domingo, 15 de fevereiro de 2015

CANTOR ZEZE DI CAMARGO E PREFEITO SÃO CONDENADOS PELA A JUSTIÇA ELEITORAL

Zezé di Camargo é multado por campanha - Marco Andre Lima/ Gazeta do Povo/Arquivo Hoje em Dia
No entendimento da juíza, o músico usou de sua imagem para influenciar o público
O cantor Zezé di Camargo e o prefeito de Bom Despacho, Haroldo de Sousa Queiroz (PDT) foram condenados pela Justiça Eleitoral ao pagamento de multa de R$ 57 mil e ficarão inelegíveis (*) por oito anos. A Ação de Investigação Judicial é referente a uma festa realizada em junho deste ano no município mineiro localizado na região Centro-Oeste de Minas.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral (MPE), durante um show de comemoração aos 100 anos de Bom Despacho, o cantor sertanejo estimulou o público a vaiar o vereador Fernando José de Castro Cabral (PPS), que concorre à prefeitura nas eleições deste ano. Além disso, Zezé di Camargo teria aproveitado o evento para promover o atual prefeito.

Na sentença, a juíza eleitoral Sônia Helena Tavares de Azevedo julgou procedente a representação do MPE, para condenar Mirosmar José de Camargo (Zezé di Camargo) e o prefeito pela prática de infração do Código Eleitoral, conforme Lei 9.504/1997. Esse é o resultado do primeiro de três processos que o cantor e o prefeito respondem em Bom Despacho.

No entendimento da juíza, o músico usou de sua imagem para influenciar o público, "que era de 12 mil pessoas, ou seja, quase um terço de eleitorado". Além disso, a magistrada entendeu que a situação beneficiou o atual prefeito, assumindo finalidade eleitoreira.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Bom Despacho, a defesa do prefeito já entrou com recurso contra a decisão. Já a advogada de Zezé di Camargo, Andreia Risson, afirmou ter protocolado, na tarde desta segunda-feira (30), um recurso na Justiça.
    

REFORMA POLÍTICA: VOTO DISTRITAL

iG Minas Gerais 


Michel Temer se movimenta para garantir adesão ao ‘voto distritão’
Edilson Rodrigues
Michel Temer se movimenta para garantir adesão ao ‘voto distritão’
Brasília. O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), articula a discussão e aprovação do voto distritão com partidos da base e adversários. Para ele, a parcela do PT contrária à proposta pode ser convencida a mudar de ideia por meio de “intenso diálogo” ou então ser derrotada pela maioria do Congresso no voto. Se vingar, a ideia mudaria o atual sistema de eleger deputados federais, que é proporcional. Com a mudança, seriam eleitos para a Câmara os candidatos mais votados em seus Estados, assim como ocorre na disputa para senadores e cargos do Executivo.
Temer já conversou com o ministro das Cidades e presidente do PSD, Gilberto Kassab, com o deputado federal Miro Teixeira (PROS-RJ), com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e com o senador José Serra (PSDB-SP). Segundo ele, todos são a favor de afinar projetos para propor o distritão. Também afirmou que deve conseguir o apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para a causa. ‘Sinto que hoje há uma receptividade muito grande para realizar a reforma política e, dentro dessa reforma, o tema principal é exatamente o sistema de eleição. Há ambiente, estou sentindo”, afirmou o vice-presidente.
Defensor da reforma política e da mudança no modo de eleger os deputados federais desde quando era membro da Câmara, Temer afirma: “O povo não entende como um sujeito que teve 300 mil votos chega à Câmara dos Deputados e quem teve 120 mil fica fora. Quando você explica a nova ideia, as pessoas entendem e aderem imediatamente”.
Embora pareça simples, é um item polêmico da reforma política. Uma grande parcela do PT é resistente à proposta e propõe o voto em lista, que significa que cada coligação ou partido ofereceria ao eleitor uma relação com os nomes dos candidatos da aliança e caberia ao eleitor votar em uma dessas listas.

BUMBUM DA ATRIZ GLOBAL PAOLA OLIVEIRA FAZ SUCESSO NO CARNAVAL


bunda

FIM DA REELEIÇÃO?

