terça-feira, 18 de agosto de 2015

MONTES CLAROS: AS FESTAS DE AGOSTO

Entre os dias 19 e 23 de agosto é realizada em Montes Claros a 176ª edição das tradicionais Festas de Agosto. Paralelamente, o evento realiza o 37º Festival Folclórico de Montes Claros. A festa é considerada a mais antiga e tradicional da região Norte de Minas.
Confira a programação completa do evento:
                                                                  PROGRAMAÇÃO
TERÇA-FEIRA
18/08/2015
20h -  Centro Cultural Hermes de Paula
Abertura oficial com apresentação da Banda de Música Municipal
Performance Musical com Beto Alves
Lançamento dos Selos Personalizados em homenagem aos Mestres dos Catopês, Marujos e Caboclinhos
Lançamento do III Concurso de Estandartes, da Casa de Cultura Márcia Prates
Lançamento do livro 'A revolta das frutas', de Amelina Chaves
Lançamento do livro 'E se...O cerco', de Sérgio Prates
QUARTA-FEIRA
19/08/2015
19h - Mastro de Nossa Senhora do Rosário
Mordomo: João Pimenta dos Santos (Mestre Zanza)
Saída - Sede da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos
Rua Humaitá, 126 - Bairro Morrinhos

20h - Palco Av. Afonso Pena
Shows com Márcia & Maciel / Associação dos Repentistas

21h30 - Levantamento do Mastro
QUINTA-FEIRA
20/08/2015
09h - Reinado de Nossa Senhora do Rosário
Cortejo com saída do Automóvel Clube até a Igreja do Rosário

19h - Mastro de São Benedito
Mordoma: Carla neri
Saída - Rua João Martins, 354 - Bairro Vila Guilhermina até a Igreja do Rosário

20h - Palco Av. Afonso Pena
Shows com Cícero Billy Alves / Tino Gomes

21h30 - Levantamento do Mastro
SEXTA-FEIRA
21/08/2015
09h - Reinado de São Benedito
Cortejo com saída do Automóvel Clube até a Igreja do Rosário

19h - Mastro do Divino Espírito Santo
Mordoma: Luciana Santos Gomes
Saída: Av. Nilo de Paiva Mosqueiro, 20 - Bairro Ibituruna até a Igreja do Rosário

20h - Palco Av. Afonso Pena
Shows com Ciro Araújo / Yuri PopoFF

21h30 - Levantamento do Mastro
SÁBADO
22/08/2015
09h - Império do Divino Espírito Santo
Cortejo com saída do Automóvel Clube até a Igreja do Rosário

20h - Palco Av. Afonso Pena
Shows com Berrodágua / Beto Guedes
DOMINGO
23/08/2015
10h - Encerramento
Encontro Mineiro de Ternos do Congado
Local: Associação dos Grupos Catopês, Marujos e Caboclinhos
Rua Humaitá, 126B - Bairro Morrinhos

15h - Procissão de Encerramento
Cortejo com saída do Centro Cultural até a Igreja do Rosário

20h - Palco Av. Afonso Pena
Shows com Grupo Fitas / Seis bandas de pop rock

g1

DE OLHO NO SENADO

Se, para grande parte da população, as eleições de 2018 ainda são assunto distante, nos bastidores da cena política a coisa é diferente. Deputado federal mais votado no ano passado, Reginaldo Lopes (PT) já fala abertamente a aliados e curiosos que pretende disputar, daqui a três anos, uma cadeira no Senado. O petista, que considera já ter contribuído consideravelmente com a Câmara Federal, é mais um na lista de possíveis nomes que podem ocupar a vaga de Zezé Perrella (PDT).

Além do ex-presidente do Cruzeiro, que não irá abrir mão do Senado e já ensaia, nos bastidores, um retorno ao clube para ter mais espaço na mídia, outros nomes consagrados também já planejam uma candidatura. Ex-governador de Minas, o presidente estadual do PP, Alberto Pinto Coelho, também trabalha para viabilizar seu nome para a corrida eleitoral.
De acordo com interlocutores ligados ao partido, uma situação que deve ajudar Alberto Pinto Coelho é a possível candidatura do correligionário Dinis Pinheiro à Prefeitura de Belo Horizonte. Caso o pepista saia vencedor da disputa pela capital, o ex-governador teria uma grande base para sustentar sua campanha.

