quinta-feira, 19 de março de 2015

DEPUTADO PROPÕE QUE GOVERNADOR CRIE UMA EMPRESA MINEIRA DE COMUNICAÇÃO




O deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) quer criar a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), nos moldes do que já existe no âmbito nacional com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A EMC cuidaria de reestruturar e operar a Rede Minas e prestar outros serviços no campo de radiodifusão e comunicação, de acordo com o projeto de lei. O projeto impõe obrigações ao novo órgão, como a criação de conteúdo regional. Celinho justifica a iniciativa dizendo que contribuiria para o “avanço para um novo patamar da rede pública de televisão em Minas Gerais”

DEPUTADO ARLEN SANTIAGO: PROJETO PARA DESCONTO NO IPVA




O deputado estadual Arlen Santiago (PTB) apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para dar desconto no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de motoristas que não tenham sido multados no trânsito. Pelo projeto, um ano sem multas garantiria 10% de desconto. Para dois anos sem infrações, 15%. Se o motorista não tiver cometido infração nos últimos três anos, poderia pagar 20% a menos de IPVA. Apesar de ter apelo popular, o projeto dificilmente avançará em um cenário de queda de arrecadação.

MINAS GERAIS: NOME FORTE DOS TUCANOS, PODE FAZER PARTE DO GOVERNO PIMENTEL

“Não tem a menor chance. Eu me sentiria violentado se traísse os meus princípios. A coerência é uma cláusula pétrea na minha vida pública. Fui convidado para integrar o Ministério das Cidades, mas recusei o chamado por esse mesmo motivo”.

A negativa acima é do ex-deputado federal e presidente estadual do PSD, Alexandre Silveira, em resposta nesta quarta à possibilidade de anunciar o seu apoio ao governo de Fernando Pimentel (PT) em troca de um cargo na Cidade Administrativa.
Apesar da ênfase de Silveira, a mudança de lado dele, ex-secretário da gestão de Antonio Anastasia, é dada como certa por políticos aliados ao governo mineiro e também à oposição.
Muito próximo do grupo de Aécio Neves, Alexandre Silveira viu sua relação com o PSDB começar a estremecer em agosto do ano passado, ainda durante a campanha eleitoral. Silveira, junto com Narcio Rodrigues, coordenava a campanha de Pimenta da Veiga (PSDB) e acabou sendo, de acordo com integrantes da campanha, “varrido” da função pelo ex-secretário de Estado Danilo de Castro. Na época, o candidato tucano estacionara nas pesquisas de intenção de voto. Membros do partido ainda culpam o mau desempenho da coordenação de Pimenta como um dos fatores da derrota de Aécio Neves na disputa presidencial, inclusive perdendo no primeiro e no segundo turnos em Minas Gerais.
A briga com o alto escalão tucano, em especial com Danilo de Castro, homem forte dos governos do PSDB em Minas, seria a principal causa para a decisão de Silveira. Ele estaria sem lugar e se sentindo desvalorizado no grupo tucano.
O retorno do presidente estadual do PSD à Cidade Administrativa, agora governada pelo PT, é ventilado até por pessoas próximas de Fernando Pimentel. Para elas, esse movimento desagradaria muita gente da base aliada do governador. “Isso pode até causar uma crise no governo. Mas vamos aguardar”, diz, preocupada com a reação de aliados, uma fonte do Palácio Tiradentes. A ida de Silveira para o lado de Pimentel só agradaria e muito ao presidente nacional do PSD e ministro do governo Dilma, Gilberto Kassab.