Dos 34 deputados titulares integrantes da recém-instalada comissão especial sobre a reforma política, pelo menos 23 são favoráveis ao fim da reeleição do presidente da República, dos governadores e dos prefeitos. A maioria (22) também é favorável à coincidência da data das eleições, conforme enquete realizada pela Agência Câmara, que mostra a tendência anterior ao início dos debates da comissão. Responderam ao questionário 28 dos 34 membros titulares.
O fim da reeleição e a coincidência das eleições municipais com as eleições estaduais e federal a partir de 2018 estão previstos na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 352/13, que será a base do início dos debates da comissão especial. “Acredito que o fim da reeleição é um ponto de convergência de quase todos os parlamentares”, opina o deputado Victor Mendes (PV-MA).

PENSE NUMA BATATA GRANDE!


batata1Uma batata-doce gigante pesando 15 quilos e 750 gramas foi encontrada no quintal de uma casa na cidade de Juazeirinho, a 212 km de João Pessoa. O ‘batatão’ foi colhido nessa quinta-feira (12) pelo operador de máquinas, Carlos de Edmundo, 50 anos. Devido o tamanho e peso, o legume foi parar na Secretaria de Cultura do município onde está exposto para visitação.
Carlos conta que as ramas da batata-doce foram plantadas há cerca de um ano, mas ninguém imaginava que ela pudesse crescer tanto, já que a plantação não recebe muitos cuidados. Ele plantou no quintal da casa onde mora com a família sem utilizar adubo ou outra substância.
No mesmo pé, além da batata de 15 kg outras três foram retiradas da rama pesando 3 kg cada uma. “Fiquei surpreso! quando comecei a arrancar o pé percebi o tamanho da batata. Daí fui retirando e encontrei mais três batatas grandes. O tamanho delas chamou atenção”, disse. As batatas menores foram consumidas pela família, mas a gigante foi levada para visitação.

VEM AI! NOVOS PARTIDOS


AngeliUrna624Ao menos seis novos partidos podem ser oficializados até outubro deste ano e estarem habilitados para entrar na disputa das eleições municipais de 2016. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, dois deles, o Partido Novo e o Partido da Mulher Brasileira, já conseguiram cumprir as exigências do Tribunal Superior Eleitoral e aguardam apenas o parecer dos ministros.
Para a criação de uma nova legenda é necessário reunir 490 mil assinaturas, número equivalente a 0,5% dos votos válidos para a Câmara Federal. Mais quatro siglas estão na etapa final de coleta e validação de assinaturas: Rede Sustentabilidade, da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva – que sem estar com o partido oficializado teve que se abrigar no PSB – o Partido Liberal, ligado ao ex-prefeito de São Paulo e ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD); o Muda Brasil, construído com o apoio do Partido Republicano (PR), e o Partido Militar Brasileiro (PMB). A expectativa é que as quatro agremiações consigam ser formalizadas até abril deste ano.

LULA EM AÇÃO!


lulanoblat
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ajudar na articulação política do governo com o Congresso, na tentativa de reverter a animosidade entre o PT e PMDB após a vitória de Eduardo Cunha (RJ) para o comando da Câmara. Na conversa de mais de duas horas com Dilma, anteontem, em São Paulo, Lula sugeriu a ela que convoque uma reunião com governadores e prefeitos, em apoio às medidas de ajuste fiscal, e acertou um cronograma de encontros que terá em Brasília.
Segundo a Agência Estado, após o carnaval, Lula vai se reunir com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), com o líder do PMDB na Casa, Eunício Oliveira (CE), e com a bancada de senadores do PT. Na sua avaliação, o Palácio do Planalto precisa agir rápido para evitar que a fratura na base aliada se aprofunde e a tese do impeachment ganhe força, no rastro do escândalo de corrupção na Petrobras, que culminou com outra CPI para investigar o desvio de dinheiro na estatal.

CONTAS PODEM SER PAGAS NOS CAIXAS ELETRÔNICOS


caixa banco do brasilAs agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda (16) e na terça-feira (17). Na Quarta-Feira de Cinzas (18), os bancos abrirão às 12h, informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A sugestão para quem tem contas a pagar é utilizar os canais eletrônicos. Os correntistas podem agendar o pagamento das contas com código de barras nos caixas eletrônicos, no internet banking e até mesmo pelo telefone da instituição. Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).
A Febraban informa que as contas de consumo – água, energia, telefone – e carnês que tiverem marcadas essas datas para o vencimento poderão ser pagas na quarta-feira (18), primeiro dia útil após o feriado, sem acréscimo. Para os clientes que deixaram as suas cidades no carnaval e não dispensam a ida à agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban. Ao abrir a página do Busca Banco, o cliente localizará o estado e a cidade da instituição que procura informações.