Apesar de já contar com duas das três vagas mineiras na Casa Legislativa, o PSDB é outro partido que pode lançar nomes para a disputa de 2018. O deputado federal Domingos Sávio, que foi, recentemente, eleito como presidente estadual do partido, é um dos possíveis candidatos. Além dele, os tucanos não descartam a influência e o forte nome do também parlamentar Marcus Pestana, que tem aparecido como um dos congressistas mais vorazes da oposição.

DONOS DE LOTÉRICAS: CONTRA LICITAÇÃO

Donos de lotéricas devem entrar na Justiça, nos próximos dias, para tentar impedir a licitação que será feita pela Caixa Econômica Federal, disse hoje (17) o presidente da Federação Brasileira das Empresas Lotéricas (Febralot), Roger Benac.
O objetivo da Caixa é regularizar a concessão das casas lotéricas, unificando o regime jurídico das unidades que começaram a funcionar antes de 1999, em cumprimento a um acordo feito com o Tribunal de Contas da União. Até aquele ano, a permissão para entrar no ramo era concedida por credenciamento na Caixa.

FERNANDO HENRIQUE: FORA DILMA

Dilma-e-FHCEm sua página no Facebook, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que os protestos de ontem mostram “a persistência do sentimento popular de que o governo, embora legal, é ilegítimo”.
O tucano também sugere, em tom rígido, que a renúncia de Dilma Rousseff seria um gesto de grandeza.
“Se a própria presidente não for capaz do gesto de grandeza (renúncia ou a voz franca de que errou, e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional), assistiremos à desarticulação crescente do governo e do Congresso, a golpes de Lava Jato”, afirma o ex-presidente na publicação.
Veja o post na íntegra: ·
FHC: “O mais significativo das demonstrações, como as de ontem, é a persistência do sentimento popular de que o governo, embora legal, é ilegítimo. Falta-lhe a base moral, que foi corroída pelas falcatruas do lulopetismo. Com a metáfora do boneco vestido de presidiário, a Presidente, mesmo que pessoalmente possa se salvaguardar, sofre contaminação dos malfeitos de seu patrono e vai perdendo condições de governar.
A esta altura, os conchavos de cúpula só aumentam a reação popular negativa e não devolvem legitimidade ao governo, isto é, a aceitação de seu direito de mandar, de conduzir. Se a própria Presidente não for capaz do gesto de grandeza (renúncia ou a voz franca de que errou, e sabe apontar os caminhos da recuperação nacional), assistiremos à desarticulação crescente do governo e do Congresso, a golpes de Lavajato. Até que algum líder com forca moral diga, como o fez Ulysses Guimarães, com a Constituição na mão, ao Collor: você pensa que é presidente, mas já não é mais”.

GOOGLE: NOVA VERSÃO ANDROID


Android MarshmallowO Google anunciou nesta segunda-feira a versão 6.0 de seu sistema operacional para smartphones, o Android Marshmallow. A empresa já havia disponibilizado em maio uma versão beta do software, o “Android M”, sem revelar o novo nome. O Google mantém a tradição de utilizar doces e guloseimas para nomear as atualizações do Android, que já foi chamado de Lollipop (5.0), KitKat (4.4), Jellybean (4.1) e Ice Cream Sandwich (4.0).
Entre as principais mudanças, a nova versão inclui maior sensibilidade nos sensores de impressão digital e um novo sistema de economia de energia. Por enquanto, apenas os smartphones Nexus, do Google, comportam o Android Marshmallow. A empresa ainda não divulgou quando o sistema estará disponível a todos os consumidores.

MONTES CLAROS: PMDB PRÓXIMO DE CANDIDATURA PRÓPRIA

Observadores da cena política de Montes Claro analisam que a Convenção do PMDB realizada no último sábado (15) que reconduziu o deputado e secretário de estado Tadeu Martins Leite ao cargo de presidente, sinalizou para um afastamento político do governo municipal. Nos bastidores os peemedebistas expressam sentimento de candidatura própria para prefeito em 2016. Um nome estaria se filiando em breve para concorrer a prefeitura.

