quarta-feira, 9 de novembro de 2011

LINGUAJAR DO SERTÃO: TARCÍSIO ATAIDE

Linguajar do Sertão

Autor: Geraldo Anízio

Quem nasceu lá no sertão
tem um forte linguajar
É a forma de se expressar
Os dizeres da região:

A terra se chama chão
Galanteio é boemia
Trabalho é serventia

Oxente, truve e cadê

Prumode não sei pruquê

Tudo assim se pronuncia.

Se tem sorte é cagado
Pra guiar se diz chofer
Coco miúdo é catolé
Bem ligeiro é Avexado
Ruim de cuca é adoidado
Touro novo é garrote,
Cascudo é cocorote
Se for plana, chama renta
O nariz se chama venta
O que é frouxo é folote

"PIADA DE BAR"

Uma mulher passava as compras no caixa de supermercadoe percebeu que um bêbado examinava detalhadamente seus itens de compra: * 2 caixas de leite integral * 1 dúzia de ovos * 1 litro de suco de laranja * 1 alface americana * 1 kg de café; e * 1 pacote de bacon fatiado. Enquanto o caixa registrava, o bêbado dirigiu-se a ela e disse: - Você deve ser solteira. A mulher ficou um pouco espantada com a declaração, e intrigada com a intuição do bêbado, já que, de fato, era solteira. Ela olhou os seis itens sobre a esteira e nada viu de particular, em sua seleção, que pudesse sugerir ao bêbado seu estado civil. Com a curiosidade aguçada, ela disse: - O senhor está absolutamente correto. Mas como o senhor conseguiu descobrir isso? E o bêbado respondeu: - É porque você é feia pra caramba!

'FRASE DO DIA"

Felicidade é aprender a gostar daquilo que possuímos enquanto que sucesso é possuir aquilo que gostamos.
Colunistas da velha mídia atribuem o câncer de Lula ao tabagismo e, claro, ao álcool. Não diga!

Churchill bebia (uísque puro) e fumava todos os dias. Morreu em janeiro de 1965, aos 90 anos. E não foi de câncer.

Durante o conflito mundial, o ex-premiê britânico fumava até dez charutos por dia. É o que revela o livro “O Charuto de Churchill”, do escocês Stephen McGinty.

O piloto que o transportou até Moscou em 1940, conta que Churchill encheu o avião com tanta fumaça que tiveram de abrir as saídas de bombas.

Quando completou 80 anos, um repórter perguntou ao velho político qual o segredo de sua longevidade.

- O esporte, meu caro, o esporte… nunca o pratiquei.

Além de uísque, Churchill era apaixonado por champagne, seu preferido era o Pol Roger, diz a lenda que ele tomava uma garrafa de 500 ml todos os dias, fabricada especialmente para ele, porque, segundo o Primeiro Ministro, “uma garrafa inteira (750ml) é muito para que eu beba sozinho e meia garrafa (375ml) é pouco para valer a pena ouvir a bronca que minha mulher vai me dar porque estou bebendo. 500ml é a quantidade perfeita!”.

Quando o político inglês faleceu, a Pol Roger prestou-lhe uma homenagem.

Durante 25 anos, colocaram uma tarja preta de luto em todas as garrafas de champagne destinadas ao Reino Unido.

Já o ditador nazista Adolf Hitler detestava fumo.

Resumo da ópera: a experiência me ensinou que um homem que não tem vícios, tem muito poucas virtudes.


blog: Ailton Medeiros

FIGURÕES DO PSDB PODER SAIR CANDIDATOS A VEREADOR

PSDB e o DEM levaram a sério o conselho do ex-presidente FHC, para quem a oposição “deveria ir aonde o povo está”. Figurões desses partidos, atualmente sem mandato, têm sido chamados a disputar vagas de vereador. São os casos de Cesar Maia no Rio, Marco Maciel no Recife e José Carlos Aleluia (os três do DEM) em Salvador, e os tucanos Arthur Virgílio em Manaus, e Tasso Jereissati em Fortaleza.

TSE : INDEFERIU CRIAÇÃO DE PARTIDO

O plenário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indeferiu, por unanimidade, o pedido de registro do PSPB (Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil) por considerar que a sigla em formação não cumpriu os requisitos legais mínimos para a sua criação.

Relator do pedido de registro, o ministro Marcelo Ribeiro havia dado prazo de dez dias para que a legenda apresentasse, entre outras exigências, certidões eleitorais atestando estar constituído em pelo menos nove Estados e o apoio mínimo nacional de eleitores correspondente a 0,5% dos votos válidos dados para a Câmara dos Deputados nas últimas eleições.

