quarta-feira, 17 de agosto de 2011

PAPA VOLTARÁ AO BRASIL

Um ano antes da realização da Copa do Mundo no Brasil, o Rio de Janeiro será sede de mais um evento internacional. O governo do estado e a prefeitura confirmaram [ontem] a realização, em 2013, da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio, com a presença do Papa Bento XVI, um dos maiores eventos internacionais de massa.

A agência de notícias da Congregação Episcopal Italiana (Acidigital) também traz declaração do porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, reproduzida pelo site da Arquidiocese de Niterói, informando sobre a escolha do Rio. O anúncio oficial será feito pelo Papa no domingo, último dia da Jornada Mundial da Juventude, que começou [ontem] em Madri.

O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes viajam sexta-feira - em voo de carreira, segundo Paes e a assessoria de Cabral - para a capital espanhola, a fim de ouvir o pronunciamento do Papa. O arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, bispos auxiliares e sacerdotes do clero carioca já estão em Madri.

VOLTA LULA!!!

A presidente Dilma Rousseff deu início, nesta semana, a uma tentativa de aproximação com os partidos da base aliada, sobretudo PT e PMDB. Entre os objetivos da imersão na política está a tentativa de conter pela raiz uma prematura e crescente especulação interna sobre uma nova candidatura presidencial de Lula em 2014.

No PT, a torcida pela volta de Lula ainda é discreta, mas já atinge setores como a base sindical do partido e integrantes das bancadas na Câmara e no Senado.

Já nos partidos aliados, um certo "sebastianismo lulista" começa a sair do armário. Ontem, antes de fazer novo discurso crítico ao governo, o ex-ministro Alfredo Nascimento (PR-AM) disse em alto e bom som para colegas do Senado: "O barbudo tem de voltar".

O sebastianismo foi um movimento que surgiu em Portugal no século 16, após a morte do rei dom Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir. O país passou ao domínio da Espanha, o que deu início a uma crença segundo a qual o rei não morrera e voltaria para reassumir o trono.

Na Esplanada, a ameaça lulista é vista com reservas.

PRÉ-SAL: 2 MILHÕES DE EMPREGOS

A exploração do petróleo da camada do pré-sal deve estimular o crescimento de vários setores da indústria, gerando mais de 2 milhões de empregos até 2020. A estimativa consta de estudo apresentado nesta terça-feira (16) pelo diretor-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Eloi Fernández e Fernández

PROJETO QUER OBRIGAR MOTOQUEIRO USAR CAPACETE COM IDENTIFICAÇÃO

O Senador Wilson Santiago, do PMDB da Paraíba, apresentou projeto para obrigar que os capacetes usados pelos motociclistas passem a exibir a identificação de seu usuário. o objetivo, segundo o parlamentar, é facilitar o reconhecimento de indivíduos que usam motocicletas para cometer crimes. Ao justificar a apresentação de seu projeto, Wilson Santiago afirmou que frequentemente crimes como seqüestros, roubos e assassinatos têm sido cometidos por motoqueiros em duplas, sendo um pilotando a moto e outro na garupa. Segundo Santiago, por estarem usando capacete, dificilmente esses criminosos são identificados. Para evitar situações assim, o senador pelo PMDB paraibano quer que todos os capacetes usados por motociclistas passem a exibir a identificação de seus usuários. "Esse capacete ter um documento de identificação para identificar aquele cidadão, ou com o número da placa da moto, ou com o número de cpf daquele que comanda as câmeras e também os meios fotográficos irão identificar com facilidade irá identificar quem de fato é aquele cidadão se porventura cometa qualquer delito" disse o deputado

EMPRESÁRIA PODE VIRAR MINISTRA

A empresária Luiza Helena Trajano, dona da rede de lojas Magazine Luiza, confirmou que foi convidada pela presidente Dilma Rousseff para assumir um posto no governo, mas negou que já tenha aceitado a missão.

Trajano deve ocupar a futura Secretaria da Micro e Pequena Empresa. A criação da pasta, que terá status de ministério, tem de ser aprovada pelo Congresso.

VAZANTE-MG: DR.JOSÉ E O PMDB

Existem fortes rumores que o ex-prefeito Dr. José Benedito mudou a estratégia e teria resolvido permanecer no PMDB. Fato que preocupa a oposição que contava com o médico na linha de frente nas eleições de 2012.


