quarta-feira, 26 de junho de 2013

DILMA REAGE A ALTURA DAS PRESSÕES

Luis Nassif
Os jornais enfatizam que Dilma Rousseff abandonou a ideia da Constituinte Exclusiva. É detalhe, e diz respeito apenas à forma e aos métodos. No que importa, Dilma teve sucesso no, até agora, mais ousado lance da sua trajetória como presidente: a proposta de reforma política vingou e ela assumiu a liderança. Mais: será feita com consulta popular, seja em qual forma for.

Nas redes sociais, o tema ganhou vida. Ganhou apoio nos demais poderes. Ontem mesmo, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa não apenas manifestou apoio à ideia, como lançou as suas propostas para discussão.

A proposta não apenas ganhou as redes sociais como os nomes jurídicos expressivos, com discordâncias pontuais quanto à forma.

Mede-se o homem público pela maneira como reage às crises. Sob pressão, Juscelino Kubitscheck tornava-se um gigante; Brizolla, um guerreiro; Jango um confuso; Jânio pirava; Sarney rezava para Nossa Senhora Aparecida e Collor entrava em depressão.

FHC tornava-se proativo, embora sempre na direção única e equivocada dos pacotes fiscais duríssimos, acentuando ainda mais a recessão.

Lula tornou-se um estadista apenas após a grande crise do mensalão. Já Pedro Malan sumia, a cada crise cambial. E José Serra apequenava-se ante a menor crise que enfrentasse, de chuva forte a manifestação estudantil.

Com as reações às manifestações, com o diagnóstico feito e com a aposta na reforma política, Dilma mostra que a crise a faz crescer e a sair do imobilismo.

Há enormes desafios pela frente, a crise econômica mundial que mal bateu por aqui. Mas os últimos dias demonstraram que temos presidente.

JORNAL "DE FATO" ABORDA SITUAÇÃO POLÍTICA DE LAGAMAR

O jornal " DE FATO" abordou na sua primeira edição a situação política do prefeito Dr. Cássio Marra de Lagamar-MG, que convive com a insatisfação de alguns companheiros.

JORNAL "DE FATO" ABORDA ASSUNTOS POLÊMICOS

Na primeira edição do jornal "De Fato" que já está circulando em várias cidades alguns assuntos polêmicos foram abordados com informação e muito esclarecimento. Em Vazante-MG, temas como a taxa de esgoto, especulações sobre gastos durante a Festa da Lapa, boatos de renúncia do prefeito Dr. José Benedito foram enfatizados com um texto leve e inteligente, extremamente esclarecedor para o leitor. Parabéns Vazante e Região necessitava mesmo de um veiculo de comunicação capaz de registrar com independência e isenção os fatos do cotidiano que mexem com a população.

WILL NUNES: JÁ ESTÁ CIRCULANDO O JORNAL "DE FATO"

Parabenizo a primeira edição do jornal  “De Fato” pela a qualidade do conteúdo inteligente  e a simplicidade do texto, abordando a notícia sem qualquer tipo de radicalismo, injúria e xingamento a quem quer que seja.

Com uma linha editorial comprometida com a informação séria e independente, o jornal preenche uma lacuna existente em Vazante e Região de um órgão de informação que esteja verdadeiramente comprometido com a notícia responsável e de credibilidade.

Que o compromisso com a boa informação seja um ato contínuo da prática do velho e bom jornalismo. A primeira edição já deixou uma marca positiva diante da repercussão dos fatos debatidos com inteligência e transparência.

Faço questão de agradecer aos responsáveis pelo o espaço cedido (Bastidores, com Will Nunes). 

Da nossa parte faremos de tudo para debater os temas de maior interesse da nossa comunidade com respeito, transparência e compromisso com a verdade.Aos leitores sugiro que façam uma boa leitura das notícias abordadas na primeira edição do jornal  “DE FATO”.


PATOS DE MINAS -MG: OBRAS NO AEROPORTO SUSPENDE VOOS

As obras de reforma do Aeroporto Municipal de Patos de Minas seguem em ritmo acelerado. A empreiteira responsável pelo serviço trabalha na preparação da área que vai abrigar a unidade de Combate a Incêndio. A pista também será restaurada e, por isso, os pousos e decolagens no local serão suspensos a partir de 1º de agosto.

A unidade de combate a incêndio está sendo construída ao lado do posto de combustíveis do Aeroporto Municipal. Ela terá acesso rápido à pista de pouso. Um caminhão exclusivo para a atuação em aeroportos também já foi adquirido e deverá chegar a Patos de Minas nos próximos meses. O veículo especial custou cerca de R$ 1,5 milhão.

A reforma no Aeroporto Municipal de Patos de Minas, orçada em R$ 4.348.008,13, inclui ainda a construção de alambrados ao redor de todo o aeroporto. A instalação das telas já começou. Este trabalho tem o objetivo de evitar que animais, como cães por exemplo, entrem na área de pousos e decolagens.

