sábado, 24 de outubro de 2015

GRANDE RUI BARBOSA

OPOSIÇÃO DESANIMADA COM AS MANIFESTAÇÕES

Os setores do mercado que cantaram em prosa e verso os protestos de rua, de março e agosto, temem pela manifestação de 15 de novembro. O receio é que menos manifestantes saiam às ruas. Constataram que os grupos que promoveram essas mobilizações têm uma base difusa. Os recentes atos na praça do STF e no gramado do Congresso, conforme consultores, podem indicar que esse canal se esgotou. Essas organizações, segundo deputados do PSDB e do DEM, já teriam reconhecido suas limitações. Por isso, adotaram um novo discurso, o de que a população sairá da apatia e voltará em massa às ruas no dia em que Eduardo Cunha acatar o pedido de impeachment.

A SUCESSÃO DE CUNHA

O presidente da Câmara diz que não deixará o cargo, mas governistas e a oposição já tratam de sua sucessão. Nem o PSDB nem o PT têm força para impor um candidato. A oposição procura um nome do PMDB. Na reunião dos tucanos, na terça, foi citado Osmar Serraglio (foto), relator da CPI dos Correios, que investigou o mensalão. O PMDB pensa num aliado e, no bastidor, se fala no líder do PTB, Jovair Arantes.

TSE: ELEIÇÃO 2016

tseO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará, na próxima quinta-feira (29), a partir das 10 horas, no auditório 1, a primeira audiência pública para discutir três minutas de resoluções que irão reger as eleições municipais de 2016: reclamações e representações, pesquisas eleitorais e registro de candidato. As propostas poderão ser apresentadas por partidos políticos, entidades da sociedade civil, advogados e demais cidadãos interessados.
A minuta de reclamações, representações e pedidos de resposta, prevista na Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições), irá regulamentar os procedimentos relacionados às referidas ações no que diz respeito à sua apresentação na Justiça Eleitoral, prazos, tramitação, julgamento e recursos judiciais cabíveis. Por meio dessas ações, os candidatos, partidos políticos, coligações e o Ministério Público Eleitoral (MPE) poderão questionar eventuais irregularidades relacionadas às eleições, como pesquisa de intenção de votos, propaganda eleitoral, gastos em campanha política de candidatos e cumprimento dos prazos de julgamento por parte dos juízes eleitorais.
Outro tema em pauta será a minuta de resolução que trata das pesquisas eleitorais. O documento contém as orientações relativas ao registro e à divulgação de pesquisas de opinião pública, quanto aos candidatos ou pretensos candidatos aos cargos eletivos em disputa no pleito do próximo ano. A norma estabelece ainda os requisitos mínimos para o registro e divulgação das pesquisas eleitorais, bem como prazos, legitimidade para impugnar e penalidades.
Também integra os debates da audiência do próximo dia 29, a minuta sobre o registro dos candidatos. O dispositivo trata dos procedimentos que devem ser observados pelos partidos políticos e coligações quanto à escolha e apresentação do registro de candidatos à Justiça Eleitoral, estabelecendo, com base na Lei das Eleições, percentuais máximos de candidaturas por partido político/coligação, documentação exigida para o registro, prazos, tramitação, legitimados a impugnar a candidatura, julgamento do pedido de registro e os recursos judiciais cabíveis.

LAVA-JATO: DELAÇÃO PREMIADA PODE NÃO VALER

A delação premiada do ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa poderá ser rescindida ou revista devido à suspeita de omissão. A possível alteração sobre o status dos depoimentos prestados por Costa pode ocorrer porque ele omitiu nomes de políticos envolvidos e dinheiro obtido por meio do esquema de propinas investigado na operação “lava jato”.
A suspeita de omissão surgiu depois das delações premiadas de Fernando “Baiano”, que é apontado como operador de propinas do PMDB. Caso a rescisão ocorra, as provas colhidas não perderão a validade, mas os benefícios concedidos ao delator serão extintos, conforme consta na cláusula 24 do acordo firmado entre o ex-diretor e a equipe de procuradores que investigam o esquema de desvio de verbas. As informações são do Valor Econô

COM A PRESENÇA DE MICHEL TEMER, VICE-GOVERNADOR ANTÔNIO ANDRADE É REELEITO PRESIDENTE DO PMDB

O vice-presidente Michel Temer, esteve em Belo Horizonte na manhã deste sábado para a convenção estadual do PMDB, que reelegeu o presidente da legenda em Minas Gerais, Antônio Andrade. No evento, Temer disse que o seu partido representa para o país um certo "equilíbrio". Ele admitiu que podem existir divergências internas no partido, mas declarou que, "quando se trata do país, o PMDB converge em nome e em benefício dele".

O evento teve início na manhã deste sábado, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A chapa liderada pelo vice-governador de Minas foi a única em questão. O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, desembarcou por volta de 13h no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, e seguiu para a ALMG. Ele foi acompanhado do govenador de Minas, Fernando Pimentel, e do presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), Moreira Fran

PROGRAMA WILL NUNES: O VALOROSO TRABALHO DO SAMU EM MONTES CLAROS