LULA REBATE A GLOBO

Em nota enviada para a TV Globo sobre os protestos que ocorreram neste domingo (16) dos quais foi um dos alvos, o ex-presidente Lula rechaçou que tenha praticado qualquer crime.
“Lula foi preso na ditadura porque defendia a liberdade de expressão e organização política. O povo brasileiro sabe que ele só pode ser acusado de ter promovido a melhora das condições de vida e acabado com a fome de milhões de brasileiros, o que para alguns parece ser um crime político intolerável. Lula jamais cometeu qualquer ilegalidade antes, durante ou depois de seus dois governos”, afirmou o Instituto Lula.

TUCANOS: SEMPRE EM CIMA DO MURO


Aécio Neves, José Serra e Fernando Henrique Cardoso (Foto: Divulgação)Ou o PSDB não sabe o que quer quanto ao futuro do governo da presidente Dilma Rousseff ou sabe, mas não revela ao distinto público. Prefere deixa-lo em dúvida.
Deve ser mais uma jogada política genial, dessas que só o PSDB, partido tão bem dotado de inteligência superior, conhece.
Menos de 24 horas depois de mais uma rodada de manifestações contra o governo Dilma, a terceira só este ano, quatro dos mais emplumados tucanos resolveram falar sobre a crise política.
Por ordem de entrada em cena, o primeiro foi o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Valeu-se para isso das redes sociais.
Disse em resumo: Dilma deveria ter a grandeza de renunciar ao mandato. Seu governo é legal, legítimo não. Perdeu a legitimidade devido aos seus erros. Perdeu também o apoio das ruas.
Caso Dilma não renuncie, deveria pedir desculpas aos brasileiros e apontar um caminho para que o país se recupere.
Fernando Henrique passou raspando pelo impeachment. Sua receita, por ora, é a seguinte: como renúncia é um ato unilateral, e nada é mais vago do que a sugestão de apontar um caminho para que o país se recupere, ele prefere Dilma aí mesmo.
O senador Aloysio Nunes Ferreira (SP), vice de Aécio Neves na eleição presidencial do ano passado, subiu à tribuna do Senado no meio da tarde para anunciar que seu partido apoiará o impeachment de Dilma caso a Câmara dos Deputados, a quem cabe o papel, aprove a abertura do processo.
Aloysio afirmou que já existem “elementos jurídicos” para pedir a abertura do processo. Falta reunir, porém, as “condições políticas”. Elas dependem da adesão do PMDB à ideia de depor a presidente.
Aloysio não poderia ter sido mais direto. Xô, Dilma!
Aécio, que há duas semanas torcia pelo impeachment de Dilma e do vice Michel Temer e a realização de novas eleições, foi vago quando provocado a falar por jornalistas.
O que disse: que o PSDB “não será o protagonista do desfecho da crise”, mas atuará para garantir que instituições como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) funcionem com “isenção” e livre de “constrangimentos”.
E arrematou:
– De todas aquelas possibilidades que admitimos, até a própria permanência da presidente, se ela readquirir as condições, que ela não demonstra ter, de governabilidade, todas elas estão limitadas ao texto constitucional. Não há possibilidade de nenhum desfecho que não seja com respeito à Constituição.
Em outras palavras: o PSDB não será protagonista de um eventual processo de deposição da presidente. E não defenderá nenhuma solução que não tenha amparo na Constituição.
Significa: vai ficando, Dilma!
O último a falar foi o senador José Serra (SP), entrevistado à noite pelo programa Roda Vida, da TV Cultura de São Paulo. “Acho difícil [Dilma concluir o governo]”, comentou. Para dizer em seguida:
– Você não luta pelo impeachment. Você tem que ter motivos claros. Tendo motivos claros, acho que devem votar pelo impeachment. Não existem ainda comprovadamente [razões para o impeachment de Dilma]. Sempre tem um componente político [no processo de impeachment], mas estamos numa etapa anterior. No presidencialismo, você não tira o governo só porque ele é ruim.
Serra, portanto, não vê ainda razões para o impeachment. Então fica, Dilma!
Se no maior partido da oposição seus caciques não conseguem sequer falar a mesma língua, Dilma tem tudo para completar seu mandato. A não ser que Curitiba nos apronte uma surpresa.
Por Ricardo Noblat