domingo, 22 de junho de 2014

OS DEZ MAIORES MICOS DA COPA

OS 10 MAIORES MICOS DA COPA DO MUNDO DO BRASIL



Na Copa do Mundo do Brasil, foram embora pro chuveiro mais cedo aqueles que torceram pelo fracasso do país. Confira alguns micos da elite e da mídia.

Najla Passos

A Copa do Mundo do Brasil ainda não passou da primeira fase, mas já são fartas as gafes, foras e barrigadas do mundial, especialmente fora do campo. 

E, curiosamente, elas nada têm a ver com as previsões das “cartomantes do apocalipse” que alardeavam que o país não seria capaz de organizar o evento e receber bem os turistas estrangeiros. Muito pelo contrário. 

Os estádios ficaram prontos, os aeroportos estão funcionando, as manifestações perderam força, os gringos estão encantados com a receptividade brasileira e a imprensa estrangeira já fala em “Copa das Copas”. 

Confira, então, os principais micos do mundial… pelo menos até agora!


1 – O fracasso do #NãoVaiTerCopa

Mesmo com o apoio da direita conservadora, da esquerda radicalizada, da mídia monopolista e dos black blocs, o movimento #NãoVaiTerCopa se revelou uma grande falácia. As categorias de trabalhadores que aproveitam a visibilidade do evento para reivindicar suas pautas históricas de forma pacífica preferiram apostar na hashtag #NaCopaTemLuta, bem menos antipática e alarmista. E os que continuaram a torcer contra o evento e o país, por motivações eleitoreiras ou ideológicas, amargam o fracasso: políticos perdem credibilidade, veículos de imprensa, audiência e o empresariado, dinheiro!


2 – A vênus platinada ladeira abaixo 

Desde os protestos de junho de 2013, a TV Globo vem amargando uma rejeição crescente da população. E se apostava no #NãoVaiTerCopa para enfraquecer o governo, acabou foi vendo sua própria audiência desabar. Uma pesquisa publicada pela coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo, com base em dados do Ibope, mostra que no jogo de abertura da Copa de 2006, na Alemanha, a audiência da Globo foi de 65,7 pontos. No primeiro jogo da Copa de 2010, na África do Sul, caiu para 45,2 pontos. Já na estreia do Brasil na Copa, neste ano, despencou para 37,5 pontos.


3 – #CalaABocaGalvão

Principal ícone da TV Globo, o narrador esportivo Galvão Bueno é o homem mais bem pago da televisão brasileira, com salário mensal de R$ 5 milhões. Mas, tal como o veículo que paga seu salário, está com o prestígio cada vez mais baixo. Criticar suas narrações virou febre entre os fãs do bom futebol. E a própria seleção brasileira optou por assistir os jogos da copa pela concorrente, a TV Band. O movimento #CalaABocaGalvão ganhou ainda mais força! O #ForaGlobo também!


4 – A enquadrada na The Economist 

A revista britânica The Economista, que vem liderando o ranking da imprensa “gringa” que torce contra o sucesso do Brasil, acabou enquadrada por seus leitores. A reportagem “Traffic and tempers”, publicada no último dia 10, exaltando os problemas de mobilidade de São Paulo às vésperas de receber o mundial, foi rechaçada por leitores dos EUA, Japão, Holanda, Inglaterra e Argentina, dentre vários outros. Em contraposição aos argumentos da revista, esses leitores relataram problemas muito semelhantes nos seus países e exaltaram as qualidades brasileiras, em especial a hospitalidade do povo. 


5 – O assassinato da semiótica

Guru da direita brasileira, o colunista da revista Veja, Rodrigo Constantino, provocou risos com o texto “O logo vermelho da Copa”, em que acusa o PT de usar a logomarca oficial do mundial da Fifa para fazer propaganda subliminar do comunismo. Virou chacota, claro. O correspondente do Los Angeles Times, Vincent Bevins, postou em seu Twitter: “Oh Deus. Colunista brasileiro defendendo que o vermelho 2014 na logo da Copa do Mundo é obviamente uma propaganda socialista”.  Seus leitores se divertiram usando a mesma lógica para apontar outros pretensos ícones comunistas, como a Coca-Cola (lol)!


