quarta-feira, 4 de julho de 2012

GREVE NA JUSTIÇA ELEITORAL

Servidores da Justiça Eleitoral iniciaram nesta quarta-feira, em vários estados, uma greve de 48 horas para pressionar o Congresso Nacional a aprovar o novo plano de carreira da categoria, que está sem reajuste de salários desde 2003. O movimento ocorre na véspera do fim do prazo para registro de candidaturas a prefeito e a vereador nas eleições de outubro deste ano, o que poderá prejudicar os que deixaram essa providência para os últimos dias.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal (Sinjufego), em Goiás, a paralisação já atingiu 109 dos 120 cartórios eleitorais do estado. No Distrito Federal, onde não haverá eleições em outubro, a o Tribunal Regional Eleitoral informou que não há paralisação e que tudo funciona normalmente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconheceu a existência do movimento grevista e informou que fará um balanço da situação ainda hoje.

NOVO CENÁRIO POLÍTICO

O resultado das eleições municipais de outubro, com suas campanhas começando oficialmente na sexta-feira (6), deve ampliar o peso de alguns partidos na cena nacional e obrigar a presidente Dilma Rousseff a reorganizar o primeiro escalão de seu governo no final deste ano para acomodar sua base de apoio.

O pleito de outubro reflete a tentativa de descolamento de partidos aliados do projeto petista, avaliam fontes do governo e especialistas.

O principal exemplo é o PSB, aliado histórico do PT desde a primeira tentativa de Luiz Inácio Lula da Silva chegar à Presidência, em 1989, e que agora enfrenta os petistas em seis capitais. Mas outros partidos, como o PCdoB, também querem ampliar sua força individual, sem falar no PMDB, o tradicional campeão das eleições municipais.

BELO HORIZONTE-MG: DÉLIO MALHEIROS AGORA É O VICE DE LACERDA

O deputado estadual Délio Malheiros (PV) abriu mão da candidatura própria para se lançar como vice na chapa do prefeito Marcio Lacerda (PSB), que concorre à reeleição. O anúncio deve ser feito na noite desta quarta-feira (4) na sede do Partido Verde em coletiva convocada pelos dois candidatos.

Délio Malheiros foi oficializado como candidato pelo PV em junho, mas desistiu em prol da reeleição de Lacerda. A mudança é um reflexo da reviravolta provocada pelo racha do PT com o prefeito e pretende garantir mais força à chapa do socialista.

Informações ainda não oficializadas dão conta ainda de que o deputado federal Eros Biondini (PTB) também deve retirar a candidatura e se aliar à coligação pela reeleição do prefeito Marcio Lacerda.

COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA A PROPAGANDA ELEITORAL

A partir da próxima sexta-feira (06), toda e qualquer propaganda eleitoral está permitida ser feita pelos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, em qualquer municipio do Brasil. Na mesma data, os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 horas às 24 horas.

PARTIDOS E COLIGAÇÕES TÊM ATÉ QUINTA PARA REGISTRO DE CANDIDATURAS

Os partidos políticos e coligações têm até as 19h desta quinta-feira (05) para apresentar no cartório eleitoral competente os pedidos de registro de seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições 2012, de acordo com a legislação eleitoral.

A partir desta quinta-feira os nomes de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverão constar das pesquisas eleitorais, realizadas com a apresentação da relação de candidatos ao entrevistado. Também a partir desta quinta os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão, de acordo com a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), para atender demandas relativas às eleições.

GUARDA-MÓR: DISPUTA ACIRRADA

A disputa pela prefeitura de Guarda-Mór promete ser uma das mais disputadas da região. O duelo entre o atual prefeito, Gilmar Ferreira o vice-Tarcísio, contra a chapa do vereador Edgar José de Lima (candidato a prefeito) e Dr. Rômulo Ferreira (vice) deve ser extremamente acirrada diante do atual cenário político.

RAFLETIR

“Não permitas que a tua língua vá mais rápido do que a tua inteligência”.

Bias de Priene

BELO HORIZONTE-MG: PATRUS PODE SER CANDIDATO A PREFEITO

O rompimento entre PT e PSB em Belo Horizonte não tem mais volta. Ontem, a Executiva Nacional petista decidiu manter a decisão do diretório municipal do partido de lançar candidatura própria para a Prefeitura de Belo Horizonte e indicar o ex-prefeito e ex-ministro Patrus Ananias para a vaga. O desafio, agora, é convencer o vice-prefeito da capital, Roberto Carvalho, de retirar sua candidatura, registrada segunda-feira no Tribunal Regional Eleitoral de Minas.

BELO HORIZONTE-MG: PATRUS PODE SER CANDIDATO A PREFEITO

O rompimento entre PT e PSB em Belo Horizonte não tem mais volta. Ontem, a Executiva Nacional petista decidiu manter a decisão do diretório municipal do partido de lançar candidatura própria para a Prefeitura de Belo Horizonte e indicar o ex-prefeito e ex-ministro Patrus Ananias para a vaga. O desafio, agora, é convencer o vice-prefeito da capital, Roberto Carvalho, de retirar sua candidatura, registrada segunda-feira no Tribunal Regional Eleitoral de Minas.

BELO HORIZONTE-MG: NOVO CENÁRIO FAZ AÉCIO FAZER MANOBRAS

Preocupado com a indicação do nome do ex-prefeito e ex-ministro Patrus Ananias pela executiva nacional do PT para a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, o PSDB tenta, agora, atrair os partidos que compõem a base de apoio ao governo do Estado para a aliança com o prefeito Marcio Lacerda (PSB).

Nos bastidores, as candidaturas de Délio Malheiros (PV), Eros Biondini (PTB) e Leonardo Quintão (PMDB) tinham o apoio do senador Aécio Neves (PSDB). O objetivo do tucano seria garantir palanque na capital independentemente do resultado do pleito de outubro.

Com o lançamento de uma candidatura própria do PT, o enfrentamento entre tucanos e petistas na cidade é iminente e a disputa tende a ser mais acirrada. Aécio Neves estaria liderando um movimento para que PV, DEM e PDT se aliem a Lacerda. "Estamos conversando com os partidos e vendo nossas possibilidades eleitorais. As conversas estão avançando com o DEM, PTB, PDT e também com o PV, que são nossos aliados", afirma o presidente estadual do PSDB, deputado Marcus Pestana.