terça-feira, 4 de outubro de 2011

VALE FERTILIZANTES ABRE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO

A Vale Fertilizantes está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2012. São mais de 80 vagas para estudantes do Ensino Médio Técnico e do Ensino Superior em suas unidades localizadas em Cajati, Cubatão, Guará e São Paulo (SP), Araucária (PR), Araxá, Uberaba e Tapira (MG), e Catalão (GO). Estagiários unviersitários recebem salários de R$ 1,1 mil e os de ensino técnico, R$ 700. As inscrições podem ser feitas até dia 9 de outubro. Os selecionados irão trabalhar nas unidades da antiga Fosfertil, empresa adquirida como parte dos investimentos da Vale na área agrícola. Veja ainda as 1.200 vagas para estágio na mineradora Vale.

ELEIÇÕES E 7,7 MIL VEREADORES

As próximas eleições municipais serão marcadas pelo aumento do número de vereadores no país. Em 2012, o Brasil elegerá 7,7 mil vereadores a mais do que em 2008, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado ontem (3).

Ao todo, poderão ser eleitos 59.764 mil vereadores em todo o país. O aumento do número de cadeiras para os legislativos municipais é consequência da aprovação da Emenda Constitucional 58/2008 pelo Congresso.

De acordo com a CNM, 2.153 municípios poderão aumentar o número de vereadores. A entidade fez o levantamento, entre os dias 21 e 28 de setembro, em 1.857 municípios. Esse número corresponde a 87% daqueles que podem eleger mais vereadores em 2012. Conforme a pesquisa, 50,08% do municípios modificaram a lei, o que permite elevar o número de vereadores.

Segundo a CNM, entre os 49,9% dos municípios que ainda não fizeram a alteração, 61,6% pretendem fazê-la. A data limite estabelecida para a mudança na legislação é 30 de junho de 2012. O município de Conchal (SP) foi o único que não quis elevar o número de cadeiras no legislativo local. A cidade optou por reduzir de13 para 11 o número de vereadores.

CONSULTAS AOS LOCAIS DE PROVA DO "ENEM"

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já liberou a consulta aos locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011. Os candidatos devem acessar o site www.enem.inep.gov.br e informar o CPF e a senha para ter acesso às informações.

Os Correios afirmaram que os cartões de confirmação com os locais de prova do Enem começaram a chegar semana passada às cidades do interior e, nesta semana semana, às capitais.

De acordo com o órgão, há uma “operação especial dedicada” ao Enem e que, por isso, “não haverá problemas na distribuição dos cartões de confirmação, nem tampouco das provas”. Desde o furto do exame de 2009, a reponsabilidade de fazer os testes chegarem aos locais de prova é dos Correios.

PRAZO PARA MUDANÇA DE DOMICÍLIO ELEITORAL

Faltam quatro dias (sexta-feira, 7) para aqueles que pretendem concorrer nas Eleições 2012 fixem seu domicílio eleitoral no município em que têm a intenção de se candidatar a prefeito, vice-prefeito ou vereador. Essa é uma das exigências da Lei das Eleições (nº 9.504/97) para o registro da candidatura, assim como a filiação partidária.

No momento do pedido de registro da candidatura, o partido deve provar que os seus candidatos estavam pelo menos desde 7 de outubro de 2011 com domicílio eleitoral no município em que pretendem concorrer, conforme o artigo 9º da Lei das Eleições. Essa data equivale a exatamente um ano antes do primeiro turno das próximas eleições municipais.

Eleitor

O prazo de um ano antes das eleições é só para os cidadãos que pretendem concorrer aos cargos em disputa. Já os eleitores em geral, para poderem votar em outro domicílio, têm até o dia 9 de maio de 2012 para solicitar a transferência do título de eleitor para o novo município, conforme prevê o Calendário Eleitoral.

Para pedir a transferência do título, o eleitor deve comprovar a passagem de pelo menos um ano da inscrição primitiva e residência mínima de três meses no novo domicílio, atestada pela autoridade policial ou provada por outros meios convincentes.

Com informações da Agência de Notícias do TSE.

CUIDADO COM A MUDANÇA DE PARTIDO

Algumas mudanças partidárias que estão ocorrendo ou acontecerão, em Minas, podem ser questionadas em juízo. A legislação dá amparo à ação.

Garantias verbais de diretórios partidários, prometendo o não-questionamento de migração de filiados, com mandatos eletivos, não têm qualquer valor legal. O Ministério Público Eleitoral e suplentes possuem prerrogativas à cobrança do mandato.