6 – A entrevista com o “falso” Felipão

Ex-diretor da Veja e repórter experiente, Mário Sérgio Conti achou que tivesse tirado a sorte grande ao encontrar o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, em um voo comercial, após o empate com o México. Escreveu uma matéria e a vendeu para os jornais Folha de S. Paulo e O Globo, que a publicaram com destaque. O entrevistado, porém, era o ator Wladimir Palomo, que interpreta Felipão no programa humorístico Zorra Total. No final da conversa, Palomo chegou a passar seu cartão à Conti, onde está escrito: “Wladimir Palomo – sósia de Felipão – eventos”. Mas, tão confiante que estava no seu “furo de reportagem”, o jornalista achou que era uma “brincadeirinha” do técnico… 


7 – A “morte do pai” do jogador marfinense


O jogador da costa do Marfim, Serey Die, caiu no choro quando o hino do seu país soou no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Imediatamente, a imprensa do Brasil e do mundo passou a noticiar que o pai dele havia morrido poucas horas antes. A comoção vias redes sociais foi intensa. O jogador, porém, desmentiu a notícia assim que pode. Seu pai havia morrido, de fato. Mas há dez anos. As lágrimas se deveram a outros fatores. “Também pensei no meu pai, mas é por tudo que vivi e por ter conseguido chegar a uma copa do mundo”, explicou.


8 – “Vai pra casa, Renan!”

Cheio de boas intenções, o estudante Renan Baldi, 16 anos, escolheu uma forma bastante condenável de reivindicar mais saúde e educação para o país: cobriu o rosto e se juntou aos black block paulistas para depredar patrimônio público na estreia do mundial. Foi retirado do meio do protesto pelo pai, que encantou o país ao reafirmar seu amor pelo filho, mas condenar sua postura violenta e antidemocrática. A hashtag #VaiPraCasaRenan fez história nas redes sociais!


9 – O fiasco do “padrão Fifa”

Pelos menos 40 voluntários da Copa em Brasília passaram mal após consumir as refeições servidas pela Fifa, no sábado (14), um dia antes do estádio Mané Garrincha estrear no mundial com a partida entre Suíça e Equador. Depois disso, não apareceu mais nenhum manifestante desavisado para pedir saúde e educação “padrão Fifa” no país!


10 – Sou “coxinha” e passo recibo!


Enquanto o Brasil e o mundo criticavam a falta de educação da “elite branca” que xingou a presidenta Dilma no Itaquerão, a empresária Isabela Raposeiras decidiu protestar pela causa oposta: publicou no seu facebook um post contra o preconceito e à discriminação dirigidos ao que ela chamou de “minoria de brasileiros que descente da elite branco-europeia”. “Não sentirei vergonha pelas minhas conquistas, pelo meu status social, pela minha pele branca”, afirmou.  Virou, automaticamente, a musa da “elite coxinha”.  

A HIPOCRISIA DA GRANDE MÍDIA


REFLETIR

“O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele”.
Machado de Assis

JÁ ESTÁ VALENDO O NOVO MARCO DA INTERNET

O Marco Civil da Internet começa a vigorar nesta segunda-feira. Todos os dados passarão a ser arquivados e podem ser requisitados por ordem judicial. Não pode mais haver discriminação de acesso, valendo a neutralidade da rede, e será mais difícil retirar conteúdo do ar. A Justiça deverá ser acionada, não só o site.

REFLETIR


Foto: O dia em que todos descobrirem isso, teremos uma sociedade muito melhor..
Add minha pagina #kllevertonreis

DILMA: A COPA ESTÁ DANDO DE GOLEADA NOS PESSIMISTAS

Vaiada e xingada na abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, a presidente Dilma Rousseff buscou transformar essa situação desconfortável em oportunidade de crescimento, de olho nas eleições presidenciais deste ano. "Vamos recolher xingamentos e transformá-los em canção de esperança sobre futuro do País. Vamos transformar pedras em tijolos para o Minha Casa Minha Vida", defendeu, em discurso na Convenção Nacional do PT. Nessa reunião deste sábado (21) o partido manifestou oficialmente que Dilma é a candidata petista ao Planalto nas próximas eleições.