PATOS DE MINAS: FENAMILHO - TRIBUTO A ZÉ RICO

Show da dupla Milionário e José Rico. ( Foto: Reprodução )
A direção do Sindicato dos Produtores Rurais confirmou, na manhã desta quinta-feira (19) a manutenção do show da dupla Milionário e José Rico na programação da Fenamilho 2015, mesmo após a morte do cantor José Rico no início deste mês. Em nota encaminhada à imprensa a organização da festa anuncia que fará um tributo ao sertanejo.
“Como presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, venho esclarecer que, mesmo diante do falecimento do cantor José Rico da dupla Milionário & José Rico, o show marcado para a Fenamilho 2015, continua na programação da festa e será realizado pelo cantor Milionário, que na oportunidade, fará um tributo ao parceiro”, explica o presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas, Elhon Cruvinel.
A homenagem faz parte do projeto “Eternamente Milionário & José Rico” idealizado pela equipe de produção da dupla. “Tenho certeza que será um momento oportuno para evidenciarmos nossa admiração por esse artista que deixará saudades”, conclui o presidente do Sindicato Rural.
O show em Tributo a dupla Milionário e José Rico vai acontecer no dia 03 de junho, na arena do Parque de Exposições.
Autor: Maurício Roch

EX-MINISTRO DA EDUCAÇÃO, CID GOMES CHUTA O BALDE NO CONGRESSO


DEPUTADO DEFENDE . FILHO DE LULA

:
"Um parlamentar utilizar o submundo da internet para tentar transformar uma mentira várias vezes repetida em verdade, como fez o nobre deputado Domingos Sávio, em relação ao filho do presidente Lula, é ofensivo e mentiroso", declarou o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG); em entrevista a uma rádio mineira, o tucano disse que Fabio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, era "um dos homens mais ricos do Brasil" e "enriqueceu do dia para a noite"
O deputado federal Reinaldo Lopes (PT-MG) desafiou o colega Domingos Sávio (MG) a provar as acusações que fez contra Fabio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula. Em entrevista a uma rádio de Minas Gerais, o tucano acusou Lulinha, como é conhecido, de ter enriquecido "como num passe de mágica, do dia para a noite", e o apontou como "um dos homens mais ricos do Brasil hoje".
"Um parlamentar utilizar o submundo da internet para tentar transformar uma mentira várias vezes repetida em verdade, como fez o nobre deputado Domingos Sávio, em relação ao filho do presidente Lula, é ofensivo e mentiroso", disse o petista nesta quarta-feira 18, durante sessão no plenário da Câmara.
"Ele deveria trazer para a Câmara dos Deputados a base das suas informações. Porque não é verdade que o filho do presidente Lula possui fazendas, como ele afirmou em uma rádio, na sua cidade natal, Divinópolis. Essa história sempre vem à tona e o filho do presidente Lula fez muito bem de fazer a interpelação judicial para que o parlamentar possa comprovar. Eu também desafio que ele traga aqui as provas. A prova do jato, das fazendas e de tudo mais que ele diz", continuou Lopes.
As acusações de Sávio foram feitas no dia 9 de fevereiro desse ano. Lulinha ingressou ontem com interpelação judicial contra o deputado do PSDB, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para apurar a prática de injúria, calúnia e difamação contra ele (leia mais).
De acordo com o advogado de Fabio, Cristiano Zanin Martins, "já ficou claro que o deputado Domingos Sávio está fazendo acusações contra o Fábio Lula sem provas, só com base no 'ouvi dizer'. É preciso parar com essa boataria mentirosa. Se ele não se retratar e continuar nesse caminho irá virar réu em ação no STF"

DILMA NEGA REFORMA MINISTERIAL



Presidente afirma a jornalistas: "Vocês estão criando reforma ministerial que não existe. Não tenho perspectiva de alterar nada e nem ninguém"; "Não adianta botar que tem reforma ministerial. Reforma ministerial é uma panaceia, ou seja, não resolve os problemas. O que resolve os problemas nós estamos colocando em prática", acrescentou Dilma Rousseff, depois de anunciar, em cerimônia no Palácio do Planalto, medidas de modernização do futebol brasileiro; sobre a substituição de Cid Gomes na Educação, após o conflito de ontem na Câmara dos Deputados, ela assegurou que não olhará para o interesse dos partidos; "Será uma pessoa boa para a educação e não desse ou daquele partido".