RELATOR DA REFORMA POLÍTICA ACUSADO DE COMPRA DE VOTOS


marcelocastro
Escolhido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ), para ser o relator da reforma política, o deputado Marcelo Castro (PMDB­PI) é acusado de compra de votos pelo Ministério Público Eleitoral, que pede à Justiça a cassação de seu mandato e a aplicação de multa. O deputado federal também é alvo de outra ação do Ministério Público relativa a supostas irregularidades na prestação de contas de sua campanha. Neste processo também há pedido de cassação do mandato.
Eleita por Eduardo Cunha como principal bandeira de seu início de gestão no comando da Câmara, a reforma política ganhou na terça-feira (10) uma comissão especial que irá elaborar um texto com propostas de mudança no sistema político e eleitoral brasileir

A INSÔNIA DA PRESIDENTA DILMA

dilmainsonia

MONTES CLAROS: CARNAVAL 2015

Hoje (domingo,15) em Montes Claros teremos mais um dia de carnaval com muita animação, desfile dos blocos e shows com as bandas Axé Brasil e Sunga de Pano. Para encerrar a festa, na segunda-feira, 16, se apresentarão o cantor Roberto Reis e as bandas Axé Lenhada eGuigGhetto.






MONTES CLAROS: DISPUTA PELA A PREFEITURA JÁ COMEÇOU!

A disputa pela a prefeitura de Montes Claros já começou. Basta olhar as entre linhas das notícias nos meios de comunicação e nas redes sociais da cidade envolvendo o atual prefeito Ruy Muniz e o principal opositor Paulo Guedes. Cada linha escrita tem uma pimentinha de maldade, seja para um lado, seja para o outro. Resta saber agora, a opinião dos cidadãos montes-clarense?

PRESSÃO PARA APROVAR O FIM DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA



OAB, CNBB e demais entidades que apoiam o fim do financiamento eleitoral pelas empresas decidiram ir ao STF. Querem que o presidente Ricardo Lewandowski acelere o julgamento do tema. Ele está parado devido a pedido de vistas de Gilmar Mendes (foto). Querem decisão até outubro, para as empresas não poderem doar na eleição municipal de 2016.

WILL NUNES:

A celeuma sobre o financiamento eleitoral está longe do fim. Como o financiamento público não está no horizonte, o debate está limitado ao financiamento privado: doação de pessoas físicas x doação de pessoas físicas e empresas. Mas há consenso para limitar os gastos, na proporção do PIB, da população e do tamanho do estado.

TUCANOS: FAÇAM O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO!

Por René Ruschel, em Carta Capital 

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), perdeu o primeiro round do embate com os servidos públicos do Estado. Acuado por mais de 15 mil pessoas que foram às ruas na última terça-feira 10, Richa retirou na quinta-feira 12 da pauta de votação da Assembleia Legislativa os projetos que tentava enfiar goela abaixo da sociedade. Coagido, não encontrou espaço para reagir.
Além dos servidores, a derrota começou a se desenhar quando alguns parlamentares de sua base de sustentação se rebelaram. Primeiro, o deputado Adelino Ribeiro, (PSL), afirmou que o secretário da Saúde, Michele Caputo, condicionou a liberação de um ônibus ao voto favorável ao governo. Depois, Ney Leprevost, (PSD), um fiel aliado, foi à tribuna para avisar que não votaria a favor das medidas. Um fato inusitado envolveu a deputada Maria Victoria (PP), de apenas 22 anos, filha da vice-governadora Cida Borghetti (PROS) e do deputado federal, Ricardo Barros (PP). No momento da ocupação do plenário pelos manifestantes, a jovem parlamentar, assustada, correu ao banheiro para telefonar ao gabinete da mãe pedindo ajuda. Imediatamente a Casa Militar do governo do Paraná foi acionada e enviou três seguranças a fim de garantir sua integridade. Seria cômico não fosse uma tragédia.
A primeira gestão do governador Beto Richa não disse a que veio. Sua reeleição, com 55% dos votos válidos, foi obra da mídia, do marketing e de uma reengenharia política que envolveu 17 partidos e apoio de quase 300 prefeitos entre os 399. Tentou cooptar o apoio do PMDB oferecendo a vaga de vice-governador. O senador Roberto Requião quase estragou a festa. Na convenção partidária derrotou a proposta e conseguiu ser o candidato peemedebista. Beto não desistiu. Trouxe como companheira de chapa a então deputada federal, Cida Borghetti, cujo marido fora prefeito de Maringá por duas gestões e deputado federal. A reboque trouxe o cunhado, Silvio Barros, também ex-prefeito de Maringá, que desistiu da candidatura ao governo pelo minúsculo PHS para apoiar Beto. Como presente, ganhou a secretaria de Planejamento. Aliás, em se tratando de nepotismo, Richa é um expert. Sua mulher, Fernanda Richa, é secretaria do Trabalho e de Ação Social; seu irmão, Pepe Richa, secretário de Infraestrutura e Logística. Mesmo assim, com toda dedicação da família à causa pública, o Paraná se encontra à beira da falência.
Daí, o desespero em busca de recursos. Por enquanto, foi mais um tiro n´água. A sessão dessa quinta feira não aconteceu. Os parlamentares da situação chegaram a Assembleia para dar início aos trabalhos em um ônibus da tropa de choque da Policia Militar. Protegidos num cordão policial, foram escoltados para o interior do prédio. Foi o que bastou para começar a confusão que por pouco não virou uma praça de guerra. Os manifestantes invadiram o local de reunião e a sessão foi interrompida. Os militares reagiram com bombas de efeito moral, gás de pimenta e balas de borracha, mas não conseguiram conter a multidão que derrubou as grades que cercam a Assembleia. Até que às 15h15, num lapso de bom senso, o secretário Chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, encaminhou ofício comunicando que os projetos seriam “retirados para reexame”. Os servidores começaram a deixar o plenário com a promessa de voltar para acompanhar todo o processo discussão. Chegava ao fim o primeiro assalto de uma luta que promete grandes emoções.