Em referência às críticas que recebeu por causa dos gastos com a Copa, Dilma argumentou que "as grandes obras são construídas com o fermento do otimismo". Defendeu, ainda, que "a Copa está dando uma goleada nos pessimistas, nos que diziam que ela não ocorreria. A nossa força está no fato que sonhamos, queremos mais, temos sonhos utópicos."

Houve também um momento de volta ao passado, especificamente à epoca do regime militar. Dilma citou "apesar de você, amanhã há de ser outro dia", para logo em seguida dizer que "temos de lembrar sempre disso". "Apesar de Você" é uma música de Chico Buarque do início da década de 1970, símbolo de crítica e resistência ao regime militar.

"Vamos amar o nosso País, amar a camiseta verde-amarela, torcer pro nosso time. Temos a certeza de que, com a força do povo, vamos vencer de novo", misturando campanha e futebol. E encerrou o discurso dizendo: "Viva a Brasil e ao povo brasileiro".

ELEIÇÃO MINEIRA: INDECISÃO NO PSB

Eugénio Moraes/Hoje em Dia
convenção do PSD
Convenção do partido neste sábado reuniu diversos aliados
Articulações do presidente do PSB em Minas, deputado federal Júlio Delgado, e do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, para aumentar o prazo de negociação com o PSDB sobre a disputa do governo estadual, levaram o partido a adiar a decisão de lançar candidatura. 
 
Neste sábado (21), durante a convenção do partido, foi aprovada a criação de uma comissão para decidir os rumos socialistas até o próximo fim de semana. O grupo é formado por nove pessoas, entre membros da Executiva estadual, Lacerda, representantes de movimentos setoriais do PSB e o presidente do Clube Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, que foi apresentado como candidato a deputado federal durante a reunião. 
 
Segundo Delgado, que depois da retirada da pré-candidatura de Apolo Heringer, na noite da última sexta, permaneceu como o nome para a disputa ao governo, a decisão tem o conhecimento da Executiva nacional. Apesar disso, o secretário nacional da sigla, Carlos Siqueira, disse, na última sexta, que Minas terá candidato ao governo. “A confirmação do meu nome e da candidatura própria inviabilizaria coligações proporcionais e também alguma composição majoritária. Isso foi a prudência”, disse Delgado. 
 
“Na hora que a gente colocou a tese da candidatura, teve quatro votos contrários. Temos mais de 120 delegados, não é uma ideia imposta de cima pra baixo. Foi deliberada majoritariamente”, acrescentou. Antes da convenção, o prefeito Marcio Lacerda adiantou que havia a possibilidade de “delegar à Executiva a negociação para aliança ou candidatura própria”. 
 
Rede "alijada"
 
O ambientalista Apolo Heringer, filiado na cota dos aliados de Marina Silva, classificou, na ocasião, a pré-candidatura de Delgado como “laranja” e acusou de “golpe” a ideia de adiar a decisão em uma semana. Apolo se mostrou desapontado com a hipótese de terceira via com Eduardo Campos e Marina, que classificou como “farsa”. A Rede, segundo ele, foi alijada. “Eu me sinto cassado, vítima de uma farsa que foi essa convenção. Delgado, vocês não têm o apoio da Rede. Nós não participaremos de uma festa sem princípio político”, disse. 