CONGRESSO EM BAIXA


Ainda pior que a popularidade de Dilma é a avaliação que a população faz do trabalho do Congresso. A pesquisa mostra que só 9% consideram ótimo ou bom o desempenho dos deputados e senadores.
Para metade da população (50%), a atuação dos congressistas é ruim ou péssima. A taxa só é comparável com as do fim de 1993, período em que a reprovação aos parlamentares oscilou em torno de 56%.
Os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), estão entre os investigados da Operação Lava Jato

DISPUTA PT E PMDB EM MINAS

Não será fácil para o atual secretário de governo do Estado de Minas Gerais e deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Odair Cunha, conter os ânimos de seus colegas de partido quando o assunto é a sucessão municipal do próximo ano.

Escrito por Jornal Edição do Brasil em Política - 
Odair Cunha
O secretário Odair Cunha terá
muito trabalho pela frente
(Foto:Divulgação)

Este tema, se não for bem trabalhado, vai terminar provocando ruídos na aliança entre petistas e peemedebistas. O vice-governador Antônio Andrade, ainda presidente de seu partido, não quer discutir o assunto por enquanto, pois no momento cuida de estancar feridas abertas desde a formação da equipe do atual governo estadual, ocasião onde ele atuou como um dos negociadores, mas não teve como evitar os desgastes.

Petistas em campo
O crescimento do PT no Sul de Minas está sob a mira do próprio secretário de governo, Odair Cunha, onde ele é majoritário. Mas, em outras localidades, a procissão segue em ritmo diferente.
Saindo do Sul e indo para o Norte, o atual secretário de Estado do Desenvolvimento Integrado dos Vales Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedivan), deputado Paulo Guedes, já está em campanha como candidato a prefeito de Montes Claros. Neste caso, um confronto partidário provavelmente se estabeleceria. Afinal, o PMDB do vice-governador Antônio Andrada é o mesmo partido do atual vice-prefeito. Mas, Guedes não dar a menor importância para essa realidade e segue em frente com seu projeto político.
Uma delicada situação poderá acontecer em Juiz de Fora. O prefeito Bruno Siqueira, uma das jovens estrelas do PMDB, tem como principal rival a deputada federal do PT, Margarida Salomão. Eles já duelaram no segundo turno do último pleito, mas a promessa é que tudo se repetirá na peleja de 2016.

No Vale do Aço, onde o PT reina absoluto, por enquanto, há calmaria entre os dois partidos aliados do governador Fernando Pimentel. Basta ver que Ipatinga, Valadares, Coronel Fabriciano e Timóteo são comandados por petistas. Consta que até mesmo a família Quintão, do PMDB, já teria feito um acordo para não criar dificuldades à recandidatura da atual prefeita Cecília Ferramenta, em Ipatinga. Tudo isso em troca do apoio de setores do PT ao deputado Leonardo Quintão, em Belo Horizonte.
Para tentar fechar o cerco na região metropolitana, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, deputado federal Miguel Corrêa, aproveita as horas de folga para fazer contatos políticos com alguns dos atuais prefeitos, além de prováveis candidatos sem municípios próximos à capital mineira. Concentra-se, no momento, um trabalho de reforço da musculatura política da Maria do Carmo Lara para tentar reconduzi-la à Prefeitura de Betim.

Por outro lado, nada comentam sobre a sucessão de Nova Lima, onde o atual prefeito Cassinho é do PMDB.Uma questão difícil é Contagem, se consideramos que o atual prefeito Carlin Moura não está bem avaliado. Assim, abre-se a possibilidade do surgimento de novos nomes, incluindo o PT, por meio da ex-prefeita e deputada estadual Marília Campos. Porém, existe a possibilidade do deputado Newton Cardoso Junior, (PMDB), aceitar a ideia de entrar na disputa, o que seria um pesadelo para o grupo petista.

Tido e havido como peemedebistas histórico, Antônio Júlio, ex-presidente da Assembleia, tem confessado a amigos a vontade de não ser candidato pela segunda vez a prefeito de Pará de Minas. Com isto, o atual chefe do Executivo local poderia está abrindo mão de uma prefeitura importantíssima, já que o município é uma porta de entrada do Oeste Mineiro.

