domingo, 5 de agosto de 2012

GUARDA-MÓR: PREFEITO TENTA A REELEIÇÃO

O candidato a reeleição em Guarda~Mór a prefeito Gilmar Ferreira (15) continua realizando visitas e manifestando suas propostas para tentar alcançar o segundo mandato. A coligação no Rumo Certo investirá no programa eleitoral no Rádio para consolidar o discurso de campanha.

GUARDA-MÓR-MG: DEPOIS DE SOFRER INFARTO CANDIDATO A VICE DESEJA VOLTAR O MAIS RÁPIDO POSSIVEL PARA A CAMPANHA DE RUA

Depois de sofrer infarto o candidato a vice na chapa com o candidato a prefeito Edgar José de Lima, Dr. Rômulo Ferreira mesmo contra orientação médica manifesta interesse de retomar o mais rápido possivel a campanha eleitoral. Ex-prefeito de Guarda-Mór Dr. Rômulo tem tido um importante papel na condução da organização da campanha da coligação A Força do Povo.

LAGAMAR-MG: ELEIÇÃO TRANQUILA

A exemplo de Vazante, a eleição de Lagamar ainda não ganhou o clima das ruas. Tanto Jorge Olívio (25) como Cássio Marra (12) que disputam a eleição municipal ainda estão fazendo campanha nos bastidores sem no entanto uma data ainda definida, pelo o menos oficialmente para ganhar as ruas com intensidade.

LAGOA GRANDE-MG: EM CLIMA DE ELEIÇÃO

Diferente de outras cidades da região em Lagoa Grande-MG o clima já é de eleição. Com campanhas nas ruas as candidaturas de Dr. Márcio (10) e Edson Sabino (15) dão um clima diferente no ambiente político da cidade que transcorre num clima democrático e entusiasmado de ambos os lados. Reuniões e manifestações populares fazem parte do dia-a-dia dos dois nomes que disputam a sucessão municipal.

PESQUISA IBOPE: LULA GANHARIA COM AMPLA VANTAGEM DE AÉCIO

Se as eleições de 2014 fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o candidato favorito do eleitorado, de acordo com pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 3, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O petista aparece com 69,8% das intenções de voto. Neste cenário, ficaria em segundo o senador Aécio Neves (PSDB), com 11,9% e governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 3,2%.

A pesquisa, realizada entre os dias 18 e 22 de julho, simulou dois cenários para as eleições presidenciais de 2014. Em um deles, com a presidente Dilma Rousseff no lugar de Lula, Dilma ficaria em primeiro com 59% das intenções de voto, seguida por Aécio Neves com 14,8% e Eduardo Campos com 6,5%. Duas mil pessoas foram entrevistadas em 134 municípios de cinco regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.

DE OLHO NO HORÁRIO ELEITORAL NO RÁDIO E NA TELEVISÃO

De olho na data
O horário eleitoral gratuito começa, no rádio e na televisão, no dia 21 de agosto, 45 dias antes do primeiro turno das eleições, e vai até o dia 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Nos municípios onde houver segundo turno, a data limite para o início do período de propaganda eleitoral gratuita é no dia 13 de outubro, 15 dias antes da eleição. O último dia previsto no calendário eleitoral deste ano para esse tipo de propaganda é no dia 26 de outubro, dois dias antes do segundo turno.

É Lei
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão está prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995). São obrigadas a transmitir a propaganda eleitoral as emissoras de rádio, inclusive as rádios comunitárias, e as emissoras de televisão que operam em VHF e UHF e os canais de televisão por assinatura sob a responsabilidade das câmaras municipais.

JUSTIÇA ELEITORAL FICARÁ ATENTA A PROPAGANDA NO RÁDIO E TV

Após a definição do tempo de propaganda no rádio e TV para partidos e coligações, a Justiça Eleitoral inicia um segundo momento do processo, o de analisar as inserções e veiculações dos candidatos, coibir abusos e arbitrar impasses. A justiça eleitoral alerta que na eleição os candidatos precisam se respeitar, tratar de cumprir a legislação e evitar se autoimpor armadilhas que burlem o pleito. Punições severas para o caso de ataques pessoais e insinuações durante a campanha.

PRESIDENTE OLEGÁRIO-MG: DECISÃO DA JUSTIÇA CONFIRMA LEGALIDADE DA CANDIDATURA DE PALITO

A juíza da 230ª Zona Eleitoral, Grazziela Mariade Queiroz Franco Peixoto, deferiu, o registro de candidatura do candidato aprefeito de Presidente Olegário pela Coligação A Força do Povo, Antônio Cláudio Godinho “Palito”.
O pedido de impugnação foi apresentado pelo Ministério Público Eleitoral e pela Coligação Frente Democrática Progressista Cristã. De acordo com o Ministério Público, o pedido foi feito por ter o candidato, contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). As contas rejeitadas de Palito são do exercício financeiro de 2006 e 2008, anos em que o mesmo era prefeito municipal.

No despacho da juíza a mesma deferiu a candidatura de Palito, sentenciando que as contas de 2006, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado e não foi analisado pela Câmara Municipal devido o processo está em tramitação no TCE. Sobre as contas de 2008, o tribunal aprovou as contas com ressalvas e na votação na Câmara Municipal não houve o quórum legal para a reprovação das contas. A votação teve 5 votos pela rejeição, 3 votos pela aprovação e um abstenção. Como a Câmara é formada por 9 parlamentares não teve votos suficientes pela rejeição que seria de seis votos (2/3).

Como a decisão da juíza cabe recurso pedindo a impugnação de Palito. O advogado da Coligação Joannis Vlassios Nakis disse que irá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE–MG). Já o Ministério Público destacou que está analisando a sentença para decidir se entrará ou não com recurso.

Procurado pela reportagem, Palito disse estar satisfeito com o resultado e que esperava ser inocentado das acusações, por considera-las infundadas. “Com esse resultado a Juíza Eleitoral me inocentou de todas as acusações, estou como sempre estive em condições plenas de disputar as eleições municipais de Presidente Olegário, agradeço a Deus e a todos os que torceram por mim”, declarou Palito.
Fonte:camaramunicipalpresidenteolegario

BELO HORIZONTE-MG: JUSTIÇA ELEITORAL RATIFICA CANDIDATURA DE PATRUS ANANIAS

A Justiça Eleitoral em Belo Horizonte não acatou, neste sábado (4), o pedido de impugnação da candidatura de Patrus Ananias (PT) à prefeitura e deferiu o registro da coligação. A ação, de autoria da Executiva Estadual do PSD, havia sido protocolada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) no último dia 20. Na alegação do dirigente do partido e secretário de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, a candidatura petista estaria infringido a legislação.

Segundo uma das denúncias, Patrus não teria respeitado o prazo de desincompatibilização e se mantido no cargo de presidente de um conselho da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A outra alegação é de que a empresa de consultoria do ex-ministro poderia ter prestado serviços públicos nos últimos meses.

No entendimento do juiz Rogério Coutinho, porém, não há procedência nas acusações, uma vez que o cargo na Fiesp era “não remunerado” e desempenhado em outro Estado. Além disso, sua empresa “não recebeu recursos públicos nem mesmo possui contratos com órgãos do poder público”.