O DESASTRE TUCANO NO PARANÁ, QUE A MÍDIA INSISTE EM ESCONDER DO POVO


O governador Beto Richa (PSDB) conseguiu, literalmente, empurrar sua base na Assembleia Legislativa para o cadafalso na última quinta-feira, dia 12, no afã de ‘tratorar’ a discussão e impor o pacotaço que tomava de assalto R$ 8 bilhões da poupança previdenciária dos funcionários públicos do Paraná.
Nos bastidores da política, os melhores analistas acreditam que a Assembleia não será a mesma na volta do recesso de Carnaval pelos motivos descritos abaixo.

A exigência para que a Assembleia votasse, custasse o que custasse, as medidas contra os servidores em greve gerou a cena pitoresca com parlamentares da base governistas transportados dentro de um camburão da polícia. Impossível algo mais simbólico para a sociedade já descrente com a política. Richa e sua ‘bancada do camburão’ prestaram mais um desserviço à democracia.
Os funcionários públicos não só derrotaram Richa como continuam em greve, pois têm uma pauta econômica a cobrar do governo tucano que lhe aplicou calotes e descumpriu acordos. Educadores mantêm animado acampamento no Centro Cívico, em Curitiba, e planejam megamarcha dia 19, quinta-feira, entre a Praça Santos Andrade (UFPR) e o Palácio Iguaçu. Mais uma vez os grevistas prometem encurralar Beto Richa.

Durante este feriado de Carnaval, possivelmente os deputados governistas estejam “debaixo da cama” no interior do estado ou viajando para fora do país. Eles temem ser alvo de hostilização pública, como previu recentemente o senador Roberto Requião (PMDB) em sua TV 15. “Deputados vão apanhar nas ruas se votarem contra os funcionários públicos”, previu (clique aqui).
Pode ser que os deputados não apanhem fisicamente, mas, aparentemente, os eleitores paranaenses lhe reservarão uma histórica “surra nas urnas” nas eleições municipais de 2016. É quando esses parlamentares tentarão eleger aliados nas prefeituras para, em troca, em 2018, receber apoio à sua reeleição na Assembleia.

Beto Richa não concorrerá à reeleição. Deverá começar cuidar da própria vida e da sua campanha ao Senado, em 2018. Seu mandado praticamente “acabou” com o espancamento de professoras na Assembleia. Só não ocorreu uma tragédia nesta quinta graças ao bom-senso de policiais, que descumpriram ordens superiores ao se recusarem atirar na massa e reprimir com mais rigor as gentes que ali protestavam por seus direitos.

Diante do possível abandono, boa parte da ‘bancada do camburão’ tende buscar realinhamento em nome da sobrevivência política. Estima-se que a bancada oposicionista saltará de seis para até 20 deputados no pós-Carnaval. Por isso mesmo a Assembleia poderá muito voltar diferente, o que se configuraria num triste fim do governo Beto Richa.