Seguindo essa mesma rota, chega-se a Uberaba, cidade chefiada por outro representante do PMDB, Paulo Piau. Trata-se de um município onde o eleitor tem um perfil mais conservador, e o PT por lá não tem tanta densidade eleitoral. Mas, se a eleição fosse hoje, Piau poderia ser derrotado pela oposição, tendo à frente uma junção de partidos: Democratas, PSDB e PSB, entre outras Siglas.

Considerado o segundo colégio eleitoral do Estado, Uberlândia é a “menina dos olhos” dos petistas. O prefeito Gilmar Machado, é um político de prestígio em BH e Brasília, mas passa por um desgaste político que seus amigos apostam reverter em breve, antes mesmo de terminar o primeiro semestre deste ano. Na capital do Triângulo Mineiro, o PMDB é fraquíssimo. Tem como liderança apenas o deputado estadual Leonídio Bouças, incapaz de fazer sombra ao grupo que atualmente domina a situação por lá. O duelo do prefeito Gilmar pode se dar numa eventual peleja com o ex-prefeito, o deputado federal Odelmo Leão. Aliás, ele se gaba de nunca ter perdido uma eleição.
- S

HENRIQUE QUER

Na SRI, só se tiver autonomia
Na SRI, só se tiver autonomia
Embora Henrique Eduardo Alves negue publicamente o interesse em assumir a Secretaria de Relações Institucionais, peemedebistas da Câmara empenhados em levá-lo ao ministério dizem que uma SRI com autonomia poderia, sim, ser assumida por ele.
Mas não adianta se animar. A disposição de Dilma em colocar o PMDB à frente da pasta é bem pequena. Para ela, pelo menos por enquanto, os nomes do PMDB na articulação política são Michel Temer e Eliseu Padilha.
Por Lauro Jardim

HAJA PARTIDOS!

Neste momento no país estão nascendo mais dezenas de novas siglas. Por exemplo: Rede, Partido Liberal, Partido Muda Brasil, Piratas, Partido Novo, Partido Militar Brasileiro, Partido da Mulher Brasileira, Partido da Defesa Social.

TIRIRICA TERÁ QUE PAGAR INDENIZAÇÃO A ROBERTO CARLOS


tiriricabife
A Justiça condenou o deputado federal Tiririca (PR/SP) e o diretório regional de São Paulo do Partido da República por parodiarem a canção “O Portão”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, na campanha eleitoral do ano passado. A sentença foi do juiz Márcio Teixeira Laranjo, da 21ª Vara Cível de São Paulo. Pela decisão em primeira instância, os réus estão proibidos de utilizar a música e terão que pagar indenização, em valor ainda não estipulado, à editora EMI Songs, detentora dos direitos patrimoniais da composição.
Na campanha eleitoral na TV em 2014, Tiririca imitou Roberto Carlos, usando peruca e terno branco, para pedir votos. Sentado em frente a um prato de bife, em referência à propaganda de um frigorífico protagonizada por Roberto, Tiririca cantava: “Eu votei, de novo eu vou votar/ Tiririca, Brasília é o seu lugar”. A propaganda adaptou os versos originais de “O Portão”: “Eu voltei, agora pra ficar. Porque aqui, aqui é meu lugar”.

SENADO ADIA PROPOSTA QUE OBRIGA OS CHEFES DO PODER EXECUTIVO RENUNCIAREM AO CARGO 6 MESES ANTES DO PLEITO


senadoRE
Por falta de acordo e diante da ausência do relator do texto, Luiz Henrique (PMDB-SC), que está em viagem oficial, os senadores decidiram suspender a votação da proposta de emenda constitucional que obriga os chefes do Poder Executivo concorrentes à reeleição a renunciarem ao cargo seis meses antes do pleito (PEC 73/2011).
O presidente do Senado, Renan Calheiros, explicou que há “vácuos jurídicos” que precisam ser esclarecidos pelo relator. “A matéria continuará na ordem do dia e vamos aguardar a presença do senador Luiz Henrique para que possamos profundamente discutir esse texto, como discutir ainda uma ordem para a apreciação desses itens da própria reforma política”, explicou Renan.
Durante o exame da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em março do ano passado, o senador Luiz Henrique esclareceu que o objetivo é impedir que o governante candidato à reeleição se aproveite do cargo para desequilibrar a disputa eleitoral. Ele argumentou ainda que depois de quatro eleições presidenciais está comprovado ser inadequado que o candidato se mantenha na função.