MINEIRÃO: BRASIL 2 X 1 - PÚBLICO RECORDE

A semifinal da Copa das Confederações, disputada nesta quarta-feira entre Brasil e Uruguai, registrou o maior público do Mineirão desde sua reabertura, em dezembro do ano passado. As duas seleções reuniram 57.783 torcedores pagantes no Gigante da Pampulha.

SENAI: MOMENTO HISTÓRICO PARA A EDUCAÇÃO

Aprovar a destinação de 75% das receitas obtidas com os royalties do petróleo para a educação básica é um momento histórico e importante para o Brasil, avalia o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi. Para ele, trata-se de uma oportunidade para o País resgatar uma dívida histórica. "A prioridade dada à educação ao longo de décadas vem melhorando, mas a velocidade das mudanças ainda é baixa. É necessário mudar urgentemente a formação dos jovens brasileiros para se ter um país mais produtivo", afirma, em nota que foi distribuída nesta quarta-feira pela Assessoria de Comunicação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

MANIFESTAÇÃO: TEM GENTE PEDINDO CHUVA

Nem São Pedro escapou dos protestos. Em Caicó no Rio Grande do Norte tinha gente pedindo chuva durante manifestação popular.

MANIFESTAÇÕES: CADÊ AÉCIO

Alguém ouviu ou viu o senador Aécio Neves falando sobre as manifestações em Minas?

BRASIL NA FINAL

Enquanto os pessimistas torcem contra o Brasil, nós brasileiros "com muito orgulho, com muito amor de ser brasileiro" comemoramos a grande vitória do Brasil 2 X 1 Uruguai. Estamos na final da Copa das Confederações.

VAZANTE-MG: FALTA INTERAÇÃO

Os partidos de oposição como o PSD precisa rever sua articulação política no município. Apesar de contar com a liderança do ex-prefeito Jacques Soares Guimarães e filiados como o ex-vice-prefeito Gabriel Rosa e os vereadores Léo do Mariano, Wilson Rodrigues e Romildo. A legenda sente a ausência de uma maior interação entre os filiados.

REFORMA POLÍTICA

Após a convergência entre representantes dos Três Poderes e da sociedade em torno de um plebiscito para a elaboração de uma reforma política no país, o governo trabalha “intensamente” para viabilizá-lo, disse nesta quarta-feira o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

O ministro disse que o governo trabalha para que todo o processo ocorra até outubro, um ano antes das eleições do próximo ano e do prazo constitucional para que as novas regras, decididas no plebiscito, entrem em vigor já no pleito de 2014. “Estamos trabalhando para viabilizar, dentro desse prazo, mas depende da resposta do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] para verificar se, operacionalmente, temos condições”.

VAZANTE-MG: PMDB PRECISA SE MOVIMENTAR

É difícil entender o PMDB de Vazante-MG. Apesar de nomes com expressiva repercussão política como o ex-prefeito Orlando Fialho e Dr. Leonardo Queiroz pouco se movimenta para entusiasmar os peemedebistas.

VAZANTE-MG: PMDB PRECISA SE MOVIMENTAR

É difícil entender o PMDB de Vazante-MG. Apesar de nomes com expressiva repercussão política como o ex-prefeito Orlando Fialho e Dr. Leonardo Queiroz pouco se movimenta para entusiasmar os peemedebistas.

GUARDA-MÓR-MG: OPOSIÇÃO NÃO ACREDITA EM CANDIDATURA DE VICE-PREFEITO

A oposição de Guarda-Mór acha que a candidatura do vice-prefeito Dr. Rômulo Ferreira para deputado estadual não passa de especulação.

VAZANTE-MG: FILIAÇÃO DE EX-PREFEITO CRESCERÁ O PPS, AFIRMA O PRES. DA LEGENDA

Com a filiação do ex-prefeito Alcides Diniz no PPS, o presidente da legenda em Vazante, José Romero acredita que novos nomes estarão se filiando no partido, inclusive vereadores. 

PT PERDE ESPAÇO

Algumas frases dos petistas reunidos ontem: “o PT envelheceu”, “está perdendo as redes sociais”, “entregou para a direita as bandeiras dos Índios e do Código Florestal”. E o pior, não existe mais o espírito do "mexeu com Lula, mexeu comigo"

WILL NUNES:

Isso é consequência do comportamento autoritário da Presidenta Dilma, que quer fazer política sem ouvir companheiros e tomando decisões isoladas

GUGU VOLTA PARA O SBT

Considerando o que existe no twitter, inclusive com endereço próprio, está acertada a volta do Gugu Liberato ao SBT.

O programa vai chamar "Domingo do Gugu", com estreia em agosto e 3 horas de duração, tirando uma do Celso Portiolli, outra da Eliana e mais uma do Silvio Santos.Só não sei se já avisaram o Gugu e ao próprio SBT.

