terça-feira, 12 de janeiro de 2016

ENEM: NOTA ZERO NA REDAÇÃO


prova-do-enemDos mais de 5,8 milhões de candidatos que prestaram a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2015, apenas 104 candidatos obtiveram nota máxima — 1.000 — na redação, enquanto 53 mil receberam zero. Neste dado, não estão incluídos os que não compareceram ao segundo dia de provas ou não elaboraram a redação.
Houve uma maior concentração de candidatos na faixa de nota entre 501 e 600 pontos, um desempenho considerado “satisfatório”. Nesta edição da prova, o tema do texto foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. O balanço do exame foi divulgado na tarde desta segunda-feira (11) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

MÉDICOS RECUSAM EMPREGO


programa-mais-medicosConseguir um emprego público é algo cobiçado no Brasil. Interessados enfrentam filas, submetem-se a provas concorridas e, quando aprovados, contam os dias para a convocação. Mas esse ritual, conhecido da maioria do funcionalismo, não tem se aplicado a uma carreira em especial: a de médico.
Nesse caso, a recusa em assumir um emprego oferecido por prefeituras ou governos estaduais chega a 63% dos aprovados em concurso público. Os maiores índices estão justamente nas grandes capitais — São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro — e no Distrito Federal.

SISU: NOTAS JÁ ESTÃO NO SITE

Já estão no site do Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, as notas de corte dos cursos. Com base nessa nota de corte, o candidato pode trocar a opção de curso que se inscreveu para um menos concorrido, por exemplo.
Essa mudança pode ser feita várias vezes, enquanto durar o período de inscrição, que vai até a meia-noite desta quinta-feira (14). Mas atenção: a opção de curso que vai ficar valendo é aquela que foi confirmada por último, pelo candidato.

CONCURSO: NOVAS REGRAS


concOs concurseiros que terão provas em 2016 devem estar atentos. Desde o dia 1º de janeiro já estão em vigor as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que a partir deste ano serão obrigatórias. A proposta veio desde 2009 com diversas mudanças, como o fim do trema e novas regras para o uso do hífen e de acentos diferenciais. Apesar das mudanças já em uso, no entanto, a obrigatoriedade para o uso das novas regras ainda não existia.
A partir do Decreto 7.875/12, de 27 de dezembro de 2012, o período de transição para a utilização da nova ortografia foi ampliado. O limite para a obrigatoriedade, que seria 1º de janeiro de 2013, foi fixado para 1º de janeiro de 2016, quando deixaram de coexistir as duas ortografias no país. Agora, bancas dos concursos vão explorar a nova ortografia e é preciso que o candidato esteja atento às mudanças.

CONGRESSO: FALTA NAS SESSÕES DELIBERATIVAS


camara_vistos
Na estreia da nova legislatura, os deputados em primeiro mandato lideraram a bancada dos mais assíduos na Câmara. Menos de 4% dos 513 integrantes da Casa estiveram presentes em todos os dias em que o comparecimento era exigido, ou seja, aqueles em que há a chamada sessão deliberativa. Dos 19 parlamentares que marcaram presença em todos os 125 dias em que estavam previstas votações, 11 são “calouros” na Casa.

DEPUTADO FEDERAL PODE ASSUMIR A QUALQUER MOMENTO MINISTÉRIO NO GOVERNO DILMA

O deputado federal Mauro Lopes (PMDB-MG) está com um pé no primeiro escalão do governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

Lopes já foi sondado e espera apenas o convite oficial para assumir, ainda neste mês, o Ministério da Aviação Civil. Em troca do cargo, a bancada do PMDB de Minas não lançará candidatura à liderança da Câmara dos Deputados.

DELATOR: DEPOIS DE FERNANDO HENRIQUE É A VEZ DE AÉCIO NEVES


:
Preso em Curitiba, Pedro Corrêa, que foi presidente nacional do PP e terminou condenado à prisão tanto no 'mensalão' como no chamado 'petrolão', diz ter contado tudo o que sabe desde que foi eleito deputado pela primeira vez, em 1978, pela Arena; segundo o colunista Ancelmo Gois, as histórias passam pela reeleição do ex-presidente tucano FHC, em referência ao escândalo de 1997; votos dos parlamentares foram negociados por R$ 200 mil para aprovar a emenda constitucional que permitia a reeleição; Pedro Corrêa também prometeu delatar o senador Aécio Neves (PSDB-MG), já citado na Lava Jato por dois delatores, o doleiro Alberto Youssef e o entregador de propinas 'Ceará'

SAFRA RECORDE


:
Previsão é do IBGE e foi divulgada nesta terça-feira 12; segundo o instituto, a safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas fechou 2015 com uma produção de 209,5 milhões de toneladas, superando em 7,7% a de 2014; já para 2016, o terceiro prognóstico indica uma produção de 210,7 milhões de toneladas, superando em 0,5% o número de 2015

RENAN PODE SER CANDIDATO A PRESIDÊNCIA DO PMDB


:
"Se o Renan estiver na disputa, vamos apoiá-lo 100% no Rio", diz o líder do partido na Câmara, Leonardo Picciani (PMDB-RJ), sobre a preferência pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para a presidência do PMDB, posto ocupado desde 2001 por Michel Temer; o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse que o importante é a unidade do partido em torno de um nome, seja ele qual for: “Não serei candidato à presidência do partido. Vou lutar pela construção de um nome de consenso”