CONGRESSO NACIONAL DISCUTE A MAIORIDADE PENAS


menor infratorComissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (18) a realização de audiência pública no próximo dia 24 para discutir a proposta de emenda à Constituição que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos no País. Mesmo defendendo opiniões divergentes sobre a PEC da Maioridade Penal (171/93), deputados que integram a CCJ aprovaram em conjunto dois requerimentos que pediam a realização de audiência pública sobre o assunto.

NOVELA DO DOPING DE ANDERSON SILVA


silva-1
A novela sobre o caso de doping de Anderson Silva no UFC 183, no início deste ano, vai demorar um pouco mais para ter uma conclusão. Isso porque ele não será mais julgado neste mês de março pela comissão Atlética de Nevada (NAC), como estava previsto.
Segundo o UOL, os advogados entraram com um pedido de adiamento, que foi aceito pela entidade. O diretor executivo da comissão, Bob Bennett, confirmou ao blog, em contato telefônico, que aceitou adiar a audiência de defesa do ex-campeão dos médios do UFC.
Esse tempo a mais foi pedido para que ele apresentasse a primeira parte de sua defesa, uma representação por escrito, respondendo formalmente pelo processo de doping. Ele explicou que esse encontro deve acontecer apenas em abril, mas ainda não tem uma data estipulada.

PT PREPARA BOMBA RELÓGIO PARA O PSDB

bomba-relc3b3gioPetistas defendem que o empresário Adir Assad, preso na Operação Lava Jato, seja o novo foco do partido na CPI da Petrobras.
Ligado ao ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, Assad é visto pelos deputados do PT como “uma bomba relógio” para o PSDB.
O PT teme, no entanto, que a dobradinha entre PMDB e PSDB dificulte que um depoimento de Assad seja aprovado. O relator da CPI, Luiz Sérgio (PT-RJ), tem dito ser bastante difícil duelar com essa aliança.

NORTE DE MINAS: MINISTÉRIO PÚBLICO ATENTO


olho_grande_lupa
Prefeitos estão assustados com o trabalho minucioso do Ministério Público  em algumas prefeituras do Norte de Minas. O olhar atento está deixando administradores assustados e preocupados com a gestão pública. O trabalho eficiente deve mudar completamente o conceito de gerir com mais cuidado e responsabilidade o dinheiro público.

NORTE DE MINAS: DIA DE SÃO JOSÉ (19) "ESPERANÇA DE CHUVA"




A esperanças do povo guerreiro do Norte de Minas. Acredita que o Dia de São José, comemorado nesta quinta-feira (19), possa ser o sinal de dias melhores . Neste dia muita gente com a força da fé costuma rezar pedindo chuva para a região.

RELATOR DEFENDE O FIM DAS COLIGAÇÕES


tre-rn-urna-eletronica-biometriaO relator especial da reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), defendeu há pouco o fim das coligações nas eleições proporcionais. “Queremos trazer uma vida política nacional mais autêntica, que os partidos políticos sejam fortalecidos e a população se sinta mais representada”, afirmou o parlamentar.
Para ele, as coligações proporcionais enfraquecem as agremiações, porque há cinco e até dez partidos coligados e isso deforma a vontade do eleitor. “Ele vota em um partido e elege outro”, argumentou. A maioria dos membros da comissão se manifestou favoravelmente à proposta.