De acordo com Ribeiro, o partido somente informou que estaria constituído em Goiás, Pernambuco e Rondônia.

O relator afirmou ainda que o PSPB também não juntou ao processo a ata de fundação da legenda nem a relação de seus fundadores.

"Confessadamente o partido admite que não cumpriu os requisitos para a sua constituição", disse o ministro.

RURALISTAS: PRESSÃO DE ÚLTIMA HORA

Uma pressão de última hora da bancada ruralista fez o governo recuar em mais um ponto do Código Florestal: a recuperação de APPs (áreas de preservação permanente) em margens de rio.

Numa reunião na noite desta terça-feira (8) no Ministério do Meio Ambiente, ficou acordado que o senador Luiz Henrique (PMDB-SC), relator do código nas comissões de Agricultura e Ciência e Tecnologia, escreveria uma emenda isentando de recuperar matas ciliares as propriedades que medem de 4 a 15 módulos fiscais. Na Amazônia, propriedades de até 1.500 hectares em rios de até 10 metros de largura poderiam ser beneficiadas. Em todo o país, 300 mil fazendeiros poderão receber a anistia.

O "entendimento" permitiu que fossem derrubadas, na votação desta quarta-feira, uma emenda do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e uma do senador Cassildo Maldaner (PMDB-SC), que visavam dispensar todos os proprietários rurais que desmataram até 22 de julho de 2008 de repor florestas em margens de rios. Também caiu, porém, uma emenda do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) que esclarecia que todos os proprietários teriam de recompor matas ciliares.

LEI DA PALMADA

O Projeto de Lei 7672/10, do Executivo, conhecido como “Lei da Palmada”, deve ser votado na comissão especial criada para estudar a proposta no dia 6 de dezembro. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90) para garantir que os filhos sejam educados sem o uso de castigo corporal ou tratamento cruel ou degradante.

A presidente da Comissão Especial da Educação Sem Uso de Castigos Corporais, deputada Erika Kokay (PT-DF), destacou, durante audiência sobre o assunto nesta terça-feira, que se espera, com o projeto, uma mudança de cultura no País. “É preciso que as pessoas entendam que uma educação com limites não é uma educação com castigos corporais. Educar tem que ser sinônimo de afetividade e de amor”, disse.

PEDÓFILO DE BATINA

O padre José Afonso Dé foi condenado pela 2 ª Vara Criminal de Franca, no interior de São Paulo, a 60 anos e oito meses de prisão por estupro e atentado violento ao pudor. Em abril de 2010, o pároco foi acusado de pedofilia e indiciado por abusar sexualmente de seis garotos, entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010.

As vítimas, com idades entre 12 e 16 anos, eram coroinhas e frequentadores da Paróquia São Vicente de Paulo, em Franca. Segundo o advogado de defesa, Eduardo Maestrelo Caleiro Palma, a decisão foi proferida no meio do ano, mas como o caso corre em segredo de Justiça, não havia sido divulgada. O advogado entrou com um pedido de habeas corpus e, atualmente, o pároco aguarda a decisão do recurso ao Tribunal de Justiça (TJ) em liberdade.

O caso

Uma denúncia anônima feita no dia 24 de março de 2010 ao Conselho Tutelar de Franca deu origem à investigação da Delegacia de Defesa da Mulher. O denunciante, que não quis se identificar, havia dito que o sacerdote molestava adolescentes na sacristia da igreja onde ele celebrava missas e na própria casa. Os meninos relataram terem sido beijados e acariciados nos órgãos sexuais pelo Afonso Dé.

O padre foi afastado das suas funções pelo bispo de Franca, Dom Pedro Luís Stringhini, que também entrou em contato com a Nunciatura Apostólica, a ‘embaixada’ do Vaticano no Brasil, para encaminhar formalmente as acusações contra o pároco.
Durante a apuração, 31 pessoas foram ouvidas, entre o acusado, as vítimas, mães dos garotos e testemunhas. Além dos seis garotos molestados entre 2009 e 2010, a polícia identificou outras quatro vítimas, num total de dez. No entanto, como o abuso teria ocorrido entre os anos de 1990 e início de 2000, o crime prescreveu.

LAGAMAR-MG : SUCESSÃO MUNICIPAL

Três nomes estão na boca do povo em Lagamar. Wilson Rodrigues (assessor deputado federal Antônio Andrade), Dr. Cássio Marra e Jorge Olívio. Teremos três candidatos? Ou dos três surgirá uma chapa? A disputa pela sucessão do prefeito Ari Batista está só começando. Muita água ainda passará debaixo da ponte.