WILL NUNES COMENTA: Dr. José Benedito foi prefeito duas de Vazante. É um político experiente, sabe que um processo eleitoral não é fácil, requer recursos, organização e muito profissionalismo. Neste momento o único nome que assumiu de forma dura o papel da oposição em Vazante, foi o advogado Marciano Borges que tenta viabilizar seu nome para disputar a eleição. Mas enfrenta resistência de uma ala da oposição que não defende seu nome abertamente. Diante da falta da união oposicionista, talvez Dr. José esteja querendo que o quadro da sucessão municipal de 2012 fique mais claro. Por isso esteja atrasando a decisão de mudar de partido. É bom lembrar quem quer ser candidato o prazo se encerra no dia 07 de outubro.

VAZANTE-MG: O SONHO VIROU REALIDADE!!!

A mudança da água de Vazante é o assunto mais comentado no momento em Vazante. Uma obra que foi iniciada com o ex-prefeito Jacques Soares Guimarães e concluída na atual administração do prefeito Orlando Fialho realiza um sonho de décadas da população vazantina. É notório a diferença percebida com o novo abastecimento, que será entregue oficialmente a comunidade amanhã (18) numa grande festa com entrada franca no Parque de Exposições.

VAZANTE-MG: PP MUDA DE MÃOS

Tudo indica que o PP partido que há anos pertencia ao grupo político do ex-prefeito Jacques Soares Guimarães deve ir mesmo para a oposição. A presidência ficará com o produtor rural Antônio Corrêa. A informação é que todos os partidos ligados ao governador Anastasia em Vazante deverão acompanhar a oposição. A decisão estaria relacionada ao processo eleitoral de 2010, já que tanto o governador (Anastasia), como o senador Aécio Neves foram derrotados pelo o grupo político comandado pelo o dep. Federal Antônio Andrade no município vazantino.




WILL NUNES COMENTA: É sempre bom lembrar que além do ex-prefeito Dr. Jacques Soares Guimarães, eram filiados ao partido do PP, o atual prefeito Orlando Fialho e o vice-Gabriel Rosa.

GUARDA-MOR-MG: DISPUTA ELEITORAL DE 2012 "GILMAR X RÔMULO"?

Durante entrevistas ontem (16) no programa rádio repórter da Rádio Montanheza-AM, o atual prefeito de Guarda-Mor, Gilmar Ferreira e o ex-prefeito Rômulo Ferreira, deixaram claro que poderão se enfrentar na eleição de 2012. O ex-prefeito fez críticas a atual administração afirmando que existem pesquisas que apontam o sentimento de mudança no município. Já o prefeito Gilmar, afirmou que anunciará dia 10 de janeiro de 2012, sua decisão de concorrer ou não a reeleição. Para ouvir a entrevista basta acessar o site: www.montanheza.com.br

MINAS GERAIS: PMDB PODE DEIXAR O BLOCO MINAS SEM CENSURA

O fim do bloco Minas Sem Censura na Assembleia Legislativa de Minas Gerais é praticamente irreversível. A comunicação oficial da saída do PMDB do grupo, que somava 23 parlamentares, só deve ocorrer na próxima semana, mas os peemedebistas já confirmam a debandada para atuar de forma “independente” na Casa. Uma última tentativa de reunir os aliados será feita amanhã em um almoço com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o qual os deputados do PT, PCdoB, PMDB e PRB foram convidados.

Da outra ala do partido, o deputado Antônio Júlio ainda trabalha para a acalmar a situação. Ele participou de reunião com os petistas e sugeriu um encontro entre os presidentes do PT, deputado federal Reginaldo Lopes, e PMDB, deputado federal Antônio Andrade. Para ele, a visita do ex-presidente Lula amanhã a BH também pode contribuir. “Ainda vamos tentar uma solução, até porque o presidente Lula vem aí. Acho que essa decisão é precipitada, o bloco deveria continuar pelo menos até o fim do ano, aí sim veríamos como iam ficar as composições no processo municipal”, alega. Antônio Júlio argumenta que o governo estaria acenando com benesses aos deputados do PMDB.

Enquanto o impasse não é oficializado, o líder do governo, deputado Luiz Humberto (PSDB), afirmou que pretende convidar o PMDB a integrar a base, mas acredita que o caminho será de uma postura independente. Vanderlei Miranda confirmou que não está nos planos dos parlamentares se unir à base do governador Antonio Anastasia (PSDB). A sangria no bloco de oposição começou com o PRB, que comunicou a saída dos seus dois deputados. Continuando com os dois integrantes do PCdoB e os 11 do PT, a oposição passa a ter 13 cadeiras, número menor que os 16 necessários para atuar como bloco parlamentar. Com isso, a oposição se enfraquece, pois perde o status que lhe daria a atuação conjunta, deixando de ter por exemplo vice-líder.