MONTES CLAROS: 41º FEIRA DE AGRONEGÓCIO DEVE GERAR R$ 300 MILHÕES


Adriana LisboaDo G1 Grande Mina
Lançamento comercial da 41ª Expomentes (Foto: Adriana Liboa/G1)Lançamento comercial da 41ª Expomontes (Foto: Adriana Liboa/G1)
A Sociedade Rural de Montes Claros promoveu na noite dessa segunda-feira (16), o lançamento comercial da 41ª Expomontes. Uma das maiores feiras de Agronegócios do país será realizada no Parque de Exposições João Alencar Athayde, de 02 a 12 de julho de 2015, em Montes Claros, no Norte de Minas. Segundo os organizadores, o evento deve movimentar R$ 300 milhões em negócios.
A grandiosidade de feira deve-se ao número de animais inscritos, exposição de serviços, público visitante, entretenimento, shows e volume de negócios. Segundo o presidente da Sociedade Rural Osmani Barbosa, este será um evento diferenciado, justamente pela dificuldade enfrentada pela seca. Porém, segundo Osmani, o Norte de Minas se supera muito rápido.
“Somos um sociedade classista que vive um momento de superação, e com bastante trabalho e parceria, vamos fazer um grande evento, acredito que maior do que o ano passado. Cerca de 50% dos estandes já estão reservados, por isso, vamos manter o que foi feito no último ano. E acredito que pode ter uma surpresa, já que empresários de fora estão trazendo gado pra investir na região”, diz Osmani.
Osmani Barbosa é eleito pela terceira vez como diretor da Sociedade Rural (Foto: Adriana Liboa/G1)Osmani Barbosa é eleito pela terceira vez como
diretor da Sociedade Rural (Foto: Adriana Liboa/G1)
Ainda segundo a organização, são esperados aproximadamente 350 mil visitantes na 41ª edição da Expomontes. A feira terá 70 estantes, shows, praça de alimentação, e, na questão da segurança, foi feita uma parceira com a Polícia Militar. São gerados ainda quatro mil empregos.
De acordo com o diretor financeiro da Sociedade Rural, Moacyr Basso, o evento pretende atender as expectativas de toda região, com negócios, entretenimento, público, resultados e mostra de tecnologia. Segundo ele, foram iniciadas as negociações e o acolhimento de propostas dos parceiros.
“Vamos manter o que foi praticado nos últimos anos. Como algumas novidades, teremos a abertura de uma churrascaria permanente no parque, a ampliação da mostra de gado em formato de exposição genética, com o gado das fazendas progênie. Aumentaremos o número de baias para a permanência de equinos de esporte durante todo evento, permitindo a realização de provas equestres durante toda a exposição’, diz.
O superintendente regional da CEF, Leonardo Mendes, afirma que, apesar da crise, vale a pena investir no Agronegócio na região. "No ano passado fizemos a primeira parceria com a Expomontes, e pretendemos cada vez mais aumentar a participação via recursos liberados através de orçamento, com possibilidades de parcerias nos segmentos empresariais e físicos, para consolidar nossa participação financeira", afirma.
Composição da mesa diretora da Sociedade Rural de Montes Claros (Foto: Adriana Liboa/G1)Composição da mesa diretora da Sociedade Rural
de Montes Claros (Foto: Adriana Liboa/G1)
Posse
Paralelo ao lançamento comercial, a nova diretoria da Sociedade Rural foi empossada. Eleito por unanimidade, Osmani Barbosa segue para o seu terceiro mandato consecutivo. Durante seu discurso de posse, ele diz que entra na sua 3ª gestão com humildade e um sentimento verdadeiro de agradecimento aos produtores rurais que nele confiaram.
“A falta de chuvas já castigou nossa região, é hora de montar um plano e executar um trabalho de quatro mãos. Juntos podemos fazer muito mais, e prometo não decepcioná-los”, diz.
Segundo a organização, a grande diferença nesta nova composição da diretoria é a inclusão de mais duas mulheres; Silene Maria Prates Barreto e Cristina Athayde Rebello. Até o último ano, a mesa era composta por uma mulher e 37 homens. “Em um universo predominantemente masculino, é preciso a sensibilidade e a união de todos, como classe, para conseguirmos mudar a situação atual, mas apesar do número, é um clima de família, e não sentimos nenhuma diferença em relação aos homens”, diz Cristina Rebello, diretora de pecuária de cort

A FORÇA DO PMDB

Untitled 2 O país está mais uma vez nas mãos do PMDB
Trinta anos após a morte de Tancredo Neves, que antes da posse deixou o cargo para o vice José Sarney (ex-Arena e ex-PDS), primeiro e último presidente da República do PMDB, o principal partido da transição da ditadura para a democracia está novamente dando as cartas no poder central.
Quanto mais fraco o governo, mais forte fica o PMDB, o fiel da balança nestas últimas duas décadas em que PSDB e PT se revezaram no Palácio do Planalto.

