terça-feira, 13 de outubro de 2015

PREFEITOS E VEREADORES PODEM TER OPÇÃO DE SALÁRIO

A comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 453/01 pode votar nesta quarta-feira (14) o parecer do relator, deputado Zé Silva (SD-MG). A proposta permite aos empregados de estatais a opção de receberem a remuneração de seus cargos naquelas empresas durante o exercício de cargo eletivo municipal – vereador e prefeito. Esse direito existia antes da Emenda Constitucional 19/98, que o revogou.

BLOG NOBLAT

FRASE DO DIA
Não há motivos [para a saída de Dilma do governo]. Tem que se ter provas diretas, frontais, de ações tomadas pela própria presidente. O impeachment é um mecanismo brutal que não pode ser usado de qualquer maneira
JOAQUIM BARBOSA, EX-MINISTRO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

PMDB NA ESTRADA

Na dúvida, e diante do desgaste do principal aliado, o PMDB vai fazendo o dever de casa seja qual for o cenário de 2016. Em Minas, por exemplo, vem se fortalecendo com novas filiações de prefeitos, como aconteceu em Três Corações, Lavras (egressos do PSL e PSDB). E de ex-prefeitos, como é o caso de José Fernando Aparecido de Oliveira, que desistiu do novo partido (a Rede) de Marina Silva para tentar voltar à prefeitura de Conceição do Mato Dentro (Região Central). Há notícias otimistas vindo de Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), onde teria reatado com o prefeito Getúlio Neiva, e de Ituiutaba (Pontal do Triângulo).
Na capital mineira, o partido deverá contar com o apoio do PT do governador Fernando Pimentel, que, apesar do elenco de opções, vive um de seus piores momentos pelo desgaste nacional. Além do governador, ainda terá o reforço de suas lideranças nacionais para enfrentar os rivais, fortalecidos pela aliança do atual prefeito e presidente estadual do PSB, Marcio Lacerda, com o senador e presidente nacional do PSDB, Aécio Neves. Na Câmara de Belo Horizonte, ganhou a adesão do vereador Joel Moreira (ex-PTC). Agora, são dois, além de Reinaldo Preto do Sacolão.

MAIS UM FERIADO SAGRENTO NAS ESTRADAS

PRF_TNDurante os quatro dias de feriado prolongado, iniciado na última sexta-feira (9) e finalizado ontem (12), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 1.037 acidentes e 71 óbitos em rodovias federais que cortam o país.
De acordo com balanço preliminar divulgado hoje (13), durante o mesmo período, homens da corporação fiscalizaram 92.038 pessoas e emitiram 19.958 multas, além de recolher 508 veículos por diversas irregularidades.
“Excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares, embriaguez ao volante e a falta de itens de segurança, tal como cadeirinhas e cintos de segurança, foram pontos focais das ações”, informou a PRF.

TEXTO DO JORNALISTA ARTUR SCAVONE EM DEFESA DA DILMA É DESTAQUE NA REDE SOCIAL

Por um aceno teu
Querida companheira Dilma:
Nós imaginamos como anda difícil sua vida aí no Planalto. Mas é possível que você não tenha ideia de como anda a nossa aqui na planície. Não, nós não falamos da carestia, do desemprego. Nós todos sabíamos que, quando o cobertor ficasse curto, a briga pela coberta ia ser feia. E eles, da elite, têm muita mais força que nós, apoiados pela grande mídia. Sabíamos, sim.
Nossa angústia aqui é outra. É ver que você tomou para si a bandeira da luta contra a corrupção e deixou todos eles, da elite, fulos de raiva. Eles não conseguem te associar à corrupção, por mais que façam. E olha que não fazem pouco. A martelação é todo dia, nos rádios, nas TVs, em todo canto. Chega a encher o saco.
Pois é. Mas esse é o problema. Nós estamos sentindo que você está achando que teu principal legado vai ser o combate à corrupção. "Duela a quién duela". Daí que você não quer nem ver perto de você qualquer um que tenha respingos de Lava Jato. Tem razão, é complicado. Você chegou a se isolar por causa disso. E não fala com ninguém. "Meu governo não impedirá a apuração dos mal-feitos", você tem repetido. E o teu ministro da Justiça segue nesse rumo.
O problema é que a justiça em nosso país tem olhos, ouvidos e enxerga bem demais por baixo daquele paninho nos olhos. Ela só apura o que interessa para seus patrões. Não, não, não estamos sendo exagerados. Ela só apura se for contra o PT. Com o resto, ela é complacente. Você, obviamente, já reparou isso.
Sabe aquele poema do Brecht, que a gente falava tanto nos nossos tempos de luta contra a ditadura? "Primeiro levaram os negros. Mas não me importei com isso. Eu não era negro..." Lembra? Pois é. A agressão está crescendo cada vez mais, já estão hostilizando nossos companheiros nos bares e restaurantes.
Agora, companheira Dilma, um Presidente da Câmara, que está enrolado até os cabelos com corrupção, está à frente para te pegar por – é incrível – improbidade administrativa! E conta com os votos de ministros do TCU, que também estão enrolados com malfeitos.

Mas você não está. Incrível! E vai ser impedida por causa de quê?
Porque a elite quer, porque eles não aturam mais os investimentos sociais que tiram deles margens de lucro. E já está claro que não adianta ter um Levy para amansar essa gente. Você sabe disso, nós não precisamos dizer. Veja o desespero deles, hipócritas, com a decisão do STF sobre financiamento de campanha.
Mas o que nós queríamos falar, que dói no nosso peito, é que não dá pra ficar calada, aí, no Planalto. Nós não ficamos calados no tempo da ditadura. Você foi à luta. E agora?
Você vai deixar teu ministro da Justiça quieto enquanto eles vão tomando os espaços, um a um, acusando todo mundo de corrupção como se fossem todos eles vestais da honestidade?
Vai deixar que o cobertor descubra os mais humildes?
Nós sabemos a hipocrisia da política. Basta olhar o tratamento dado ao Cunha. Ou ao Nardes. É estarrecedor.

Mas, companheira Dilma, não se deixe abater em pleno voo. Vá às massas. Mostre que teu compromisso é com quem precisa. Na dúvida, opte pelos oprimidos e radicalize a disputa para deixar claro o que está em jogo.

Se for para cair, caia atirando. Mas diga aos quatro ventos a que você veio, pra que tua vida serviu. Vá à batalha defendendo o que acreditas. Essa é nossa angústia. Ver você quieta, sendo torturada no Planalto calada, amortecida, como se aí dentro não batesse mais um coração tão valente. Você não imagina a quantidade de gente que espera por um aceno teu, para ir junto, e te ajudar a enfrentar o inferno atual.

São Paulo, 11 de outubro de 2015

DILMA ANULA CUNHA NO STF

:
Ministro do Supremo Tribunal Federal determinou nesta terça-feira 13 a suspensão de uma manobra regimental que levaria o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, em aliança com a oposição, a dar sequência ao processo de impeachment contra a presidente Dilma no Congresso Nacional; decisão atendeu a um pedido do deputado Wadih Damous (PT-RJ); acordo entre Cunha e o PSDB era pela rejeição do pedido de impeachment e apresentação de recurso, por um parlamentar da oposição, para votação em plenário; para a aprovação, bastaria o voto dos presentes à sessão (maioria simples); em uma segunda liminar, a ministra Rosa Weber também suspendeu rito do impeachment definido por Cunha