MANIFESTAÇÕES: A FAVOR DO PÓ (COCAÍNA)

Traficantes cariocas aderiram aos protestos. Por hora “pacíficos” nas UPPs, mas o Movimento Pó Livre desandou no Complexo do Alemão.

MINISTRO DO SUPREMO DE OLHO NA PRESIDÊNCIA

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, continua jurando que “jamais passou pela cabeça” disputar a Presidência da República, mas defende, na reforma politica, a “candidatura avulsa”, sem necessidade de filiação ao que chama de “partidos de mentirinha”. Com isso, garantiu espaço entre os pré-candidatos, até porque afaga-lhe o ego a inclusão do seu nome em pesquisas de intenção de voto.

DINHEIRO DO PETRÓLEO VAI PARA A EDUCAÇÃO

A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, projeto de lei do Executivo que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação pública, com prioridade para a educação básica, e 25% para a saúde. O governo queria que todos os recursos fossem destinados à educação. Mas, para a aprovação do projeto, as lideranças partidárias fizeram um acordo destinando parte dos recursos para a saúde.

O texto aprovado estabelece que será obrigatória a aplicação dos recursos dos royalties na educação e na saúde pela União, estados e municípios. A proposta também determina que 50% dos recursos do Fundo Social do Pré-Sal sejam aplicados na educação até que se atinja o percentual de 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

PMDB: SAUDADE DE LULA

Uma nota publicada pelo influente colunista Ilimar Franco, em Brasília, revela o estado de ânimo em Brasília. Chocados com o fato de o vice-presidente Michel Temer não ter sido ouvido pela presidente Dilma sobre a proposta de uma constituinte para a reforma política, iniciativa já abortada, peemedebistas já estariam sentindo saudades de Lula.

MINISTÉRIO PÚBLICO ENTRA COM REPRESENTAÇÃO CONTRA AÉCIO

O Ministério Público entrou com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por propaganda eleitoral antecipada ao cargo de presidente da República. Segundo a vice-procuradora-geral Eleitoral, Sandra Cureau, os fatos ocorreram durante o Programa do Ratinho exibido pelo SBT em 23 de maio.

Segundo Cureau, o programa fez referências explícitas à candidatura de Aécio e exaltou as características pessoais dele, desequilibrando a disputa entre os candidatos. A procuradora pede a aplicação de multa a Aécio, ao apresentador Carlos Massa e ao SBT no valor máximo de R$ 25 mil.

A vice-procuradora-geral Eleitoral relata que a longa entrevista exclusiva com o pré-candidato antecipou o debate eleitoral que só deve ser iniciado em julho do ano que vem.

TAXAÇÃO AS GRANDES FORTUNAS

A bancada do PT na Câmara definiu em reunião realizada nesta terça-feira (25) que temas como a reforma política e a taxação das grandes fortunas terão o empenho dos parlamentares para aprovação pelo Congresso Nacional. O líder da bancada, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que o debate da reforma política, recolocado na pauta pela presidenta Dilma Rousseff, convida o Congresso a se debruçar sobre o assunto.

MINAS GERAIS: BRASIL X URUGUAI UMA BATALHA DENTRO E FORA DE CAMPO

A cidade de Belo Horizonte prepara para esta quarta-feira uma das maiores operações militares de sua história. No mesmo dia em que se espera cerca de 50 mil pessoas para protestar nas ruas, próximo ao Estádio do Mineirão, a seleção brasileira joga contra o Uruguai pela semifinal da Copa das Confederações. O efetivo policial será 55% maior do que na manifestação do último sábado, quando houve registros de saques, atos de vandalismo e sérios conflitos com a polícia num ato com 70 mil pessoas.

Os manifestantes pretendem se reunir na região da Pampulha, próximo à arena, onde um perímetro de 2 quilômetros – determinado pela Fifa – tem que ser respeitado. A recomendação é para que os torcedores cheguem o mais cedo possível ao estádio, uma vez que a equipe de segurança do Estado trabalha com a hipótese de que os manifestantes tentem atrapalhar a chegada das pessoas para o jogo. Quanto à seleção, existe a possibilidade de que ela seja levada de helicóptero, para que não ocorra atrasos.

WILL NUNES:

Por que será que a mídia não entrevista o senador Aécio Neves sobre as manifestações em Minas? Toda a hora ele tá na TV dizendo o que a presidenta Dilma deve fazer para acabar com as manifestações no país.

VAZANTE-MG: CONSTRUÇÃO DO PRÉDIO DO FÓRUM

No valor previsto de R$ 4.255.842,58 (quatro milhões, duzentos e cinqüenta e cinco mil, oitocentos e quarenta e dois reais e cinqüenta e oito centavos). O Tribunal de Justiça de Minas Gerais Tornou público a licitação, para a obra de construção do novo prédio do Fórum da Comarca de Vazante.