TUCANOS ENROLADOS


tucasuica
O novo capítulo da “novela” das contas do HSBC, agora mostrando que os titulares de contas numeradas daquele banco, na Suíça, irrigaram com  pelo menos R 5,8 milhões as campanhas eleitorais do ano passado, com nítida preferência (R$ 2,9 milhões, a metade do total) pelos candidatos tucanos, inclusive Aécio Neves, mostra o quanto de hipocrisia há no financiamento privado das campanhas.
WILL NUNES:
Por que será que a mídia faz questão de esconder quando a corrupção parece bater na porta do PSDB? Já quando o assunto envolve o PT a lenha come! Ora, pau que bate em Chico, também não deveria bater em Francisco, ou não? O problema de corrupção  no Brasil não é apenas partidário envolve vários outros setores da sociedade por isso é preciso deixar de hipocrisia e tratar os fatos como eles são realmente , exercendo o papel  do bom jornalismo de objetividade e imparcialidade, ouvindo sempre os dois lados e mostrando principalmente a notícia como realmente é. Algo que parece está muito longe dos grandes meios de comunicação na cruzada contra o governo federal.

BOB FERNANDES - ANALISTA POLÍTICO " CID GOMES DISSE O QUE MUITOS POLÍTICOS NÃO TÊM CORAGEM DE FALAR"


CIRO GOMES SOLTA O VERBO E DEFENDE O IRMÃO, CID GOMES


:
“Falar a verdade nesse país, principalmente nesses tempos, custa muito caro. Mas acho que esse preço tem que ser pago, porque quem faz história não são os pilantras que hoje dominam a cena nacional e sim os homens que não se abatem diante dos constrangimentos”, afirmou o ex-ministro Ciro Gomes, endossando a crítica de Cid sobre os "400 achacadores" no Congresso Nacional; Ciro também aconselhou a presidente Dilma Rousseff; “O que importa é a economia, amigo. A recessão é uma ameaça. A moeda do Brasil está derretendo diante das moedas internacionais. E isso significa que a renda média do brasileiro está sendo derretida.

AÉCIO SEM PODER MOSTRA SUA REVOLTA DE ÓDIO E DESESPERO


"Ao anunciar projeto para cassar o registro de partidos que supostamente recebem propina de empresas privadas, Aécio Neves não consegue esconder qual é a etapa final da Operação Lava Jato — a cassação do registro do Partido dos Trabalhadores", diz o jornalista Paulo Moreira Leite, diretor do 247, em Brasília; "a iniciativa representa o nível mais baixo de uma disputa política que nos últimos dias se transformou num circo injusto e perigoso para a democracia. Demonstra, ainda, a fragilidade dos compromissos de Aécio Neves com os valores da democracia e da liberdade de expressão no país"; PML compara a situação atual à do antigo Partido Comunista do Brasil, de Luís Carlos Prestes, que depois abrigou nomes como Alberto Goldman e Aloysio Nunes; PML lembra ainda que o mesmo TSE que cassou o PCB autorizou o funcionamento do Partido Integralista, de Plínio Salgado; "foi assim, perseguindo comunistas e protegendo fascistas, que se fez nossa democracia seletiva. O plano é voltar a ela?"

WILL NUNES:
A cada passo que Aécio dá mostra  realmente sua verdadeira personalidade. Vamos aos fatos: quando estava no auge político governando Minas Gerais já mostrava suas garras manipulando a imprensa e perseguindo quem ousasse pensar ao contrário.

Naquele momento se dizia um democrata, um homem público que defendia os interesses do povo, que respeitava a controvérsia e o desejo popular.

Bastou levar uma senhora derrota nas urnas em Minas (perdeu o governo) e no Brasil para sair gritando com o apoio da grande mídia contra o governo, estimulando o ódio e a revolta entre os brasileiros.