EXPECTATIVA MOVIMENTA OS BASTIDORES DA POLÍTICA

Momentos de emoção nos dias que antecede o prazo final de filiação (07), em Vazante e Região. Nos bastidores fortes articulações estão movimentando a troca de partidos e a viabilidade de nomes para disputar cadeiras na Câmara e no Executivo Municipal.

VAZANTE-MG: DR. JOSÉ BENEDITO DEIXA O PMDB

Chegou a informação atravez de uma fonte muito ligada ao PMDB de Vazante, que o ex-prefeito Dr. José Benedito já teria protocolado no Cartório Eleitoral sua saída do partido. Agora além de Dr. José, sairam o presidente Sebastião Guimarães e o funcionário público municipal Omar Romão. Assim que o Cartório Eleitoral abrir as portas a partir do meio dia estaremos checando essa informação.

LAGAMAR-MG: DISCURSO AGRADA A OPOSIÇÃO

Repercutiu positivamente no grupo da oposição o discurso do assessor parlamentar Wilson Rodrigues (asssessor do dep. federal Antônio Andrade), durante encontro realizado no último final de semana em Lagamar. Pregando a união, fez referências aos líderes do partido e ao médico Dr. Cássio. Wilson ao lado do deputado federal Antônio Andrade reforçou a tese da união de forças em torno de um nome que esteja em completa sintonia com o povo, se colocando completamente a disposição do partido como um soldado da legenda.

DELTA :PESQUISAS NA REGIÃO.

Apesar de não divulgar oficialmente números o Instituto de pesquisa DELTA do empresário Valmir Borges está realizando uma série de pesquisas nos municípios da região. O instituto se prepara para auxiliar candidatos nas eleições de 2012. Valmir tem uma longa esperiência na imprensa local; tendo sido locutor e diretor da Rádio Montanheza e desenvolvido novo projeto para a TV Noroeste.

VAZANTE-MG: OPOSIÇÃO DE OLHO EM DR. JOSÉ BENEDITO

Depois da saída do ex-presidente do PMDB de Vazante, Sebastião Guimarães a oposição espera agora a desfiliação do ex-prefeito Dr. José Benedito do partido, para lançar o médico como candidato a prefeito em 2012.

EMPRESÁRIO PODE SER CANDIDATO A PREFEITO DE LAGAMAR

O empresário Ronaldo Peres ainda não definiu se aceita o convite do prefeito Ari Batista para transferir o domicílio eleitoral para Lagamar. O empresário que é filiado ao PMDB de Vazante tem até o dia 07 para fazer caso queira participar do processo eleitoral na querida terra lagamarense.


WILL NUNES COMENTA: tem pré-candidatos do grupo do prefeito Ari Batista rezando para isso não acontecer.

VAZANTE-MG : PRESIDENTE DO PMDB PEDE DESFILIAÇÃO

Sem explicações o presidente do PMDB de Vazante, Sebastião Guimarães solicitou desfiliação do partido. O fato ocorreu quatro dias depois da filiação do prefeito Orlando Fialho na legenda.

BELO HORIZONTE-MG: DISPUTA NA CAPITAL

PT e PMDB estão apostando na união das duas siglas para lançar um nome para a sucessão municipal em Belo Horizonte. Mesmo com toda a articulação nacional que aponta para o apoio do PT à reeleição de Marcio Lacerda, alguns dirigentes petistas da capital insistem em negociar acordo com outras legendas, já sabendo que essa prática pode levar à intervenção nacional no diretório municipal.

Depois da reunião da semana passada, em que o presidente estadual peemedebista, deputado federal Antônio Andrade, retirou as pré-candidaturas do partido, um novo encontro está marcado para esta semana, em Brasília. O encontro contará com o presidente nacional do partido, senador Valdir Raupp.

Tanto o PT municipal, quanto o PMDB, manifestaram o desejo de lançar candidaturas próprias e o amplo e heterogêneo apoio angariado pelo PSB em torno do prefeito Marcio Lacerda serviu de motivação para uma conversa mais próxima entre os dois.

Até mesmo para aqueles que acabaram prejudicados com a aproximação das duas legendas, como o deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG), o principal nome do partido para concorrer à prefeitura, concordam com uma possível coligação. "Queremos dar uma alternativa para o belo-horizontino e no que depender do PMDB, vai acontecer", enfatizou. O deputado é ainda mais enfático ao afirmar que prefere chamar a união de "casamento" e não apenas de aliança, por ter um sentido mais duradouro e efetivo.