terça-feira, 20 de março de 2012

MESSI O JOGADOR MAIS BEM PAGO DO MUNDO

O atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona, é o jogador de futebol mais bem pago do mundo, com uma remuneração anual de 33 milhões de euros, segundo levantamento da revista “France Football”.
Em segundo lugar aparece o britânico David Beckham, com 31,5 milhões, e o português Cristiano Ronaldo, com 29,2 milhões. Kaká é o brasileiro mais bem posicionado, com ganhos de 15,5 milhões de euros por ano.

Abaixo, os dez primeiros do ranking:
Lionel Messi 33
David Beckham 31,5
Cristiano Ronaldo 29,2
Samuel Eto’o 23,3
Wayne Rooney 20,6
Sergio Agüero 18,8
Yaya Touré 17,6
Fernando Torres 16,7
Kaká 15,5
Philipp Lahm 14,3

FICHA LIMPA: CONTAS REJEITADAS DE CAMPANHA PODE INVIABILIZAR CANDIDATURAS

A falta de clareza da decisão que proibiu políticos com contas rejeitadas de disputar as eleições de 2012 levou o assunto novamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou consulta ao TSE em que questiona aspectos práticos da decisão, como o limite temporal para que a rejeição de contas interfira no registro deste ano.

No início do mês, o TSE decidiu, por 4 votos a 3, que políticos com contas desaprovadas não poderão concorrer nas eleições deste ano. Os ministros endureceram a regra aplicada até então, que exigia apenas a prestação de contas para o candidato ser considerado quite com a Justiça Eleitoral.

Durante o julgamento, a corregedora do TSE, ministra Nancy Andrighi, destacou a existência de uma lista com 21 mil políticos que tiveram contas desaprovadas em eleições anteriores. No entanto, o TSE não deixou claro se um candidato com contas rejeitadas em 2006, por exemplo, deveria ter a a candidatura negada, ou se apenas os que tiveram contas rejeitadas em 2010 ficariam inelegíveis. O tribunal deixou para analisar caso a caso.

Nas cinco perguntas enviadas ao TSE, Lopes pede esclarecimentos sobre os marcos temporais da nova resolução. “O dispositivo referido se aplica e alcança as contas de campanha referentes às eleições anteriores? Quais?”, pergunta o deputado. Ele quer também saber se a resolução atinge contas prestadas antes das novas regras, porém desaprovadas posteriormente.

Na última semana, 18 partidos políticos manifestaram insatisfação com a nova regra do TSE sobre prestação de contas e assinaram uma moção pedindo que a corte reconsidere a decisão.

PACTO FEDERATIVO

Os governadores aumentaram a pressão junto à presidente Dilma Rousseff para discutir um novo pacto federativo. Em pauta, temas sensíveis que vão da partilha dos royalties do pré-sal à renegociação de dívidas com a União.

Responsável por definir regras sobre endividamento dos entes federativos e operações de crédito, o Senado também decidiu agilizar essas discussões e criou uma comissão com 14 especialistas, que terá 60 dias para apresentar sugestões de mudanças no atual pacto federativo.

Esse processo representa uma verdadeira corrida contra o tempo, pois o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que, em 2013, entrem em vigor novas regras para a distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE), o que traz grande preocupação aos governadores.

CAMPANHA ELEITORAL: PRÉ-DIZ TUDO

Há alguns anos, a expressão “pré-campanha” praticamente não era utilizada, quando tratávamos de disputa eleitoral. É uma terminologia antiga, que se diga, mas com uso prático muito recente na política nacional.

O prefixo “pré” diz tudo: “antes”. O antes da campanha.

Por quê?

Porque em face de inúmeros aspectos legais e políticos, fazer uma espécie de “pré-temporada” eficiente (como ocorre nos times de futebol), significa entrar na campanha político-eleitoral (período oficial de disputa pelo voto), com melhores condições de êxito.

Na ponta do lápis, de modo oficial, a campanha só existe por 45 dias em rádio/TV/Jornais etc. A campanha de rua é um pouco mais longa, mas com menos de 90 dias de percurso.

Muitas vezes não é possível se fazer ajustes com o ‘carro’ andando, de modo a alterar o jogo.

Pré-campanha eficiente acontece sobretudo nos bastidores, com a costura de alianças fortes e obstrução – ao mesmo tempo – de avanço das forças adversárias

FRASE DO DIA

“O sucesso é a soma de pequenos esforços – repetidos dia sim, e no outro dia também.”
Robert Collier

LAGAMAR-MG: DR. CÁSSIO E O SONHO DE SER PREFEITO

Médico popular e conhecido da comunidade lagamarense, o Dr. Cássio Marra abriu várias opções para viabilizar sua candidatura a prefeito. Ligado ao grupo da oposição, mas mantendo ótimas relações com o vice-prefeito Vivaldo Donezite. Dr. Cássio tem ainda a possibilidade de buscar a terceira via como caminho para construir sua candidatura, já que é filiado ao PDT (não depende de outros partidos para ser candidato).

Só que para isso ele requer urgentemente de um grupo para fortalecer a base da sua candidatura para criar musculatura numa disputa que ainda não tem nada definido. Com a experiência de quem disputou 3 eleições, sabe que a quarta exige mais organização e planejamento para ter reais chances de vitória. Só que ele trabalha contra o tempo, um tempo que não espera por ninguém e se aproxima rapidamente do dia 07 de outubro.

EX-PREFEITO DE VAZANTE DEIXA O PSDB

O ex-prefeito de Vazante Alcides Diniz desfilou-se do PSDB e descartou qualquer possibilidade de ser candidato a prefeito no município nas eleições desse ano. A decisão está relacionada a possibilidade de aceitar convite do TSE para ocupar o importante cargo de diretor geral do Tribunal Superior Eleitoral. Função que exigirá total dedicação ao processo eleitoral em todo o país. Nome influente da política local, sua ausência praticamente ratifica o nome do ex-prefeito Dr. José Benedito como o nome da oposição para disputar a eleição em outubro.