Protegido pela a mídia e por uma rede forte de proteção em vários setores da sociedade Aécio Neves parece não acreditar que sem o poder o cenário mudou. Por isso tenta correr contra o tempo, dentro do PSDB, que além dele tem outros nomes querendo a cadeira de presidente em 2018. Podemos citar o governador de São Paulo, Alckmim e o Senador José Serra.

LULA E DILMA?

Petistas relatam que o ex-presidente Lula conta que, quando se reúne com a presidente Dilma, ela concorda com tudo o que ele fala. Depois, na hora de colocar em prática, faz quase tudo diferente do que conversaram.

PACOTE ANTICORRUPÇÃO DA DILMA


josé cruz/agência brasil
Pacote anticorrupção de Dilma tem só uma medida de aplicação imediata
Presidente Dilma Rousseff apresenta medidas para combater a corrupção
O pacote anticorrupção anunciado na última quarta-feira (18) pelo governo federal irá agora para aprovação do Congresso. Seis das sete medidas propostas por Dilma Russeff (PT) e seus ministros dependerão do empenho da presidente em negociar com os parlamentares.
Na avaliação do advogado especialista em Lei Anticorrupção do Brasil e do Mundo, Arthur Magno e Silva Guerra, a pressão das manifestações em todo o país podem influenciar a favor do consenso na Câmara e no Senado, mas a população espera, mais do que novas leis, uma “reforma de comportamento”.
“O ex-presidente Lula fez esse pacote em 2005. As medidas anunciadas agora por Dilma dependem do Legislativo, salvo a regulamentação por meio de decreto da Lei Anticorrupção, que foi sancionada em 2013. Já havia sanções semelhantes em outras esferas, como o enriquecimento ilícito, que já era punido em ações de improbidade”, disse.
Tivemos protestos no domingo e o fato é que todo político tem medo de gente na rua e a partir dos protestos, como o de domingo passado, tanto Executivo como Legislativo começam a prestar a atenção nos pedidos. Uma lei como a anticorrupção não regula um comportamento. O que os brasileiros querem é uma reforma do político, de comportamento. É importante, por isso, o povo continuar mobilizado”, completou.
Para o advogado constitucionalista Mário Lúcio Quintão, conselheiro federal da OAB, faltaram medidas mais “radicais” para não só coibir, mas erradicar a corrupção, tais como, segundo ele, o fim do financiamento privado das campanhas. Ele acredita que o Congresso, comandado pelos peemedebistas Renan Calheiros (AL) e Eduardo Cunha (RJ), não teria legitimidade para aprovar esse conjunto de medidas.
“Criminalizar caixa dois me parece eficaz, mas não acredito em um pacote anticorrupção se, junto às outras medidas, não houver uma ação mais incisiva. Se ficou comprovado algum ato de impunidade, a pessoa tem que responder processo”, comentou.
Já o professor de Ciência Política da PUC Minas, Dimas Souza, avalia que o pacote é consistente. “A descoberta dos desvios na Petrobras já é um combate à corrupção, as penas estão mais rígidas e as leis mais severas”, disse.

FUNDO PARTDÁRIO: HAJA DINHEIRO PARA O PMDB, PSDB E PT.

Os três maiores partidos políticos do país - PMDB, PT E PSDB que juntos somaram mais de um terço dos votos válidos obtidos para as eleições à Câmara dos Deputados, vão receber este ano R$ 304 milhões do Fundo Especial de Assistência Financeira aos Partidos Políticos, duas vezes e meia mais do que os R$ 120,1 milhões que ganharam no ano passado. O aumento de recursos, não apenas para os grandes, mas para todos os partidos políticos, é um efeito da decisão da Câmara dos Deputados, que triplicou o valor do Fundo Partidário no Orçamento da União, de R$ 289 milhões, inicialmente previsto pelo Executivo, para R$ 867 milhões. Em relação ao ano passado, quando foram distribuídos com recursos da União R$ 308 milhões aos partidos políticos – a dotação deste ano é 185% superior e representa a maior já destinada na história do fundo, desde 1994.