ricardo Simões; vice-presidente da Faemg, Antônio Pitangui; professor da UFLA, Moacir Pascoal; prefeito de Lagoa Grande, José Francelino; jornalista da Rede Globo, José Hamilton Ribeiro; o pecuarista e presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad e o presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco César de Assis.

Participaram da reunião os conselheiros Sérgio Hermínio Brommonschenkel, professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Renzo Garcia Von Pinho, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA); Martinho de Almeida e Silva, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Rodrigo Sant’anna Alvim , representando a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais; Cláudio Nasser de Carvalho, representando o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas; Valquir Boaventura de Araújo, representando a prefeitura de Presidente Olegário; Ilmar Bastos Santos, representando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; a presidente de honra do conselho e prefeita de Patos de Minas, Maria Beatriz Savassi e Marcos Sampaio, representando o cerimonial do Governo.
Personalidade

Antônio Secundino de São José nasceu no distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Formado em Agronomia, é fundador da empresa Agroceres que, em 1945, introduziu o milho híbrido no Brasil. O empresário tem extensa trajetória como defensor da agricultura nacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais

WILL NUNES COMENTA: sugiro a Câmara Municipal de Vazante criar algo semelhante para homenagear vazantinos e personalidades que contribuem para o desenvolvimento do nosso município. O evento poderia ocorrer durante a Festa da Lapa.

PATOS DE MINAS: FENAMILHO

Paiolão, uma das principais atrações da Fenamilho, terá cinco noites este ano. O Sindicato Rural anunciou a programação na manhã desta segunda-feira (09). Os passaportes começam a ser vendidos a partir desta tarde na loja Fenamilho do Pátio Central Shopping. As entradas para o Paiolão podem ser adquiridas à vista ou em até três parcelas.
Entre as novidades no Paiolão 2011 está a venda exclusiva de passaportes personalizados. A mudança foi adotada pelo Sindicato Rural para coibir a ação de cambistas que encareciam o preço das entradas. O 1º lote de passaportes para o camarote será vendido ao preço de R$ 280,00 e o 1º lote de pista será vendido por R$ 80,00.

O sertanejo ocupa boa parte da programação. Serão mais de 20 atrações, incluindo algumas de renome nacional como Humberto e Ronaldo, Munhoz e Mariano e Matheus e Kauã. O Sindicato Rural também caprichou na contratação de Djs e abriu espaço para os artistas locais e regionais.

O Sindicato dos Produtores Rurais também anunciou a data para a inauguração da Sala de Imprensa no Parque de Exposições. A solenidade vai acontecer no dia 16 de maio a partir das 20h. O radialista Patrício Filho dá nome à sala de imprensa que terá ainda um espaço de imagens dedicado ao fotógrafo Saulo Alves.


fonte: patoshoje

GLOBO TIRA BRASILEIRO DA REDE TV

Detentora dos direitos de transmissão da série B, do Brasileirão 2011, a Globo tomou da Rede TV! o campeonato e o passou para a Band. Na Rede TV!, comenta-se que a medida seria uma retaliação. A emissora está brigando com a Globo no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) por causa do Brasileirão de 2012 a 2014. A Rede TV! foi a única participante e vencedora da licitação do Clube dos 13. Contrariada, a emissora negociou com os times individualmente. Procurada, a Globo afirma que a cessão de jogos da série B para a Band coube à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), por meio da agência de marketing esportivo Sport Promotion.

VAZANTE: IPTU COM DESCONTO

Vence no dia 31 de maio o prazo de pagamento a vista do IPTU 2011 com desconto de 25%. O imposto também poderá ser pago sem desconto, em três parcelas com vencimentos em 31 de maio, 30 de junho e 29 de julho. Diferentemente do que ocorre em outros municípios, a arrecadação do IPTU em Vazante tem sempre uma destinação específica, determinada pelo próprio prefeito Orlando Fialho. Em 2009, a receita do tributo foi usada na compra de uma UTI Móvel. Assim como ocorreu em 2010, a receita do IPTU 2011 também será investida na reforma, ampliação e melhorias do Hospital Municipal.

GOVERNADOR QUER SER PRESIDENTE

Vão ao ar nesta terça-feira à noite cinco novas inserções de rádio e TV do PSB. As peças, criadas pelo jornalista e publicitário Edson Barbosa, da Link Propaganda, têm um claro objetivo: lançar nacionalmente o nome do governador de Pernambuco e presidente da legenda, Eduardo Campos.

Se em seu primeiro mandato no Estado Campos procurou não aparecer falando de política nacional --embora operasse nos bastidores--, agora, reeleito com maior votação do país, ele tenta abertamente se inserir no debate de temas que ultrapassam a fronteira de Pernambuco.

Em uma das três peças em que é a estrela, Campos aparece defendendo a reforma política, para que o "Brasil oficial esteja mais próximo do Brasil real".

DIA DO ORGASMO

O município de Esperantina, no Piauí, comemorou o “Dia do Orgasmo“. A lei foi criada de forma unânime em 2001 pela Câmara Municipal. De acordo com o autor do projeto, o ex-vereador Arimatéia Dantas (PT), a ideia é que a comemoração da data sirva para discutir a questão e quebrar preconceitos, ajudando as pessoas a viver melhor. “Isso é uma questão de saúde pública. Quando as pessoas acumulam frustrações sexuais, acabam extravasando em forma de violência”, diz.

CNBB TEM NOVO PRESIDENTE

O arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, foi eleito nesta segunda-feira (9) para o cargo de presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Damasceno recebeu 196 votos, o equivalente a 71% dos votos válidos.

A eleição foi realizada durante a 49ª Assembléia Geral da CNBB, em Aparecida. Outro candidato à presidência era dom Odilo Pedro Scherer, cardeal-arcebispo de São Paulo. Os dois são os únicos cardeais brasileiros em atividade, e gozam de grande prestígio no episcopado.

WILL NUNES COMENTA:
Raymundo Damasceno Assis nasceu em 1937 na cidade mineira de Capela Nova (MG). Estudou Filosofia no Seminário Maior de Mariana (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália. Foi bispo auxiliar de Brasília, professor do departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB).

Dom Damasceno foi secretário da CNBB por dois mandatos consecutivos (1995-1998; 1999-2003) e, mais recentemente, membro da Pontifícia Comissão para a América Latina – CAL e sínodo para a África, em 2009.