CENÁRIO DA DILMA


Numa convenção que a apresentará como a melhor opção para atender ao desejo de mudança que o eleitorado tem demonstrado nas pesquisas de intenção de voto, o PT oficializa neste sábado (21) a presidente Dilma Rousseff como candidata à reeleição. presidente Lula, fiador da candidatura de Dilma.
Além da presidente e de seu antecessor, devem discursar o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e o presidente do PT, Rui Falcão.Segundo auxiliares de Dilma, o tom do discurso da presidente será de “mudança com continuidade”, sob o argumento de que a transformação começou em 2003.
dilma 2

DILMA RUMO A REELEIÇÃO


PT convenção
O PT oficializou hoje (21) a candidatura da presidenta Dilma Rousseff à reeleição e de Michel Temer para vice-presidente. Em convenção nacional em Brasília, com a presença de filiados ao partido e de aliados, delegados do PT levantaram os crachás em apoio à chapa, em defesa do slogan “Mais mudanças, mais futuro” e das principais reformas propostas no programa de governo.
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, levantou duas principais bandeiras para o partido que vão constar na campanha presidencial: a reforma política e a democratização da mídia. Para ele, o plebiscito é fundamental para que se concretize a proposta de reforma política, cujo princípio passa pelo fim do financiamento privado das campanhas. Segundo ele, o projeto prevê um plebiscito sobre o tema ainda neste ano, na Semana da Pátria, em setembro. Sobre os meios de comunicação, Rui Falcão destacou que o partido pretende cumprir o que estabelece a Constituição Federal, como a proibição do oligopólio da mídia e a exigência de produção regional independente.
Além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de candidatos a governador pelo PT e de pelo menos nove ministros do atual governo, estiveram presentes na convenção representantes de partidos aliados que já referendaram ou ainda vão oficializar a aliança nacional, como PCdoB, PRB, PP, PSD, PMDB, PROS e PDT.

PTB NOS BRAÇOS DO AÉCIO

benito-gama-300x290O PTB decidiu não apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff, depois de ter se comprometido com o PT e de, há um mês, ter oferecido um almoço, na sede do partido, em Brasília, para a presidente. Eles declararam que vão caminhar com o tucano Aécio Neves, também pré-candidato ao Planalto.
O presidente nacional do PTB, o ex-secretário do RN Benito Gama, telefonou na sexta-feira à noite para os ministros Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e Aloizio Mercadante (Casa Civil) para informá-los da decisão. Eles insistiram para que a aliança não fosse desfeita, mas, diante dos problemas nos estados, principalmente em Roraima e Brasília, Gama disse não tinha condições — nem tempo hábil — de conter a insatisfação. O presidente da legenda fez uma sondagem por todo o país, e apenas em Alagoas e Pernambuco os diretórios votaram pela manutenção da aliança com os petistas.

CORREIOS PERDEM O FOCO

correiosEntregando cartas e pequenas encomendas, os Correios transformaram-se numa das maiores empresas do país. Nunca foi tão difícil, contudo, manter tal posição. O principal negócio da companhia —a distribuição de correspondências— míngua a cada dia, e a estatal, com isso, passou a enfrentar uma crise de eficiência. A estatal sabe que, daqui para frente, será preciso cortar gastos, elevar investimentos e, por fim, mudar completamente a cara do negócio.
Desde 2009, as receitas cresceram 35%, chegando a R$ 16,7 bilhões, mas os custos aumentaram 60%. No ano passado, o lucro foi de parcos R$ 300 milhões, uma forte queda ante o mais de R$ 1 bilhão obtido em 2012. “O resultado neste ano será igual ou até mais baixo”, diz Wagner Pinheiro, presidente dos Correios, à Folha de São Paulo. “Mudamos de patamar. Fazíamos investimentos muito baixos e estávamos ficando com uma estrutura cada vez mais velha. Revertemos isso”.
NOVO FOCO
Para sobreviver, não bastará, porém, tornar-se uma estatal mais enxuta. A ideia é transformar os Correios numa companhia de logística, aproveitando a expansão do comércio eletrônico no país. A estatal já mantém parcerias com varejistas como Magazine Luiza e Ponto Frio, mas quer avançar no segmento com a marca Correios Cargo. Em análise, está a chegada de um sócio para ajudar a companhia nos planos de expansão. “É um mercado potencial de mais de R$ 150 bilhões ao ano”, diz Pinheiro.